Tráfego Pago

Como Usar ChatGPT em Estratégias de Tráfego Pago

Por Letícia Matsumoto

O ChatGPT pode gerar roteiros de filmes, headlines, postagens em redes sociais e até mesmo anúncios do Google em grande escala. No entanto, a qualidade...

Letícia Matsumoto

O ChatGPT pode gerar roteiros de filmes, headlines, postagens em redes sociais e até mesmo anúncios do Google em grande escala. No entanto, a qualidade das respostas pode ser controlada apenas alterando a qualidade dos comandos. Com orientações claras, específicas e estratégicas, o chat pode fornecer anúncios criativos e recursos úteis, que podem ser aplicados às campanhas de tráfego pago.

Confira neste artigo como utilizar o ChatGPT como uma ferramenta para criar campanhas de tráfego pago de alta performance!

Dicas ao inserir comandos no ChatGPT

Você pode controlar a qualidade de suas respostas apenas alterando a qualidade de seus comandos.

Veja alguns exemplos do que fazer e o que não fazer ao dar um comando ao ChatGPT:

  • Comando ruim : “Escreva a copy de um anúncio do Google para minha empresa.”;
  • Comando bom: “Escreva a copy de um anúncio do Google para minha empresa que vende produtos sem lactose para pessoas que possuem intolerância à lactose”;
  • Comando ótimo : “Escreva um anúncio do Google para minha empresa que vende produtos sem lactose para pessoas que possuem intolerância à lactose, enfatizando como meu produtos eliminam os desconfortos comuns do intolerante e como eles possuem alta qualidade.”

Lembre de sempre inserir:

  • detalhes do produto;
  • proposta de valor e principais benefícios;
  • dores que o produto ou serviço soluciona;
  • público-alvo;
  • tom de voz;
  • um CTA.

Formas práticas de utilizar o ChatGPT em sua estratégia de tráfego pago

Teste A/B para anúncios responsivos de pesquisa (RSAs)

Os anúncios responsivos, que exibem conteúdo mais personalizado para sua audiência e adaptam seus anúncios de texto para corresponder ao que alguém está procurando quando pesquisa por algo no Bing, também podem ser sugeridos pela IA.

Sugestão de comando: “Crie dois anúncios do Google em um formato RSA (usando vários títulos e descrições) para um teste A/B para ‘Inbound Marketing da Agência Mestre’ Explique por que os anúncios seriam um bom teste.”

Resposta:

 

Nesse caso, o número de caracteres e linhas ultrapassam os limites dos anúncios, no entanto, são ajustes simples de serem realizados manualmente. Além disso, você ainda pode selecionar as opções que mais gostou e solicitar que o sistema de IA reescreva, reduzindo para a quantidade correta de caracteres.

Sugestões de copy e arte para os criativos

O ChatGPT também pode auxiliar seu time de design na hora de alinhar a copy com a arte. Veja um exemplo:

Sugestão de comando: “Preciso criar alguns anúncios gráficos responsivos para uma campanha do Google Ads. Por favor, sugira imagens, manchetes e descrições para uma agência de marketing digital com nome de Agência Mestre.”

Resposta:

Otimização de Landing Pages

As landing pages precisam ser persuasivas a ponto de convencer o usuário a compartilhar informações pessoais em troca de conteúdo ou então, claras o suficiente para provar o valor da empresa para que então, a pessoa solicite um orçamento. Mas, para essa estratégia ser bem sucedida, é necessário realizar testes, e o ChatGPT pode lhe ajudar com isso!

Sugestão de comando: “Estou direcionando o tráfego de pesquisa paga para esta página de destino [URL do LP]. Como você sugeriria melhorá-lo para obtermos uma melhor taxa de conversão?”

Resposta:

Vantagens de utilizar o ChatGPT em estratégias tráfego pago

Ferramentas com base em tecnologias de IA como o ChatGPT podem gerar grandes quantidades de conteúdo de alta qualidade, por uma fração do custo e do tempo necessários para humanos.

Então, são excelentes recursos para empresas, agências de marketing ou profissionais que procuram campanhas de tráfego pago mais rápidas e baratas. Confira algumas outras vantagens:

  1. Maior efetividade: O ChatGPT é capaz de gerar respostas personalizadas e relevantes em tempo real para cada usuário, o que aumenta a efetividade da campanha;
  2. Economia de tempo e recursos: é possível automatizar muitas das tarefas associadas a campanhas de tráfego pago, como responder perguntas frequentes ou lidar com reclamações simples. Isso permite que a equipe de marketing se concentre em tarefas mais estratégicas;
  3. Escalabilidade: por ser um sistema baseado em inteligência artificial, ele é capaz de lidar com um grande volume de interações simultâneas. Isso significa que é possível escalar rapidamente uma campanha de tráfego pago sem precisar aumentar a equipe de atendimento;
  4. Aprendizado contínuo: por ser capaz de aprender com cada interação, o que significa que ele se torna cada vez mais eficaz ao longo do tempo. Isso permite que as campanhas de tráfego pago sejam otimizadas continuamente para aumentar a conversão e reduzir os custos.

Cuidados ao utilizar o ChatGPT para tráfego pago

O uso do ChatGPT pode ser um grande facilitador, mas os profissionais de marketing devem observar sinais e processos de alerta ao integrar a IA ao marketing

A maioria dos especialistas concorda que o impacto mais significativo do ChatGPT no marketing está relacionado à criação de conteúdo, superando a velocidade típica do processo de brainstorming.

No entanto, o que a IA oferece em baixo custo e alta velocidade, ela falha em oferecer em humanização (afinal, é uma máquina). O ChatGPT tem limites para criar conteúdos inovadores, embora consiga compilar informação existente, não consegue gerar novas ideias, o que é essencial para campanhas de marketing que se diferenciam da concorrência.

Então, a geração de texto ChatGPT e AI requer um toque humano, seja nos ajustes das copys geradas ou na reorganização do conteúdo. O objetivo é garantir que o texto gerado pela IA esteja alinhado com as mensagens e os valores da marca, ao mesmo tempo em que esteja condizente com o público-alvo.

Muitos criadores de conteúdo estão preocupados com os novos sistemas de IA, mas lembre-se: a IA não substitui a criatividade humana e novos conjuntos de habilidades são necessários para usar o ChatGPT de maneira eficaz!

Microsoft deve Implementar Anúncios na IA do Bing

A Microsoft está com planos para incorporar links pagos nas respostas dos resultados de pesquisa do chatbot do Bing (que possui integração ao ChatGPT). Confira os detalhes!

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?