Quem tem a intenção de lançar um infoproduto, mas não sabe exatamente o que, para quem, como e quando, pode contar com o lançamento semente. Assim como o nome sugere, ele serve para “plantar” uma ideia para que possa usufruir dela quando ela crescer.
Metáforas à parte, o post de hoje vai te mostrar:
- O que é lançamento semente;
- Como fazer o lançamento semente;
- Quando fazer um lançamento semente.
Continue lendo para aprender!
O que é lançamento semente?
Seguindo a Fórmula de Lançamento, criada por Jeff Walker, o lançamento semente trata-se da primeira etapa para lançar infoprodutos — que podem ser vários, mas, em geral, utiliza-se para cursos.
As principais vantagens de usar esse método são:
- monetização: nessa primeira etapa é possível começar a financiar o seu projeto;
- entender as necessidades do público: aqui, é importante começar a sentir o que as pessoas querem e estão dispostas a comprar — e o que não;
- moldar as ideias: a partir da recepção do público, começar a dar formato para suas ideias para suprir essas necessidades identificadas;
- criar autoridade: já nessa etapa, é possível mostrar ao público que o especialista em questão é uma autoridade no assunto;
- base de contatos: construir uma lista de e-mails com pessoas que estejam interessadas.
Como funciona o lançamento semente?
O ponto de partida é criar uma lista de contatos. Você pode consegui-los com diversas técnicas de e-mail marketing, ou mesmo pedi-lo em troca de e-book, newsletter, entre outros. A partir de então, é preciso começar a cultivar um relacionamento com essas pessoas e se mostrar como um especialista, uma referência no meio.
Envie conteúdos que sejam de muita relevância para aumentar a taxa de abertura de e-mails. Por lá, comece a trabalhar uma estratégia relacionada ao seu infoproduto: mande textos sobre o tema e formulários para entender as dores. Assim, é possível começar a desenhar o projeto.
Com um público mais engajado, tente fazer um webinar ou uma live e convidar essa lista para assistir. Quanto maior a adesão, melhor estará funcionando a sua estratégia.
Quando fazer um lançamento semente?
Mas, afinal, quando fazer um lançamento semente? Bom, essa estratégia é válida para quem ainda não tem uma boa base de e-mails ou um projeto definido. Caso você já tenha bem claro o que quer, a melhor ideia é partir para o lançamento interno.
Entre as modalidades, essa é uma das que mais trazem retorno. Ele conta com etapas prévias para gerar expectativa sobre um acontecimento e utiliza gatilhos mentais para fazer a oferta. Aqui, é quando os seus seguidores, de fato, compram o seu infoproduto.
Para que o seu curso, consultoria, treinamento dê certo, é importante contar com uma agência especializada nessas estratégias.
Agora que sabe o que é lançamento semente, continue lendo o blog da Mestre para aprender mais sobre os outros tipos de lançamento!