O Que Os Profissionais Buscam Com A Produção de Conteúdo?

Por Letícia Matsumoto

Marketing de Conteúdo

O Que Os Profissionais Buscam Com A Produção de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta valiosa para geração de leads. Leia a notícia e confira as prioridades dos profissionais B2B e B2C!

Letícia Matsumoto

Segundo o relatório Content Matters 2022 (Conteúdo Importa 2022), da Parse.ly, software de análise da web e otimização de conteúdo para editores on-line, a maioria dos profissionais de marketing, possui como objetivo criar reconhecimento da marca a partir de sua produção de conteúdo.

A pesquisa foi realizada com mais de 800 profissionais de marketing de conteúdo, sendo eles:

  • B2B (41%);
  • B2B e B2C (23%);
  • B2C (10%) e outras empresas, incluindo empresas de mídia e organizações sem fins lucrativos.

Foco do segmento B2B


A produção de conteúdo também faz parte das estratégias de captação de oportunidades, cerca de 85% dos entrevistados relata que possui como objetivo de suas ações geração de demanda e lead.

Um ponto bastante positivo é a proporção de profissionais que também trabalham outras etapas do funil com o marketing de conteúdo, construindo uma jornada do cliente, 79% visa educar seu público a partir de suas produções.

Mas, o conteúdo também se destaca por sua multiplicidade de possibilidades, ajudando os times na construção de uma imagem positiva da marca, 81% tem como intuito construir credibilidade e confiança na mente dos usuários.

E os esforços se mostraram efetivos em 2020! Outro relatório da Parse.ly mostra que a maioria dos profissionais de marketing B2B alcançou, com sucesso, esses mesmos objetivos usando o marketing de conteúdo.

Foco do segmento B2C

Quando comparamos os dados do segmento B2B com B2C as prioridades não mudam muito. No entanto, alguns objetivos possuem prioridade, como é o caso da educação do público-alvo, para o desenvolvimento da maturidade dos leads.

Principais canais de distribuição

Mas, onde todos esses conteúdos são divulgados? Em ordem de preferência nas estratégias dos profissionais temos:

  1. blog e sites;
  2. redes sociais;
  3. anúncios de redes sociais.

Marketing de conteúdo e redes sociais

Com a ascensão das redes sociais, muitas empresas passaram a investir nas mesmas, acreditando que essa ação em si, já é o marketing de conteúdo. Mas, na busca por construir uma autoridade de marca nas redes, esses negócios desperdiçam recursos por não definir um propósito e estratégia.

É sempre importante lembrar que números, sozinhos, não são resultados. Para entender e comprovar que as ações estão trazendo sucesso para a sua empresa é preciso interpretar os números a partir de métricas! De nada adianta contar com um grande público nas redes sociais e um alto número de visitantes no seu site, sendo que as conversões não atendem as mesmas proporções.

O marketing digital de performance, que possui foco em resultado, conta com inteligência! Ele possibilita que sua gestão compreenda quais devem ser as metas para alcançar os objetivos traçados.

Aprenda mais sobre marketing de conteúdo

Faça parte da nossa Lista VIP e receba dados de pesquisas como essa e outros assuntos relacionados ao marketing digital na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?