SEO ou Inbound Marketing — Qual é a Melhor Estratégia?

Por Catherina Gazzoni


Ao pensar sobre as novas estratégias de comunicação, é comum se perguntar sobre qual é melhor: SEO ou Inbound Marketing. Não existe uma única resposta, pois tudo irá depender do seu cliente.

Para saber exatamente o que é melhor em cada caso, é importante conhecer as particularidades e resultados de cada método. Neste artigo, você vai saber:

  • o que é e para que serve o SEO?
  • o que é e para que serve Inbound Marketing?
  • SEO ou Inbound Marketing: qual adotar?

SEO ou Inbound Marketing — Qual é o Melhor?

O que é e para que serve o SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para as ferramentas de busca. Para entender de forma prática, é só pensar no Google e na forma como ele responde aos seus questionamentos.

Por que quando você pesquisa por “sapato preto” ele mostra o site A, depois o B e assim por diante, abaixo dos anúncios? O resultado não é aleatório. Ele é determinado por uma lógica!

O Google, assim como outros buscadores, possuem robôs capazes de ler e avaliar os sites, de acordo com o quanto são relevantes para os usuários. Diversos critérios são analisados, desde conteúdo, usabilidade e até autoridade no mercado.

É aí que entra o SEO. As empresas podem trabalhar para ficarem bem posicionadas nos buscadores e, consequentemente, receberem mais cliques. Segundo pesquisa do Backlinko, os três primeiros sites do Google recebem 30% dos visitantes e menos de 1% navegam até a segunda página.

Ainda que a mídia paga — isso é, os anúncios — seja importante, investir em SEO é mais uma forma de aparecer para os usuários, obter mais engajamento, ter mais visitas e maiores chances de venda. Ou seja, uma estratégia não anula a outra.

Caso ainda esteja em dúvida sobre o que adotar, SEO ou Inbound Marketing, continue a leitura para conhecer esse outro serviço!

O que é e para que serve Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conjunto de ações voltado para se relacionar com o público consumidor. Essa estratégia é diferente de apenas mostrar produtos para os clientes. Trata-se de uma verdadeira jornada até o momento da compra.

No Inbound Marketing, existem três etapas do funil de vendas e cada uma determina os conteúdos que serão entregues. Os materiais de topo são direcionados para sanar uma dúvida do usuário e, consequentemente, fazer com que ele conheça a marca. Exemplo: como usar sapatos pretos em festa de casamento?

Por sua vez, o meio de funil é mais direcionado para pessoas que conhecem o produto, mas ainda possuem dúvidas sobre a compra. As empresas podem criar algo, como: onde comprar sapatos de festa?

Já o fundo de funil é a etapa de conversão e que, portanto, serve para mostrar os diferenciais da empresa. Um exemplo de conteúdo seria: por que os sapatos da loja X são perfeitos para a sua festa?

Percebe a diferença de abordagem entre cada fase? De forma resumida, o Inbound Marketing tem como objetivos:

  • atrair: apresentar a marca e os produtos para pessoas desconhecidas;
  • converter: transformar o público que foi atraído em oportunidades de vendas;
  • vender: analisar quem está no estágio de compra;
  • encantar: fidelizar os consumidores e fazer com que eles sejam promotores da marca.

Para fazer Inbound Marketing, é necessário pensar em alguns aspectos principais. Veja só:

  • marketing de conteúdo: por meio de um blog, e-mail marketing e redes sociais, é possível criar conteúdo considerando as etapas de compra;
  • call to action: é uma chamada para ação e deve estar visível em todas as páginas. Por exemplo: baixe o e-book, conheça os produtos, etc;
  • SEO: ajuda a deixar o site mais popular e aumentar a interação com a marca;
    landing pages: em troca de algumas informações pessoais, o consumidor pode acessar a um material específico, como um e-book;
    CRM: é o software responsável por reunir as informações dos contatos e ajudar a direcionar as estratégias.

SEO ou Inbound Marketing: qual adotar?

Depois de conhecer as duas técnicas, você ainda pode estar com a mesma dúvida se é melhor SEO ou Inbound Marketing. A verdade é que não existe uma técnica mais eficiente.

O ideal é que as empresas adotem as duas, pois poderão ficar bem posicionadas no Google e acompanhar a jornada dos consumidores, aumentando as chances de conversão.

Como você viu, as técnicas não são excludentes, mas complementares. Então, é possível obter bons resultados com as duas estratégias de marketing.

Que tal adotar as duas? Entre em contato com a Agência Mestre para saber qual a estratégia mais adequada aos objetivos da sua empresa!

LEIA MAIS
5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?