Como Descobrir as Dores de uma Persona

Por Rafaela Thimoteo

Marketing Digital

Como Descobrir as Dores de uma Persona

Saiba como descobrir as dores de uma persona, entenda a diferença entre esse conceito e o de público-alvo e veja como isso afeta o sucesso de um projeto.

Rafaela Thimoteo

Muitas empresas têm dúvidas sobre como descobrir as dores de uma persona. Entretanto, essa informação é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de negócio, pois pode ser utilizada para apresentar soluções eficazes para os prospects e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Por esse motivo, o nosso CEO, Fábio Ricotta, mostra no vídeo abaixo um passo a passo para levantar as necessidades do seu cliente ideal e, a partir daí, criar materiais e conteúdos mais relevantes, que com certeza vão gerar mais conversões.

Dê o play e confira!

Além disso, veja dicas extras para identificar a dor do seu cliente com eficiência.

Como descobrir as dores de uma persona?

Se você quer saber como descobrir as dores de uma persona, precisa seguir algumas etapas. Elas são fundamentais para compreender de uma forma mais aprofundada os desafios dos seus clientes, quais seriam as melhores soluções para eles e, consequentemente, você poderá oferecer exatamente aquilo que o prospect precisa.

Veja a seguir o passo a passo:

1. Montar formulário com o Google Forms

No vídeo sobre mapa da empatia do canal do Fábio Ricotta, ele ensina formas e perguntas que ajudam a entender o que o seu público pensa. Com o que você aprender nesse vídeo, pode montar um formulário para descobrir as dores de uma persona do seu negócio.

Imaginando que você queira saber as necessidades de uma persona que é homem, tem entre 16 e 24 anos e gosta de games, você deve escolher entre cinco e oito perguntas daquelas do mapa de empatia e montar um formulário no Google Forms. É bem fácil e, se você tem uma conta no Gmail, já tem acesso a essa ferramenta gratuita do Google.

Exemplo de perguntas:

  • quais sites, jornais, revistas a persona costuma ler?
  • quais podcasts escutam?
  • quais canais do Youtube costumam assistir?
  • quais são as pessoas que estão escutando e por quais meios?
  • como você vê o seu futuro?
  • quais são as preocupações da persona nos últimos tempos?
  • quais são os hobbies dessas pessoas?.

Mas atenção! A pesquisa precisa ser objetiva e organizada. Existem vários tipos de perguntas, mas é preciso escolher quais abordar para fazer sentido para o seu negócio. Evite criar formulários longos e com perguntas confusas. Seja direto e estratégico em cada questão.

2. Criar anúncio no Facebook

Ao montar o formulário com as perguntas que você acha pertinente no Google Forms, será criada uma URL. Você poderá usá-la para criar um anúncio direcionado para o público que você quer impactar no Facebook.

  • escreva um texto simples para o seu anúncio, pedindo que respondam seu formulário;
    inclua o link do forms;
  • escolha o público que você deseja alcançar;
  • defina uma verba a ser investida (o recomendado é ao menos R$ 1.000);
  • com a campanha criada, deixe ela rodar e espere receber os formulários respondidos.

3. Analisar as respostas para descobrir as dores

É difícil precisar quantas respostas você receberá, mas, certamente, alguns formulários preenchidos chegarão pra você. E quando isso acontecer, será a hora de analisar o feedback do seu público e entender quais são os problemas do cliente que você quer atingir.

Esse é um passo a passo simples e objetivo que mostra como descobrir as dores de uma persona e faz com que você consiga desenvolver materiais mais relevantes, criar conteúdos mais ricos e entregar campanhas com mais qualidade, o que, sem dúvida, fará suas vendas aumentarem.

Dicas extras para entender a persona

Além do passo a passo acima, existem outras formas de descobrir as dores da persona.

Escute o seu cliente

Desenvolva relacionamento com os clientes que já tem e peça feedbacks constantes e descubra como aquela pessoa chegou até a empresa. Se houver espaço, fale abertamente sobre a pesquisa que está fazendo e sobre as informações que precisa para entender as necessidades daquela pessoa.

Analise os dados do Google Analytics

Assim como os resultados da pesquisa do Forms devem ser analisados, as informações disponíveis no Google Analytics também precisam ser apuradas. A ferramenta consegue retirar dados sobre o seu site e redes sociais.

O GA é uma peça fundamental, pois ajuda muito na construção do público-alvo que é o primeiro passo para entender a persona.

Diferença entre público-alvo e persona

É importante reforçar que existe uma grande diferença entre público-alvo e persona:

  • o público-alvo apresenta certas informações de uma forma ampla e geral;
  • a persona representa um cliente real com características mais específicas, formando assim, o cliente ideal.

Para entender melhor, veja alguns exemplos a seguir.

Exemplos de público-alvo e persona

Um público-alvo seria algo como: homens, a partir dos 60 anos, casados, que têm interesse em produtos de pescaria.

Já uma persona seria algo mais completo como: Antônio, 62 anos, cozinheiro e dono de um restaurante, mora em Bauru – interior de São Paulo, gosta de assistir canais de esporte e documentários de natureza e a pescaria é um hobby para descansar da rotina cheia e também uma forma de conseguir ingredientes para seu estabelecimento.

Percebe a diferença? Ambos são importantes, mas com o segundo exemplo você consegue ter uma noção mais completa de quem seria o seu cliente. Dessa forma, pode criar ações personalizadas e muito mais eficazes.

Como a Agência Mestre gera resultados com o auxílio da persona

Se a sua empresa ainda não tem uma persona de cliente ideal estabelecida, saiba que é imprescindível desenvolver uma o quanto antes para poder atrair mais leads qualificados e que vão se tornar verdadeiros clientes.

A Agência Mestre sabe a importância disso para realizar as estratégias de Inbound Marketing e SEO.

Nosso time trabalha para listar as principais características da persona na configuração das campanhas e isso traz resultados muito positivos, como o que ocorreu com o nosso case de sucesso Colégio Koelle. Começamos com um custo elevado por conversão e evoluímos para um valor impressionante, atingindo uma diminuição de 93% no custo por conversão.

Fizemos os estudos e análise de dados para criar a persona que nortearia as etapas do projeto. Inclusive para desenvolver fluxos de e-mails estratégicos, com base no estudo do cliente.

Agora que já sabe como descobrir as dores da persona, entre em contato com a Agência Mestre para fazer um orçamento para montar a persona do cliente ideal do seu negócio.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?