Vídeo Nuggets: O Que São, Como Fazer e Utilizá-los

Por Raquel Pereira


Os vídeo nuggets viralizaram nas redes sociais por serem uma forma rápida e fácil de consumir conteúdo útil e de valor. 

Mas, para os profissionais de marketing e criadores de conteúdo, essa tendência viralizou pela facilidade de reutilizar conteúdo em vídeo, atraindo mais leads para o funil de Inbound. Quer saber como utilizar essa estratégia também? Confira nesse post:

  • O que são vídeo nuggets?
  • Por que utilizar vídeo nuggets?
  • Como escolher um vídeo nugget?
  • Passo a Passo para fazer seu vídeo Nugget utilizando o Canva

O que são Vídeo Nuggets? 

Um vídeo nugget consiste em uma estratégia top down, onde um conteúdo extenso é reutilizado em formatos menores. Os nuggets são mini vídeos, ou micro conteúdos, que podem ser extraídos de um vídeo originalmente maior (como webinars, vídeo aulas, palestras, etc), e utilizados com propósito de atrair a atenção do público para aquele conteúdo.

Ou seja, os vídeo nuggets são iscas digitais em formato de vídeo. No entanto, não são todas as partes de um vídeo que podem ser utilizadas nessa estratégia, existem alguns pontos importantes para cortar um vídeo nugget, são eles:

A Big Ideia

É muito improvável que seu vídeo nugget vá passar toda a essência daquele conteúdo mais extenso, afinal muitos dos exemplos citados acima podem ter horas de duração. Mas, para atrair sua audiência, o conteúdo apresentado no nugget deve gerar valor e, para que isso aconteça, você deve encontrar a big idea daquele trecho. 

Big Idea

A big idea nada mais é do que a essência daquele recorte em específico, que não necessariamente está relacionado ao conteúdo na íntegra, mas que vai abordar uma parte dele – do começo ao fim – de forma que o público tenha mais interesse sobre aquele assunto.

O Punchline

Também é importante, porém não obrigatório, que seu nugget instigue a curiosidade do público, aquela sensação de “quero saber mais sobre esse assunto”. O punchline é o termo final do seu vídeo, é a frase ou momento que causa maior impacto no espectador e que vai fazer ele ter mais interesse em assistir seu conteúdo completo.

Headline e Legenda

Como esses vídeos estão associados, principalmente, às redes sociais, é crucial que a sua headline (título do seu nugget), seja atrativa. Quando estamos no Instagram ou Facebook, passamos o tempo “rolando a tela” em busca de algo que chame a atenção, por isso sua headline precisa de um pequeno gatilho mental que influencie o usuário a parar e assistir ao seu vídeo.

A legenda é optativa, porém é mais um mecanismo para atrair a atenção do público, caso o áudio esteja desligado ou o usuário não possa escutar o seu vídeo, a intenção de continuar assistindo aumenta por não estar preso apenas ao recurso auditivo daquele conteúdo.

Por que utilizar Vídeo Nuggets na sua estratégia?

Esse formato se tornou muito popular nas redes sociais, portanto oferece muitos benefícios como:

  • Reutilização de conteúdo de forma rápida para as redes sociais;
  • Atrair a audiência de uma rede social para outra (nesse caso, do Instragram/Facebook para o YouTube);
  • Aumentar suas interações e engajamento do público nas redes sociais.

Todos esses tópicos são atrativos para quem procura começar a utilizar esse recurso, mas o principal objetivo desses vídeos é: formar uma base constante e crescente de pessoas aquecidas e engajadas.

Como toda oferta isca, seu vídeo nugget pode e deve estar associado à sua estratégia de Inbound Marketing, atraindo leads mais engajados e direcionando-os para uma próxima etapa do funil.

Vamos usar como exemplo uma escola de idiomas que tem um canal de dicas básicas no YouTube. Ao criar um vídeo nugget e postar no Instagram, a escola atrairá para o seu canal pessoas interessadas em aprender um novo idioma e, consequentemente, mais dispostas a baixar um material rico – como um e-book – e se tornar um lead qualificado para a sua base.

Outra excelente aplicação dos nuggets é no mercado de infoprodutos. Toda pessoa ou empresa que possui um curso online, pode utilizar vídeo nuggets com o intuito de criar audiência para fazer um lançamento.

Na verdade, a grande maioria dos experts criam vídeos mais completos sobre o assunto que dominam (vídeos que são comumente chamados de vídeos raízes) e também fazem uso dos vídeos mais curtos (nuggets) para criar e/ou fortalecer sua presença digital. Independentemente do tipo de lançamento que o expert esteja fazendo, a estratégia de nugget o ajuda a mapear quem são as pessoas que mais consumiram seus conteúdos gratuitos e que têm grande potencial de adquirirem seus produtos digitais.

Como escolher um Vídeo Nugget?

Agora que você já sabe o que é um vídeo nugget e qual a importância para a sua estratégia de Inbound e de Lançamentos, vamos aprender na prática como encontrar esses pequenos vídeos com conteúdos de valor.

Assista ao vídeo completo para encontrar os pontos principais

Ao assistir o vídeo completo é possível encontrar diversos pedaços que podem se tornar um nugget. Entenda a proposta do vídeo original e identifique ideias menores que estão sendo mencionadas dentro dele, tanto aquelas relacionadas ao título do vídeo quanto aquelas que podem abordar outros temas, mas que são interessantes para o público.

Como editar Nugget

Nesse exemplo acima, o título do vídeo é: Como Ganhar e Manter Relevância no Google Mesmo com as Mudanças de Algoritmo. Esse conteúdo traz diversas dicas sobre essa ideia principal: ter relevância no Google, no entanto dentre as dicas pode ter um trecho relacionado à velocidade do seu site, um assunto que pode ser abordado posteriormente.

Geralmente, ao produzir esse conteúdo, você já tem uma percepção de qual informação está buscando, mas nada impede que descubra novas partes que não estejam diretamente relacionadas, mas que podem ser úteis no futuro.

Encontre a Big Idea

Como dissemos, você provavelmente já sabe o que pretende extrair daquele conteúdo, então procure onde essa grande ideia está sendo desenvolvida naquele vídeo. Por exemplo, em um canal de receitas culinárias, a sua big idea não será o preparo completo daquele prato, mas sim uma técnica diferente que foi utilizada que agregue valor para a sua audiência e fique completa naqueles poucos minutos. Essa é a essência dos nuggets, um conteúdo rápido, que está imerso em um conteúdo muito maior, mas que entrega uma ideia nova e completa para o usuário, fazendo com que ele queira saber mais sobre aquele assunto.

Defina o corte do seu nugget

Uma dúvida muito comum é: por quanto tempo meu público vai assistir ao meu nugget? Qual o tempo que um nugget deve ter? E a resposta varia de acordo com onde o usuário vai assistir. Por ser um conteúdo explorado em redes sociais, o tempo médio é de 1 a 3 minutos, podendo ser maior ou menor dependendo do assunto. O mais importante é que o seu corte precisa desenvolver uma ideia, do começo ao fim, neste período de tempo. 

Faça alguns questionamentos

Após selecionar um nugget é preciso analisar alguns aspectos relevantes para a audiência, como:

  • O nugget demonstra autoridade do especialista sobre o tema?; 
  • Aquele trecho faz sentido dentro da minha estratégia? (Ou estratégia do meu cliente);
  • Ele resolve ou alivia alguma dor do meu público?;
  • Ele aproxima o público de algum objetivo?

Quando o nugget não está dentro desses tópicos pode ser que ele não transmita completamente a big idea, então você pode testar outra parte do vídeo ou ajustar aquele fragmento, deixando ele um pouco maior, e passar uma mensagem mais completa.

Não deixe de confirmar se a mensagem está sendo transmitida de forma completa e clara, se possível mande o recorte para um terceiro (ou mais de um), e peça para aquela pessoa avaliar se realmente está entregando um conteúdo rico.

Crie um headline atrativa

A headline é o ponto de partida para o play no seu nugget, portanto seja criativo e coerente com o que a sua audiência espera. Você pode fazer uma pergunta na headline, ou criar um mistério que instigue o usuário, alguns exemplos são:

  • Por que a ferramenta X pode mudar o seu negócio?
  • Como aumentar suas vendas usando a estratégia Y?
  • Não comece uma estratégia X antes de ver isto!

Apesar de atrativa, sua headline não pode prometer mais do que entrega no nugget. Mesmo sendo uma estratégia de atração para um conteúdo maior, o nugget deve ser um vídeo independente e sua headline deve estar alinhada com a big idea dele.

Utilize legenda

As redes sociais procuram cada vez mais manter seus usuários conectados e interagindo uns com os outros, portanto elas esperam que seus usuários tornem o “local” agradável para ser utilizado o tempo todo. Quando um usuário está sem fone de ouvido, com o áudio do celular desligado por algum motivo ou possui alguma dificuldade para entender ou ouvir seu conteúdo, provavelmente ele não vai consumir caso ele não tenha legenda. Além disso, a legenda também pode ser um fator que atrai a atenção do usuário, por isso utilize esse recurso sempre que possível.

Passo a Passo para fazer seu Vídeo Nugget utilizando o Canva

Depois de realizar todo o processo de seleção do seu nugget, você precisa adaptar o layout para que ele fique mais atrativo e seja publicado nas redes sociais. Os vídeos no YouTube possuem um formato horizontal, por isso precisamos fazer alguns ajustes para utilizar nas redes sociais no sentido vertical. Uma das melhores ferramentas para fazer isso é o Canva.

Crie o fundo no Canva

Os tamanhos padrão do Instagram são: 1080×1080 pixels para vídeos de até 59 segundos e 1080×1920 pixels para vídeos com mais de 1 minuto de duração (Reels são sempre neste formato). No exemplo vamos utilizar o tamanho 1080×1920.

Como criar vídeo nugget

A cor de fundo do seu nugget pode ser de acordo com a paleta de cores da sua marca, porém não queremos tirar o foco do principal – o vídeo – então sugerimos utilizar preto ou branco.

Defina o espaço onde ficará cada informação

Faça o upload do seu vídeo no Canva e centralize-o na sua tela de trabalho, como na imagem abaixo:

Como criar vídeo nugget

Note que o meio do vídeo está alinhado com os limites da tela e o centro. Os outros elementos, como a headline e a legenda não obrigatoriamente precisam estar nessa ordem, mas defina a posição de maneira que fique alinhado com o vídeo e com a borda da tela de trabalho.

Inclua elementos visuais que chamam a atenção

Para deixar a tela mais viva e prender a atenção do usuário, utilizamos alguns recursos visuais simples e discretos, que não tiram o foco do vídeo, como no exemplo abaixo:

Como criar arte vídeo nugget

Como colocar legendas automáticas

Se você não tem muito tempo para transcrever o conteúdo do vídeo, essa dica vai ajudar bastante. Após terminar de inserir o vídeo e a headline, exclua a caixa de texto da legenda e faça o download do seu vídeo no Canva

Transfira o arquivo para um celular, Android ou iOS, e faça o download do aplicativo CapCut. Com ele você pode inserir legendas automaticamente, e fazer pequenos ajustes para deixar o vídeo completo.

Como inserir legenda vídeo nugget

Após fazer o download, abra o aplicativo e clique em “novo projeto”. Selecione seu vídeo e clique na ferramenta “Texto”. Ela abrirá um novo painel de ferramentas, onde você escolherá a opção “Legendas automáticas”. Quando o aplicativo concluir a conversão do áudio, você poderá fazer os ajustes.

No Instagram da Mestre nós temos diversos exemplos de vídeos nuggets para você se inspirar e começar a produzir seus próprios vídeos direcionados para a sua audiência.

Então, gostaram desse conteúdo? Já tinham visto essa tendência nas redes sociais? Compartilhe com a gente os nuggets que você já fez e quais dicas você utiliza para produzir. Deixa aqui nos comentários!

LEIA MAIS
O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

Você sabe o que é Hotmart? Conheça essa plataforma de infoprodutos que vem ajudando milhares de brasileiros a ganhar dinheiro na internet e saiba como você também pode lucrar!

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Você sabia que você pode ganhar dinheiro com o seu site? Os programas de afiliados são a porta de entrada para quem deseja monetizar seu negócio. Saiba mais!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?