Neste vídeo você vai conhecer um pouco mais sobre o projeto Agência 10x, desenvolvido por Fábio Ricotta e equipe.  Dê o play e confira na íntegra algumas das estratégias utilizadas!

 

Para quem não  conhece o Agência 10x, o projeto teve a primeira turma em 2017, o principal objetivo é auxiliar na gestão de agências digitais, o público-alvo são os próprios donos e gestores de agências digitais. Fábio aponta sua  experiência no ramo, no qual atua desde 2008 e, desde sempre, apresenta tendências e inovações na área.

O curso já foi ministrado para quatro turmas e muitas conclusões foram obtidas. Entre os aprendizados, Fábio destaca as estratégias usadas com a última turma, de agosto de 2018. Nesse momento, foi a primeira vez que a equipe da Agência Mestre participou do processo de lançamento do curso.

Para alcançar resultados efetivos com as estratégias de inbound marketing, mídia e campanhas, alguns fatores foram definidos como essenciais por Ricotta. Veja:

Agência 10x – Plataforma de envio de e-mail

Para padronizar e adequar às necessidades da equipe, a primeira necessidade foi trocar a plataforma de envio de e-mails. O motivo é simples: o time operacional é mais familiarizado e acostumado a trabalhar com a RD Station. Como foi a primeira vez que uma equipe realizou o processo de gestão do lançamento do projeto, o melhor foi optar pela troca do lead lovers para a ferramenta da RD.

Porém, como Fábio descreve, a migração ocorreu apenas um mês e meio antes do lançamento, fato que poderia ter ocorrido com mais antecedência. O maior desafio foi importar toda a base da lead lovers para a RD.

Reaquecendo leads

Ao realizar a migração, Ricotta detectou que a grande maioria dos leads esfriaram. Ou seja, desde maio de 2018, quando ocorreu o último lançamento da Agência 10x, não foi feito nenhum tipo de nutrição com os contatos. Ou seja, era necessário aplicar uma estratégia para reativar os leads.

Fábio esclarece que muitas vezes, uma base de contatos não garante que a maioria será ativo. Um exemplo disso é que existiam cerca de 6000 leads cadastrados na Lead Lovers, porém cerca de 4.500 não realizavam nenhum tipo de interação.

Ou seja, como os leads estavam desaquecidos e não tinham engajamento com nenhuma tentativa de nutrição, a maioria dos e-mails acabavam sendo categorizados como spam.

Remarketing

Nesse sentido, a estratégia encontrada para solucionar o problema foi a de remarketing pelo Facebook. Foi então que alguns contatos começaram a engajar novamente com as iscas digitais divulgadas. No entanto, o custo do lead reaquecido passou a ser alto, em muitos momentos chegando a 12 reais.

O questionamento que fica é: valeu a pena o custo? Sim, Ricotta explica que uma boa parte das conversões foram feitas por pessoas que estavam na lista de leads reaquecidos. O motivo pode ser explicado pelo fato dos compradores já terem tido um contato inicial com o produto fornecido, logo não tiveram tantas dúvidas no momento de decisão de compra.

Outra estratégia foi aproveitar as conversões por e-book e apresentar o workshop da Agência 10x. Esse método rendeu bons resultados, pois já existia uma inclinação ao produto, principalmente porque já havia ocorrido uma conversão anteriormente.

Pesquisa de qualificação da base de leads

Pela primeira vez no projeto Agência 10x, Fábio realizou uma pesquisa para conseguir compreender o quão qualificada era a base de leads. Ao utilizar a ferramenta da RD Station foi possível obter dados utilizando uma landing page.  Ou seja, todas as informações adquiridas já eram aplicadas ao lead scoring.

Assim, para organizar o processo, foram atribuis letras baseadas no perfil de cada cliente. Por exemplo, se ele é o ideal, poderá ser classificado como A, se está próximo de ser, passa a ser B e assim por diante,C e D. Dessa forma, é fica mais simples compreender quem realmente é um potencial comprador do produto oferecido.

Atribuição de pontos

Outra estratégia possível de ser aplicada pela RD Station e utilizada no processo de lançamento da Agência 10x, é atribuir pontos para cada interação realiza por um lead. Ou seja, pessoas que abriram um e-mail, clicaram ganhavam uma pontuação.

Nesse sentido, Fábio fez uma lista com pessoas que possuiam uma pontuação mínima de 130. Assim, quem tinha mais de 130 pontos passou a ser classificados como um lead engajado, ou seja, em todas as tentativas de nutrição e contato, existia algum tipo de interação, com altas taxa de abertura e clique.

A lógica de entregabilidade de e-mails passou a ser: primeiro realizar um envio em massa para quem apresenta muito engajamento, pois a taxa de abertura é alta. Assim, quando os envios fossem feitos para quem apresenta menos interação, a chance do conteúdo da mensagem ser bem classificado e não cair no spam é mais alta.

Remarketing modo acelerado

E por fim, com o objetivo de acelerar o lançamento e aumentar a quantidade de impressões de anúncios relacionados à Agência 10x. No último dia de inscrição, foi aplicada a estratégia de remarketing acelerado, assim, mais pessoas teriam contato. Ou seja, era a última chance de compra, logo o resultado em relação às conversões foi super positiva.

Gostou de conhecer os bastidores do Agência 10x? Aproveite e confira também o episódio 114 – Inbound Marketing que Gera Vendas!