A Importância da Automação de Marketing Para Escalar o Seu Negócio

Por Mayara Kelly Paz


É visível que, cada vez mais, donos de agência e empresas entendem a importância da automação de marketing para escalar os negócios. Principalmente por conta do avanço da internet, essa ferramenta torna-se indispensável para atrair cada vez mais clientes para sua empresa.

Automação de Marketing Digital

Mas, como usar isso a favor dos negócios? Neste artigo veremos:

  • o que é a automação de marketing;
  • quais os benefícios da automação de marketing para escalar os negócios;
  • o que é uma ferramenta de automação;
  • como ter uma automação de marketing de sucesso.

O que é a automação de marketing?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a automação de marketing é que ela ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, porém de maneira personalizada.

Com o uso da tecnologia para automatizar ações e processos, com o principal objetivo de escalabilidade e eficiência do marketing, e ao mesmo tempo, mantendo um bom relacionamento com os seus leads. O termo “automação de marketing” pode se referir a qualquer ação de fato automatizada com o uso de tecnologia.

Entre as ações estão:

  • disparos de e-mails;
  • agendamento de postagens em redes sociais;
  • o uso de chatbots.

Isso inclui qualquer ação que automatize o workflow e que ativam uma tarefa logo após a outra, de forma completamente automática, sem a necessidade de ações manuais.

Embora seja uma ferramenta que pode ser usada em qualquer estratégia de marketing, a automação é muito mais comum nas estratégias de Inbound. Elas têm o objetivo de automatizar a gestão dos leads qualificados no funil de vendas para que as compras sejam realizadas sem contato – ou com contato mínimo – da equipe.

Quais os benefícios da automação de marketing para escalar os negócios?

Segundo o mais recente relatório realizado pela plataforma Absolute Reports sobre o mercado de ferramentas de automação de marketing, existe um potencial crescimento do uso dessas plataformas de automatização até 2026. A análise é aprofundada em uma boa variedade de questões de negócios, incluindo novas tecnologias, motores de crescimento chave, problemas, limitações e perspectivas e, portanto, as inovações mais atualizadas.

Pensando nisso, o mercado tem exigido cada vez mais que as empresas apresentem vantagens competitivas, agilidade e resultados. É necessário ganhar tempo e eficiência para se destacar.

Confira o webinar realizado pelos especialistas da Agência Mestre sobre como essa ferramenta é importante:

Entenda abaixo quais os principais benefícios que adotar uma ferramenta de automatização pode levar ao seu negócio:

Maior eficiência no funil de vendas

Automação de Inbound Marketing
Como mencionamos anteriormente, a automação de marketing é muito utilizada em estratégias de Inbound. Sempre há alguns estágios de conversão que o lead deve passar até realizar de fato a sua compra.

Por meio do comportamento do usuário, a Automação de Marketing permite identificar a sua etapa de compra e os interesses de cada potencial cliente, enviando conteúdo qualificado e rico para levá-lo ao próximo estágio.

Com isso, podemos perceber que o resultado será um funil de vendas que se movimenta e que cada vez mais potenciais clientes se encaminharão para a etapa final da compra.

Maior produtividade para as equipes

Com uma boa geração de base de leads, a sua equipe perderia muito tempo tendo que monitorar cada etapa e fase de compra deles, não é mesmo? Para ajudar com isso, a automação é a solução para aumentar a produtividade da sua equipe.

Um e-mail marketing criado, por exemplo, pode ser replicado para diversos leads e os envios são feitos automaticamente. Desta forma, a equipe de marketing da sua empresa pode se preocupar com outras tarefas menos mecânicas e que exijam um toque da personalidade da organização.

Comunicação personalizada para suas personas

Automação de Marketing Personalizada
Ao contrário do que se pensa, com a automação de marketing é possível sim adquirir um toque de personalidade para conquistar suas personas. Com as segmentações dos leads seguindo diversos critérios – como o cargo, empresa, segmento de compra, etc – é possível personalizar sua comunicação.

O resultado se dá na eficiência alta no relacionamento com o cliente, agregando valor à cada etapa do funil.

Escalabilidade e aumento de ticket médio

A automação de marketing também é uma ótima maneira de garantir escalabilidade e aumento de ticket médio da sua empresa. Investindo em uma boa ferramenta, a empresa não precisará mais se preocupar com contratação de mais pessoas ou gastos com mais ferramentas para gerar maiores vendas.

Os processos automatizados podem ser replicados para um número maior de pessoas. Torna-se a engrenagem principal capaz de gerar mais e mais leads. A tendência é que o ticket médio também aumente.

O que é uma ferramenta de automação?

As ferramentas de automação de marketing geralmente são softwares que centralizam as informações rotineiras automatizadas do processo de vendas. Essas plataformas permitem definir regras de automação, integrar os times de profissionais, reunir dados dos leads e analisar métricas do funil de vendas.

Além disso, muitas integram recursos de criação, como landing pages e social posts, além de integrações com outras ferramentas. Portanto, torna-se uma plataforma completa para a gestão do Marketing Digital.

Entre as principais ferramentas de automação, temos:

MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing bem acessível para as empresas, levando em si o conceito de plataforma all in one. Entre suas principais funcionalidades, temos:

  • ferramenta de CRM;
  • landing pages e formulários de cadastro;
  • segmentação da base;
  • público semelhantes (lookalike);
  • editor de imagens;
  • jornadas de compra;
  • integrações;
  • testes A/B;
  • pesquisas;
  • relatórios.

HubSpot Marketing Hub

Uma pesquisa realizada pelo Marketing Tools em 2019 apontou que o HubSpot Marketing Hub é a ferramenta de automação de marketing mais utilizada atualmente na América Latina.

O software oferece:

  • integração com o CRM próprio da HubSpot;
  • acompanhamento em tempo real dos resultados de email e conversão de landing pages;
  • chat para atendimento dos clientes;
  • lead scoring preditivo baseado em machine learning;
  • tokens de personalização com fallback;
  • listas de segmentação de alta especificidade;
  • dashboards e relatórios personalizados.

RD Station Marketing

Desenvolvido pela empresa brasileira Resultados Digitais, uma das principais vantagens da RD é que a linguagem é toda em português e a ferramenta apresenta diversos benefícios.

Permite o disparo de e-mail marketing assim como a otimização de conteúdos para SEO, cria ações de automação e landing pages também. É possível realizar a configuração de lead scoring, acompanhar as ações dos usuários com lead tracking e outras funcionalidades.

Como ter uma automação de marketing de sucesso?

Agora que você já sabe o que é a automação de marketing e quais ferramentas são mais utilizadas com esse objetivo, confira algumas dicas que nós separamos para você ter sucesso na implementação disso na sua empresa:

Contrate a ferramenta só depois de definir os processos

É necessário que primeiro você faça a sua estratégia, defina seus processos e, só depois disso, contrate a sua ferramenta de automação. É importante ter em mente que as ferramentas não fazem o trabalho de definição de estratégia.

Então, primeiro defina os processos de Inbound Marketing e funil de vendas e depois disso, contrate a ferramenta.

Faça a personalização e segmentação necessária

Os disparos se tornam mais eficazes quando você faz a segmentação correta. Isso tende a melhorar a taxa de abertura, cliques e conversões.

Além disso, procure fazer a personalização para potencializar o seu relacionamento com os leads e os resultados do fluxo. Configure com o nome do destinatário, características de seu perfil e os assuntos de seu interesse.

Procure oportunidades para fazer melhorias

Lembre-se que algo sempre pode ser melhorado. As estratégias usando as ferramentas de automação permitem que você otimize as ações de marketing e vendas para gerar mais oportunidades de negócios e melhorar as taxas de conversão,

Estabeleça uma rotina a procura de melhorias que você pode realizar com base nos dados para ter melhores resultados.

Viu só como a automação de marketing é interessante e ajuda a otimizar o tempo da sua equipe e aumentar a produtividade? Para saber mais informações que possam ajudar você a escalar o seu negócio baixe o nosso e-book sobre como vender mais.

LEIA MAIS
5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?