Quando o assunto são as melhores ferramentas de SEO sabemos que existe uma gama de opções para facilitar muitas das nossas tarefas.

Estes softwares, plugins e sites existem para nos ajudar a poupar tempo e a tornar o trabalho de SEO mais organizado e até mesmo escalável.

Melhores ferramentas de SEO

Aqui na Mestre, quando realizamos o serviço de otimização de sites também precisamos de muitas ferramentas. Neste artigo, separei diversas que podem ajudar você em várias tarefas do cotidiano de um profissional de SEO. Separei por categorias como:

  • ferramentas de análise on-page;
  • ferramentas de pesquisa de palavras-chave;
  • ferramentas de análise de link building;
  • ferramentas de monitoramento de rankings;
  • ferramentas de local search;
  • ferramentas de extensões e plugins;
  • ferramentas mais completas.

Vamos lá?

Análise On-Page

1. Google Webmaster Tools (Grátis)

Talvez a ferramenta mais utilizadas pelos profissionais de SEO seja esta. Como é uma ferramenta oficial do Google, ela pode dar excelentes dicas sobre problemas em títulos, meta descriptions, erros de crawling entre outros. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.

2. Bing Webmaster Tools (Grátis)

O Bing também possui a sua plataforma para ajudar webmasters. Por incrível que pareça, ela é uma ferramenta bastante completa e pode dar vários insights interessantes. Vale a pena conferir.

3. Screaming Frog (Freemium)

O Screaming Frog é um grande aliado dos nossos projetos de SEO. Com ele, podemos varrer um site para ler todas as informações contidas. 

É super útil para projetos de médio porte, encontrando problemas de redirecionamento, falta de alt text em imagens, documentos duplicados, entre outros.

4. DeepCrawl (Pago)

A DeepCrawl também é uma ferramenta que faz a varredura em seu site para encontrar problemas. A diferença é que é uma ferramenta na nuvem, então você não precisa se importar com a memória ou tráfego de internet utilizado.

5. Free SEO Scorecard (Freemium)

Com o Free SEO Scorecard você consegue fazer uma análise do seu site sobre como ele está em termos de SEO. Também é possível inserir as informações que vai acrescentar no código e nas páginas para analisar se a pontuação melhora. 

É uma ferramenta na nuvem e você pode deixar seus dados salvos para ser mais fácil de passar para a equipe que vai implementar as informações no código ou na ferramenta de conteúdo.

6. CopyScape (Freemium)

A Copyscape é a nossa aliada para verificar se algum outro site/blog está copiando o nosso conteúdo ou se um texto que acabamos de receber está duplicado na Internet.

7. Web-Sniffer (Grátis)

É uma ferramenta bem simples para analisar os dados de resposta de cabeçalho de uma requisição. Muito útil para verificar redirecionamentos.

8. Pagespeed Insights (Grátis)

O Pagespeed Insights é a nossa escolha quando precisamos avaliar o tempo de carregamento e otimizações em HTML/CSS/JS de uma página. Ele te dá um guia completo do que fazer.

9. Pingdom Tools (Freemium)

A versão gratuita é muito parecida com o Pagespeed Insights. Já a parte paga permite o monitoramento de sites, aplicativos e outros. É uma solução muito interessante.

10. Woorank (Freemium)

Com o Woorank é possível analisar seu site, fazer varreduras e contar com um sistema de relatórios automatizados que podem facilitar seu trabalho e otimizar o tempo da sua equipe. É um software voltado a freelancers ou projetos pequenos.

11. Similar Web (Grátis)

A ferramenta SimilarWeb permite que você analise o cenário geral do seu concorrente, conseguindo identificar não só as palavras-chave utilizadas, como também as métricas mais avançadas.


Pesquisa de Palavras-chave

12. SEMrush (Pago)

Com a SEMrush fica muito mais fácil avaliar o seu mercado e quais palavras você pode utilizar em seus projetos. Temos alguns artigos aqui na Mestre sobre a ferramenta.

13. Ubbersuggest (Grátis)

Uma das ferramentas mais simples e úteis de pesquisa de palavras-chave é esta. Basta entrar com uma palavra-chave e solicitar que a ferramenta verifique no Google quais são as sugestões que ele normalmente oferece para usuários. 

É uma forma muito boa de aumentar a sua lista e conhecer mais sobre um mercado. Temos no Curso Avançado de SEO um módulo só sobre esta ferramenta.

14. Google Keyword Planner (Grátis)

É a ferramenta oficial do Google para pesquisa de palavra-chave. É muito útil em Links Patrocinados mas também pode ser utilizada em SEO.

15. Merge Words (Grátis)

É uma ferramenta bem simples para você realizar combinações entre palavras, obtendo um número maior de palavras-chave. 

Um exemplo útil é colocar todas as cidades em uma coluna e, em outra, colocar os seus termos principais. Assim você terá todas as combinações possíveis.

16. Keyword Tool (Grátis)

A versão gratuita da Keyword Tool gera mais de 750 sugestões de palavras-chave, incluindo as de cauda longa, para os termos pesquisados. Você não precisa nem mesmo criar uma conta para utilizá-la.

17. Wordle  Grátis

Com a Wordle você conseguirá criar “word clouds”, ou seja, nuvens de termos para diversos fins, com as palavras das categorias que você desejar.


Link Building

18. Open Site Explorer (Pago)

A Open Site Explorer possui um índice para você analisar quantos links qualquer website possui. 

Ele também dá diversas informações complementares, tais como informações sociais, títulos de páginas e códigos de retorno. É um bom investimento.

19. Majestic SEO (Freemium)

Uma das melhores ferramentas de análise de backlinks é esta. A grande novidade é que se você autenticar o seu website na Majestic, você tem os seus relatórios de graça. Você precisará pagar apenas para analisar outros websites que não sejam seus.

20. Ahrefs (Pago)

A Ahrefs vem crescendo muito na adoção pelos profissionais de SEO pela quantidade de informação que ela possui. Atualmente possui um preço muito justo e mais acessível do que outras ferramentas do segmento.

21. Open Link Profiler (Grátis)

Caso você ainda não tenha uma verba para direcionar para ferramentas de link building, você pode utilizar esta de graça. O ponto fraco é que às vezes a ferramenta fica um pouco lenta, mas nada que atrapalhe a sua vontade de utilizá-la.

22. Cognitive SEO (Pago)

A Cognitive é uma junção das ferramentas anteriores, pois utiliza a API delas, organizando a informação em um único lugar. É uma boa ferramenta para quem deseja centralizar tudo em um único local.

23. Ontolo (Pago)

Além de saber quem linka para você é importante saber onde achar locais para ganhar links. Este é o foco da Ontolo. Direcionar você a encontrar bons prospects para outreach.

24. Buzzstream (Pago)

Uma combinação de CognitiveSEO e Ontolo, é assim que eu defino a Buzzstream. Eles possuem muitas funcionalidades para quem deseja trabalhar com link building e assessoria de imprensa.


Monitoramento de Rankings

25. Advanced Web Ranking (Pago)

É uma das ferramentas mais antigas do mercado. Possui uma app e uma versão para desktop.

26. Google Free Monitor (Grátis)

Uma das primeiras ferramentas que eu utilizei foi esta para monitorar rankings. Ela é bem simples e faz consultas de palavras-chave. Não abuse na busca pelos rankings pois o Google pode bloquear o seu IP.

27. Rank Tracker – Link Assistant (Pago)

Uma ferramenta bem confiável e que possui sua base em desktop.

28. Positionly (Pago)

Assim como a SERPs a Positionly é uma ferramenta web para monitoramento de rankings.


Local Search

29. Whitespark (Pago)

A melhor ferramenta para local search é esta. Eles possuem monitoramento de rankings local além de outras funcionalidades para encontrar boas fontes de reviews.

30. Moz Local (Pago)

É uma ferramenta recente da Moz que monitora as suas menções e sugere diversos ajustes que você pode realizar com a finalidade de aparecer melhor posicionado nas buscas locais.

31. Bright Local (Pago)

Ela é uma combinação das duas acima. Ela monitora os rankings locais e suas menções online.

32. Microdata Generator (Grátis)

A ferramenta Microdata Generator auxilia na otimização de SEO local. Ela utiliza microdatas que contém informações a respeito de sua localidade, para inserir em seu site e deixá-lo mais perto dos clientes de uma mesma região.


Extensões e Plugins

33. Niels Bosma SEO Tools (Grátis)

Para quem gosta de Excel como eu não pode ficar sem esta extensão. Ela traz uma série de funcionalidades de SEO para o seu Excel, tais como: obter o título de uma página, o código de retorno, integração com o MajesticSEO e outros.

34. SEO Gadget for Excel (Grátis)

Criada com a finalidade de ser um grande mashup de várias ferramentas, a SEO Gadget for Excel reúne uma série de APIs para dentro do seu Excel. É muito boa mesmo!

35. SEO Quake (Grátis)

Uma das extensões mais antigas que já utilizei é esta. Com ela você consegue ver diversas informações de um website quando visualiza os resultados de busca do Google.

36. Mozbar (Grátis)

É um plugin muito bom para o seu navegador. Ele deixa as ferramentas da Moz mais próximas de um único clique.

37. Webdeveloper (Grátis)

Os profissionais de SEO adoram olhar o código fonte, desativar o CSS ou Javascript de uma página para testar como ela ficaria aos olhos do Google. É com esta ferramenta que fazemos isto.

38. MajesticSEO Toolbar (Grátis)

Assim como a Moz, a Majestic SEO também possui os seus plugins para browsers.

39. Redirect Path (Grátis)

É usuário de Chrome? Use esta extensão para ver todo o caminho de um redirecionamento. É super fácil de utilizar!

40. Rapportive (Grátis)

Para quem trabalha com Link Building e/ou Outreach este plugin é uma mão na roda! Ele adiciona uma série de informações sobre um determinado email, fazendo com que você saiba mais sobre a pessoa que está conversando.

41. FireFox SEO (Grátis)

Uma ferramenta completa de SEO em seu browser. É um simples plugin que você instala e pode gerar relatórios de sites no momento.

42. WordPress SEO – Yoast (Freemium)

O melhor plugin de SEO para WordPress, com inúmeras funcionalidades.

43. SEO Suite Ultimate Magento Extension (Pago)

O módulo número 1 para Magento. Com ele você conseguirá configurar diversas necessidades de SEO na plataforma.

44. headingsMap  (Grátis)

A extensão headingMap gera um mapa de documento ou índice de qualquer documento da Web estruturado com títulos, além de também mostrar o esboço do HTML 5.

45. META SEO (Grátis)

A extensão META SEO pode ajudar bastante desenvolvedores que precisam verificar o HTML do site para seguir as Diretrizes do Google para webmasters. Porém, também auxilia outros profissionais que desejam saber sobre qualquer conteúdo da página que normalmente não é visível e pode revelar propriedades interessantes do site.

46. Tag Assistant (by Google) (Grátis)

A extensão do Chrome Tag Assistant by Google ajuda a solucionar problemas de instalação de várias tags, como por exemplo a tag de acompanhamento do Google Analytics, do Google Ads, além de outras.


Ferramentas mais completas

47. Moz Analytics (Pago)

Eles possuem mais de 12 ferramentas para lhe ajudar em SEO. Desde análise de Backlinks, passando por análise de palavras-chave e fechando com um gerenciador de projetos. É uma das melhores do mercado.

48. Raven Tools (Pago)

A Raven é uma excelente ferramenta para agências de marketing digital. Ela possui toda uma estrutura para times de SEO, PPC e Social Media.

49. Linkdex (Pago)

Uma das ferramentas que vem mais surpreendendo pelo nível técnico é a Lindex. Ela possui diversas ferramentas/módulos dentro dela que poderão lhe ajudar em projetos de SEO.

50. Search Metrics (Pago)

Uma das ferramentas mais robustas e caras é esta. Ela é direcionada a grandes websites e agências pois possuem diversos recursos para um projeto grande.

51. SEO Power Suite (Pago)

Uma das últimas ferramentas para desktop que ainda existem. Ela é uma plataforma completa para você ter instalada em sua máquina.

52. Sistrix (Pago)

A Sistrix possui também uma série de funcionalidades que se parecem muito com a Moz e Linkdex. Eles ganharam recentemente o prêmio de melhor ferramenta de SEO.

Gostou das indicações das melhores ferramentas de SEO para otimizar seu site? Agora é só escolher as que você vai utilizar para começar a fazer a diferença nas suas páginas, garantindo muito mais resultado!

Aproveite e confira nosso Checklist de SEO e saiba quais passos deve seguir para obter um site otimizado segundo às boas práticas do Google e dos demais mecanismos de busca.