Quem tem a intenção de lançar um infoproduto, mas não sabe exatamente o que, para quem, como e quando, pode contar com o lançamento semente. Assim como o nome sugere, ele serve para “plantar” uma ideia para que possa usufruir dela quando ela crescer.

Metáforas à parte, o post de hoje vai te mostrar:

  1. O que é lançamento semente;
  2. Como fazer o lançamento semente;
  3. Quando fazer um lançamento semente.

Continue lendo para aprender!

O que é lançamento semente?

Seguindo a Fórmula de Lançamento, criada por Jeff Walker, o lançamento semente trata-se da primeira etapa para lançar infoprodutos — que podem ser vários, mas, em geral, utiliza-se para cursos.

As principais vantagens de usar esse método são:

  • monetização: nessa primeira etapa é possível começar a financiar o seu projeto;
  • entender as necessidades do público: aqui, é importante começar a sentir o que as pessoas querem e estão dispostas a comprar — e o que não;
  • moldar as ideias: a partir da recepção do público, começar a dar formato para suas ideias para suprir essas necessidades identificadas;
  • criar autoridade: já nessa etapa, é possível mostrar ao público que o especialista em questão é uma autoridade no assunto;
  • base de contatos: construir uma lista de e-mails com pessoas que estejam interessadas.

Como funciona o lançamento semente?

O ponto de partida é criar uma lista de contatos. Você pode consegui-los com diversas técnicas de e-mail marketing, ou mesmo pedi-lo em troca de e-book, newsletter, entre outros. A partir de então, é preciso começar a cultivar um relacionamento com essas pessoas e se mostrar como um especialista, uma referência no meio.

Envie conteúdos que sejam de muita relevância para aumentar a taxa de abertura de e-mails. Por lá, comece a trabalhar uma estratégia relacionada ao seu infoproduto: mande textos sobre o tema e formulários para entender as dores. Assim, é possível começar a desenhar o projeto.

Com um público mais engajado, tente fazer um webinar ou uma live e convidar essa lista para assistir. Quanto maior a adesão, melhor estará funcionando a sua estratégia.

Quando fazer um lançamento semente?

Mas, afinal, quando fazer um lançamento semente? Bom, essa estratégia é válida para quem ainda não tem uma boa base de e-mails ou um projeto definido. Caso você já tenha bem claro o que quer, a melhor ideia é partir para o lançamento interno

Entre as modalidades, essa é uma das que mais trazem retorno. Ele conta com etapas prévias para gerar expectativa sobre um acontecimento e utiliza gatilhos mentais para fazer a oferta. Aqui, é quando os seus seguidores, de fato, compram o seu infoproduto.

Para que o seu curso, consultoria, treinamento dê certo, é importante contar com uma agência especializada nessas estratégias.

Agora que sabe o que é lançamento semente, continue lendo o blog da Mestre para aprender mais sobre os outros tipos de lançamento!