Ferramentas

Google Anuncia novos Recursos de IA para o Google Workspace

Por Raquel Pereira

Quer escrever conteúdos mais rapidamente? Conheça a nova ferramenta de IA do Google que deve chegar ao Docs e Gmail nas próximas semanas.

Raquel Pereira

O Google anunciou, em 14 de março, o lançamento do próximo nível da IA Generativa da Alphabet: os recursos de inteligência artificial serão incorporados no Google Cloud, MakerSuite e Google Workspace.

Conheça o novo Duet AI para o Google Workspace

No dia 10 de maio, o Google apresentou ao mundo seu novo recurso de IA para o Workspace: o Duet IA. Assim como o Microsoft Copilot e os produtos Office, o Duet IA traz recursos de inteligência artificial generativa para colaboração em tempo real nos aplicativos do Workspace.

Fonte: Google Workspace

Apesar de ter anunciado a novidade há mais de um mês, somente agora (26 de junho) que começaram os testes com o grupo de usuários selecionados para o programa beta do Workspace Labs. Portanto, confira as principais novidades de IA que poderão chegar ao Workspace em breve:

Experiência de escrita aprimorada também no celular

Atualmente, o Duet IA já está atuando no Gmail e Google Docs em versão desktop, auxiliando os usuários selecionados na criação de textos e mensagens de e-mail de forma eficiente. Agora, a Big Tech está expandindo os testes para o Gmail na versão mobile, com um assistente contextual capaz de escrever respostas completas no celular com apenas alguns prompts do usuário.

O objetivo é ajudar os profissionais a escreverem e-mails mais rapidamente, diretamente pelo celular e de maneira profissional, com recursos que façam preenchimentos automáticos de nomes, assuntos e informações relevantes.

Novos recursos para o Google Slides

No Google Slides, o Duet AI permite gerar imagens originais a partir de texto, facilitando a criação de visuais únicos e atraentes para apresentações. Assim, com esses modelos de imagem, os profissionais podem criar e visualizar algo que nunca existiu antes e utilizar essas imagens para transmitir sua visão artística e única desde o início do processo de criação.

Fonte: Google Workspace

Novos recursos para o Google Planilhas

Já no Google Planilhas, o Duet AI oferece recursos para otimizar a organização dos dados de forma eficiente e automatizada, como a classificação automatizada de dados e criação de planos personalizados.

Segundo o Google, as novas ferramentas de classificação compreendem o contexto dos dados em cada célula e podem atribuir um rótulo a ela, eliminando quase completamente a entrada manual de dados.

Fonte: Google Workspace

Além disso, com o novo recurso “Ajude-me a organizar”, é possível criar automaticamente planos personalizados para tarefas, projetos ou outras atividades que precisam ser acompanhadas ou gerenciadas.

O buscador explica que basta descrever o que você está tentando realizar e o novo recurso do Planilhas vai gerar um plano para que você possa se organizar, algo mais personalizado do que os modelos pré-existentes.

Novos recursos para o Google Docs

Para o Google Docs, o Duet AI oferece uma experiência de escrita assistida, ajudando os usuários a escreverem de forma mais eficiente e incluindo chips inteligentes para informações relevantes, como localização e status, o que permite que os usuários avancem rapidamente do conceito à conclusão dentro do próprio documento.

Além disso, as novas atualizações também trazem recursos aprimorados para revisão, tom e estilo na escrita, para que os usuários tenham mais controle sobre as sugestões de revisão e possam personalizar como agir sobre elas.

Novos recursos para o Google Meet

No Google Meet, o Duet AI permite gerar planos de fundo exclusivos para videochamadas, ajudando os usuários a se expressarem e aprofundarem as conexões durante as reuniões virtuais, mostrando cuidado e atenção às pessoas com quem estão se conectando.

O Google está projetando seus novos produtos com os Princípios de IA do Google em mente, mantendo o usuário no controle e permitindo que a IA faça sugestões que podem ser aceitas, editadas e alteradas pelos usuários.

No momento, os recursos não estão disponíveis para todos, mas o Google Workspace Labs está aberto para que mais usuários possam se inscrever, experimentar e aprender sobre as capacidades de inteligência artificial no Workspace. Para saber mais sobre o Duet AI no Google Workspace, os usuários podem se inscrever no Workspace Labs clicando aqui.

Lançamento dos Recursos de IA no Google Workspace

Atualmente, o Google Docs já possui uma alta tecnologia que auxilia na produção de conteúdo com correções ortográficas, gramaticais e sugestões inteligentes de palavras.

Agora, o objetivo é ajudar os mais de 3 milhões de usuários na criação de todo o conteúdo por meio de prompts de comandos parecidos com o do ChatGPT. De acordo com Kurian:

“Agora, estamos empolgados em dar o próximo passo e trazer um conjunto limitado de testadores confiáveis, um novo conjunto de recursos que torna o processo de escrita ainda mais fácil.”

Com o novo recurso implementado ao Google Docs e ao Gmail, você poderá inserir um tópico sobre o qual gostaria de falar e um formato de conteúdo e a ferramenta gerará automaticamente um rascunho.

Fonte: Blog “The Keyword” do Google

O recurso estará disponível nas próximas semanas, para facilitar o dia a dia tanto de criadores de conteúdo quanto de profissionais de diversas áreas. Por exemplo, caso você precise escrever um e-mail de boas-vindas para um novo colaborador na empresa, ou mesmo para um fluxo de nutrição do seu negócio, a ferramenta te dará o escopo e você poderá ajustá-lo como preferir.

A criação de conteúdo com ferramentas de IA não substitui o olhar humano!

Os próprios especialistas de empresas como Google e Microsoft afirmam que não é possível substituir totalmente a “genialidade humana” durante o processo de criação de conteúdo com inteligência artificial.

Por isso, os novos recursos do Google pretendem auxiliar também na revisão e edição dos rascunhos criados com sua IA. No Gmail, o buscador afirma que será possível inserir notas de orientação para a ferramenta e depois formalizá-las como corretas.

Além disso, serão incluídos cinco recursos adicionais de IA generativa – Elaborate (Elabore), Shorten (Encurtar), Bulletize (Criar tópicos), I’m Feeling Lucky (“uma nova voz divertida”) e Write a draft (Escreva um rascunho).

Fonte: Blog Search Engine Land

Esses recursos exclusivos tendem a ajudar os profissionais que não têm tanta habilidade nos comandos com IA e ainda podem ser utilizados para pequenos ajustes rápidos.

Novamente, mesmo com o uso dessas ferramentas, é importante ter atenção aos detalhes, pois a IA também pode errar. Aqui na Agência Mestre, nós utilizamos ferramentas como o ChatGPT para auxiliar na criação de diversos conteúdos, mas sempre com o olhar atento do editor.

Quer saber mais sobre como você pode incluir o uso de tecnologias com IA para auxiliar o dia a dia do seu negócio? Confira nosso conteúdo sobre Como Usar ChatGPT em Estratégias de Tráfego Pago!

API do PaLM e o lançamento do MakerSuite

Uma boa notícia para os desenvolvedores de produtos tecnológicos e aplicativos é que, a partir de agora, o Google está lançando uma nova API do PaLM (sistema de linguagem de IA do Google). Em seu pronunciamento, Kurian disse que:

“Hoje, estamos disponibilizando um modelo eficiente, em termos de tamanho e capacidades, e em breve adicionaremos outros tamanhos.”

A novidade ainda inclui uma nova ferramenta intuitiva, a MakerSuite, uma central de prototipagem de ideias que, futuramente, contará com engenharia imediata, geração de dados sintéticos e ajuste de modelo personalizado, contando ainda com suporte de ferramentas de segurança robustas.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para desenvolvedores selecionados, mas é esperado que seja lançada em breve.

Assim como a API do ChatGPT anunciada pela Microsoft, o objetivo da API LaMD é abrir espaço para novos formatos de utilização da inteligência artificial desenvolvida pelo buscador, gerando mais insights para a empresa e oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento para as empresas que pretendem dar passos mais largos no uso da IA.

Lançamento dos Recursos de IA no Google Cloud

Por fim, além dos lançamentos para desenvolvedores e para criação de conteúdo, o Google pretende avançar também na personalização de modelos de IA por meio do Google Cloud. Kurian explica que:

“Estamos trazendo novos recursos de IA generativa para nosso portfólio de IA do Google Cloud para ajudar desenvolvedores e organizações a acessar segurança, proteção e privacidade de nível empresarial, bem como integrar-se com suas soluções de nuvem existentes.”

Algumas das aplicações da IA são:

  • Suporte de IA generativa na Vertex AI: quem já utiliza a plataforma Vertex AI do Google, poderá criar e implementar modelos de machine learning em escala nos seus protótipos. Segundo o Google, será possível utilizar prompts de comando para criação de imagens, textos, vídeos e áudio em seus modelos e utilizar os próprios dados para otimizar a implementação;
  • Generative AI App Builder: um conector de fluxos de informação conversacional, desenvolvido para que empresas e governos possam criar e utilizar seus próprios modelos de chatbot conversacional;
  • Novo programa de parcerias: o Google está comprometido em se tornar um provedor de nuvem mais aberto, sem perder em segurança. O buscador está expandindo seu ecossistema de IA e programas especializados para parceiros de tecnologia, SaaS e Startups.

Após o lançamento do Bard, o Google vem otimizando diversos produtos com o uso de sistema de IA, principalmente para vencer a “corrida dos sistemas de IA” contra o ChatGPT. Continue acompanhando o blog da Agência Mestre para não perder nenhuma novidade.

LEIA MAIS

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?