Se você possui um produto digital, como curso ou e-book, provavelmente, já ouviu falar da técnica de lançamento. Essa estratégia nasceu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil com o Érico Rocha.

Grande parte das empresas e marcas que estão usando a estratégia estão tendo ótimos resultados. Então, vale a pena entender como ela é feita e por que traz tanto retorno. Veja só!

Lançamento, Você Sabe o Que é? — Aprenda Tudo Sobre Essa Técnica

Afinal, o que é lançamento?

O lançamento é uma sequência de passos que você pode seguir para colocar um produto no mercado. Em vez de simplesmente anunciar que a partir de determinado dia haverá um curso, por exemplo, você utiliza técnicas para aumentar a curiosidade do público e fazer com que ele se interesse pelo o que será lançado.

O método funciona para diversos nichos e personas, embora haja algumas particularidades em cada caso. Seja para vender um curso, consultoria, e-book ou outro infoproduto, o lançamento é uma estratégia válida que pode trazer muitos resultados.

Por que o lançamento funciona?

A técnica de lançamento funciona porque foca em gatilhos mentais, fazendo com que o público perceba a necessidade que possui e como o produto pode ajudá-lo.

Muitas vezes, as pessoas têm alguma dificuldade, sem perceber. Por exemplo: imagine que alguém não consiga aprender inglês e até tenha desistido de aprender.

Um professor pode mostrar para esse indivíduo que o problema não é ele, mas, sim, os métodos que utilizou. A partir da trilha de lançamento, é possível educar o público para mostrar como determinado curso é diferente e por que é importante comprá-lo.

Além de focar na dor e nas expectativas do público-alvo, o lançamento também pode se concentra em outras formas de persuasão, como escassez, oportunidade, amostra e muito mais.

Como é feito o lançamento na prática?

Como já mencionado anteriormente, o lançamento é composto por etapas. Saiba quais são elas e quais ações fazem parte de cada uma:

Pré-pré lançamento — a fase da isca

Durante o pré-pré lançamento, o objetivo é obter o e-mail do público, para onde será direcionada a comunicação depois. Para isso, é necessário oferecer uma isca, ou seja, algo que desperte o interesse da sua audiência.

A isca pode ser um artigo, vídeo, planilha ou outro material que possa chamar a atenção das pessoas. No caso do curso de inglês, por exemplo, você pode disponibilizar uma lista das gírias mais comuns do idioma para quem cadastrar o e-mail.

Pré lançamento — a saída da indecisão

Nessa fase, o importante é fazer com que o lead saia da indecisão e perceba que precisa aproveitar a oportunidade oferecida. Para atingir esse objetivo, a empresa pode mostrar que tem algo que pode beneficiar o público, que é algo específico para ele e apresentar uma amostra desse produto.

É nessa etapa que ocorre a divulgação dos CPLs (Conteúdos de Pré Lançamento), inclusive com compra de tráfego e posts nas redes sociais. Esses materiais servem para dar um “gostinho” ao lead, fazendo com que ele perceba que poderá ter muito mais caso compre o produto.

Lançamento, Você Sabe o Que é? — Aprenda Tudo Sobre Essa Técnica

Lançamento — venda

A fase de lançamento é quando acontece a venda de fato e a empresa apresenta o produto, as características e a garantia. Uma estratégia para despertar ainda mais o interesse nessa etapa é oferecer uma oferta para quem comprar nas primeiras horas.

Em geral, essa etapa só dura alguns dias — o que faz com que cause o senso de urgência no público. Afinal, se o produto pudesse ser comprado a qualquer momento, as chances de ele comprar em determinada época seriam pequenas.

Conclusão

Muitas pessoas não acreditam na estratégia de lançamento, mas, certamente, é porque não tentaram do jeito certo. Da mesma forma que existem maus advogados e engenheiros, por exemplo, há profissionais que não sabem como aplicar as técnicas para lançar um produto.

Porém, aqueles que sabem estão trazendo muitos benefícios para os clientes. Quer entender melhor como a técnica funciona? Então, entre em contato com a Agência Mestre!

Veja também os tipos de lançamentos, entenda mais sobre o lançamento semente e o interno.