Durante a Semana de Anúncios de Pesquisa do Google de 2023, que teve início no dia 27 de fevereiro, o buscador anunciou dois novos recursos para ajudar os anunciantes a fornecer criativos mais rápidos e com melhor desempenho.
A couple of Search Week product updates: Automatically created assets are now available to all advertisers in English as an open beta & the new customer acquisition goal is now fully rolled out for Search campaigns:
— AdsLiaison (@adsliaison) February 27, 2023
Confira quais são as novidades anunciadas pelo maior buscador do mundo e como utilizá-las no seu negócio:
A Semana de Anúncios de Pesquisa do Google
O evento do Google acontece anualmente, de forma online, para mostrar aos anunciantes como a pesquisa vem evoluindo, quais são as propostas para o futuro e como o buscador pretende integrar novas tecnologias aos seus produtos.
Além disso, os anunciantes registrados para participar podem enviar perguntas para serem esclarecidas durante as palestras que ocorrem na semana.
Este ano, o foco do evento foi a implementação de novas tecnologias baseadas em IA nos produtos do Google Ads, principalmente para auxiliar os anunciantes na gestão de anúncios e controle de investimentos.
Os principais recursos anunciados pelo buscador foram:
Criação de novos ativos com a IA do Google
A utilização de recursos baseados em inteligência artificial para otimização de processos está em alta no universo do marketing digital. Mesmo que alguns produtores de conteúdo estejam preocupados com os impactos dessa tecnologia, é inegável que ela pode facilitar o dia a dia dos profissionais.
Pensando nisso, o Google está integrando ao seu gerenciador de conteúdo uma ferramenta chamada “recursos criados automaticamente”. Com ela, os anunciantes podem criar novos componentes ou variações de componentes de anúncios, utilizando recursos já existentes ou o conteúdo da página de destino.
Fonte: Blog Search Engine Land
Dessa forma, o buscador pretende otimizar a criatividade dos usuários, oferecendo um recurso que permita alcançar o melhor desempenho e atingir o público-alvo ideal com cada anúncio, utilizando o potencial da melhor combinação de recursos.
O buscador anunciou que alguns usuários já estão com a versão beta disponível (apenas em inglês, por enquanto), e os resultados são promissores. Com a adoção desta ferramenta para otimizar títulos e descrições, os usuários tiveram um aumento médio de 2% nas conversões dos anúncios, com custos semelhantes.
Mais novidades nas próximas semanas
Além do anúncio da ferramenta, o Google já adiantou quais serão os próximos updates do recurso de ativos com tecnologia IA. As melhorias anunciadas para as próximas semanas são:
- utilização de machine learning para melhorar a qualidade dos novos anúncios, com base nos dados de versões anteriores ou semelhante, buscando aumentar sua classificação no ranking;
- os anunciantes poderão fornecer entradas prévias de title e meta description para que o mecanismo crie variações e personalize os anúncios de acordo com a sua relevância para a consulta, quando o objetivo for melhorar o desempenho;
- será possível remover todos os recursos criados automaticamente quando o anunciante optar por não utilizá-los.
Ferramenta para Aquisição de Novos Clientes
Enquanto a primeira ferramenta ainda está em fase de testes, o recurso para Aquisição de Novos Clientes já está disponível globalmente para os anunciantes do Google Ads.
Com ela, é possível criar uma nova meta de aquisição de clientes para campanhas de pesquisa e, com base nessa meta, o gerenciador utilizará seus Lances Inteligentes e dados próprios da conta para otimizar as campanhas e atrair novos clientes durante os períodos de pico.
With the new customer acquisition goal for Search campaigns, you can choose to either optimize a campaign to bid higher for new customers or optimize to exclusively bid for new customers only.
— AdsLiaison (@adsliaison) February 27, 2023
Com a combinação do novo recurso às estratégias de lances, como “maximizar o valor da conversão com um ROAS desejado”, por exemplo, o anunciante consegue que o gerenciador priorize uma segmentação de alto valor, melhorando assim a qualificação dos leads que chegam ao seu negócio.
A nova meta de aquisição de novos clientes possui dois modos de utilização:
- Aquisição de novo cliente de valor: utiliza um lance mais alto para novos clientes do que para clientes existentes;
- Aquisição somente de novos clientes: lance apenas para novos clientes.
O Google também compartilhou dados sobre a utilização deste recurso para comprovar sua eficácia no aumento de novos clientes. De acordo com o buscador, uma das empresas selecionadas para testar essa ferramenta apresentou um crescimento de 73% em novos clientes e um aumento de 36% na receita.
As novas ferramentas ajudam os anunciantes a conquistar novos clientes para seus negócios, priorizando a otimização de criativos e de lances para atender melhor os objetivos e metas de cada empresa.
Confira outras novidades sobre o Google
- o Google apresentou seu seu novo modelo experimental de IA conversacional, baseado em LaMDA, chamado Bard!
- Ginny Marvin, contato de produto de anúncios no Google, compartilhou um recurso de palavras-chave negativas no nível da conta no Google Ads. Confira como utilizar!
- o Google anunciou que está adicionando quatro novos recursos ao seu serviço de Performance Max (PMax), para oferecer mais controle e flexibilidade aos anunciantes.