Tráfego Pago

Google Ads Descontinuará CPC Otimizado em Campanhas do Google Shopping

Por Raquel Pereira

O CPC otimizado no Google Shopping será descontinuado em outubro e o Google informa como os anunciantes devem agir frente às mudanças.

Raquel Pereira

A partir de Outubro, as campanhas do Google Shopping não poderão mais utilizar o custo por clique otimizado (eCPC), conforme anunciado pelo Google Ads em 14 de agosto.

Ainda este ano, todas as campanhas do Google Shopping que usam eCPC devem ser atualizadas para lances manuais de CPC. Confira o porquê das mudanças e como se adaptar:

Fim das Campanhas de CPC Otimizado no Google Shopping

Conforme anunciado pelo Google Ads, as campanhas no formato de custo por clique otimizado serão descontinuadas no Google Shopping a partir de outubro deste ano. Os anunciantes foram informados por e-mail que, após a mudança, suas campanhas serão atualizadas e devem se comportar como se estivessem usando lances manuais de CPC.

Por que o buscador está atualizando as campanhas de CPC Otimizado no Google Shopping?

Com seus novos avanços de IA e outras atualizações realizadas constantemente pelo buscador, o Google informa que está adotando estratégias e campanhas mais avançadas à medida que sua tecnologia melhora.

O buscador ainda destaca que o eCPC foi lançado há mais de 10 anos, período em que novas estratégias como ROAS desejado e Campanhas Performance Max surgiram e se tornaram opções mais atuais para alcançar os mesmos (ou melhores) resultados.

Próximos passos: o que os anunciantes devem fazer?

O Google publicou algumas recomendações para que os anunciantes que estão utilizando o eCPC possam atualizar suas campanhas antes da atualização automática do Google Ads. As orientações são:

  • Para as campanhas padrão do Shopping, os anunciantes podem testar o “ROAS desejado de um clique” para Shopping, que pode ser encontrado nas configurações de campanha.
  • Outra alternativa é testar uma solução totalmente automatizada do Google Ads, as Campanhas Performance Max.

No entanto, caso os anunciantes não realizem nenhuma atualização, suas campanhas serão atualizadas automaticamente em outubro e passarão a agir com a configuração de lances manuais.

Por que se atentar a essas mudanças?

Com a chegada do quarto trimestre, os anunciantes de e-commerce terão datas muito importantes para o varejo, como a Black Friday e as festas de final de ano. Por isso, acompanhar as mudanças das campanhas do Google Shopping é um requisito para garantir os resultados esperados nesse período.

Segundo o Google, as mudanças para lances manuais de CPC é uma forma de ter mais controle sobre lances e orçamentos, o que pode ser vantajoso para os varejistas nesse período. No entanto, esse processo requer mais tempo e atenção para gerenciar as campanhas.

Além disso, é esperado que, nos próximos anos, o buscador venha a otimizar grande parte dos seus processos de publicidade online, o que indica a possibilidade de remoção do CPC otimizado em todas as campanhas do Google Ads no futuro.

Conte com o apoio de uma agência de performance para garantir resultados acima da média!

Em períodos de sazonalidade torna-se mais importante a atenção às campanhas de mídia paga no Google Ads e demais canais de publicidade online. Afinal, esse é um período em que o seu negócio e toda a concorrência estão brigando mais acirradamente pela atenção dos clientes.

Aqui na Agência Mestre, nós entendemos a importância de contar com um time especializado durante esse período. Recentemente, em um período de sazonalidade, ajudamos um dos nossos clientes a conquistar um crescimento de 54,6% no seu faturamento, contando com estratégias de Mídia Paga!

Além de criar campanhas que convertem o ano todo, podemos ajudar o seu negócio a se destacar frente à concorrência e conquistar ainda mais resultados em períodos de sazonalidade relevantes para a sua estratégia. Descubra como a Mídia Mestre pode te ajudar!

LEIA MAIS

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?