Como o Marketing Digital Pode te Ajudar a Vender Todos os Dias do Ano

Por Rafaela Thimoteo


Investir em marketing digital traz resultados mais constantes para o seu negócio, e sabe por quê? Porque quando as estratégias são implementadas da forma correta, elas garantem um fluxo maior de prospects entrando em seu funil de vendas, tornando muito mais fácil o contato do seu time comercial com essas oportunidades que podem converter. 

Assim, ao invés de depender de indicações ou de determinadas épocas do ano em que o volume de vendas é maior, sua empresa consegue manter uma frequência no número de conversões. Continue lendo para saber mais!

Como vender mais o ano inteiro com o Marketing Digital?

É normal que exista uma sazonalidade nos mais diversos segmentos, um período em que as vendas crescem e caem. Porém, com o marketing, utilizando técnicas de Inbound Marketing e SEO, seu negócio consegue atrair mais leads e convertê-los em clientes tanto através de campanhas de mídia paga quanto por estratégias do orgânico.

Mas como conseguir esse resultado? O mais indicado é contar com o auxílio de uma agência de marketing digital, para que ela faça a trilha a seguir:. 

 1. Desenvolva a persona

Para que o Marketing Digital seja efetivo, sua empresa precisa elaborar a persona, ou seja, um personagem fictício para representar o seu cliente. Afinal, você precisa saber com detalhes para quem você está vendendo, pois quanto mais informações tiver sobre essa persona, mais fácil será produzir conteúdos que vão convencê-la a comprar.

Dessa forma, o seu negócio consegue atingir o seu público em todos os estágios do funil de vendas (topo, meio e fundo), garantindo maior visibilidade e engajamento com a sua marca, e consequentemente, aumento nas vendas. 

Para criar sua persona, reúna informações sobre seu público, como:

  • características (gênero, idade);
  • perfil profissional (área de atuação e cargo);
  • detalhes sobre a vida pessoal (assuntos que gosta de acompanhar, hobbies, etc);
  • objetivos profissionais;
  • problemas e dores (o que a pessoa precisa resolver que geralmente tem a ver com a solução que sua empresa oferece).

Por meio da criação desse personagem, você conhece melhor o seu público e o que ele realmente precisa no momento. Esse é o primeiro passo para vender mais com Marketing Digital.

2. Utilize o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é imprescindível para quem quer atrair mais clientes por meio da prospecção passiva, onde o público é quem “vai atrás” da empresa, geralmente atraído por conteúdos relevantes, ao buscar por mais informações, fazer o download de materiais ricos (em troca de elas forneceram o contato) ou interagir com a marca em diversos canais de comunicação.. 

Essa é a estratégia de Marketing Digital que mais gera resultados em vendas, pois aumenta a interação entre as organizações e os prospects, diminuindo até o custo de aquisição de clientes. 

Uma das características do Inbound Marketing é a criação da jornada de compra do cliente, pensando nas etapas do funil de vendas que citamos anteriormente. Assim, é possível mapear e entender qual o meio de comunicação, conteúdo e abordagem é mais adequado para cada estágio em que o cliente se encontra. 

Ou seja, se o prospect ainda está no topo do funil, então é necessário criar uma campanha para que ele faça a descoberta, pois não adianta jogar de cara um material de fundo de funil (mais voltado para a conversão), se o cliente não estiver preparado para fazer a compra neste momento. 

Dá para perceber que o Inbound está completamente ligado ao passo anterior de desenvolvimento da persona, não é? Isso porque o principal objetivo do Inbound é compreender a dor do prospect, educá-lo sobre o tema e oferecer o seu produto ou serviço como a melhor solução para o problema.

Além da persona, no Inbound, a agência de Marketing Digital precisará:

  • desenvolver planejamento de marketing;
  • fazer a otimização do seu site;
  • elaborar a pesquisa de palavras-chave;
  • criar conteúdos relevantes e com base no que o seu público está buscando;
  • produzir conteúdo utilizando as técnicas de SEO para blog;
  • produzir materiais ricos para entregar valor ao prospect e aumentar a sua audiência (base de contatos);
  • disparar os broadcasts, pois o e-mail marketing é essencial para manter o relacionamento com os possíveis clientes e gerar mais conversões.

Veja mais informações sobre Inbound Marketing para E-commerce!

3. Implemente as técnicas de SEO

Para alcançar um bom posicionamento na primeira página do Google — o principal buscador do mundo e onde as empresas mais querem ranquear organicamente —, é necessário utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). 

Para estar bem colocado, idealmente na primeira posição ou na posição zero — como um featured snippet, o seu site ou artigo de blog precisa ter um conteúdo que esteja de acordo com as diretrizes do Google e o que os seus algoritmos consideram como sendo de qualidade. Inclusive, segundo uma pesquisa da HubSpot, as empresas que postam pelo menos 15 artigos por mês possuem cinco vezes mais tráfego do que as que não têm blog.

Sendo assim, os vídeos, imagens e textos devem ser bem escritos e não podem fugir do que está sendo proposto no título. Portanto, precisam trazer respostas claras e objetivas, com informações enriquecedoras para realmente tirar as dúvidas do leitor. 

Mas não é só isso! A estrutura do seu site também é levada em conta: 

  • a página deve estar otimizada para desktop e mobile;
  • ter um rápido carregamento;
  • utilizar as palavras-chave;
  • imagens otimizadas;
  • ter segurança de dados e estar de acordo com a LGPD. 

Desse modo, ao conquistar um bom posicionamento, a visibilidade da sua marca será ainda maior, gerando um tráfego orgânico sem os custos dos anúncios com o Google Ads ou o Facebook Ads. Mas atenção: não abandone a mídia paga, pois ela também é fundamental para a aquisição de novos clientes.

Assim, você garante  que sempre que alguém pesquisar algo no Google relacionado ao seu produto ou serviço, essa pessoa vai interagir com algum conteúdo ou anúncio da sua marca, aumentando as chances de venda. 

As principais vantagens de SEO são:

  • você não precisa pagar pela visita do usuário no seu site;
  • preferência de clique por parte do leitor;
  • construção de um poderoso ativo;
  • autoridade e credibilidade;
  • visitas e leads mais qualificados.

É importante saber que o resultado em SEO vem com o tempo, portanto não é uma mudança imediata. Mas, a longo prazo, os conteúdos que estiverem otimizados e bem posicionados ganham força com o passar dos meses. 

4. Tenha um site otimizado e responsivo

Como um dos fatores fundamentais que citamos é o desempenho do site, ele precisa ser responsivo para que todos consigam acessar a informação, seja de um dispositivo móvel ou do computador. Portanto, pense na experiência do usuário e priorize as características abaixo:

  • facilidade de navegação;
  • carregamento rápido;
  • bom funcionamento em diferentes tamanhos de tela;
  • controle por toque (para celulares, por exemplo).

5. Faça remarketing

Outra maneira de conquistar mais vendas é por meio da estratégia de remarketing, que consiste em impactar novamente as pessoas que já passaram pelo seu site ou por páginas específicas de algum de seus produtos e não converteram. 

Essa estratégia funciona como um lembrete ao usuário, então mostre um banner novo, alguma oferta, algo diferente para a pessoa visitar a página que ela já demonstrou interesse anteriormente. 

O remarketing tem uma taxa alta de conversão, isso porque as pessoas geralmente pesquisam bastante informações sobre um item, mas podem não comprar na hora. Portanto, quando, depois de alguns dias você lembra a pessoa sobre aquele produto, ela finalmente pode estar pronta para efetuar a compra.

6. Gerencie as vendas pelo CRM

Faça a integração das suas ferramentas de Marketing Digital com o CRM para que os vendedores realizem o processo de vendas com mais facilidade e de um só lugar. É possível integrar o CRM com email, calendário e softwares de automação de marketing, o que evita que o seu comercial desperdice tempo reunindo informações. 

Além disso, com um funil de vendas bem estruturado, o perfil de prospects que chegar no CRM para os vendedores entrarem em contato já estarão bem preparados para a compra, tornando as vendas mais frequentes, inteligentes e rápidas. 

Qual dessas técnicas a sua empresa já utiliza? Comece implementando uma por uma, mas o ideal é somar todas essas estratégias para obter os melhores resultados. Você pode pedir ajuda de uma agência de marketing digital para implementar tudo isso para você.

A Agência Mestre oferece diversas soluções em Marketing Digital para que o seu negócio consiga vender mais o ano inteiro. Faça seu pedido de orçamento!

LEIA MAIS
O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?