Redes Sociais

Novos Recursos do LinkedIn Estão Disponíveis

Por Raquel Pereira

Além da exibição de um link no perfil, os usuários têm novas ferramentas para potencializar seus resultados na rede social. Confira!

Raquel Pereira

Fique por dentro dos principais e mais recentes lançamentos do LinkedIn e saiba como utilizá-los para enriquecer suas estratégias na rede social profissional mais utilizada no mundo!

Confira:

  • Linkedin lança agendamento de postagem;
  • caixa de entrada focada;
  • oportunidades “na sua empresa”;
  • novas ferramentas de análise do sales navigator;
  • atualizações de maio de 2022.

Linkedin lança agendamento de postagem

Nos últimos meses, o LinkedIn está testando o novo recurso de agendamento nativo de publicações. Confira o anúncio oficial:

“Estamos começando a implementar o agendamento de postagem no desktop e no Android para que nossos criadores possam planejar facilmente o conteúdo que desejam compartilhar em seguida, com o iOS em breve. Isso significa que você pode agendar postagens de texto, vídeos e imagens com até três meses de antecedência.”

O recurso ainda não está disponível para todos, mas em breve, o LinkedIn já anunciou que além desse lançamento, daqui a algum tempo também existirá agendamento de postagem para:

  • grupos,
  • páginas da empresa
  • além de outros tipos de conteúdo.

Veja como ele vai funcionar

Para agendar uma publicação no LinkedIn basta clicar no ícone de relógio assim que finalizar as edições em seu conteúdo.

Em seguida, você deve selecionar a data e horário que a publicação deve ser publicada. Você poderá agendar com até 90 dias de antecedência.

Depois, é só clicar em avançar e agendar o seu conteúdo.

O LinkedIn também irá fornecer um calendário de publicações, onde você poderá visualizar e gerenciar suas postagens agendadas no aplicativo. Dessa forma, será possível construir uma organização da presença da sua marca na rede.

Por que utilizar ferramentas de agendamento nativas?

Caso você já utilize o recurso de agendamento no Linkedin, mas a partir de uma plataforma terceirizada, é melhor ir se preparando para migrar para a ferramenta nativa.

Com as atualizações chegando é possível identificar algumas falhas de integração no futuro e até mesmo, políticas do próprio LinkedIn contra a utilização de ferramentas não autorizadas.

Caixa de Entrada Focada

Assim como outras redes sociais, o LinkedIn está otimizando a experiência de mensagens, utilizando um “filtro” para separar mensagens consideradas spam de mensagens realmente importantes para os usuários.

Fonte: Blog Social Media Today

A nova interface conta com duas abas, uma intitulada como “Focada”, que é a aba principal; e a segunda chamada “Outros”, que age como um “filtro de spam”.

Com essa nova forma de gerenciar a caixa de mensagens, a proposta é dar mais autonomia aos usuários para definirem o que realmente é valioso para eles e o que não é, de forma que é possível mover mensagens de uma aba para outra. Além disso, a plataforma também usará machine learning para definir quais mensagens serão entregues diretamente nas abas “principal” e “outros”.

E como ficam os InMails Patrocinados?

Apesar de não ter comentado diretamente sobre os anúncios em formato de InMail, espera–se que o LinkedIn não considere como “Outros”, por se tratar de uma ferramentas que as empresas utilizam de forma patrocinada.

De acordo com o pronunciamento oficial do LinkedIn:

“[A Caixa de Entrada Destaques] é uma tela inteligente com duas guias que facilitam a localização e a resposta às mensagens mais importantes, categorizando as mensagens recebidas em duas guias. Suas mensagens mais relevantes aparecerão na guia Destaques, enquanto o restante permanecerá facilmente acessível na guia Outros. Você também pode mover facilmente as mensagens entre as guias.”

O propósito é que, com essa possibilidade de mover as mensagens “indesejadas” para outra aba, com o tempo, o LinkedIn tenha mais informações sobre o que realmente está agregando valor para você e disponibilize listas atualizadas de segmentação para os anunciantes.

Dessa forma, os anúncios em formato de InMail não seriam um mensagem que você poderia considerar “spam” e mover para a guia “outros”, pois estará cada vez mais alinhada com seu perfil.

Oportunidades “na sua empresa”

Outra atualização da rede social pretende proporcionar aos profissionais mais facilidade para encontrar novas oportunidades de trabalho dentro da própria empresa, com uma segmentação chamada ‘Vagas na sua empresa’ na guia Vagas.

A ideia é que os profissionais capacitados não percam oportunidades de promoção interna por, simplesmente, não terem visto o anúncio da vaga. De acordo com o LinkedIn:

“Ao mostrar aos funcionários cargos públicos relevantes de sua empresa no LinkedIn, podemos (a) ajudar os funcionários a encontrar oportunidades mais adequadas para sua próxima jogada, (b) permitir que os funcionários comparem oportunidades internas e externas lado a lado e (c) ajudam os empregadores a reter grandes talentos, ajudando seus funcionários a se conectarem com oportunidades internas.”

Espera-se ainda que, em breve, você possa adicionar ao seu perfil novos blocos com informações e respostas de perguntas comuns em entrevistas, com objetivo de otimizar o processo de recrutamento e seleção.

Além disso, a plataforma também está buscando expandir seus sistema de legendas traduzidas nos cursos do LinkedIn Learning, para que mais pessoas possam aprimorar suas habilidades.

Novas ferramentas de análise do Sales Navigator

A plataforma profissional do LinkedIn, o Sales Navigator, também está sendo atualizado com uma nova interface que exibirá um painel de contas, contendo uma lista de contas salvas e seu nível relativo de interesse, com base em sinais determinados por IA.

Fonte: Blog Social Media Today

De acordo com o LinkedIn, esse é apenas o primeiro de muitos novos recursos de análise para o Sales Navigator, que utilizará vários sinais e atividades de toda a plataforma para fornecer mais indicadores de interesse do comprador em potencial.

“Com novos alertas sobre contas mostrando intenção na seção Destaques da página inicial e um filtro de intenção do comprador na Pesquisa, suas equipes agora terão informações de intenção do comprador como parte do fluxo de trabalho diário do Sales Navigator, facilitando ao máximo a priorização as contas certas na hora certa.”

O LinkedIn não pode deixar de atualizar suas ferramentas de acompanhamento e aquisição de dados, visto que uma nova era de utilização de dados está para começar.

Atualizações de Maio de 2022

Agora, além de exibir um “link no perfil” do LinkedIn, usuários também podem utilizar novas ferramentas de análise, edição e promoção. Confira!

Os novos recursos foram disponibilizados no final de abril e incluem:

  • exibição de link no perfil;
  • ferramenta de análise de postagens em grupos;
  • ferramenta de edição de vídeo no celular;
  • novas opções para promoção de newsletters.

Essas atualizações podem ser valiosas para os profissionais que utilizam a rede social em sua estratégia de Marketing Digital. Veja os detalhes de cada recurso:

Link no Perfil

O recurso de “link no perfil” é uma ótima novidade para todos os usuários, no entanto, marcas e criadores de conteúdo serão os mais beneficiados pela atualização. O link é exibido no topo do perfil, logo abaixo do nome do usuário.

No Twitter, o consultor de mídias sociais, Matt Navarra, comentou a atualização e compartilhou um exemplo de como a ferramenta funciona:

O recurso ainda permite a personalização do texto em que o link será exibido, com isso o usuário poderá editar o texto para incluir um CTA e aumentar a quantidade de cliques que vai receber, potencializando o alcance orgânico que a rede social pode gerar para aquela página.

Outro ponto interessante sobre essa atualização é que os conteúdos compartilhados podem incluir uma chamada que direciona os usuários ao perfil, aumentando as métricas de alcance do perfil.

Análise de Postagens em Grupo

Os grupos são um elemento muito importante para o LinkedIn, afinal, muitos deles têm altos níveis de engajamento. No entanto, até o momento, não era possível que os usuários verificassem o quanto seus esforços de compartilhamento de conteúdo estavam obtendo resultados.

Com a ferramenta, é possível visualizar dados de engajamento para postagens em grupos, dando a possibilidade de obter mais informações sobre o quanto suas contribuições para aquele grupo estão beneficiando sua comunidade e, consequentemente, quanto de retorno você está conseguindo.

Corte de Vídeo

Muitas plataformas oferecem recursos semelhantes, no entanto, a opção de corte do vídeo em dispositivos móveis é uma forma de personalizar e melhorar os conteúdos em vídeos compartilhados na plataforma. Essa pequena evolução oferece maior comodidade aos criadores de conteúdo, que não precisam mais fazer edições em outras ferramentas.

Ferramentas para Promoção de Newsletters

Ficou mais fácil aumentar a quantidade de inscritos na sua newsletter, com o novo recurso, os usuários poderão incluir o link direto no bloco de “Destaque” do perfil, incluindo um botão de “Inscreva-se” para atrair mais cliques.

Fonte: Blog Social Media Today

Recentemente, o LinkedIn também permitiu que usuários e páginas de empresas compartilhassem boletins informativos na plataforma, para aprimorar a conexão com o público.

A soma desses pequenos ajustes podem ser muito vantajosa para empresas e criadores de conteúdo que procuram aumentar seus esforços na plataforma. Se você enxerga o LinkedIn como um forte ativo na sua estratégia de marketing, vale a pena analisar como as novas ferramentas podem ser úteis.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Como Fazer Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais

Atualmente, mais de 4,8 bilhões de pessoas estão conectadas a alguma rede social. No ambiente digital, as pessoas interagem com seus amigos, familiares e colegas de trabalho, mas também com empresas. Por isso, o marketing de conteúdo para redes sociais é tão importante.

Confira nosso artigo completo e saiba como aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo em suas redes sociais e comece a engajar mais o seu público.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?