Lançamentos

Você Sabe O Que é um Lançamento Interno e Qual a Importância Para a Sua Estratégia de Lançamento?

Por Amanda Spinello

Será que você já “caiu” em um lançamento interno e não sabe? Confira no artigo como funciona, como fazer e quais são os benefícios para um negócio!

Amanda Spinello

Se você é dono de uma empresa, ou acredita ter um produto/serviço que merece ser promovido com estratégias de marketing diferentes das convencionais, você precisa conhecer o lançamento interno. Isso porque as chances do seu negócio se destacar e, consequentemente, obter melhores resultados, são grandes.

É por isso que no artigo de hoje você vai:

  • o que é lançamento interno;
  • como funciona;
  • benefícios para um negócio.

O que é lançamento interno?

O termo lançamento interno faz parte do método Fórmula de Lançamento, criado por Jeff Walker e popularizado em território nacional pelo Érico Rocha. Antes de você ver um pouco mais sobre o assunto, é interessante conhecer o método.

A história da Fórmula é motivadora, pois Walker criou-a “por acaso”. Ele estava cansado da rotina de escritório e o tipo de trabalho que levava e, então, decidiu pedir demissão e tentar algo novo para ajudar no sustento da família.

Foi neste cenário que o Fórmula de Lançamento surgiu: com a necessidade de auxiliar nas finanças de sua casa. Walker passou a se interessar pelo mercado de ações e teve a ideia de escrever sobre o que achava desse mercado.

Começou enviando informações por e-mail, inicialmente com uma lista de 19 contatos. Aos poucos, foi aflorando suas ideias e ponto de vista sobre o mundo dos investimentos e, consequentemente, sua lista de e-mail aumentou. Por fim, encontrou uma forma de vender seus conteúdos.

Jeff entendeu que, antes de vender algo de valor, precisava, primeiro, criar uma lista fiel de contatos e, é claro, que ela fosse nutrida por assuntos relevantes. Foi aí que começou o Fórmula de Lançamento que nada mais é do que um método capaz de lançar ofertas e instigar o interesse de um público.

Um método eficaz e que dá certo!

O Fórmula, por sua vez, passou a ser um sucesso e, com isso, virou um treinamento para ajudar outros empreendedores a se destacaram, aumentarem vendas e conquistarem novos clientes no mercado.

Desde sua criação, houveram mudanças no método e, hoje, ele conta com seis tipos de lançamentos. Abaixo nós falaremos de um em específico: o lançamento interno. Veja:

Como funciona o lançamento interno?

O lançamento interno, dos seis, é um dos mais eficientes para um negócio. Isso porque se baseia em atrair pessoas, fazer com que elas manifestem suas necessidades o que, consequentemente, estimula o faturamento de uma empresa ao vender seus produtos ou serviços para essa base.

Para entender o conceito da ideia será necessário seguir alguns passos para construir uma base de e-mails e entender, de fato, o público-alvo. Veja como funciona o passo a passo:

1. Fase Pré-Pré Lançamento

Nesta primeira etapa será necessário instigar o público de que algo vai acontecer. Geralmente, a empresa convida as pessoas a um “evento” que pode ser uma semana para falar sobre um assunto específico, uma live sobre um tema, etc.

A fase de PPL (pré-pré lançamento), consiste em entender quem é a persona para a qual o seu produto ou serviço será destinado. Para isso, é necessário conhecer muito bem o seu produto e utilizar esse período para atrair pessoas que se interessem por ele.

E como isso é feito? Por meio de anúncios e iscas digitais. A primeira etapa do lançamento interno será o período de construção da base de leads que será trabalhada durante o pré-lançamento. Por isso, concentre-se em entregar conteúdos e materiais que atraiam a atenção dessas pessoas e que estejam relacionados ao produto do lançamento.

2. Fase Pré-Lançamento (CPLs)

A fase de Pré-lançamento também trabalha com conteúdo, mas agora nós chamamos esses conteúdos de CPLs (conteúdos de pré-lançamento. Nesse caso, os CPLs são três vídeos sequenciais estrategicamente pensados para atrair e despertar o interesse do público. A ordem de assuntos funciona assim:

  • CPL 1: o primeiro vídeo desta sequência apresenta uma “oportunidade” à sua base. Ou seja, trata-se de um vídeo com um conteúdo rico sobre a transformação que o seu produto/serviço pode oferecer, sem citar o produto. Para isso, você deve se concentrar em como seria se o lead pudesse solucionar a dor dele, e mostrar com esse conteúdo que isso é possível, mas não mostrar como;
  • CPL 2: depois do público entender que tem uma dor, o segundo vídeo deve instigar a necessidade de solucionar o problema. Nesse momento, você pode explorar o “como” durante o seu conteúdo, mostrando para a audiência que aquela oportunidade citada anteriormente pode ser aplicada para solucionar o problema dela;
  • CPL 3: o terceiro vídeo é a hora de mostrar sua oferta. Depois de explicar para o público que existe uma solução para uma dor deles e mostrar como solucioná-la, o terceiro vídeo traz um conteúdo mais voltado para o seu produto.

É importante ressaltar que os CPLs se complementam, não é possível pular etapas nesse processo. Afinal, trata-se de uma estratégia na qual a jornada do consumidor é explorada de forma mais acelerada, mas é possível reconhecer todos os passos (desde o reconhecimento do problema até a decisão de compra).

Os CPLs devem conter conteúdos realmente valiosos para os espectadores, não basta apenas apresentar algo totalmente comum, pois isso não vai agregar valor ao seu produto. O objetivo dos conteúdos é mostrar para as pessoas que existem soluções para os problemas delas, mas que a sua é a melhor.

3. Fase de Lançamento

Feito isso, agora chegou a hora de “abrir o carrinho”. Seu público, que acompanhou os três CPLs, irá receber via e-mail conteúdos informando que o produto ou serviço está disponível para compra, com condições de pagamento, benefícios do produto, resolução de objeções, entre outros pontos importantes para o lead.

4. Pós-Lançamento

Quem fizer a inscrição, estará na fase do pós-lançamento, Nesta fase, os leads que agora são clientes têm acesso ao seu produto ou serviço e, possivelmente, poderão estar abertos para dar um testemunho.

Além disso, a base de leads que não converteu nesse primeiro lançamento pode ser reutilizada para os próximos lançamentos.

O lançamento interno é uma ótima forma para se preparar para os outros cinco tipos existentes e, também, mais complexos.

Benefícios do lançamento interno para seu negócio

Agora que você já sabe tudo sobre lançamento interno, confira um pouco sobre os principais benefícios ao seu negócio:

O lançamento interno é uma ótima forma para se preparar para os outros cinco tipos existentes e, também, mais complexos.

Quer saber mais sobre os tipos de lançamentos? Confira o nosso artigo completo sobre todos os tipos de lançamentos e escolha aquele que você considera melhor para a sua estratégia.

LEIA MAIS

Melhores Programas de Afiliados do Mercado

Você sabia que você pode ganhar dinheiro com o seu site? Os programas de afiliados são a porta de entrada para quem deseja monetizar seu negócio. Saiba mais!

O que é Hotmart? Conheça a Melhor Plataforma para Infoprodutos

Você sabe o que é Hotmart? Conheça essa plataforma de infoprodutos que vem ajudando milhares de brasileiros a ganhar dinheiro na internet e saiba como você também pode lucrar!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?