Lançamento Semente — O Que É e Como Funciona!

Por Isabela Guiaro


Quem tem a intenção de lançar um infoproduto, mas não sabe exatamente o que, para quem, como e quando, pode contar com o lançamento semente. Assim como o nome sugere, ele serve para “plantar” uma ideia da qual podemos usufruir quando ela crescer.

Metáforas à parte, o post de hoje vai te mostrar:

  • o que é lançamento semente?;
  • quais as vantagens desse lançamento?;
  • como funciona o lançamento semente em 5 passos simples!;
  • quando fazer um lançamento semente?

Continue lendo para aprender!

O que é lançamento semente?

Seguindo a Fórmula de Lançamento, criada por Jeff Walker, o lançamento semente trata-se da primeira etapa para lançar infoprodutos — que podem ser vários, mas, em geral, utiliza-se para cursos. 

As principais vantagens de usar esse método são:

  • monetização: nessa primeira etapa é possível começar a financiar o seu projeto;
  • entender as necessidades do público: aqui, é importante começar a sentir o que as pessoas querem e estão dispostas a comprar ou não;
  • moldar as ideias: a partir da recepção do público, começar a dar formato para suas ideias para suprir essas necessidades identificadas;
  • criar autoridade: já nessa etapa, é possível mostrar ao público que o especialista em questão é uma autoridade no assunto;
  • base de contatos: construir uma lista de e-mails com pessoas que estejam interessadas.

Quais as vantagens do lançamento semente?

Para os profissionais e empresas que o adotam, esse tipo de lançamento traz alguns benefícios. Listamos as maiores vantagens abaixo, confira:

  • construção de uma lista eficiente de leads – ao realizar um lançamento semente, você aumenta a geração da sua base de leads e esses leads podem ser convertidos em oportunidades de negócios. Mesmo que não convertidos, eles podem ser nutridos com outros conteúdos para entrar na jornada de compra;
  • engajamento com o público – você verá que o engajamento é muito precioso nas etapas desse tipo de lançamento. Isso acontece porque a comunicação constante com o público gera auto identificação com as marcas, fortalecendo-a na memória do público por mais tempo;
  • ser visto como referência no mercado – o seu público começa a vê-lo como uma autoridade a partir do momento em que o seu negócio dita as regras e educa o mercado. Para isso acontecer é necessário entender bem as dores da audiência, para que eles o vejam como aquele que verdadeiramente entende do assunto.

Como funciona o lançamento semente em 5 passos simples!

O ponto de partida é criar uma lista de contatos. Você pode consegui-los com diversas técnicas de e-mail marketing, ou mesmo pedi-lo em troca de e-book, newsletter, entre outros. A partir de então, é preciso começar a cultivar um relacionamento com essas pessoas e se mostrar como um especialista, uma referência no meio.

Envie conteúdos que sejam de muita relevância para aumentar a taxa de abertura de e-mails. Por lá, comece a trabalhar uma estratégia relacionada ao seu infoproduto: mande textos sobre o tema e formulários para entender as dores. Assim, é possível começar a desenhar o projeto.

Com um público mais engajado, tente fazer um webinar ou uma live e convidar essa lista para assistir. Quanto maior a adesão, melhor estará funcionando a sua estratégia.

Resumidamente, os 5 passos que você deve seguir para realizar um lançamento semente, são:

1. Aquecimento de lista

É importante dar algo para a sua lista de contatos. Seja um material rico – e-book – ou algo mais simples como um artigo. Assim, você cria um relacionamento com eles.

2. Etapa de PPL – Pré Pré Lançamento

Aqui, você avisa que algo está vindo e que irá ocorrer. Logo, esses contatos da lista precisam estar atentos pois será um acontecimento, ou seja, todo o processo de lançamento, será de seu interesse.

Além disso, é nesse momento em que as copys dos seus anúncios precisam estar mais persuasivas do que nunca. Uma boa escrita convincente vai chamar atenção do seu público e fazê-lo ficar ansioso pelos próximos passos.

Nesse passo também ocorre o pedido por testemunho.

3. PL – Pré Lançamento

Use a tática de enviar três e-mails em sequência, fazendo a famosa “oferta irresistível” e garantindo ao leitor que ainda dá tempo de participar do seu lançamento.

4. Lançamento

É neste momento que você convida o público para o grande lançamento. É o momento mais importante e é necessário que todos os passos anteriores tenham acontecido para que o sucesso do lançamento em si seja atingido.

5. Análise de feedback ou pós lançamento

O objetivo do lançamento semente é obter as perspectivas do seu público e criar para ele, um produto ou serviço com base em seu feedback. Por isso, o último passo do lançamento é analisar o retorno referente a oferta lançada.

Quando fazer um lançamento semente?

Mas, afinal, quando fazer um lançamento semente? Bom, essa estratégia é válida para quem ainda não tem uma boa base de e-mails ou um projeto definido. Caso você já tenha bem claro o que quer, a melhor ideia é partir para o lançamento interno

Entre as modalidades, essa é uma das que mais trazem retorno. Ele conta com etapas prévias para gerar expectativa sobre um acontecimento e utiliza gatilhos mentais para fazer a oferta. Aqui, é quando os seus seguidores, de fato, compram o seu infoproduto.

Para que o seu curso, consultoria, treinamento dê certo, é importante contar com uma agência especializada em lançamentos.

Agora que sabe o que é lançamento semente, leia também sobre os tipos de lançamento e quando aplicar cada um deles!

LEIA MAIS
O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

Você sabe o que é Hotmart? Conheça essa plataforma de infoprodutos que vem ajudando milhares de brasileiros a ganhar dinheiro na internet e saiba como você também pode lucrar!

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Você sabia que você pode ganhar dinheiro com o seu site? Os programas de afiliados são a porta de entrada para quem deseja monetizar seu negócio. Saiba mais!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?