Tráfego Pago

Google Ads: Novos Produtos de IA da Ferramenta

Por Raquel Pereira

Conheça os novos produtos com tecnologia de IA do Google Ads e veja como utilizá-los no seu negócio!

Raquel Pereira

O Google está investindo em novas tecnologias e ferramentas de IA para seus produtos e, obviamente, o Google Ads não poderia ficar de fora. Confira neste artigo:

  • Nova Assistente de IA do Google Ads;
  • Novas ferramentas de IA Generativa para Anúncios no Google Ads;
  • Google começa a testar recursos de IA para ajudar na criação de Anúncios;
  • A Semana de Anúncios de Pesquisa do Google;
  • Conte com um agência de performance!

Nova Assistente de IA do Google Ads

Ainda em versão beta, o Google Ads começa a testar um novo chatbot de IA para auxiliar os anunciantes – mas, alerta que o conteúdo pode ser impreciso.

Segundo compartilhado pelo Google, a nova Assistente de IA do Google Ads foi projetada para ajudar os usuários a encontrar respostas e resolver problemas de suas contas. Mas, o novo chatbot informa que ainda está aprendendo e incentiva o feedback dos usuários:

“Embora eu saiba muito, ainda estou aprendendo e posso cometer alguns erros. Se eu fizer isso, por favor, deixe um feedback para que eu possa aprender.”

Por enquanto, a ferramenta está sendo testada com usuários selecionados e poderá ser disponibilizada globalmente em breve. Confira uma captura de tela da ferramenta, compartilhada por especialistas para o portal Search Engine Land:

Disponível em: searchengineland.com

Apesar das preocupações quanto ao futuro com as tecnologias de IA, as plataformas seguem incentivando os profissionais de marketing digital a testar suas novas ferramentas e deixar seus feedbacks. 

O buscador enviou e-mails aos usuários selecionados para que testem a nova ferramenta, informando que:

“Seu feedback nos ajuda a melhorar a qualidade e a precisão das respostas de IA. Lembre-se de que esta é uma prévia da tecnologia inicial, portanto, pode exibir conteúdo impreciso ou inapropriado.”

No entanto, a Assistente de IA do Google Ads deixa claro que ainda não é uma ferramenta 100% confiável, por isso, o buscador também informa que os usuários podem obter as respostas que desejam com o Guia de Práticas Recomendadas do Google Ads e não precisam testar a ferramenta.

Novas ferramentas de IA Generativa para Anúncios no Google Ads

Durante o evento anual Google Marketing Live, realizado no dia 23 de maio, o Google anunciou seus novos produtos baseados em tecnologias de IA Generativa para a criação de anúncios.

Confira todas as novidades:

Novidades para as ferramentas de Criação de Anúncios com o Product Studio

O primeiro recurso anunciado pelo buscador é um novo processo de criação de imagens para fotos de produtos, chamado Product Studio, que permite aos anunciantes a composição de cenários gerados por IA para destacar seus produtos nos feeds do Shopping.

Fonte: Blog do Google

Segundo anunciado pelo buscador:

“Nosso novo Product Studio traz os benefícios da IA ​​generativa para empresas de todos os tamanhos, ajudando-as a criar facilmente imagens de produtos exclusivas e personalizadas gratuitamente e obter mais valor das imagens que já possuem.”

A ferramenta permite a criação de uma variedade de imagens, visando a maximização dos recursos visuais e a otimização das imagens – mesmo aquelas em baixa qualidade.

Fonte: Blog do Google

A possibilidade de aprimorar recursos visuais já existentes é, de fato, muito benéfica para a maioria das empresas já que a criação de imagens totalmente novas não costuma adequar as especificações dos produtos tão bem. O recurso ainda permite que os anunciantes criem diferentes versões de imagens com o mesmo produto, o que facilita a criação de testes A/B com diferentes elementos.

A ferramenta ainda não foi disponibilizada ao público, mas o buscador já antecipou que estará disponível para usuários nos Estados Unidos nos próximos meses e, posteriormente, poderá ser expandida para as demais regiões.

Recursos de criação de copies para anúncios

Outro recurso valioso anunciado pelo buscador é a possibilidade de criar textos para os seus anúncios de pesquisa de forma automática com base no texto da página de conversão (landing page) para o qual o anúncio direciona o usuário.

Fonte: Blog do Google

Basicamente, com essa nova ferramenta, o Google resumirá conteúdo do seu site e criará versões de copy com base no texto do página. Dessa forma, os anunciantes e gestores de tráfego poderão otimizar o tempo de criação, fazendo apenas os ajustes necessários.

“Basta adicionar uma página de destino preferida do seu site e o Google AI resumirá a página. Em seguida, ele gerará palavras-chave, títulos, descrições, imagens e outros recursos relevantes e eficazes para sua campanha. Você pode revisar e editar facilmente essas sugestões antes de implantar.”

Além disso, o Google também está trabalhando em um novo processo de criação de anúncios com base em tendências de pesquisa do setor. Ou seja, além de utilizar o conteúdo do seu site, a ferramenta utiliza IA para entender as tendências de busca dos usuários e personalizar os seus anúncios.

Alinhando os anúncios à nova experiência de pesquisa generativa

Não é novidade que o Google está utilizando o Bard, seu chatbot conversacional, e outros recursos de IA para otimizar a pesquisa online. Portanto, os próximos passos do buscador envolvem alinhar os anúncios de pesquisa a essa nova experiência.

Conforme anunciado pelo buscador:

“Nos próximos meses, experimentaremos anúncios de pesquisa e do Shopping que são integrados diretamente ao modo de conversação com tecnologia de IA. Por exemplo, se alguém estiver procurando por “atividades ao ar livre para fazer em Maui” e restringir a pesquisa ainda mais para perguntar sobre “atividades para crianças” e “surfe”, poderá ver um anúncio totalmente personalizado de uma marca de viagens que promove aulas de surfe para crianças.”

Fonte: Blog do Google

Essa mudança nos processos do buscador é crucial, afinal, as tendências de busca mostram que os usuários estão migrando para o comportamento de pesquisa generativa com chatbots, onde os questionamentos são respondidos de forma “humanizada” e não apenas com uma sequência de links.

E, sendo a principal fonte de receita do Google, a inserção de anúncios estrategicamente posicionados é crucial para que a empresa não perca seus espaços publicitários. E, para isso, a Alphabet deve investir em novos recursos – assim como a Microsoft está fazendo com os anúncios no Bing Chat – nos próximos meses.

Além dos produtos de IA, o Google anunciou que está simplificando seu processo de configuração de feeds de produtos, para que os campos do comerciante possam ser preenchidos automaticamente.

Google começa a testar recursos de IA para ajudar na criação de Anúncios

O Google Ads está atualmente realizando testes para utilizar inteligência artificial como ferramenta de apoio na criação de anúncios.

Segundo a representante de produtos do Google Ads, Ginny Marvin, esses testes não estão relacionados ao Google Bard. Ela explica que se trata de uma forma diferente de IA, projetada para sugerir títulos e descrições de anúncios.

A representante informou isso por meio de um Tweet em resposta ao especialista em marketing digital, Gil Gildner:

De acordo com Gil, este teste apareceu quando seu colega de trabalho entrou no Google Ads para criar um anúncio de pesquisa responsivo, e uma mensagem informando que “O Google AI pode ajudar você a criar seus anúncios” foi exibida.

Essa é uma versão beta que sugere títulos e descrições de anúncios com base nas informações fornecidas sobre a empresa, bem como uma descrição do produto/serviço e o que o diferencia dos demais.

Nosso CEO, Fabio Ricotta, também comentou sobre a novidade em seu Twitter:

Apesar da repercussão ter acontecido apenas no dia 6 de abril, outro especialista em marketing digital, Anthony Higman, já havia compartilhado uma captura de tela sobre a ferramenta no dia 22 de março.

Se o recurso for disponibilizado, poderá ser um facilitador na construção de anúncios e campanhas de marketing digital. Afinal, já é possível solicitar sugestões de titles e descriptions ao ChatGPT, por exemplo, mas uma ferramenta nativa do Google Ads poderia oferecer resultados muito mais assertivos.

A Semana de Anúncios de Pesquisa do Google

Durante a Semana de Anúncios de Pesquisa do Google de 2023, que teve início no dia 27 de fevereiro, o buscador anunciou dois novos recursos para ajudar os anunciantes a fornecer criativos mais rápidos e com melhor desempenho.

Confira quais são as novidades anunciadas pelo maior buscador do mundo e como utilizá-las no seu negócio:

O evento do Google acontece anualmente, de forma online, para mostrar aos anunciantes como a pesquisa vem evoluindo, quais são as propostas para o futuro e como o buscador pretende integrar novas tecnologias aos seus produtos.

Além disso, os anunciantes registrados para participar podem enviar perguntas para serem esclarecidas durante as palestras que ocorrem na semana.

Este ano, o foco do evento foi a implementação de novas tecnologias baseadas em IA nos produtos do Google Ads, principalmente para auxiliar os anunciantes na gestão de anúncios e controle de investimentos.

Os principais recursos anunciados pelo buscador foram:

Criação de novos ativos com a IA do Google

A utilização de recursos baseados em inteligência artificial para otimização de processos está em alta no universo do marketing digital. Mesmo que alguns produtores de conteúdo estejam preocupados com os impactos dessa tecnologia, é inegável que ela pode facilitar o dia a dia dos profissionais.

Pensando nisso, o Google está integrando ao seu gerenciador de conteúdo uma ferramenta chamada “recursos criados automaticamente”. Com ela, os anunciantes podem criar novos componentes ou variações de componentes de anúncios, utilizando recursos já existentes ou o conteúdo da página de destino.

Fonte: Blog Search Engine Land

Dessa forma, o buscador pretende otimizar a criatividade dos usuários, oferecendo um recurso que permita alcançar o melhor desempenho e atingir o público-alvo ideal com cada anúncio, utilizando o potencial da melhor combinação de recursos.

O buscador anunciou que alguns usuários já estão com a versão beta disponível (apenas em inglês, por enquanto), e os resultados são promissores. Com a adoção desta ferramenta para otimizar títulos e descrições, os usuários tiveram um aumento médio de 2% nas conversões dos anúncios, com custos semelhantes.

Mais novidades nas próximas semanas

Além do anúncio da ferramenta, o Google já adiantou quais serão os próximos updates do recurso de ativos com tecnologia IA. As melhorias anunciadas para as próximas semanas são:

  • utilização de machine learning para melhorar a qualidade dos novos anúncios, com base nos dados de versões anteriores ou semelhante, buscando aumentar sua classificação no ranking;
  • os anunciantes poderão fornecer entradas prévias de title e meta description para que o mecanismo crie variações e personalize os anúncios de acordo com a sua relevância para a consulta, quando o objetivo for melhorar o desempenho;
  • será possível remover todos os recursos criados automaticamente quando o anunciante optar por não utilizá-los.

Ferramenta para Aquisição de Novos Clientes

Enquanto a primeira ferramenta ainda está em fase de testes, o recurso para Aquisição de Novos Clientes já está disponível globalmente para os anunciantes do Google Ads.

Com ela, é possível criar uma nova meta de aquisição de clientes para campanhas de pesquisa e, com base nessa meta, o gerenciador utilizará seus Lances Inteligentes e dados próprios da conta para otimizar as campanhas e atrair novos clientes durante os períodos de pico.

Com a combinação do novo recurso às estratégias de lances, como “maximizar o valor da conversão com um ROAS desejado”, por exemplo, o anunciante consegue que o gerenciador priorize uma segmentação de alto valor, melhorando assim a qualificação dos leads que chegam ao seu negócio.

A nova meta de aquisição de novos clientes possui dois modos de utilização:

  • Aquisição de novo cliente de valor: utiliza um lance mais alto para novos clientes do que para clientes existentes;
  • Aquisição somente de novos clientes: lance apenas para novos clientes.

O Google também compartilhou dados sobre a utilização deste recurso para comprovar sua eficácia no aumento de novos clientes. De acordo com o buscador, uma das empresas selecionadas para testar essa ferramenta apresentou um crescimento de 73% em novos clientes e um aumento de 36% na receita.

As novas ferramentas ajudam os anunciantes a conquistar novos clientes para seus negócios, priorizando a otimização de criativos e de lances para atender melhor os objetivos e metas de cada empresa.

Conte com uma agência de performance!

Com a corrida dos sistemas de IA, o maior buscador do mundo está atualizando todos os seus sistemas e implementando novos recursos frequentemente. Estar atento à essas mudanças é apenas o primeiro passo.

Para que o seu negócio consiga tirar o máximo proveito de todas as ferramentas de IA anunciadas para o Google Ads, é preciso contar com o apoio de uma agência de performance focada em estratégias de tráfego pago!

A Agência Mestre já atua no mercado de marketing digital há mais de uma década e acompanhamos de perto todas as atualizações do buscador para oferecer um serviço personalizado e que alcance o máximo de conversões para o seu negócio.

Conheça nosso serviço de Tráfego Pago para o Google Ads e descubra como a Agência Mestre pode colocar a sua empresa em destaque no maior buscador do mundo!

LEIA MAIS

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?