Marketing Digital

Black Friday: Estratégias Para Vender Mais [2023]

Por Felipe Rosa

Você sabe como surgiu a Black Friday? Por que essa é uma das datas mais importantes para o varejo? Confira neste artigo e comece a se preparar!

Felipe Rosa

Se você trabalha com marketing digital, sabe o poder que a data Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet, não é? Para ajudá-lo a preparar sua estratégia para esta data tão importante para o varejo, nós desenvolvemos este artigo com dados sobre a última Black Friday no Brasil e as tendências para 2023.

O resultado de vendas nessa data é tão surpreendente que muitos e-commerces relatam vender – em um único final de semana – o equivalente a um mês inteiro de faturamento. O mais interessante é que se você investir corretamente em campanhas online, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais, etc, você poderá potencializar ainda mais os resultados.

Quer vender mais com o seu e-commerce durante esta data? A Agência Mestre pode te ajudar! Confira neste artigo:

  • o que é a Black Friday?;
  • como funciona a Black Friday no Brasil?;
  • como foi a Black Friday de 2022?;
  • o que esperar da Black Friday de 2023?;
  • tendências para a Black Friday de 2023;
  • como se preparar para a Black Friday: o que não pode faltar na sua estratégia de Marketing Digital para a Black Friday 2023?;
  • dicas para implementar na Black Friday 2023;

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data que marca a “temporada de vendas de final de ano” no comércio e é caracterizada por uma série de promoções significativas para atrair os consumidores.

A data surgiu nos Estados Unidos, sendo “comemorada” no dia após o feriado de Ação de Graças no país – ou seja, a última sexta-feira do mês de novembro. O intuito é gerar uma ação de “aquecimento” do mercado, pensando em adiantar as vendas de Natal e Ano Novo.

Historicamente, o período entre a Ação de Graças e o Natal nos Estados Unidos gerava um período de “recessão”, no qual as pessoas acabavam deixando para realizar suas compras de final de ano nas últimas semanas – pensando em aproveitar as “promoções”.

Com a Black Friday, o mercado criou uma data importante para oferecer essas promoções antecipadamente e aquecer o mercado durante o período de “pausa” entre os feriados americanos. E, com o sucesso da estratégia, a data chegou aos demais países, incluindo o Brasil. 

Que dia é a Black Friday em 2023?

Conforme comentamos anteriormente, a Black Friday é comemorada no dia seguinte à Ação de Graças nos Estados Unidos. Portanto, a ação ocorre na última sexta-feira do mês de Novembro. 

Este ano, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro de 2023. Exatamente um mês antes da Véspera de Natal, uma das datas mais importantes para o varejo, a Black Friday de 2023 deverá levar a uma melhora na economia este ano – segundo 50% dos consumidores entrevistados pelo Google.

Como funciona a Black Friday no Brasil?

Desde meados de 2010, a Black Friday vem se popularizando aqui no Brasil (como comentamos anteriormente neste artigo). Mas, o que antes era apenas uma “data de descontos” pouco relevante para o varejo, se tornou em um dos dias mais importantes do mercado.

Atualmente, é muito comum que as empresas tenham uma estratégia planejada especificamente para esta data, pensando em levar a maior quantidade possível de clientes ao seu site e fechar vendas suficientes para suprir os resultados de um mês de faturamento.

Por isso, é importante reforçar como esta data funciona aqui no Brasil. Historicamente, trata-se de uma sexta-feira de descontos no varejo, ou seja, um dia antes de dezembro criado para impulsionar o início das “vendas de fim de ano”. 

Quanto tempo dura a Black Friday?

A Black Friday, inicialmente, acontecia APENAS na última sexta-feira do mês de novembro – um único dia de descontos imperdíveis. No entanto, com a popularização da data, muitas empresas começaram a observar a necessidade de ampliar esse período de compras.

Afinal, os clientes estão cada vez mais ansiosos para iniciar as compras de final de ano, o que nos levou a “uma semana” de Black Friday no Brasil. Basicamente, a Black Friday acontece nos seguintes estágios:

  • “Pré-Black Friday”: período anterior à sexta-feira da Black Friday, onde o comércio brasileiro começa a antecipar as ofertas (geralmente, iniciando na segunda-feira da semana da Black Friday);
  • Black Friday: o verdadeiro dia da Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro;
  • “Pós-Black Friday”: final de semana após a sexta-feira, no qual os comerciantes querem “queimar” os estoques;
  • Cyber Monday: a segunda-feira após a Black Friday, conhecida principalmente pelas ofertas em eletrônicos e eletrodomésticos, mas que já começou a se popularizar nos demais setores.

Basicamente, podemos dizer que a Black Friday dura, em média, uma semana. Apesar do “evento” em si ser considerado como um único dia de vendas, o comércio vem buscando novas formas de ampliar as vendas antes e depois do evento.

Como foi a Black Friday 2022?

A Black Friday acontece oficialmente no Brasil desde 2010, no entanto, a popularização da data começou em meados de 2018, quando o consumo digital começou a crescer no país. Com a pandemia do Covid-19 em 2020, os consumidores passaram por um período de transformação digital intensa e, dessa forma, começaram a observar esta data com mais relevância.

Hoje, a Black Friday no Brasil é um dos períodos mais esperados, tanto no varejo quanto para os consumidores. Com as diversas ferramentas de pesquisa e comparação de preços, os consumidores hoje sabem exatamente o que querem comprar e como podem encontrar a melhor oferta durante esta data.

Por isso, contar com uma estratégia personalizada para aumentar suas vendas e oferecer exatamente o que a audiência busca é fundamental nesta data. Confira alguns insights sobre a Black Friday de 2022 e comece a se preparar para vender mais este ano:

Movimentação Econômica da Black Friday em 2022

Em 2022, a Black Friday aconteceu em um período de pouca atenção do consumidor: fim das eleições presidenciais no país e estreia da Seleção na Copa do Mundo do Qatar. Por isso, a recuperação esperada no varejo não foi alcançada e os impactos econômicos foram menores do que os esperados, em comparação com 2021.

Segundo compartilhado pelo portal Exame, na época, os resultados foram 34% menores do que o esperado nos dois principais dias.

Em entrevista ao Exame In, a head de Inteligência da Confi Neotrust, Paulina Dias, comentou que o cenário era muito incerto para os consumidores e, portanto, uma queda em comparação com o ano anterior já era esperada:

“O cenário econômico é nada favorável. O bolso do consumidor está muito difícil, pois há incerteza nas classes C e D. Quem tem dinheiro, o tema da vez é Copa do Mundo.”

De fato, o item de maior ticket médio que teve sucesso de vendas na Black Friday de 2022 foram as televisões, com um crescimento de 51% em comparação com o ano anterior.

Resultados da Black Friday em 2022

Segundo divulgado pela Locaweb em seu relatório sobre a Black Friday de 2022, o Brasil teve diversos resultados interessantes que podem refletir em tendências para este ano. 

Considerando desde a quinta-feira que antecedeu a Black Friday até a Cyber Monday (conhecida como “a segunda-feira” pós Black Friday), o faturamento total de vendas foi R$ 6,1 bilhões, com uma taxa de recompra de 7,1%, dado que superou os resultados de 2021 (4,4%).

Ou seja, apesar de percebermos uma queda no volume de vendas e – até mesmo – na receita total como comentamos anteriormente, a data foi marcada por mais pessoas comprando NOVAMENTE, o que representa um crescimento na popularidade da ação de vendas e mais confiança dos consumidores de que o período realmente conta com promoções relevantes.

Além disso, o estudo mostra uma redução de 12% no abandono de carrinho em comparação com 2021, bem como um crescimento de 142,87% na utilização do PIX como meio de pagamento.

O WhatsApp foi o canal mais utilizado para compras, com 90,87% das solicitações antes do evento e 91,49% durante. O mobile foi o grande responsável pelo crescimento nos acessos desse período, com 61,4% dos acessos via celular, o que retoma a necessidade de construir sites responsivos para atender aos clientes.

Categorias mais pesquisadas da Black Friday em 2022

Observando com base no faturamento, o estudo identificou que o setor de eletrodomésticos foi o mais bem sucedido no período, principalmente, pelo crescimento no consumo de televisões e outros equipamentos domésticos para comemorações no período de Copa do Mundo. O ranking ficou com:

  1. Eletrodomésticos;
  2. Eletrônicos;
  3. Telefonia;
  4. Moda e acessórios;
  5. Informática.

No entanto, quando observamos por volume de pedidos, o setor de moda e acessórios representa uma reviravolta surpreendente e chega ao primeiro lugar:

  1. Moda e acessórios;
  2. Beleza e perfumaria;
  3. Alimentos e bebidas;
  4. Eletroportáteis;
  5. Utilidades domésticas.

Essa mudança no comportamento dos consumidores pode ser reflexo do ticket médio desses setores, afinal, é muito mais provável que um único pedido de um eletrodoméstico tenha um faturamento muito maior do que vários pedidos do setor de moda e acessórios.

Além disso, o crescimento surpreendente dos pedidos relacionados a alimentos e bebidas está relacionado também ao período de Copa do Mundo.

O que esperar da Black Friday 2023?

Engana-se quem acredita que a Black Friday é uma data de compras focada em alcançar os públicos C e D por conta de suas ofertas atrativas; a realidade é que os consumidores de “alto nível” (AB), também são o foco das marcas este ano.

Segundo uma pesquisa do portal O Globo, 62% dos consumidores da classe A e B têm a intenção de fazer compras na Black Friday deste ano. Além disso, metade dos consumidores está se preparando para as compras este ano, o que significa que as compras serão mais intencionais e planejadas.

Esses dados sugerem que as marcas precisam começar a preparar sua estratégia de marketing digital com antecedência este ano. Caso contrário, poderão perder vendas por ofertar os produtos “errados” aos consumidores ou – pior ainda – correr o risco de não ser encontrado pela audiência.

Tendências para a Black Friday de 2023

Uma pesquisa realizada pela Offerwise, em julho deste ano, mostra que mais de 50% dos 1846 respondentes, estão confiantes com a melhora na economia e 68% sentem um aumento no poder de compra para este ano – o que representa uma perspectiva de crescimento nas vendas de final de ano, começando pela Black Friday 2023!

Além disso, segundo o mesmo estudo, 33% dos consumidores brasileiros estão com menos da metade do orçamento comprometido este ano, um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

O interesse pela Black Friday também está crescendo entre os consumidores, como podemos observar nesta captura de tela do Google Trends para o termo “Black Friday” no último trimestre:

A pesquisa da Offerwise mostra que o volume de buscas já cresceu mais de 24% e a previsão é de um crescimento ainda maior até o dia 24 de novembro. Vamos observar as principais tendências dessa data para 2023:

2 em cada 3 consumidores pretendem comprar na Black Friday de 2023

A Offerwise compartilhou com o portal Think With Google que 2 em cada 3 consumidores estão dispostos a comprar na Black Friday este ano. Além disso, o volume de consumidores “digitais” cresceu 6% no primeiro semestre deste ano, o que representa uma nova parcela de consumidores potenciais.

55% dos consumidores afirmam estar abertos para compras este ano e, entre eles, 70% pretende gastar mais do que no ano passado. 

TikTok é um impulsionador de vendas de fim de ano para a geração Z

Segundo pesquisas realizadas pelo TikTok, os consumidores estão pensando em comprar mais cedo este ano (38%), e 7 em cada 10 pessoas consideram vantajoso antecipar suas compras antes da Black Friday. 

Por isso, muitas lojas brasileiras iniciam suas ofertas na semana da Black Friday; segundo 56% dos usuários, a Black Friday é um momento para se planejar e, por isso, eles estão ainda mais dispostos a comprar este ano.

Além disso, 84% dos usuários descobriram uma marca pequena no TikTok este ano e 94% deles farão compras antes do Natal. Por isso, o canal promete ser um dos principais impulsionadores de vendas em 2023, visto que 3 em cada 10 usuários acessarão para conseguir inspirações de presentes. Descubra como anunciar sua marca no TikTok clicando aqui!

Estratégia Omnichannel e Tecnologias de IA estão em alta

Nos últimos anos, o e-commerce teve um papel fundamental na digitalização acelerada das empresas e no comportamento de compra dos consumidores, sendo o grande protagonista da Black Friday em 2020 e 2021. 

No entanto, como observamos, no último ano o WhatsApp assumiu a frente dos pedidos e, este ano, a aposta é que o TikTok seja um grande impulsionador de vendas, o que reforça a importância de uma estratégia que coloque sua empresa em diversos pontos da jornada de compra.

Os micro momentos da jornada do consumidor são cruciais para conquistar a atenção e a confiança dos clientes e, para garantir que a sua marca vai atender a todas as dúvidas e pontos de compra do cliente, a inteligência artificial surge.

A inteligência artificial desempenha papel fundamental para que a sua estratégia de marketing digital seja abrangente, ajudando sua empresa a atender melhor o consumidor e – ainda – orientando sua estratégia para os melhores resultados.

Segundo compartilhado pelo portal Meio e Mensagem: 

“A multiplicidade de canais se mostra como uma tendência contínua para melhorar a experiência dos clientes na Black Friday 2023. Hoje, apenas 40% dos consumidores da Casas Bahia optam pelo atendimento humano, pois consideram o autoatendimento mais fluido, prático e simples. Ademais, o “Me Chama no Zap” continuará colocando mais de 15 mil vendedores das lojas físicas à disposição no WhatsApp para conversar sobre os produtos e auxiliar em todo processo de compra.”

Como se preparar para a Black Friday: o que não pode faltar na sua estratégia de Marketing Digital para a Black Friday 2023?

O que esperar da próxima Black Friday, que acontecerá daqui alguns dias? Bom, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil a oportunidade maior concentra-se na internet, através das vendas online. 

Essa é uma ótima notícia, pois o marketing digital permite você se apoiar em diversas fontes de tráfego, levando suas ofertas a um maior número de pessoas. Invista em estratégias eficientes para elevar seus resultados nessa época, como:

Utilização de Gatilhos Mentais

Você já reparou que nós tendemos a tomar uma ação rápida quando temos pouco tempo para decidir? É o que chamamos de gatilho da escassez

Essa é uma estratégia que você pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no próprio dia. Se possível, implemente um contador de tempo nas suas páginas de venda, algo como: “Esta oferta é válida por apenas… 05, 04, 03 horas …” e por aí vai. 

Existem maneiras simples de implementar um countdown em seu site, converse sobre isso com sua equipe de desenvolvimento.

Além disso, existem outros gatilhos mentais muito importantes para a sua estratégia que podem ajudar a elevar seus resultados, como o gatilho da exclusividade. Se você vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que você já tenha uma audiência, então que tal conceder a eles uma oferta ainda melhor do que aquela que será oferecida para quem nunca comprou nada de você?

A criação de uma Lista VIP com seus clientes mais fiéis pode ativar o gatilho da exclusividade e fazer com que você venda mais para quem já conhece o seu negócio. 

Otimização de Sites e SEO

Uma pesquisa realizada pela Exploding Topics mostra que mais da metade (55%) do tráfego online vem de dispositivos móveis. Além disso, a Forbes Advisor mostra que a velocidade do site é um fator que influencia diretamente na lealdade dos clientes em quase 50% dos casos.

Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples: a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. 

Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas e certifique-se que o funcionamento do seu site esteja 100% OK. 

Faça uma verdadeira Auditoria de SEO e verifique se não existem links quebrados, imagens que não carregam e – o mais importante – que o sistema de compra está funcionando perfeitamente.

Veja neste vídeo como como descobrir a velocidade do seu site e páginas:

Além disso, esteja atento à navegação no mobile! Seu site está preparado para ser acessado por um dispositivo móvel? Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse ponto. A melhor maneira de descobrir se seu site suporta uma boa navegação em dispositivos móveis, é através deste teste de compatibilidade do Google. 

Veja como funciona neste reels produzido pela Mestre!

Contando com o apoio de uma Agência de SEO, seu site estará preparado para enfrentar os desafios da Black Friday 2023, te ajudando a não perder nenhuma venda.

Criação de Campanhas de Anúncios com Tráfego Pago

Como já vimos, o TikTok Ads tem grande potencial para se tornar um canal de extrema importância nessa Black Friday. No entanto, não podemos esquecer das demais mídias, como o Google Ads e os canais do Meta Ads.

Se você já tem um perfil nas redes sociais, como Instagram e Facebook, promova suas ofertas e descontos para a sua audiência nesses canais. A disputa no leilão no Google Ads certamente estará alta, mas se você souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI

Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no X/Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

E, claro, não esqueça de contar com o apoio de quem é Mestre em Mídia Paga! Confira como conseguimos elevar os resultados de um cliente no período de sazonalidade, semelhante à Black Friday!

Aquecendo sua lista de e-mails com Inbound Marketing

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar sua lista e promover o engajamento através dela? Segundo uma pesquisa da Ascend2, o e-mail marketing é a ação de marketing digital que mais instiga a venda.

Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas que você está preparando ofertas incríveis para a Black Friday 2023. Todo brasileiro ama descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com sua audiência e arrase nas vendas!

Confira esse artigo para entender a importância da automação de marketing para escalar o seu negócio!

E não deixe de contar com o apoio de quem é referência em Inbound Marketing no Brasil! Clique aqui e conheça o Inbound Mestre.

O poder das Redes Sociais para atrair mais público engajado

Sabemos ainda que, apesar de não ser o canal mais efetivo para vendas em todos os setores, as redes sociais são importantíssimas para ser encontrado no meio digital.

Por isso, investir parte dos seus esforços em uma criação de conteúdo focada na Black Friday pode ajudar a sua marca a chegar ao alcance de mais pessoas – de forma orgânica. O seu feed não precisa se tornar um catálogo para que você venda mais; busque conteúdos que atraiam a atenção dos seus clientes, sem necessariamente focar apenas em produtos.

Aproveite este espaço para mostrar as qualidades do seu produto, como o seu serviço pode ser uma solução relevante para os problemas do usuário, etc. 

Dicas para se preparar para a Black Friday 2023

Por que deixar para falar de Black Friday apenas dias antes da data? Aproveite todo o potencial da data para criar expectativas em sua audiência. Você criou uma estratégia para direcionar sua audiência para uma página de captura? 

Você pode utilizar a Hello Bar em seu site para direcionar seus visitantes a uma determinada página que fale sobre a Black Friday ou até mesmo capturar o e-mail deles, através de um formulário.

Além disso, outras dicas que você pode utilizar são:

Ofereça Descontos Realmente Incríveis

Todos nós conhecemos o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos “espertinhos” maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!

Peça para as Pessoas Criarem Wish Lists

Se você tem um e-commerce, tenho uma estratégia matadora para você! Que tal convidar as pessoas a criarem uma lista de desejos? Funciona assim: elas colocam na lista todos os produtos que elas comprariam, caso existisse um bom desconto na hora da compra.

Dias antes da Black Friday, você verifica na base de dados quais foram os produtos “mais desejados” e oferece um bom desconto justamente nesses produtos. Por fim, no dia da Black Friday você envia um e-mail, informando à pessoa que um dos produtos da lista de desejos dela está com desconto. É venda na certa!

Faça Uso das Notificações Push

Que tal aumentar o alcance das suas ofertas, notificando as pessoas assim que os preços baixarem? Você pode fazer isso através das notificações do Facebook e também das notificações WEB. Nós sabemos que no dia da Black Friday, milhões de e-mails são disparados e muitas das vezes, a caixa de entrada do seu cliente fica abarrotada de mensagens. Ao utilizar as notificações, você entrega a oferta diretamente no celular da pessoa ou no momento em que ela abre seu navegador WEB. É muito prático e traz resultados excelentes. Implemente esse recurso em seu negócio e verá um aumento considerável em suas vendas, na Black Friday 2023!

Implemente Serviço de Chat Online

Na internet existem inúmeras alternativas para você implementar um chat online em seu site. Que tal incluir esse serviço em suas páginas de venda? É comum as pessoas terem uma dúvida ou outra antes de realizarem a compra e muitas vezes uma simples conversa no chat pode direcioná-las à compra. Zopim e Olark são bons sistemas de chat para você implementar em seu site, confira!

Atendimento e Vendas Pelo WhatsApp

Dependendo do tamanho da sua loja virtual ou do seu negócio online, é possível também potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp. Nós sabemos que praticamente todos os brasileiros têm acesso a esse aplicativo e certamente sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicação, para tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra. Explore esse recurso e maximize suas vendas!

Dicas Adicionais

Nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo especial falando sobre as melhores estratégias para você vender mais na Black Friday 2022. Dê o play e confira agora mesmo!

Conte com a ajuda de Mestres

Que tal conquistar resultados tão incríveis como na Black Friday? Investindo em uma estratégia sólida de marketing digital seu negócio multiplica suas chances de conversão, atraindo um público extremamente alinhado ao perfil da sua marca. 

A melhor maneira de fazer isso? Conte mais sobre o seu negócio pra gente, vamos produzir uma estratégia personalizada, levando em consideração o que é mais crucial para o sucesso da sua empresa. Somos verdadeiros mestres do marketing digital e, por quatro anos consecutivos eleitos a melhor agência de Inbound Marketing do Brasil! Faça parte das nossas histórias de sucesso, solicite um orçamento!

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?