Como Usar Dados Estruturados para Ranquear no Google

Por Raquel Pereira

SEO

Como Usar Dados Estruturados para Ranquear no Google

As SERPs estão, cada vez mais, mostrando resultados que contém rich snippets. Leia a notícia e veja como utilizá-los.

Raquel Pereira

Os resultados aprimorados, ou rich snippets, estão cada vez mais presentes nas páginas de resultados de busca (SERPs).

O especialista em SEO da Seek, Jean-Christophe Chouinard, explica que existem quatro formas principais de conseguir um bom resultado no ranking para Rich Snippets, são eles:

  1. adequar as tags HTML;
  2. validar o perfil da empresa no Google My Business;
  3. adicionar dados estruturados;
  4. construir seu próprio gráfico de conhecimento.

Utilizando os dados estruturados

Dentro das SERPs, os fragmentos considerados rich snippets são muito valiosos no rankeamento das páginas. Isso acontece porque, para os usuários, esses trechos incluem informações adicionais que complementam a pesquisa e, para o buscador, eles ajudam a identificar as informações relevantes.

Para que o buscador possa identificar os rich snippets, eles devem ser descritos no código HTML da página por meio de dados estruturados, que classificam e organizam as informações facilitando que o robô as identifique.

Alguns formatos comuns de dados estruturados que podem ser utilizados em seu site são:

Perguntas Frequentes

As páginas que contêm essa marcação apresentam uma lista com as perguntas relacionadas ao assunto apresentado. O Google classifica esse rich snippet como resultado aprimorado, pois, ele facilita que o buscador encontre as respostas para as pesquisas realizadas através do Google Assistente.

De acordo com Jean, esse tipo de dado estruturado também pode aumentar a visibilidade e o CTR de suas páginas, uma vez que o usuário pode ver mais sobre a autoridade daquele conteúdo antes de acessá-lo.

Sitelinks

São links do mesmo domínio, relacionados à pesquisa do usuário, agrupados em um único resultado de pesquisa.

O Google analisa e estrutura os links, criando atalhos para o usuário encontrar a informação mais relevante. É preciso estar atento aos links internos da página quando utilizar esse recurso, pois, o buscador recomenda que: “o texto âncora dos links internos precisa ser conciso e relevante à página de destino.”

Perguntas e Respostas

O conteúdo de uma página pode ser considerado como “pergunta e resposta” quando contém informações neste formato, ou seja, uma dúvida seguida de suas respostas. Aquelas que são corretamente marcadas por dados estruturados conseguem ser exibidas como resultados aprimorados, uma vez que ajudam o usuário a chegar à resposta ideal.

Snippet de Avaliação

Geralmente medida através de dados de diversos avaliadores, esse pequeno trecho apresenta uma nota para as páginas nas SERPs.

Dados Estruturados HowTo

Utiliza-se esse tipo de dado estruturado para informar ao buscador que o conteúdo da sua página apresenta instruções sobre algo, que orientam os usuários a executar uma tarefa.

Problemas nas SERPs de pesquisas aprimoradas

A utilização dos dados estruturados facilita que o Google encontre as informações que precisa em seu site, no entanto, pode acontecer do seu conteúdo não aparecer nos resultados aprimorados mesmo após a implementação.

A causa mais comum que leva a esse cenário são os problemas técnicos. Rich snippets são considerados como um recurso avançado em SEO, por isso, é preciso contar com profissionais capacitados para essa tarefa.

Outros pontos de atenção, que podem evitar que seu site apareça nesse tipo de resultado, são problemas com as políticas do Google, caso seu site esteja em desacordo com alguma regra do buscador, e problemas de confiança e autoridade da página em questão.

Além dos dados estruturados

Jean-Christophe também explica que existem outros formatos, que vão além da implementação de dados estruturados.

O primeiro é ter as tags HTML bem definidas, pois é através delas que o Google identifica os principais elementos do seu site, como título da página e meta description. Além disso, os dados estruturados serão incluídos no código das páginas e, caso eles não estejam em conformidade, podem confundir ainda mais o buscador.

Além disso, temos o painel de conhecimento do Google, mostrado à direita nas SERPs. Esse recurso, que pode ser construído através de um perfil profissional no Google My Business, também é um recurso valioso para alcançar melhores resultados no buscador, pois ele contém as informações mais importantes sobre o seu negócio.

Outras novidades sobre SEO

Não perca nenhuma atualização sobre marketing digital! Faça parte da nossa Lista VIP e receba semanalmente as novidades na sua caixa de entrada.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?