Como o Google Reconhece o Conteúdo dos Vídeos

Por Letícia Matsumoto

SEO

Como o Google Reconhece o Conteúdo dos Vídeos

Já se perguntou como o Google consegue reconhecer o conteúdo dos vídeos na internet? Clique e confira a explicação da especialista!

Letícia Matsumoto

Segundo Danielle Marshak, gerente de produtos de pesquisa do Google para vídeos, o buscador extrai texto e compreensão dos conteúdos de algumas maneiras diferentes.

Confira a seguir quais e como os elementos de análise são verificados pelo Google, de maneira que a ferramenta possa compreender do que os conteúdos se tratam e, consequentemente, recomendar como resultado de busca para seus usuários!

Análise do áudio

O áudio irá ser explorado pela ferramenta para identificar quais palavras estão sendo ditas ao longo do vídeo.

Um ponto muito interessante é que o Google passou mais de cinco anos desenvolvendo uma tecnologia que pudesse diferenciar palavras semelhantes, de acordo com o contexto semântico da sentença. Ou seja, o buscador poderá identificar qual a natureza do vídeo, se é um material explicativo, crítico, noticioso ou se propaga informações duvidosas, por exemplo.

Análise dos caracteres presentes na edição do vídeo

Você já deve ter notado que muitos produtores de conteúdo utilizam-se de pequenos títulos, ou então, de frases marcantes para pontuar a importância de determinados trechos de um vídeo. Assim como nós, o Google também levará esses recursos de edição em consideração.

O que pode nos levar a construção de um paralelo com o update dos capítulos no YouTube, que indicam ao usuário trechos que correspondem a uma resposta para suas pesquisas na plataforma. No ano passado, esse mesmo recurso passou a fazer parte dos rankings de pesquisa do próprio Google.

Reconhecimento de informações visuais

Segundo a gerente de produtos de pesquisa, o reconhecimento de informações visuais é o elemento de análise de maior dificuldade do Google. Visto que, a tecnologia ainda enfrenta desafios para identificação de formas orgânicas.

Dados estruturados

A especialista ainda recomenda “não abandone dados de estrutura ainda. Nós amamos dados estruturados, porque como estávamos falando, mesmo que tenhamos chegado tão longe, ainda estamos na ponta do iceberg, em termos de poder entender os vídeos profundamente.”

Aprenda mais sobre Google

Faça parte da nossa Lista VIP e receba as principais novidades do Google e outros assuntos relacionados ao marketing digital na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?