Podcasts

Se você é antenado no mundo tecnológico, provavelmente já ouviu alguém falando sobre podcasts. Talvez, você já saiba mesmo o que é podcast, mas talvez, o que não saiba ainda é que você também pode criar um podcast para promover-se, criando uma autoridade em algum nicho de mercado ou simplesmente para potencializar o seu negócio. Aliás, fazer podcasts pode ser uma excelente maneira de tornar conhecida ou fortalecer ainda mais sua marca no mercado.

Muitos sites que hoje são um verdadeiro sucesso, conseguiram atrair ainda mais fãs, através de seus podcasts de qualidade. Aqui mesmo, na Agência Mestre, quando ainda éramos Mestre SEO, chegamos a gravar mais de 50 podcasts que falavam sobre SEO, links patrocinados, social media e afins. Caso queira conhecer esse material, basta acessar a categoria do MestreCast aqui no blog.

Os conteúdos disponíveis na WEB, abordam uma infinidade de temas, e você pode até aprender muito com eles. Há podcasts voltados para história, economia, educação, storytelling e até comédia. Com certeza você vai encontrar um que goste, ainda mais agora que o Google indica vários resultados para esse formato específico.

O melhor de tudo é que há diversos aplicativos e agregadores de conteúdo dos quais você pode encontrar podcasts, seja no smartphone ou computador. Se por outro lado, você é produtor de conteúdo ou já tem um podcast, vai poder aproveitar essa atualização mais ainda.

O Que é Podcast?

Mas, afinal de contas o que é podcast? Podcast nada mais é do que um modelo de conteúdo compartilhado em formato de áudio, o qual na maioria das vezes é gravado em formato MP3. O arquivo pode ser compartilhado para download ou para ser ouvido em um player no próprio navegador web do usuário.

Não existe uma regra geral para se gravar um podcast, uma vez que a gravação pode ser feita apenas por uma pessoa ou com outros convidados, no estilo de uma mesa redonda, onde os participantes trocam ideias e compartilham informações sobre um determinado assunto.

Mesmo não sendo um termo conhecido pela grande massa, as pessoas têm buscado cada vez mais descobrir novos podcasts para ouvir. O interessante é que essas buscas são realizadas em diversos nichos de mercado. Utilizando a ferramenta Keyword Tool, percebemos a variedade:

Dentre outros temas, os internautas buscam podcasts sobre livros, história, filosofia, psicologia, política, investimentos, economia, cinema, empreendedorismo, música, educação infantil, futebol, astronomia, musculação, viagens, etc. Ou seja, tem espaço para todo mundo e para todos os nichos.

Por Que os Podcasts São tão Queridos?

O podcast é um dos formatos de conteúdo mais práticos de ser “consumido”. A pessoa pode ouvir os áudios na academia, fazendo uma caminhada ao ar livre, no carro, no transporte coletivo ou simplesmente deitado no sofá. Além disso, existem muitos podcasts que transmitem um conteúdo educacional de qualidade.

Segundo o estudo Áudio Digital Brasil, de 2018, 59% das pessoas que foram entrevistadas escutam algum tipo de conteúdo em áudio digital todos os dias. Por este motivo, espera-se que cada vez mais pessoas descubram e acompanhem podcasts no Brasil, o que se configura uma grande oportunidade para quem quer investir neste formato.

Por isso, produtores de conteúdo devem ficar atentos e agregar esta estratégia em seus esforços de marketing, isso porque além de podcasts no resultado do Google, será possível escutá-los instantaneamente por meio da plataforma.

No nicho de idiomas, por exemplo, é muito comum as pessoas ouvirem podcasts para aprenderem mais sobre uma nova língua. Nesse caso, os áudios ajudam a pessoa a se familiarizar com as palavras e com a pronúncia.

Como Fazer um Podcast?

Como citamos mais acima, você pode fazer um podcast sozinho ou em conjunto com outras pessoas. No MestreCast, costumávamos trabalhar com o modelo de dupla ou trio, no qual as pessoas discutiam acerca de um tema. Outra ideia que você pode utilizar, é pedir para que sua audiência lhe envie dúvidas e perguntas sobre um assunto qualquer e no meio do episódio você pode responder às questões ou, dependendo da quantidade de perguntas, destinar um episódio apenas para perguntas e respostas.

É muito importante fazer uma pauta sobre os tópicos que você pretende abordar no episódio, para não se perder no assunto e não esquecer de mencionar nada que possa ser importante para sua audiência. Caso você faça o podcast sozinho, o ideal é escrever antes, todo o texto que pretende falar na hora que estiver gravando.

Não existe uma regra que determine a duração mínima ou máxima de um podcast. No entanto, podcasts muito longos, com mais de uma hora de duração, tendem a ser mais cansativos e acabam não sendo escutados por completo.

Ferramentas Para Fazer Podcast

O equipamento necessário para gravar um podcast é bem simples. Você precisará de um computador, um microfone e um software de gravação. Para gravar e editar seu podcast, recomendamos que você utilize a ferramenta Audacity ou o Ardour.

Uma vez que seu áudio já esteja gravado e editado, você poderá utilizar o serviço do site PodBean, que é um host internacional utilizado por muitas pessoas ao redor do mundo, para hospedar seu podcast. Se preferir, também poderá hospedar o arquivo MP3 em um diretório do seu próprio site.

Podbean

Possibilidades com Podcasts

Dependendo do assunto abordado no episódio, uma estratégia interessante é você convidar o ouvinte para acessar seu site e conferir mais informações nele. Dessa forma, você já estará trazendo mais visitantes para sua página, e nela as pessoas terão contato com os serviços ou produtos que você trabalha, poderão se inscrever em sua lista de e-mail e realizar outras ações do seu interesse.

No fim das contas, o podcast poderá ser uma importante porta de entrada para que novas pessoas conheçam o trabalho que você realiza. Por isso, não se preocupe em ter tudo perfeito para começar, pois até mesmo porque grande parte dos melhores podcasts da internet começaram com um episódio “piloto”.

Podcasts nos Resultados do Google

Se você é produtor de conteúdo deve estar se perguntando como adaptar para podcasts nos resultados do Google. Naturalmente, a partir de agora, a preocupação dos criadores se voltará para o rankeamento do podcast na SERP. É importante ressaltar que os conteúdos não poderão perder a sua originalidade. O Google já é mestre em práticas de keyword stuffing, ou seja, a utilização de palavras-chave com o mero objetivo de rankear.

É imprescindível pensar além e, assim, melhorar a experiência de pesquisa do usuário e oferecer conteúdo de qualidade, veja:

1. Tenha um Conteúdo de Qualidade

Para que podcasts apareçam nos resultados do Google, a palavra-chave é “qualidade”. A ferramenta sempre vai priorizar o usuário, por isso, faz com que ele encontre resultados que atendam às suas expectativas.

Por isso, procure produzir um conteúdo que resolva determinado problema para o seu público-alvo ou persona. Quanto mais completo e alinhado com os objetivos do usuário, mais audiência vai atrair e, consequentemente, melhor será o rankeamento.

2. Construa Autoridade Para Sua Marca

Autoridade tem muito a ver com a sua reputação anterior como produtor de conteúdo, ou seja, a força de seu site e como você divulga o seu podcast na WEB. Por isso, unir a disseminação dos episódios com um trabalho de SEO no site é essencial.

Além disso, uma dica de ouro para que seus conteúdos sejam indexados no Google automaticamente é possuir um Feed RSS, um recurso de propagação de conteúdos em tempo real para organizar as atualizações de um site ou blog.

3. Conquiste Mais Ouvintes

Para ter mais relevância é preciso conquistar mais ouvintes! Por isso, divulgue o seu podcast, trabalhe com a transcrição de seus materiais e tenha presença em aplicativos agregadores de conteúdo, que atualmente é o que os ouvintes mais utilizam para acompanhar os podcasts.

Percebeu que todas as dicas estão interligadas? Todas te ajudam a crescer na WEB!

Bônus Gratuito

Produzir um podcast é apenas uma das formas de criar um material de qualidade para conquistar uma audiência maior e trazer mais clientes para o seu negócio. Se você quiser aprender a criar outros tipos de materiais ricos, convido você a baixar o e-book “Como Produzir Materiais Ricos” que disponibilizamos gratuitamente. Basta clicar no banner abaixo:

aprenda-a-produzir-materiais-ricos