Você já deve ter ouvido falar que infoproduto é uma das novas (e maiores) oportunidades do mercado digital nesse momento, certo? Mas, por ainda ser algo recente, é comum que existam muitas dúvidas relacionadas ao tema.

É realmente possível ganhar dinheiro com esses produtos? Como produzí-los e divulgá-los na internet? Calma! Foi pensando em esclarecer todas as suas dúvidas que criamos este artigo. Acompanhe!

Infoprodutos

Afinal, o que é infoproduto?

Um infoproduto é todo tipo de conteúdo distribuído em formato digital na internet, de maneira gratuita ou paga. Esses materiais podem ser criados em diferentes formatos, como por exemplo:

  • curso on-line;
  • videoaula;
  • webinar;
  • e-book;
  • podcast;
  • videocast;
  • screencast;
  • audiobook.

O principal objetivo de distribuir esses conteúdos on-line é educar, resolver um problema ou facilitar a vida do seu público.

O crescente sucesso dos infoprodutos está justamente no fato de ser um produto digital, o que facilita o acesso pela audiência, tanto na hora de encontrar alternativas que atendem às dores, quanto no processo de compra e de uso. Afinal, conteúdos on-line podem ser acessados a qualquer hora, lugar e por um preço muito mais vantajoso.

Como criar seu infoproduto?

Criar um infoproduto de sucesso não é uma tarefa tão fácil assim, já que o nível de exigência dos consumidores de produtos digitais é mais elevado. Por essa razão, é imprescindível proporcionar conteúdos de alta qualidade para sua audiência.

Mas como criar um produto digital que supra as exigências do seus clientes? O primeiro passo é determinar o assunto que você irá abordar em seu infoproduto. É imprescindível que você domine o conteúdo! Em seguida, reflita sobre quais temas são interessantes para o público que deseja atingir.

Escolheu o assunto e já sabe quem será seu público-alvo? Hora de determinar o formato do produto. Quais das opções que citamos anteriormente é mais interessante para quem irá consumir seu conteúdo? Eles preferem assistir vídeos, ouvir podcast ou ler? Para saber isso, é importante conhecer bem quem será sua audiência. Usando da experiência e engajamento do expert (especialista), é possível até mesmo criar pesquisas nas redes sociais para entender melhor o público em potencial.

Público-alvo

O próximo passo é pesquisar na internet o que já foi produzido sobre o tema, o que teve uma boa popularidade e conseguiu agradar os internautas. Assim, você conseguirá entender quais características de um infoproduto são favoráveis e quais evitar quando for partir para a produção.

Agora que já reuniu informações importantes, é hora de passar para a produção. Pense em como criar algo único e com novas abordagens, diferente do que já está disponível na internet. Busque um diferencial para seu produto digital, que ganhe a preferência de sua audiência.

Para finalizar, capriche na apresentação e faça uma boa revisão em tudo o que foi feito, para garantir um resultado impecável. Este é o segredo para tornar seu infoproduto atraente e aumentar suas chances de ter sucesso.

Então, recapitulando, para criar seu infoproduto você precisa:

  • determinar o assunto que será abordado — um tema que você domine;
  • quem é o seu público-alvo;
  • qual será o formato do seu produto e o que irá entregar;
  • analisar a concorrência e o mercado em si;
  • produzir algo com qualidade, criatividade e que realmente supra uma dor da sua audiência.

Como divulgar um infoproduto na internet com estratégias de marketing digital

Você já viu como criar um infoproduto. Agora, outra etapa crucial depois da produção é a divulgação do seu material!

Antes de mais nada, você precisa hospedar seu infoproduto em algum ambiente na internet que, além de servir para hospedagem, também te ajude no gerenciamento, com um sistema de pagamento, entrega de produto e suporte aos seus compradores. Uma das maiores plataformas de infoprodutos do Brasil é a Hotmart.

Se a ideia é vender um curso on-line, por exemplo, procure por plataformas de ensino a distância. Há diversas opções gratuitas que permitem publicar conteúdos em diversos formatos diferentes.

Estratégias Digitais

Infoproduto pronto e hospedado? Então é hora do grande lançamento! Para isso, você deve criar estratégias de divulgação para atrair sua audiência. Listamos algumas técnicas de marketing digital que certamente irão te ajudar:

  • landing page: crie uma página de conversão para dar mais informações sobre seu produto e convencer seus clientes a comprarem o conteúdo. Ela será justamente o destino final de suas divulgações em outras plataformas, onde o internauta irá fechar a compra;
  • redes sociais: faça postagens no feed e nos stories das redes sociais onde seu público-alvo está presente contando sobre a novidade. Vale, ainda, recorrer aos anúncios pagos para ter um alcance maior;
  • e-mail marketing: além de divulgar, você ainda pode convidar seus leitores a realizarem uma ação, como assistir um vídeo de explicação sobre seu infoproduto ou mesmo para comprar o conteúdo;
  • divulgação em seu site: se você ainda não tem, é importante ter um site próprio! Fale sobre o produto por lá e crie banners para divulgá-lo.

É realmente possível ganhar dinheiro com infoprodutos?

Sem dúvidas, essa é uma das principais perguntas de quem quer vender infoprodutos na internet. A boa notícia é que é possível ganhar dinheiro com suas criações digitais. Entretanto, é uma tarefa um pouco trabalhosa, pois exige pesquisa, planejamento e a produção do conteúdo em si, além de dedicação e paciência.

Se você criar algo de alta qualidade, que realmente ajude a suprir uma dor do público-alvo, investir em estratégias de marketing para divulgar seu projeto e tiver paciência para aguardar os efeitos das suas ações, será muito mais fácil ter sucesso com suas produções.

O mais interessante é que, por ser digital, você conseguirá um alcance muito maior do que os produtos educativos presenciais. Além disso, os ganhos são escaláveis, pois é possível vender para um número ilimitado de pessoas. Fora que você só precisará produzir o conteúdo uma vez (é possível, posteriormente, fazer pequenas atualizações no produto, com vídeos extras, por exemplo), depois é só focar na divulgação. O marketing digital será seu maior aliado nesse mercado!

Gostou de saber mais sobre infoproduto? Se precisar de ajuda para tirar seus planos do papel e criar um produto digital de sucesso, saiba que a Mestre também é uma Agência de Lançamentos! Conte conosco para alavancar seus resultados.