SEO

Google Informa que Não Vai Indexar Sites que Não Funcionam no Mobile a Partir de Julho

Por Raquel Pereira

Confira como preparar seu site para o fim da indexação das páginas que não são consideradas “mobile-first” pelo Google.

Raquel Pereira

O Google informou, em junho de 2024, uma nova ação para a conclusão da iniciativa mobile-first, iniciada em 2016.

A partir de 5 de julho de 2024, o Google deixará de indexar os sites que não funcionam no mobile. Confira os detalhes compartilhados pelo buscador sobre o que será feito e como se preparar:

Fim da Indexação de sites que não funcionam no mobile

Segundo John Mueller, do Google:

“O pequeno conjunto de sites que ainda rastreamos com o Googlebot para desktop será rastreado com o Googlebot para dispositivos móveis após 5 de julho de 2024.”

Ou seja, a partir do dia 5 do próximo mês, o buscador deixará oficialmente de utilizar o seu bot para dispositivos desktop e vai direcionar 100% do seu rastreamento por meio do Googlebot para dispositivos móveis.

Com a mudança, os “poucos sites” (segundo Mueller), que ainda não adequaram sua usabilidade para os dispositivos mobile, terão seus domínios totalmente removidos do maior buscador do mundo.

Como a indexação mobile-first impacta o seu site com essa mudança?

Basicamente, se o seu site não estiver disponível e acessível em uma versão mobile, o Google deixará de indexá-lo a partir desta data, logo, não será encontrado na pesquisa.

Se você tiver apenas um modelo de desktop do seu site, tudo bem, desde que a versão para desktop seja carregada em um dispositivo móvel.

No entanto, é importante ressaltar que, com a mudança, o algoritmo do Google MUITO provavelmente dará “preferência” para sites que possuem uma versão mobile nos resultados de pesquisa.

Como a indexação mobile-first impacta o seu site com essa mudança?

Afinal, o objetivo do buscador é oferecer uma experiência agradável para o usuário e, portanto, os sites que foram estrategicamente desenvolvidos para oferecer essa adaptabilidade no mobile, certamente terão alguma “vantagem”.

Conte com a Mestre para manter seu site relevante!

Para a maioria dos profissionais, essa mudança provavelmente não será um problema, mas se o seu site não possui uma versão mobile otimizada, esse pode ser o momento de resolver isso.

Descubra como a Agência Mestre, principal referência em SEO no Brasil, pode ajudar o seu negócio a se manter relevante, mesmo com as mudanças no Google. 

Conheça o SEO Mestre e coloque sua marca em destaque no maior buscador do mundo.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?