Atualizações das Campanhas Perfomance Max (PMax) do Google

Por Raquel Pereira

Tráfego Pago

Atualizações das Campanhas Perfomance Max (PMax) do Google

Veja quais são as novas atualizações das campanhas PMax e saiba como migrar automaticamente seus anúncios para essa ferramenta.

Raquel Pereira

Novas atualizações do Google para o Performance Max (PMax) pretendem tornar as campanhas mais eficazes.

As campanhas PMax foram anunciadas em 2020, mas não tiveram grande adesão por parte dos anunciantes pela falta de controle na segmentação dos anúncios. Afinal, essas campanhas não contêm palavras-chave, públicos-alvo, canais ou outros elementos geralmente utilizados para segmentação.

Nesse modelo, os anunciantes utilizam grupos de recursos, segmentação por local/hora do dia e sinais do público para gerar conversões qualificadas. Agora, as campanhas otimizadas do PMax estão recebendo um novo recurso: a meta de aquisição de clientes. Confira mais informações sobre a nova geração de campanhas inteligentes:

Meta de Aquisição de Clientes

De acordo com o pronunciamento oficial do buscador:

A nova meta de aquisição de clientes permite que você adquira novos clientes com eficiência por meio de suas campanhas do Google Ads. Você tem a opção de otimizar a campanha para oferecer lances mais altos para novos clientes ou otimizar a campanha para licitar exclusivamente apenas para novos clientes.

O Google afirma que os objetivos que podem ser alcançados através da nova ferramenta são: aumento da receita e otimização de campanhas para aquisição de novos clientes. As campanhas PMax têm a capacidade de usar seus dados para ajudar o Google a identificar (e atender) novos clientes.

Como os anunciantes podem identificar novos clientes?

Com o novo recurso, os anunciantes podem escolher utilizar:

  • uma lista de segmentação: utilizando dados próprios da base de clientes, os anunciantes podem fazer upload e o Google fornecerá uma taxa de correspondência que mostra quantos podem ser usados na segmentação;
  • tags de conversão: o uso de tags pode ajudar o Google a excluir aqueles que não são novos clientes;
  • método de detecção automática do Google: essa evolução da inteligência utilizada no Smart Shopping utiliza machine learning para detectar a possibilidade do cliente ser novo na base de dados, através do rastreamento da conversão.

Essas possibilidades ajudam os anunciantes a detectar aqueles usuários que ainda não são clientes, concentrando seus esforços de remarketing para a base de leads que já passaram pelo site, e segmentar aqueles que não conhecem a empresa e impacta-los com outras campanhas.

Outros Insights sobre o PMax

O Google está procurando oferecer mais inteligência sobre o desempenho da campanha aos anunciantes, por isso, as novas atualizações do PMax também incluem:

  • insights sobre ativos do público-alvo: informações sobre como os recursos de texto, imagens e vídeo das campanhas impactam as diferentes segmentações;
  • insights de Diagnóstico: com essas informações, os anunciantes poderão ajustar problemas que estão afetando o desempenho da campanha. Os insights mostrarão porque os anúncios não estão sendo entregues e sugestões para reparar o problema.

Migração para o PMax

Atualmente, as campanhas de Smart Shopping Campaign e Smart Local Campaign estão sendo substituídas pela PMax. Em abril, o Google aprimorou essa migração através de um botão que “possibilita essa mudança em um único clique”.

O buscador ainda acrescenta que todas as campanhas devem ser migradas até setembro deste ano e garante que a nova campanha Performance Max manterá os dados das campanhas anteriores. Dessa forma, o Google pretende entregar mais inteligência aos anunciantes antes da Black Friday.

Além disso, as novas tecnologias implementadas no PMax procuram acompanhar as novas tendências significativas do varejo, como as jornadas de compra mais longas e a multicanalidade.

Para os anunciantes, os principais benefícios das campanhas Performance Max são:

  • acesso a novos inventários;
  • customização do algoritmo do Google;
  • criação de novas regras de negócio, utilizando valores adicionais para elementos como “localização”, por exemplo;
  • maior personalização da mensagem, com criativos que permitem criar mensagens diferentes para cada público.

Funções Exclusivas do PMax

Além dos benefícios, o PMax possui algumas funções exclusivas, que pretendem aumentar a eficiência dos anúncios de forma automatizada. São elas:

Fonte: Blog Think With Google

Os insights adicionais das ferramentas exclusivas ajudam a solucionar problemas de configuração, além de mostrar como os criativos estão performando com diferentes públicos e alterá-los de forma automatizada.

De acordo com o Google, anunciantes que já adotaram a PMax obtiveram um aumento de 12% no valor das conversões.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Mais informações para anunciantes

LEIA MAIS

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?