Como Funciona o CRM Nas Empresas?

Por Letícia Matsumoto


O CRM nas empresas serve para centralizar todas as interações e informações trocadas com potenciais clientes. Assim, é possível gerenciar todas as ações em um único software e otimizar o tempo de negociação.

Quer entender como o Customer Relationship Management ou então o software de Gestão de Relacionamento com o Cliente funciona e quais as razões para adotá-lo no seu negócio? Confira o artigo e descubra agora!

Para que serve o CRM nas empresas?

Como definido anteriormente, o CRM é um programa de gestão de relacionamento com o cliente. Dessa forma, é possível agrupar diversas informações sobre o Lead (potencial consumidor) que serão úteis para realizar negociações de oferta, como:

  • perfil da empresa;
  • dores do negócio;
  • expectativas de soluções;
  • histórico de contratação de serviços;
  • budget;
  • histórico de negociação.

Mas, por que o CRM nas empresas é um investimento necessário? Poder gerenciar todas essas informações em um único software permite agilidade nos processo. O que é essencial para a elaboração de propostas de negócios eficientes.

Dessa maneira, nenhuma informação importante se perde e é possível construir uma visão analítica sobre o percentual de propensão de conversão. Além de traçar planejamento focais para aquele Lead.

Quais os benefícios da implementação de um CRM?

Você sabe como mensurar e melhorar o desempenho do seu time comercial? O CRM nas empresas permite que você faça isso. Pois você terá em mãos o número de oportunidades que estão no seu sistema, como e quantas foram trabalhadas.

Conheça a seguir algumas outras vantagens do software de gerenciamento:

Segmentação de clientes

A experiência da oferta é algo imprescindível para aumentar as chances de conversão. Afinal, realizar contatos pontuais e que são condizentes com a necessidade do potencial consumidor, demonstram uma estratégia de negociação bem planejada.

Esse tipo de primeira impressão transmite maior credibilidade à marca e torna a solução do seu negócio mais atrativa para o Lead.

Através do CRM, é possível criar uma segmentação personalizada para cada perfil de cliente da sua base, criando uma experiência única de acordo com as dores e necessidades deles.

Melhoria no atendimento

É muito comum que algumas empresas acabem se perdendo na quantidade de oportunidades geradas por suas estratégias de prospecção de clientes. Só que isso é tão negativo quanto a falta de leads, pois você está perdendo negociações e criando péssimas impressões da sua marca.

Ninguém gosta de ser deixado às moscas, com os leads não é diferente. Por meio do gerenciamento da base de leads, você não corre o risco de perder ninguém e também tem a chance de criar o primeiro contato mais rapidamente.

Aumento de conversões

Se as suas negociações forem pontuais e se o seu time comercial tiver todas as informações necessárias para oferecer soluções que atendam as dores dos Leads, as chances de conversão serão muito maiores.

Através do CRM nas empresas é possível aumentar o número de negócios fechados, pois seus processos estarão sempre muito bem organizados e documentados.

Construção de relacionamento com clientes

Segundo Philip Kotler “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. O software de Gestão de Relacionamento com o Cliente pode ser utilizado para gerenciar a relação com sua base de clientes.

Dessa forma, você pode criar um sistema de fidelização, trabalhando oportunidades de:

  • Cross-sell: uma forma de upgrade da solução que seu cliente já adquiriu da sua marca;
  • Up-Sell: a oferta de uma nova solução para quem já consumiu um produto/serviço diferente do seu negócio.

Assim, você aproveita quem já conhece o seu trabalho e constrói uma relação duradoura com ele.

Como funciona o CRM nas empresas na prática?

Primeiramente, para começar a utilizar o CRM nas empresas, é preciso definir os responsáveis pelo preenchimento das informações dentro do software. Geralmente, como é o time comercial que realiza as negociações, os vendedores são os profissionais responsáveis.

Para otimizar ainda mais o processo, para que seja feito de forma automatizada é recomendável a elaboração de um formulário/questionário padrão para que o cliente responda. Para que não haja informações vagas, pode haver uma checagem por parte dos vendedores antes de consolidá-las no sistema.

Agora que você já sabe mais sobre o Customer Relationship Management, aprenda a utilizar essa ferramenta com estratégias poderosas de negociação que podem te ajudar a vender mais.

LEIA MAIS
O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?