Marketing Digital

Fórmula de Lançamento: Potencialize Suas Vendas Com Essa Estratégia

Por Felipe Rosa

Confira aqui o que é a Fórmula de Lançamento e como essa poderosa estratégia de vendas pode te ajudar a alavancar seus resultados através da internet.

Felipe Rosa

Para entender o que é a Fórmula de Lançamento e como essa estratégia vem revolucionando o mercado digital, dê o play no vídeo abaixo e saiba mais!

Jeff Walker e Érico Rocha

A história da Fórmula de Lançamento começou nos Estados Unidos, quando o empreendedor brasileiro Érico Rocha conheceu o “Product Launch Formula”, criado por Jeff Walker e decidiu trazer tal produto para a língua portuguesa. O método criado por Jeff e adaptado por Érico Rocha, possibilita que qualquer pessoa potencialize suas vendas através de lançamentos.

O Que é a Fórmula de Lançamento?

A Fórmula de Lançamento é um verdadeiro guia, um passo a passo completo e online de como você pode lançar um produto ou serviço, através da internet. O curso mostra em detalhes o que deve ser feito, desde o início até o fim. Esse método já foi testado e aprovado por milhares de pessoas ao redor do mundo, nos mais diferentes nichos de mercado e certamente poderá funcionar para você também.

Por que a Fórmula de Lançamento Funciona?

A Fórmula de Lançamento trabalha basicamente com os conceitos de marketing digital e mostra na prática tudo que deve ser feito para você produzir e lançar um produto digital. O método ensina em detalhes as etapas para a criação de uma lista de e-mails e como você vai interagir com as pessoas dessa lista. Porém, saiba que não existe mágica! Para você ter os resultados esperados, precisará aplicar o método de maneira correta.

Como em todas as esferas de mercado, existem pessoas que fazem as coisas de maneira correta (profissionalmente), mas também os que fazem de qualquer jeito (amadores). Em resumo, se você aplicar a Fórmula de Lançamento de maneira profissional, terá resultados profissionais, se aplicar de qualquer jeito, terá resultados amadores.

A metodologia da Fórmula de Lançamento funciona, pois trabalha com diversos gatilhos mentais e estratégias de marketing que educam a audiência e despertam neles o interesse em adquirir um produto ou serviço. O ponto forte da Fórmula é que ela utiliza um método comprovado, uma sequência de ações que devem ser implementadas para se chegar no resultado esperado. Isso irá ajudá-lo(a) a estruturar todo seu negócio.

Obviamente, para ter um resultado expressivo, você precisa oferecer um produto/serviço que de fato gere valor para as pessoas que irão adquiri-lo. De nada adianta tentar empurrar um produto de baixa qualidade e que não traga nenhum benefício para as pessoas.

Funciona Para E-commerces?

Certamente, sim! É possível gerar muito mais resultados utilizando os conceitos do Fórmula no seu negócio. É muito comum conversarmos com os donos de e-commerce e ver que campanhas como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, são coisas que estão no seu radar, mas sequer sabem que isso é praticamente um “Lançamento”.

É um momento que você usa o gatilho mental de escassez para conseguir aumentar as vendas. Isso tudo usando muito o contato com a sua audiência por e-mail, mídias sociais e campanhas de mídia. Querendo ou não, o e-commerce é um dos que mais utiliza conceitos do Fórmula de Lançamento, mas com nomes diferentes!

Como Funciona Essa Estratégia de Vendas?

Érico Rocha nos mostra que existem 4 fases (passos) principais em uma estratégia de lançamento que faz uso da fórmula. No vídeo abaixo, nosso CEO, Fábio Ricotta, explicará as 3 principais fases dessa metodologia, clique e confira:

1. Pré pré-lançamento (PPL)

Mas afinal, o que é PPL? Essencialmente, nessa primeira fase, haverá um trabalho de conteúdo — podem ser vídeos, artigos, lives, entre outros —, somados à isca digital, de forma que você estimule a audiência a vir até sua empresa e a te reconhecer como uma autoridade do seu nicho. Isso serve para converter a pessoa, sendo que o único objetivo é obter o e-mail, gerar leads em troca do conteúdo, ou seja, nutrição em troca dos dados.

O objetivo do conteúdo pré-pré-lançamento é aumentar o interesse e a expectativa do público em torno do lançamento, e pode ser usado também como uma espécie de termômetro do lançamento, dessa maneira é possível compreender se o conteúdo está de acordo com o que as personas do lançamento desejam.

2. Pré-lançamento (PL)

Esta etapa tem como objetivo fazer o lead sair do estágio de indecisão. Nesse momento ele parte de um momento onde ele não sabe que precisa do seu produto e nem reconhece a oportunidade, para quando ele cria uma vontade de fechar negócio.

Essa etapa possui uma grande semelhança com o funil tradicional de Inbound Marketing, mas em um framework diferente. Nesse processo, as iscas digitais usadas são os vídeos chamados CPLs (conteúdo de pré-lançamento).

O que é CPL em Lançamento?

Um CPL é um Conteúdo de Pré-lançamento, ou seja, trata-se de uma isca digital gratuita, utilizada na Fórmula de Lançamento para atrair os potenciais clientes daquela oferta. Esses materiais, geralmente em formato de vídeo, são disponibilizados durante a fase de Pré-lançamento, pois são responsáveis por levar o lead do ponto A ao ponto B.

Exatamente por isso, esses materiais precisam conter uma copy persuasiva, um conteúdo rico e apresentar alguns gatilhos mentais que consigam convencer o lead de que aquele produto/serviço é a solução para os problemas dele.

Geralmente, são utilizados três CPLs durante o pré-lançamento, e o conteúdo desses materiais pode ser organizado da seguinte forma:

CPL 1 – Existe uma Oportunidade!

No primeiro CPL, o objetivo é mostrar para a base construída que existe uma oportunidade imperdível, algo totalmente inovador que eles precisam conhecer. Para isso, é preciso ter uma grande ideia por trás da oportunidade e o vídeo deve ser 100% de conteúdo, 0% vendedor.

Nesse primeiro momento, a empresa mostra para a base que existe uma transformação em algum aspecto de dor da persona, por exemplo, se foi identificado que a persona tem muita dificuldade em escalar as vendas, o objetivo do CPL 1 será mostrar que existe uma forma de fazer isso.

CPL 2 – A oportunidade é para você!

O objetivo do CPL 2 é mostrar que a aplicabilidade da promessa apresentada no CPL 1 é possível na realidade da persona. Ou seja, durante o primeiro CPL ela aprendeu que existia algo, mas agora ela aprende como aplicar para solucionar a dor dela.

Para provocar o sentimento de “eu também posso”, é importante mostrar que a transformação é “acessível”. Isto é: que ela pode ser alcançada pela persona e, quando possível, mostrar estudos e casos reais em que essa transformação realmente aconteceu.

Nesse caso, o objetivo é que o conteúdo seja 90% educativo, mas tenha 10% de intenção de vendas.

CPL 3 – A Amostra

O CPL 3 é o mais importante desse processo, pois ele propõe ao lead uma amostra do que ele terá contratando o serviço ou comprando o produto. Ou seja, o objetivo agora é ser 90% vendedor, mas utilizar 10% para agregar ainda mais valor ao conteúdo apresentado.

Afinal, para gerar no lead o desejo de aderir a oferta, é preciso apresentar um conteúdo poderoso, que deixe um “gostinho” do que a pessoa terá ao comprar. No CPL3 também é válido destruir possíveis objeções e, claro, colocar gatilhos mentais. Na teoria, esse é o vídeo que mais transforma leads em oportunidades.

É importante ressaltar que, durante o CPL 3, 30 a 50% do vídeo/material deve ser sobre a oferta, mas o preço deve ser informado apenas durante o fechamento. Dessa forma, você conseguirá manter os leads interessados até o final.

Como dito anteriormente, esses três vídeos se assemelham ao topo, meio e fundo de funil, orquestrado com gatilhos mentais e estrutura de copy para que a pessoa consiga fazer isso rápido. Esse tempo pode variar de 7, 10 ou 14 dias (o que instiga o interesse do público a partir do gatilho de escassez, visto que ficarão disponíveis por tempo limitado, dependendo do modelo de lançamento.

3. Lançamento (L)

Basicamente, essa é a venda. Geralmente dura de 4 a 5 dias, mas tem gente que fecha em até 48 horas. Nessa fase, o importante é expor ao cliente todas as características do seu produto, relembrar a oportunidade e mostrar a garantia.

E a 4ª fase?

Embora Érico defenda que exista uma 4ª fase, Fábio acredita que essas três citadas são o ponto principal. O chamado pós-lançamento dá continuidade à primeira fase (PPL), pois ele é o tempo entre um lançamento e outro.

Uma dica: entregue mais conteúdos de valor para as pessoas que não converteram na oferta do lançamento. Evite ficar em silêncio para não “perturbar” a base, caso contrário ela poderá se perder. É bom voltar a mostrar anúncios, conteúdos, e-mails para aqueles que não chegaram até o lançamento ou não realizaram a compra.

Basicamente, estas são as fases de uma fórmula de lançamento clássica. Clique aqui para conhecer os bastidores do lançamento do treinamento Agência10x, o curso online que Fábio criou para ajudar freelancers, consultores e donos de agências a acelerarem seus resultados.

10 Sacadas de Super 10 Empreendedores

A Fórmula Lançamento é um treinamento totalmente online, através do qual você aprenderá as melhores estratégias para vender através da internet. Mas, os alunos do Fórmula também têm a oportunidade de participar de um evento presencial, o qual reúne alunos que já obtiveram excelentes resultados com esse método e também alguns dos mais conceituados empreendedores do nosso Brasil. Para saber mais sobre o evento e sentir a energia dessas pessoas de sucesso, dê o play no vídeo abaixo:

Conclusões

Nosso conselho é que você conheça o programa da Fórmula de Lançamento mais a fundo. Não conclua que essa estratégia funciona ou não, antes mesmo de testá-la na prática. Pode ser que você ouça algumas pessoas dizendo que o método não funcionou para elas. Mas, a pergunta que fica no ar é: será que essa pessoa aplicou a Fórmula de Lançamento de maneira correta?

Quando começamos a aplicar as estratégias de SEO, muitas pessoas disseram que isso não funcionava. No entanto, nós identificamos na prática o que funciona e o que não funciona. Por isso, sugerimos que você faça o mesmo. Conheça a Fórmula de Lançamento e tire a suas próprias conclusões.

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?