Lançamentos

Tipos de Lançamento: Guia Completo Sobre Lançamento de Infoprodutos

Por Isabela Guiaro

Se você tem a intenção de lançar um novo infoproduto, entenda como funcionam os tipos de lançamento e avalie qual é mais apropriado para o seu caso!

Isabela Guiaro

Se você pretende divulgar o seu infoproduto na internet, é essencial saber quais são os tipos de lançamento que existem. Assim, você poderá entender qual é mais apropriado para o seu público e etapa do projeto.

Tipos de Lançamento

Aqui neste artigo você irá aprender sobre:

  • como surgiu a fórmula de lançamento?
  • qual lançamento fazer?
  • quais são os tipos de lançamento?

Continue lendo e aprenda os tipos de lançamentos que você pode utilizar para divulgar o seu infoproduto!

Como surgiu a Fórmula de Lançamento?

Desenvolvida em meados dos anos noventa pelo Jeff Walker, o launch formula transformou o marketing digital tornando-se uma das maiores referências do ramo em todo o mundo. Trazendo a oportunidade dos marketeiros entenderem como aumentar suas receitas por meio do lançamento de produtos digitais, de modo que o público fique na expectativa de adquiri-los o mais rápido possível.

Aqui no Brasil, quem trouxe o método foi Erico Rocha chamando-o de Fórmula de Lançamento.

Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre o Lançamento de Infoprodutos e os modelos de negócios para agências!

 

Quais são os tipos de lançamento?

O Fórmula de Lançamento traz uma metodologia inovadora para aqueles que desejam lançar algum infoproduto de forma organizada e, ao mesmo tempo, captando leads qualificados para comprarem a oferta.

Porém, nem todos são iguais e funcionam da mesma forma. Existem vários tipos de lançamento, cada um com uma estratégia adaptada para obter mais sucesso de acordo com o contexto. Veja a seguir quais são eles:

1. Lançamento semente

Essa etapa acontece quando o produto ainda não está finalizado. É feita uma pesquisa de análise prévia para entender o comportamento dos consumidores, ajustar a persona para quem será destinado e testar o quanto as pessoas estão receptivas para uma oferta.

É nessa etapa que o infoprodutor começa a criar uma conexão com público-alvo. Depois de entender o mercado, compreender as expectativas do público e construir uma lista de leads – ou até clientes – é que começa o investimento no produto de fato.

Lançamento, Você Sabe o Que é? — Aprenda Tudo Sobre Essa Técnica

O lançamento semente leva esse nome porque funciona da mesma forma que a seguinte metáfora: uma semente ainda não é o que tem potencial de ser, mas ela começa a germinar e, mais para frente, trará os resultados. Ou seja, a ideia é plantada na mente do público para que, depois, eles possam adquirir o infoproduto quando ele estiver finalizado.

Ele ainda traz grandes vantagens sobre os outros tipos de lançamento. São elas:

  • começar a monetizar antes da criação do produto;
  • reduzir o risco de lançar um produto que pode não gerar os resultados esperados;
  • criar uma lista de contatos;
  • engajar com o público;
  • construir a reputação do especialista sobre o assunto.

Apesar de manter o público engajado até o dia da abertura do carrinho não ser algo fácil, o infoprodutor entende melhor o seu cliente quando ele passa por esta etapa.

2. Lançamento interno

Entre os outros tipos de lançamento, esse é considerado um dos que trazem melhor retorno. Como o próprio nome sugere, o lançamento interno é feito com foco na própria base de leads. 

Considerando que o público já conhece o especialista, uma grande vantagem é que os seguidores já são engajados e reconhecem a sua autoridade. Ou seja, essa modalidade traz uma validação sobre essa reputação e aproxima ainda mais a relação entre eles e o dono do infoproduto. 

Ele possui as seguintes etapas:

  • pré-pré lançamento: interação com o público, convidando-o a participar de um grande evento que irá acontecer, e recolhimento de provas sociais;
  • pré-lançamento: criação de três vídeos (CPLs) que despertam o interesse dos seguidores, usando gatilhos, mostrando soluções das dores desse público e fazendo a oferta do infoproduto;
  • lançamento: quando são abertas as inscrições;
  • pós-lançamento: para aqueles que se inscreveram, é a parte na qual eles recebem o infoproduto.

Uma grande vantagem em relação aos demais tipos de lançamentos é ser uma espécie de base para realizar as outras etapas. Uma vez feito o interno, é possível reaproveitá-lo para as técnicas seguintes. 

Está em dúvida de quais tipos de lançamento deve escolher: por exemplo, será que seu negócio deveria fazer o semente ou o interno? Assista o vídeo abaixo para entender melhor!

3. Lançamento externo

Essa modalidade é perfeita para quem quer expandir o seu público e encontrar novos interessados em adquirir o infoproduto. O lançamento externo pode usar a base do interno, mas, dessa vez, faz uma construção da base de leads por meio de parcerias.

Usando técnicas do marketing de influência, funciona da seguinte forma: você entra em contato com pessoas influentes para que elas possam se tornar suas parceiras na divulgação do infoproduto em troca de uma comissão.

Tenha em mente que deve haver muito cuidado na seleção dessa pessoa, já que é preciso haver coerência de público. Essa parceria não pode parecer forçada ou não encaixar bem com o público desse influenciador. Então, é preciso fazer um estudo dos seguidores dos candidatos para avaliar se é compatível com o do seu produto.

Além disso, o seu retorno financeiro pode ser mais alto, porém, requer um investimento maior também.

4. Lançamento relâmpago

O que você pensa quando lê o termo “lançamento relâmpago”? Que será algo muito rápido, não é mesmo? 

É exatamente essa ideia que essa etapa quer passar para o público: de uma oportunidade única, imperdível, meteórica, que precisa ser aproveitada agora, senão não haverá como adquiri-la depois.

Lançamento Passariano

Um ponto essencial para a criação de um bom lançamento relâmpago é o uso dos gatilhos mentais, como o de escassez. Por ser algo de surpresa e, ao mesmo tempo, rápido, a copy produzida precisa ser muito bem pensada para atingir o público diretamente e de forma efetiva. Aqui, vale usar também um bom storytelling com um gancho para a oferta.

Ele possui as seguintes fases: 

  • pré-lançamento: envios de e-mails na semana anterior que possuam storytelling + gancho para a oferta;
  • lançamento: envios de quatro e-mails seguidos, um por dia, entre segunda e sexta-feira, fazendo conexão com a história contada no pré-lançamento.

Em geral, dura de quatro a sete dias, e é recomendável que você adicione alguma condição exclusiva a essa oferta para que a pessoa se sinta ainda mais atraída pela oportunidade.

5. Lançamento perpétuo

A premissa do lançamento perpétuo é a criação de um infoproduto que possa sempre ser relançado para novos leads que entrarem na sua base de e-mails. Por ser “atemporal”, ele pode ser sempre disponibilizado novamente, sem a necessidade da criação de novos materiais.

Ele é vantajoso não apenas por sua economia de tempo, mas também porque pode funcionar como um processo automatizado. É possível programar para que toda vez que uma pessoa nova se cadastre na sua lista, ela possa receber a oferta automaticamente. Bastante prático, não é mesmo?

Além disso, para fazer um lançamento perpétuo é necessário já ter realizado um lançamento interno de sucesso, com um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing certas.

6. Lançamento passariano

O lançamento passariano, na verdade, não é uma criação de Jeff Walker. A Fórmula de Lançamentos, quando chegou no Brasil, recebeu algumas adaptações e Luiz Passari criou uma metodologia diferente para conseguir aumentar suas vendas.

Fundador de um programa de aulas de japonês online, ele percebeu que havia uma lista de e-mails ativa e que era engajada, mas não havia comprado o curso. Então, decidiu realizar um novo lançamento focando apenas nessa base.

Assim, aqueles que haviam se interessado no infoproduto, mas não estavam prontos ou não tinham a disponibilidade de comprá-lo, agora poderão ter uma segunda oportunidade de converter.

7. Lançamento meteórico

Um dos tipos de lançamento que vem sendo muito utilizado é o Meteórico. Essa estratégia de venda de infoprodutos concentra-se em usar o canal de comunicação por grupos de WhatsApp para aplicar três importantes gatilhos mentais:

  • antecipação: divulgação de conteúdos que instiguem o público a ter interesse no produto que vai ser lançado;
  • escassez: ressaltar que são poucas vagas até um prazo determinado e que você não sabe quando haverá novas vendas depois disso;
  • pertencimento: fazer com que os leads se sintam parte de um grupo exclusivo.

O gerenciamento desse grupo é essencial, pois ele é o principal ponto de contato com o público. É onde a oferta será divulgada, portanto precisa ser moderado da forma correta. Deixe apenas os administradores com acesso para mandar mensagens, isso evita que os membros — audiência — fiquem enviando conteúdos irrelevantes.

Você pode trabalhar as fases de pré-lançamento e lançamento pelo WhatsApp, oferecer bônus e descontos exclusivos somente para quem está no grupo e criar uma conexão maior com a sua base de leads.

Caso os primeiros dias de vendas não sejam tão expressivos, é possível utilizar esse método para dar uma segunda chance a quem ainda não comprou o seu infoproduto.

Quais tipos de lançamento fazer?

São seis tipos de lançamento, cada um com suas peculiaridades. Então, como escolher qual é mais apropriado para o seu infoproduto e contratar uma agência de lançamentos?

A linha de raciocínio é a seguinte: se você ainda tem apenas a ideia, mas não começou a concepção do seu projeto, comece pelo lançamento semente. Assim, você já consegue informações de:

  • perfil do público alvo;
  • preferências;
  • uma base de e-mails;
  • e algum tipo de rentabilização.

Por outro lado, se já está tudo pronto, faça o interno, pois ele é a base para as demais modalidades. Caso avalie que ele é um sucesso e pode ser reaproveitado, então verifique quais das demais etapas faz mais sentido para você.

Gostou de conhecer os tipos de lançamento disponíveis para seu infoproduto? Se você é especialista em um assunto e quer vender um curso ou assessoria sobre o tema — independente de qual seja o nicho —, conte com a Agência Mestre para desenvolver a ideia e as etapas do seu lançamento!

LEIA MAIS

O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

Você sabe o que é Hotmart? Conheça essa plataforma de infoprodutos que vem ajudando milhares de brasileiros a ganhar dinheiro na internet e saiba como você também pode lucrar!

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Você sabia que você pode ganhar dinheiro com o seu site? Os programas de afiliados são a porta de entrada para quem deseja monetizar seu negócio. Saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?