Tráfego Pago

Anúncios de Pesquisa no TikTok Ads

Por Raquel Pereira

O TikTok Ads está finalmente lançando o formato de Anúncios de Pesquisa para competir com os principais buscadores. Confira a novidade!

Raquel Pereira

Em março deste ano, o TikTok surpreendeu a internet ao anunciar que está se preparando para lançar sua própria plataforma de anúncios de busca, competindo com os atuais buscadores mais utilizados: Google e Bing.

Agora, a nova plataforma já disponível permitirá que os anunciantes realizem lances em palavras-chave e frases específicas relacionadas a seus produtos ou serviços.

Confira os detalhes:

Anúncios de Pesquisa no TikTok Ads

Em 2022 a rede social da ByteDance já havia começado os testes beta dessa plataforma no TikTok Ads. De acordo com os usuários selecionados para os testes, quando os anúncios de pesquisa eram ativados, os anunciantes conseguiam agrupar os termos de pesquisa responsáveis ​​pelas conversões e, com essa informação, aproveitar esses termos de pesquisa com altas taxas de cliques para criar os títulos dos seus vídeos no TikTok. Dessa forma, seus anúncios conseguiam atingir um melhor desempenho, resultando em benefícios adicionais.

40% dos jovens da Geração Z realizam suas buscas no TikTok

Uma pesquisa recente, realizada pela Knowledge & Information do Google mostrou que os jovens não utilizam mais o Google Maps ou a própria pesquisa do buscador quando estão procurando por um lugar para almoçar, por exemplo.

O vice-presidente sênior da organização, Prabhakar Raghavan, afirmou em uma entrevista que:

“Em nossos estudos, algo em torno de 40% dos jovens, quando procuram um lugar para almoçar, não acessam o Google Maps ou a Pesquisa”, continuou. “Eles vão para o TikTok ou Instagram.”

Com a entrada do TikTok no mercado de anúncios de pesquisa, o ByteDance busca capitalizar o crescimento das buscas realizadas por jovens e fornecer uma nova plataforma de publicidade para empresas que buscam alcançar esses públicos das gerações mais novas.

Afinal, o público de usuários do TikTok é composto, principalmente, por usuários das gerações Z e Y (millennials), que são mais dificilmente mapeados em mídias tradicionais.

Search Ads Toggle

A nova forma de compra de anúncios, chamada “Search Ads Toggle“, permitirá que os anunciantes atinjam usuários do TikTok que estão especificamente buscando aprender mais sobre novos produtos ou marcas, digitando consultas na caixa de pesquisa do aplicativo.

Esta é a primeira colocação de anúncios do TikTok que permite que as marcas atinjam usuários envolvidos com pesquisas relacionadas ao negócio da marca.

Como Funcionam os Anúncios de Pesquisa

Com os novos anúncios, os usuários do TikTok que pesquisam no aplicativo por vídeos específicos começarão a ver conteúdo patrocinado nos resultados de pesquisa.

Então, quando um usuário clica em um anúncio, ele pode continuar rolando para ver os resultados da pesquisa em um formato semelhante a um feed e os anúncios são retirados de outros vídeos que a marca está executando na plataforma.

Esses anúncios aparecerão ao lado de conteúdos orgânicos que são exibidos quando um usuário pesquisa no TikTok, com um rótulo “sponsored” (patrocinado) semitransparente na miniatura do vídeo, além disso, esse anúncios de pesquisa são definidos como “on” por padrão para os anunciantes.

Quais eram as expectativas sobre os anúncios de pesquisa do TikTok durante o teste beta?

Os usuários do teste beta relataram que a plataforma é muito parecida com o Google Ads no modo de criação de anúncios. Ela permite que os anunciantes façam lances em palavras-chave e frases específicas relacionadas a seus produtos ou serviços, assim como o buscador da Alphabet.

No entanto, o maior diferencial esperado era uma variedade maior de segmentações de público alvo, com uma seleção mais robusta de variáveis, permitindo que os anunciantes alcancem os usuários com base em seus interesses, comportamentos e dados demográficos, assim como a Meta ou o LinkedIn Ads, por exemplo.

O objetivo é tornar a plataforma mais atrativa para empresas e anunciantes que precisam de uma segmentação mais assertiva e específica para seus produtos ou serviços. Além disso, a novidade pode ser uma vantagem para os consumidores que buscam por anúncios mais personalizados de acordo com seus interesses e gostos particulares.

Os anúncios de pesquisa do TikTok podem competir com os buscadores?

O Google domina o mercado de anúncios de busca há mais de uma década. Graças à sua enorme variedade de recursos e usuários, o TikTok pode encontrar uma resistência inicial dos usuários mais assíduos do maior buscador do mundo.

Mesmo com seus avanços tecnológicos e sua base de usuários acima da casa do bilhão, o TikTok deve investir em recursos e preços competitivos para conseguir trazer os anunciantes da Alphabet.

Além disso, o TikTok precisará garantir que, com sua nova plataforma de anúncios de pesquisa, os usuários não se sintam incomodados com a alta concentração de anúncios na “for you” da rede social, levando à diminuição do consumo de conteúdos.

No entanto, a nova plataforma pode ser crucial para a estratégia de tráfego pago de muitas empresas, não somente aquelas que comercializam produtos e serviços direcionados para as gerações mais jovens, como também para empresas que buscam variedade e menores custos em novos formatos de anúncios.

A adição deste slot de anúncio pode representar um desafio para o negócio de anúncios de pesquisa do Google, visto que o próprio gigante da pesquisa admitiu que os usuários mais jovens hoje estão frequentemente iniciando suas pesquisas em aplicativos sociais como TikTok e Instagram, e não no Google.

Benefícios para as marcas e anunciantes com os novos anúncios de pesquisa do TikTok

Segundo alguns testes internos realizados em julho pela rede social, 70% dos grupos de anúncios com o “Search Ads Toggle” ativado viram um custo por ação (CPA) mais baixo, graças às conversões mais eficientes do posicionamento do anúncio. 

Marcas como Clinique e DIBS Beauty foram algumas das primeiras a testar esses anúncios e a Clinique observou um aumento de 441% nas taxas de conversação, um aumento de 51% nas taxas de cliques e um aumento de 7,4% na lembrança de anúncios.

Conte com a Agência Mestre para impulsionar seus resultados!

Cada vez mais, a ByteDance vem investindo em ferramentas e recursos que estão tornando o TikTok em uma grande fonte de aquisição de tráfego e uma excelente oportunidade para os profissionais de marketing.

Se você acredita que a sua empresa precisa anunciar no TikTok, conte com a ajuda de quem é mestre em tráfego pago! Clique aqui e descubra como anunciar no TikTok. 

LEIA MAIS

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?