Se você trabalha ou está envolvido com marketing de alguma maneira, com certeza já ouviu a sigla CRM. Cada vez mais presente nos processos de marketing digital e Inbound Marketing, essas três letras ainda são uma incógnita para muita gente. E você, sabe o que é o CRM? Foi para explicar de forma simples esse conceito que nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou este vídeo. Dê o play e confira!

O Que é CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão do Relacionamento com o Cliente. E, de forma simples, podemos dizer que ele é uma ferramenta usada para gerenciar as etapas da sua relação com o seu público.

A principal função do CRM é automatizar todo e qualquer tipo de contato com o cliente. No mercado atual, há diversas plataformas de CRM, como a RD Station, a Leadlovers e a HubSpot, que coletam, organizam e cruzam dados dos seus leads e clientes.

Com essas informações, é possível conhecer as ações de cada usuário no seu site e, com esse conhecimento, nutri-lo da forma mais adequada, tornando o lead um novo cliente e fidelizando os antigos.

4 Etapas da Gestão do Relacionamento com o Cliente

O CRM gerencia o relacionamento em quatro etapas. São elas:

1. Aquisição

A aquisição consiste em trazer novas pessoas para sua base de leads, colocando suas informações em um lugar em que estarão acessíveis para consulta.

2. Transição

A transição é a transformação de leads em clientes. Essa mudança é feita por meio da nutrição, do futuro cliente e também da equipe de venda, que deve estar preparada para intervir quando o lead estiver pronto para efetivar uma compra.

3. Atendimento

As funções do CRM possibilitam estabelecer um relacionamento com o cliente, respondendo dúvidas, retornando contatos ou enviando e-mails com instruções de uso, por exemplo. Além de oferecer muitas outras formas de se manter conectado ao consumidor.

4. Retenção

Com a automação da gestão do seu relacionamento com o cliente, você também pode estabelecer contatos que garantam sua relação a longo prazo. Nesta etapa é possível, por exemplo, despertar senso de urgência sobre a compra de um produto, antecipando uma ação do cliente.

Conseguiu entender o que é o CRM e como ele ajuda na gestão do seu negócio? Para não perder nenhum dos nossos conteúdos, curta a página da Agência Mestre no Facebook e inscreva-se em nossa newsletter.