Ferramentas

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Por Felipe Rosa

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Felipe Rosa

O Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite acompanhar as tendências de pesquisa na internet ao longo do tempo.

Com ele, é possível saber quais são as palavras-chave mais populares em um determinado momento, entender como as buscas se comportam em diferentes regiões e descobrir quais são os assuntos mais relevantes para o público em um determinado momento.

Hoje, vamos falar sobre esta ferramenta e sobre como você pode fazer uso dela para descobrir tendências e entender melhor o comportamento da sua audiência ao fazer uma busca.

Confira:

  • novo portal Google Trends;
  • o que é o Google Trends?;
  • para que serve o Google Trends?;
  • por que utilizar o Google Trends?;
  • como o Google Trends funciona?;
  • explorando o Interesse Regional;
  • principais consultas e consultas crescentes;
  • sazonalidade e tendências.

Lançamento do novo portal Google Trends

Na última quinta-feira (08/03), o Google lançou uma nova aparência para o seu portal Google Trends, com atualizações em tempo real e links diretos para notícias relevantes.

O Trends é a ferramenta do Google que fornece aos usuários uma visão completa sobre pedidos de pesquisa realizados no maior buscador do mundo, de acordo com o termo de pesquisa buscado.

Com as tendências em tempo real agora na página inicial do Google Trends, os usuários também podem acompanhar as atualizações de hora em hora para os termos relevantes, permitindo que criadores e redatores de conteúdo possam obter ideias para produzir novos conteúdos.

A empresa também afirmou que a nova interface pode enviar mais tráfego para sites que utilizam o Google Trends, graças aos novos links diretos para artigos de notícias. O Google Trends tem sido uma ferramenta popular para pessoas em busca de tendências on-line e agora está ainda mais poderoso e útil do que nunca.

A atualização do Google Trends já está disponível para uso e os usuários poderão desfrutar de suas novas funcionalidades imediatamente. Confira como a ferramenta funciona:

O que é Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google, que permite identificar as pesquisas que os usuários vêm fazendo acerca de um determinado assunto ou termo.

De acordo com a página oficial do Google, o Google Trends oferece:

“acesso a uma amostra essencialmente não filtrada de pedidos de pesquisa reais efetuados à Google. Os dados são anónimos (ninguém é identificado pessoalmente), categorizados (ao determinar o tópico para uma consulta de pesquisa) e agregados (agrupados). Isto permite-nos apresentar o interesse num determinado tópico em todo o mundo ou ao nível de uma cidade.”

No Trends, é possível visualizar as principais e as crescentes consultas sobre qualquer assunto. Além disso, você consegue filtrar os resultados por:

  • países;
  • estados;
  • período de tempo;
  • categoria;
  • fontes de busca: como Google Imagens, Google News, Google Shopping ou YouTube.

Para ter uma visão geral sobre o Google Trends, dê o play no vídeo abaixo:

Para que serve o Google Trends?

Basicamente, o Google Trends é uma ferramenta de apoio para identificar as tendências e ajudar no seu levantamento de termos ao lado e de outros mecanismos, como o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Além disso, você pode utilizar o Google Trends para encontrar insights sobre os termos mais importantes para o seu negócio, como:

  • identificar termos mais buscados no momento (que se adequam à sua persona);
  • verificar as variações de busca de um tempo com o passar do tempo;
  • comparar as métricas de diversos termos de uma vez;
  • encontrar novas sugestões de conteúdos para o seu site.

Por que usar o Google Trends?

Mas, afinal, será que essa ferramenta serve para o meu tipo de negócio? A resposta é: sim! Caso você tenha uma presença web e faça estratégias de marketing digital, por exemplo SEO, o Google Trends é ótimo para achar as palavras ideais para ser encontrado por seus leads.

Isso porque:

  • mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas, sendo possível pensar em um tema de conteúdo e otimização para SEO, por exemplo;
  • ao pesquisar por palavras-chave você consegue encontrar o crescimento ou queda das buscas mais relevantes do seu mercado;
  • é possível comparar sinônimos ou temas similares para identificar qual é mais interessante trabalhar em um determinado período ou ação digital.

Como o Google Trends Funciona?

Na primeira tela você verá as pesquisas que estão mais em alta, tendo a possibilidade de filtrar por localização ou por uma das categorias do Trends.

Para descobrir as tendências do seu nicho, por exemplo, basta fazer uma pesquisa na caixa de busca da aba “Explorar”.

Assim que escolher o termo de pesquisa, você confere um gráfico que mostra a evolução das pesquisas para o termo escolhido ao longo do tempo. Nela você poderá alterar o país, o intervalo de tempo, a categoria e a fonte da busca.

Veja abaixo para que serve cada uma das funcionalidades:

Região

Existe a possibilidade de filtrar o resultado por pais ou até mesmo especificar algum estado, para uma melhor análise da tendência;

Período

Você pode ver toda evolução do termo nas pesquisas (desde de 2004 até o momento atual), assim como especificar um período diferente de tempo, podendo consultar a oscilação do gráfico até na última hora atrás;

Categoria

Caso o seu termo seja aplicado a mais de um contexto, é possível utilizar o filtro por categoria para ter um grau maior de acerto, com relação ao resultado.

Por exemplo, se procurar por “RPG” na categoria “jogos”, terá um determinado gráfico de evolução ao longo do tempo, com retorno de palavras-chave, como rpg games, online rpg e jogos de rpg.

Por outro lado, quando você faz a busca de “RPG” na categoria “saúde”, além de outro gráfico de tendência de busca, teremos resultados de palavras, como rpg fisioterapia, rpg postural, etc.

Pesquisa

O mesmo assunto pode ser buscado de maneira diferente, dependendo do tipo de resultado que o usuário quer.
Por exemplo, quando ele busca pelo termo “futebol” na pesquisa do Google, as principais consultas são jogos, jogos de futebol e futebol ao vivo.

Quando esse termo é buscado no Google Imagens, temos consultas como bola de futebol e jogador de futebol.

Por último, quando olhamos as buscas feitas no YouTube, temos como resultado vídeos de futebol e a música do Mc Guime, País do Futebol. Conhecer essa diferenciação, pode ser muito útil na hora de otimizar suas buscas por imagens ou vídeos;

Comparação de Termos no Google Trends

Esse recurso te dá a possibilidade de decidir em qual tipo de conteúdo você deve focar os seus esforços.
Imagine que você tem um site sobre viagens e quer escrever uma série de artigos sobre uma determinada praia, qual é a que tem mais potencial: Ubatuba ou Caraguatatuba? O Google Trends nos responde essa questão:

Explorando o Interesse Regional no Google Trends

Imagine agora que você queira investir em anúncios patrocinados, seja no Google ou no Facebook. Sabia que o Google Trends também te ajuda a segmentar a sua audiência?

No bloco “Detalhamento comparado por sub-região”, é possível ver quais regiões do Brasil fazem mais buscas sobre o tema que você deseja promover. Veja como é simples analisar os dados:

Para o termo “Ubatuba”, por exemplo, é interessante focar nas regiões de São Paulo, Bahia e Sergipe.

Assuntos e Pesquisas Relacionadas no Google Trends

Você pode encontrar novas oportunidades de expandir suas palavras-chave por meio dos termos exibidos em “Assuntos Relacionados” e em “Pesquisas Relacionadas”.

Alterando o período de tempo, você encontra novas palavras, aumentando assim a sua lista de termos relevantes.

Observar as consultas crescentes nos últimos meses e no último ano te ajuda a identificar boas oportunidades do que virá a ser tendência. Por exemplo, quando colocamos o filtro de “últimos 12 meses” para a palavra-chave “geladeira duas portas”, veja só o resultado:

Descobrimos que o assunto “Fast Shop – Empresa” teve um aumento repentino nos últimos meses, além disso, termos como “maquina de lavar roupa” e “lava e seca samsung” também tiveram um aumento.

Com essas sugestões de pesquisas relacionadas é possível realizar ajustes em um e-commerce, por exemplo, para exibir esses produtos como “recomendados” para todos que acessam uma página de geladeira duas portas.

Afinal, é muito provável que o seu cliente esteja procurando exatamente esses produtos e, ao encontrar todos em um único lugar, acabe realizando uma compra maior, elevando seu ticket médio.

A reflexão que precisamos fazer é: você que tem um e-commerce ou blog que aborda esses assuntos que são relevantes para a audiência? Você já está se preocupando em conquistar a primeira página do Google para esse termo, para dominar as buscas quando elas ficarem extremamente altas? Pense sobre isso!

Sazonalidade e Tendências no Google Trends

O Google Trends é uma excelente ferramenta para identificarmos a sazonalidade de um nicho.

Por exemplo, se procurarmos pela palavra-chave “black friday”, fica evidente no gráfico, um pico de buscas que se inicia no mês de outubro e tem seu ponto alto em novembro, que é o mês em que ocorre o evento.

Você pode consultar as principais datas do varejo e anotar aquelas que são mais importantes para o seu nicho, além de comparar termos de pesquisa nos meses em que eles ocorrem para identificar tendências e produtos mais atrativos.

E aí? Com base nas explicações do artigo, já sabe o que será tendência no seu nicho de mercado?
Utilize o Google Trends para encontrar e expandir as suas possibilidades de gerar novos conteúdos. Lembre-se, quem sai na frente, tem grandes chances de chegar primeiro.

Que tal aproveitar o conteúdo para fazer um curso de pesquisa de palavra-chave? Descubra quais são as palavras ideais para o seu nicho com o auxílio do Mestre Academy!

LEIA MAIS

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?