Como Mensurar e Analisar o Engajamento no Facebook

Por Felipe Rosa


Você sabe medir o quão engajado é o seu público nas redes sociais? Saber analisar o engajamento no Facebook te ajudará a descobrir se suas publicações estão tendo um bom resultado e se o público realmente gosta do seu conteúdo.

Neste artigo, você verá:

  • quais as métricas a avaliar no Facebook;
  • como avaliar o engajamento no Facebook;
  • as principais métricas do Facebook para analisar;
  • como aumentar o engajamento no Facebook;
  • como CTAs bem elaboradas podem melhorar o engajamento no Facebook;
  • estudio de criação para potencializar o engajamento no Facebook!

Quais são as métricas do Facebook?

As métricas do Facebook são ferramentas valiosas para que você consiga avaliar o desempenho de uma página na rede social. Os números de seguidores, alcance e engajamento são exemplos de algumas delas.

Sabendo avaliar o engajamento, será possível ter insights valiosos que vão orientar sua estratégia e impactar positivamente os resultados. Além disso, o contrário também é real. 

A análise errada ou equivocada e a escolha de métricas que não são 100% relevantes pode criar uma falsa sensação de sucesso e levar a sua página para os caminhos mais distantes do seu público-alvo.

Como analisar o engajamento no Facebook?

Hoje em dia sabemos que o número de curtidas da página é algo que pode ser comprado. Com exceção de algumas marcas e pessoas públicas, a maioria das páginas precisam fazer um investimento para conseguir um bom número de curtidas. Por isso, o que devemos levar em consideração, primeiramente, são as pessoas que já curtiram nossa página.

No Facebook Business Suite, ao clicar em “Insights”, verifique se seus fãs estão de acordo com a persona que consumirá seus conteúdos. Pois, de nada adianta ter uma fanpage que fale sobre “Dicas para noivas”, onde a maior parte das curtidas seja do público masculino, por exemplo. Nesse caso, seu engajamento seria muito baixo mesmo.

Métricas do Facebook

Métricas do Facebook Público

Outra forma de mensurar o engajamento no Facebook é por meio dos módulos “Visão Geral” e “Resultados” também na seção de “Insights”. Lá, você confere o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas e também pode visualizar um gráfico com as oscilações. 

Métricas do Facebook - Alcance

Você também pode analisar qual interação o público teve com cada conteúdo, sendo muito útil para aferir qual publicação agradou mais e influenciou o engajamento desejado (comentários, compartilhamentos e salvamentos, por exemplo).

Métricas do Facebook - Engajamento

 

As principais métricas do Facebook para analisar

Como sabemos, o próprio Facebook vem diminuindo drasticamente a taxa de entrega orgânica dos posts de uma fanpage. Ou seja, cada vez menos pessoas que curtiram a página chegam, de fato, a ler o que é publicado.

Podemos encontrar uma fanpage que possua, por exemplo, 1 milhão de curtidores e ver que uma publicação tem apenas 100 curtidas ou reações. Mas, antes de dizer se o engajamento foi bom ou não, precisamos analisar o horário em que a publicação foi feita e há quantos minutos aquele conteúdo está disponível na página. 

De repente, as pessoas ainda não tiveram tempo suficiente de engajar com a publicação ou o horário escolhido para divulgação não foi o ideal. Confira o vídeo do especialista e CEO da Agência Mestre, Fabio Ricotta sobre como analisar métricas do Facebook Ads, por exemplo:

Curtidas, Comentários e Compartilhamentos

Se pudéssemos colocar um peso nos fatores de engajamento, poderíamos dizer que:

  • a curtida (like ou outras reações) em uma publicação tem peso 1;
  • o comentário tem peso 2;
  • e o compartilhamento tem peso 5, pois quando alguém compartilha uma publicação, a mesma aparece em sua timeline, aumentando o alcance daquele conteúdo.

Acompanhamento e Análise

Baseado nos fatores que citamos anteriormente, você pode começar a analisar quais tipos de conteúdo geram maior engajamento com a sua audiência. Por isso, é importante realizar publicações variadas em sua página, uma hora compartilhando posts que contenham imagens, outra hora vídeos, em outra oportunidade somente texto.

Mensure também os resultados obtidos quando um link é divulgado. A partir daí, você conseguirá entender melhor o que seu público espera ver em sua fanpage.

Por fim, caso você tenha um site, não deixe de acompanhar o número de visitas que você recebe oriundas do Facebook. Afinal de contas, direcionar o público de sua página para seu site pode ser um excelente negócio. Para fazer essa análise, basta acessar a conta do seu Google Analytics e ir no item “Origem/mídia” no menu “Aquisição” e fazer o filtro pelo termo “facebook”.

Análise de Tráfego do Facebook no Google Analytics

Mas, atenção! Ao analisar o engajamento do Facebook, não foque nas métricas da vaidade, como é o caso da quantidade de seguidores em uma página e de curtidas em uma foto. Elas podem ajudar a entender a aceitação do público em relação às suas postagens, mas é importante não se apegar muito a esses dados.

Em vez disso, opte por analisar números e dados que ajudam a traçar novas estratégias e facilitam as tomadas de decisão. Em uma postagem com link para um e-commerce, por exemplo, é possível mensurar a taxa de conversão.

Como aumentar o engajamento no Facebook?

Além de conhecer seu público-alvo e criar publicação de acordo com o gosto dos seus seguidores, ainda há outras dicas que te ajudarão a aumentar o engajamento no Facebook.

Trabalhar com imagens elaboradas e títulos intrigantes é um dos principais segredos para engajar seu público. Afinal, a foto e o texto que a acompanha são os grandes responsáveis por fisgar a atenção do usuário.

Além disso, usar emojis também contribui para aumentar a interação da sua base de fãs. Um recurso simples, mas que de acordo com o Buddy Media, posts com esse recurso conseguem 52% mais engajamento.

Fazer perguntas em suas publicações e incentivar a interação dos leitores convidando-os a executar uma ação são outras alternativas para gerar mais engajamento no Facebook. Um exemplo são os famosos quizzes que os internautas respondem com uma reação na postagem.

E se você quiser saber como o Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre faz para criar conteúdo e ter infinitas ideias, confira o vídeo abaixo:

Como CTAs bem elaboradas podem melhorar o engajamento no Facebook?

O CTA (Call To Action) ou popularmente conhecido como Chamada Para Ação é utilizado para chamar a atenção de um visitante de uma página para realizar uma determinada ação. No Facebook, isso não é diferente, pois a plataforma disponibiliza esse pequeno botão para ajudá-lo a atingir suas principais metas.

Você pode convidar o seu público a tomar alguma ação determinante e que direciona a uma outra página dentro ou fora do próprio Facebook.

É possível criar CTAs que vão diretamente para a página principal da sua fanpage, em anúncios específicos ou até mesmo nas publicações da sua página. Confira as principais formas de criar um CTA no Facebook para atingir suas metas de engajamento:

Em suas publicações

Sim, é possível criar um CTA em uma publicação do Facebook. Com a ferramenta Power Edition você consegue gerenciar a página e criar uma nova publicação. Em seguida, escolha a ação desejada para o botão e crie o seu post da forma como você quiser: com texto, foto, URL, etc. 

Depois, opte pela opção de publicar o post na página e pronto.

Em anúncios

Em seu Gerenciador de Anúncios você verá a opção “Criar um anúncio”, você deve escolher como objetivo obter cliques no site. Após inserir a URL de destino (a página onde as pessoas vão cair ao clicar na campanha), definir perfil do público, orçamento e aparência e conteúdo do anúncio, você tem a opção de adicionar um botão de chamada para ação. É só escolher a ação e pronto. 

Para quem tem um e-commerce, a melhor opção é anunciar produtos específicos, adicionando o botão “Compre agora” para direcionar as pessoas à página de compra daquele determinado item.

Em uma Fanpage

Em sua fanpage é só clicar no botão do canto superior direito escrito “criar chamada para ação”. Clicando neste botão você poderá escolher a ação que você deseja que as pessoas façam. Então, se você optar por “Cadastre-se”, as pessoas vão se cadastrar para receber os seus e-mails com novidades sobre seu serviço e produto.

Se o objetivo é levá-las direto para a página de compras da sua loja virtual, você pode optar por “Comprar agora”.

Feito isso, adicione o endereço para qual o usuário deverá ser direcionado ao clicar no seu botão de CTA. Se houver um endereço diferente para mobiles, você também deve adicionar também.

Estúdio de Criação para potencializar o engajamento no Facebook!

Quando falamos de conteúdo para redes sociais, logo imaginamos o que poderá ser feito para chamar a atenção do público, certo? Para isso, no Facebook, existe uma plataforma chamada Estúdio de Criação.

Ela é gratuita e desenvolvida para facilitar a vida de quem precisa gerenciar páginas do Facebook e perfis do Instagram.

Entre os principais recursos, você terá acesso a:

  • publicação de conteúdo: é possível publicar e agendar vários conteúdos de uma única vez, usar datas retroativas ou salvá-los como rascunho. Antes do Estúdio, já era possível programar posts para o Facebook. O grande diferencial é que agora também é possível programar para o Instagram;
  • conselhos: na página inicial do Estúdio de Criação Facebook, você encontra uma série de alertas e conselhos sobre suas páginas e contas. Você terá uma visão geral das principais publicações das contas selecionadas;
  • biblioteca de conteúdo: todo o seu conteúdo postado nas páginas do Facebook e contas no Instagram (até mesmo os Stories) está disponível para consulta e edição nesta seção;
  • coleção de sons: no Estúdio você também encontra uma biblioteca de áudio, efeitos e músicas gratuitos para usar em seus vídeos;
  • páginas: na parte de páginas no Estúdio de Criação Facebook, administradores podem ter uma visão geral do desempenho da fanpage e atribuir e remover funções administrativas;
  • informações e desempenho: o Estúdio de Criação Facebook reúne uma série de dados e insights para você acompanhar o desenvolvimento e desempenho dos seus conteúdos. Você poderá usar essa ferramenta para entender melhor as métricas sobre seus ganhos e informações sobre o seu público;
  • caixa de entrada: o inbox das suas páginas também está no Estúdio de Criação Facebook. Use-o para responder mensagens e comentários deixados pelos seus fãs e clientes, seja na sua página do Facebook ou conta do Instagram;
  • monetização: para quem trabalha com anúncios in-stream, o Estúdio de Criação Facebook também conta com uma aba exclusiva para acompanhar seus ganhos na plataforma.

Acompanhe a Agência Mestre para mais dicas!

E se você gostou de aprender como mensurar e analisar o engajamento no Facebook, você pode ficar por dentro de mais conteúdos como esse aqui no blog da Agência Mestre. Confira como montar uma estratégia de conteúdo para o Youtube e melhorar o seu engajamento nessa rede social também!

LEIA MAIS
Top 8 Erros Comuns em FanPages

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?