Olá pessoal? Sejam bem-vindos a mais um episódio do Mestre TV! Já parou para pensar que com o advento da internet, hoje é muito fácil criar conteúdos em vídeo dentro de casa? Você pode até mesmo transmitir conteúdos ao vivo, que são chamados de webinar, ou webinário, ou simplesmente uma live!

Conheça mais sobre este formato e como ele pode beneficiar o seu negócio!

O que é um webinar?

Há vários nomes diferentes, e atualmente, fazer um webinar em tempo real está cada vez mais simples. Afinal, é uma forma de transmitir conteúdos ao vivo por meio de plataformas.

Hoje, na palma da mão, se você pegar o seu celular e acessar o Instagram, Facebook, Youtube ou Twitter, pode fazer uma transmissão ao vivo para toda a sua audiência. Foi desta forma que o webinar passou de um formato muito profissional, para algo que qualquer pessoa pode fazer.

Como usar no seu negócio?

Os primeiros pontos a se prestar atenção para aprender a usar no seu negócio é a linha do “ao vivo” mais o “conteúdo”. É preciso que você entregue isso para as pessoas.

Pois, afinal, qual é o grande benefício de transmitir ao vivo? É a interação com o público! Essa é a proposta de uma transmissão ao vivo, ouvir o público e muitas vezes customizar o conteúdo em tempo real. Isso acontece na troca de ideias, momento de abertura para dúvidas ou de escolha do que as pessoas desejam saber nos próximos minutos.

Então, toda vez que pensar em fazer uma live, lembre-se: é preciso gerar interação ao vivo e entregar um conteúdo de valor. Se você não fizer isso e ignorar as pessoas que estão ali te assistindo, provavelmente o seu webinar não alcançará os objetivos desejados.

Por outro lado, se você praticar esses dois aspectos e der atenção às pessoas, com certeza vai conseguir atrair ainda mais público para as próximas lives que você realizar. Afinal, as pessoas querem ser reconhecidas e ouvidas, principalmente na interação com um profissional ou influencer.

Plataformas para webinários mais conhecidas

Agora que você já sabe o que deve oferecer em um webinar, chegou a hora de conhecer mais sobre as plataformas mais utilizadas.

No Brasil os meios mais empregados para fazer lives são o Instagram e o YouTube. Uma empresa pode ter um canal ou perfil e simplesmente marcar um horário e avisar aos seus seguidores quando ficará ao vivo.

Quais os prós e contras destas plataformas? O primeiro ponto é que você fica limitado aos recursos daquela rede social. Ao mesmo tempo, você se beneficia da exposição que adquire nestes meios.

Afinal, como as pessoas já são seguidores, é mais fácil abrir a conta e assistir o webinar. Ou seja, o usuário não precisa de um cadastro específico.

Outro lado positivo é que estas plataformas são gratuitas. Porém, pecam na moderação e controle dos recursos de câmera. Se você deseja algo mais profissional, dificilmente você consegue no Instagram. Já no Youtube isso é possível, mas você vai precisar se aliar a ferramentas pagas para ter este efeito.

Outro ponto é que a live é aberta à toda a audiência, não é possível selecionar o público, abrir inscrições ou encaminhar um link personalizado. No YouTube o vídeo pode até ficar no modo privado, porém, quem tiver o link poderá acessar o webinar sem restrições.

Ferramentas pagas para lives

Se você deseja um controle maior sobre a live, também pode usar ferramentas pagas. Alguns exemplos são o Zoom, 99webinar e o WebinarJam.

Algumas dicas de uso para você: normalmente, o 99webinar e o WebinarJam são utilizados para quem deseja fazer uma venda junto com o conteúdo.

Se esse é o seu plano, estas duas ferramentas vão te ajudar mais. E por quê? Pelo motivo de que oferecem um controle maior das funcionalidades em que é possível fazer ofertas ao vivo e mostrar a quantidade de pessoas que já comprou, por exemplo.

Já no Zoom, há um espaço reservado para transmissão de webinar que te oferece todo o controle. Então, você pode limitar quem participa por senha, por e-mail, registro do usuário, e até cobrar um valor para a participação.

É possível fazer nestas três ferramentas uma moderação de comentários muito profissional e também salvar a live gravada depois.

Como utilizar o webinário na sua estratégia?

Normalmente o webinar em sua estratégia serve para dois objetivos: atrair mais possíveis clientes ou para engajar mais seu público.

Então, você pode divulgar conteúdos que vão atrair mais prospects para seu negócio por meio de um conteúdo de valor. Aqui na Agência Mestre, por exemplo, fazemos várias lives sobre temas de marketing digital.

Também pode fazer webinários para quem já é o seu público. A RD Station faz isso muito bem com demonstrações de como usar o software, por exemplo.

Desta forma, pense bem em seus objetivos. Querendo ou não, a sua audiência vai gostar e demandar isso de você ou de seus concorrentes. Quem fazer primeiro vai sair ganhando!

E se você está começando agora a dica é fazer lives para seus clientes, para fidelizá-los ainda mais. O retorno dessa ação vai ser muito interessante para você ao longo do tempo.

Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários. E para mais conteúdos sobre marketing digital, continue acompanhando o blog da Agência Mestre!