Ferramentas

Google Analytics AI: Confira os Novos Recursos Exclusivos de IA do GA4

Por Raquel Pereira

Veja quais são os novos recursos de IA do Google para ampliar a acessibilidade do Analytics 4.

Raquel Pereira

O acompanhamento das métricas e resultados é uma das principais funções dos profissionais de marketing em todo o mundo.

Afinal, é baseado nessas informações que as ações são decididas, decisões são tomadas e estratégias são desenvolvidas. 

Por isso, o maior buscador do mundo está trazendo novos recursos baseados em IA para o Google Analytics 4, com o propósito de ajudar os profissionais de marketing a tomar decisões mais informadas e aproveitar as principais oportunidades conforme elas surgem.

Confira quais são os novos recursos e como utilizá-los no dia a dia:

As novas atualizações do GA4

Conforme todos já devem saber, o Google descontinuou seus produtos e serviços do Google Analytics Universal e 360, operando hoje apenas com a sua solução mais atualizada às mudanças de privacidade: o GA4.

As novas atualizações do GA4

Portanto, as novas atualizações de IA do buscador fazem parte do Google Analytics 4, que está em desenvolvimento há alguns anos e em breve será a única opção, à medida que o Google elimina as ferramentas de análise padrão ​​existentes. 

Conforme compartilhado no pronunciamento oficial da big tech:

“Cinco anos atrás, apresentamos o Google Analytics 4, uma solução que se adapta ao cenário digital atual e permite o crescimento respeitando a privacidade dos usuários. Hoje, estamos destacando novos recursos e principais áreas de investimento para ajudar você a tomar melhores decisões de negócios.”

Agora, os novos recursos do Google Analytics 4 incluem:

Insights com IA

Uma das principais vantagens de utilizar o Google Analytics, além da gama de ferramentas gratuitas disponíveis e de ser a ferramenta mais utilizada no mundo para medição de tráfego e métricas, é a possibilidade de conseguir insights sobre seus dados. 

Basicamente, além de mostrar o que está acontecendo com o seu site ou app, o Google possibilita que a ferramenta mostre informações sobre aqueles dados e sugira certas “rotas” que podem ser seguidas pelos profissionais para impulsionar seus resultados ou contornar uma situação complicada.

As novas atualizações do GA4: Insights com IA

Agora, o objetivo é que o GA4 mostre insights relevantes, preveja comportamentos futuros do consumidor e resolva incógnitas no caminho, tudo isso com o apoio da inteligência artificial.

“Nos próximos meses, apresentaremos insights gerados para fornecer resumos claros e concisos explicando as flutuações em seus dados em linguagem simples. Imagine que seus eventos de “Compra” atingiram um pico em uma série de datas individuais.”

Segundo o buscador, o sistema de IA trabalhará com inúmeras combinações e dimensões de métricas para conectar pontos de interesse do usuário, mas de maneira conversacional e natural. 

Dessa forma, a explicação dos insights será mais fluída e facilitará a aplicação por parte dos profissionais de marketing.

Desempenho de Canais e Funis

Além dos insights com IA, ainda este ano, o GA4 vai contar com um recurso de impressões agregadas de contas vinculadas do Campaign Manager 360 para o espaço de trabalho de publicidade, dando mais informações sobre o desempenho das campanhas em todo o funil.

O objetivo, segundo o buscador, é que a IA ajude na importação de dados de uma plataforma para outra, otimizando a geração de relatórios.

Mais ferramentas integradas de planejamento e orçamento

Outro ponto importante das campanhas de tráfego pago é que o buscador pretende facilitar a otimização de mídia em andamento e exibir informações que ajudem a alocar os gastos com confiança. 

Para isso, está sendo lançado o “orçamento entre canais”, como uma versão beta nos próximos meses no Google Analytics 4. 

“Esta atualização incluirá um relatório de projeções que permite que você acompanhe o ritmo da mídia e o desempenho projetado em relação a um objetivo-alvo, como receita, em todos os canais. Continuaremos a desenvolver esse espaço, portanto, fique atento aos anúncios futuros.”

Suporte de APIs do Chrome Privacy Sandbox

Por fim, o objetivo do Google é que o GA4 seja a sua solução definitiva de acompanhamento de métricas.

As novas atualizações do GA4: Suporte de APIs do Chrome Privacy Sandbox

Basicamente, o buscador não pretende “cometer os erros do passado”, com a construção de uma ferramenta que precisa de dados que – futuramente – possam ser considerados invasivos, como é o caso do GA Universal e os Cookies de Terceiros.

Por isso, até o final do ano, o buscador pretende implementar o suporte para algumas das APIs do Chrome Privacy Sandbox e garantir a continuidade da ferramenta em atingir seu público e medir de forma eficaz, mesmo sem cookies de terceiros.

Acompanhe todas as métricas importantes para a sua estratégia!

Manter-se atualizado sobre as novidades do Google é mais do que um diferencial, é uma necessidade para quem busca manter sua estratégia de marketing digital funcionando bem e de forma escalável.

Por isso, aqui na Agência Mestre, nós estamos sempre em busca da melhoria contínua e de otimizar nossas estratégias, com foco em colocar o cliente em 1º lugar e trazer os melhores dados e informações para o sucesso da sua estratégia.

Conte com o apoio de quem é mestre no assunto e tenha uma estratégia de marketing que gera resultados, com as métricas importantes para você. Confira nossos serviços.

LEIA MAIS

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?