O recurso Close Friends do Instagram está no ar desde 2018 e já conquistou grande parte dos usuários da rede social. O que muitas empresas ainda não conhecem é a possibilidade de utilizar essa ferramenta como uma estratégia de Marketing Digital para promover o seu negócio.

Mesmo que seu uso no meio corporativo ainda esteja um pouco tímido, essa categorização de seguidores tem capacidade de trazer inúmeras vantagens às empresas de diferentes segmentos. Continue a leitura e saiba como utilizá-la!

As funcionalidades do recurso Close Friends do Instagram

Criado como uma forma de limitar o alcance dos Stories, o Close Friends ou “Melhores Amigos” do Instagram é utilizado para destinar publicações a um grupo específico de pessoas.

A ferramenta é totalmente personalizada, ou seja, é possível escolher os usuários que integrarão essa lista e terão acesso aos conteúdos exclusivos postados por você.

Mas, para adicionar o recurso às suas estratégias de Marketing Digital de modo que proporcione efeitos positivos, é preciso compreender como usufruir desse método de comunicação.

Segmente seu conteúdo

Como os clientes têm perfis distintos, uma das formas de utilizar o Close Friends é para a segmentação de conteúdo. Por exemplo, você pode criar uma lista de melhores amigos com os clientes que possuem interesses em comum e criar uma comunicação personalizada para esse público-alvo.

Como a lista pode ser administrada, é possível mudar sua estratégia de tempos em tempos para atender a todos os seus seguidores. Desta forma, as suas investidas de Marketing podem ser mais assertivas.

Relacione-se com seus clientes

O recurso também é uma maneira de estreitar laços com seus clientes, principalmente devido ao fato da comunicação estar mais direcionada, o que aumenta as chances de interação.

Os feedbacks dos usuários são fundamentais para que a marca consiga evoluir cada vez mais. Por isso, a dica é aproveitar essa aproximação com o cliente para usar o Instagram como um canal de perguntas e respostas.

Nesse caso, você pode intercalar entre os conteúdos algumas solicitações de feedbacks para entender o que os seguidores estão achando dos produtos ou serviços oferecidos por você. A grande vantagem é obter retornos construtivos dos pontos positivos e dos que necessitam de alguma alteração.

Promova sua marca

Uma boa estratégia para a lista de Melhores Amigos do Instagram é a promoção da sua marca. Assim, o cliente poderá conhecer mais sobre a empresa de forma dinâmica e interativa.

Nos Stories, você pode compartilhar informações institucionais, mostrar os benefícios dos produtos ou serviços ofertados por você, os seus diferenciais e até mesmo filmar os bastidores de seu negócio. Você pode, por exemplo, apresentar como os produtos são fabricados, quem são os profissionais responsáveis pela criação, entre outras curiosidades.

Entretanto, não deixe de buscar o compartilhamento de conteúdos relevantes, úteis e interessantes para seus seguidores. Somente desta forma você poderá tornar-se uma autoridade no ramo em que atua e ser visto como uma referência no assunto.

Ofereça serviços exclusivos

O espaço também pode ser utilizado para oferecer conteúdos e serviços exclusivos, como informações interessantes, novidades em primeira mão antes da divulgação ao público geral e promoções divulgadas somente para os integrantes da lista de melhores amigos.

Assim, esse público se sentirá especial e valorizado por você, o que soma pontos para sua marca.

Vantagens de utilizar os Melhores Amigos do Instagram

Devido às diversas aplicações para o Marketing Digital, a utilização dessa abertura para uma comunicação direcionada e exclusiva pode beneficiar seu negócio de diversas formas, como:

  • estreitamento de laços com clientes;
  • maiores chances de fidelização;
  • aumento do sentimento de valorização por parte dos consumidores;
  • comunicação e estratégias de marketing mais assertivas;
  • possibilidade de coletar feedbacks sinceros e construtivos;
  • melhora na percepção da empresa quanto aos conteúdos que tem mais engajamento;
  • contribuição para aumentar o posicionamento da marca no mercado.

Entretanto, vale ressaltar que, para conseguir alcançar todos esses benefícios, a empresa deve fazer um bom uso do recurso. Isso significa que é imprescindível oferecer conteúdos que vão além das pautas tradicionais apresentadas nas outras redes sociais e que podem ser acessadas pelo público geral.

Portanto, o que determinará o sucesso dessa estratégia é a exclusividade e a qualidade do conteúdo. Desta forma, seus clientes terão interesse em fazer parte da sua lista de melhores amigos, enquanto quem já está nela sentirá que vale a pena usufruir desse meio de comunicação.

Gostou de descobrir como o recurso Close Friends do Instagram pode ser utilizado como uma estratégia de Marketing Digital? Para mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar o blog da Mestre!