O avanço da tecnologia e a popularização da internet fez com que surgissem novas maneiras de atrair e fidelizar clientes. Porém, diferentemente do que muitos pensam, o marketing digital não nasceu nos anos 2000 — foi em 1960, com popularidade nos anos 1990.

O comportamento do consumidor vem se moldando a cada ano e, com isso, é importante que as marcas se atendem às principais tendências do momento para saber como impactar seu público-alvo. Mas o que esperar para 2020?

Acompanhe no artigo o que pode ser essencial para a comunicação do seu negócio!

As principais tendências para 2020

É fato que o marketing digital colocou o poder de escolha na mão dos consumidores. Eles são os que decidem o que querem consumir, quando e por qual canal.

Antigamente, não era assim. Com o surgimento da televisão, o consumidor não tinha escolha e assistia quase todas as propagandas programadas para o intervalo comercial.

Além disso, outras mídias off-line, como outdoors e banners, por exemplo, são ainda bastante populares para atender o público de massa. Agora, se deseja segmentar corretamente o seu, não deixe de conhecer as principais tendências para 2020:

1. Instagram Stories

A popularidade do Instagram é inegável. Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostrou que, em 2019, um a cada quatro entrevistados consideraram a rede social como a sua favorita além de ser a segunda no ranking de preferência — atrás apenas do Facebook.

Entre a funcionalidade mais acessada, os stories são a sensação do momento, tanto que 77% dos entrevistados assistem diariamente.

Muito mais do que mostrar o dia a dia ou o que está fazendo. O stories chegou para revolucionar a maneira de atração e retenção de clientes. Portanto, o que era uma interatividade entre amigos, hoje, é um canal de vendas.

As contas com mais de 10 mil seguidores conseguem adicionar links externos direcionando o usuário a algum lugar. Por exemplo, suponhamos que o perfil comercial da sua marca tenha essa quantidade de seguidores. Você cria um story falando sobre determinado produto e adiciona o link para que seus visitantes acessem-o diretamente no site. Entendeu?

É uma ótima tática de vendas que está em alta desde o final de 2018. Inclusive, 40% dos entrevistados pela Opinion Box, disseram que se sentem muito influenciados à compra quando assistem esses vídeos.

2. Periscope

O Periscope é uma nova plataforma de streaming bem fácil de usar. Aliás, não tão recente assim. Já faz alguns anos que o Twitter lançou o aplicativo gratuito para iOS e Android.

Ele permite que você faça vídeos ao vivo e que ficam disponíveis, posteriormente, por 24 horas. A ideia é fazer uma interação entre usuário e visitante.

Muitas marcas têm usado para responder dúvidas de clientes ou para apresentar funcionalidades de produtos e serviços.

Outra coisa legal do aplicativo é a sua integração com o Twitter. Caso tenha um perfil nessa rede, assim que fizer o login no Periscope, a plataforma verifica quais dos seus contatos também usam e apresenta uma listagem dos vídeos mais recentes. Bacana, né?

O Periscope é uma das principais tendências para atração de clientes e vendas em 2020. Aproveite este artigo para fazer a sua conta!

3. Podcast

O ano do Podcast foi 2019, sem dúvidas! Tudo indica que a expansão continuará como uma das principais tendências em 2020.

Porém, empresas que desejam implementar como uma maneira de interação entre seu público, devem ter conhecimento que qualidade para essa plataforma é tudo. O áudio, a edição e o conteúdo são os fatores que influenciam alguém a escolher ouvir um programa.

O legal da plataforma é que ela é uma mídia de acompanhamento. Ou seja, é como se fosse um programa de rádio que acompanha as pessoas onde quer que elas estejam. Em um mundo com pessoas cada vez mais aceleradas, o consumo do Podcast está garantido!

4. Pinterest

O Pinterest é uma rede social bastante popular entre pessoas que procuram por moda, arquitetura, design de interiores e outros.

Não é um lugar onde o usuário posta sobre coisas momentâneas e passadas. Mas, sim, uma rede de compartilhamento de ideias.

Várias marcas já adotaram como uma das principais tendências do momento e usam para agregar experiência visual para os clientes.

Segundo a Slyce Inc. — empresa de reconhecimento visual de pesquisa —, o Pinterest aumenta as visualizações de um determinado produto em 48%, sendo a taxa de duração no site 58%.

Lembrando que não precisa ser necessariamente um e-commerce para buscar interatividade visual com o público. Arrisque-se nessa nova tendência!

O importante do marketing digital é testar. Teste em qual canal é possível encontrar os seus clientes e converta todos eles — com conteúdo interessantes — em vendas.

Gostou do artigo? Mais como esse, você encontra no blog da Mestre. Até a próxima!