Olá leitores da Agência Mestre,

Com o sucesso cada vez maior do Twitter no Brasil, está na hora de comentarmos um pouco mais sobre como esta rede social está sendo usada aqui e como está se tornando um sucesso maior a cada dia. Para isto analisamos a pesquisa realizada pela Bullet, que entrevistou 3.268 brasileiros usuários do Twitter no período de 27 a 29 de Abril de 2009 para traçar o perfil do usuário do Twitter no Brasil.

twitter-brasilO Twitter chegou ao Brasil em Janeiro de 2008 e, desde então, assim como em todo mundo, o seu sucesso só aumenta. Entre fevereiro e março de 2009 este serviço de microblog teve um aumento de 96,8% na participação de brasileiros, representando um crescimento de 344 mil para 677 mil usuários.

Em participação no total de cadastrados no serviço, porém, a presença ainda é tímida, sendo atualmente de 2,7% no meio dos 24,8 milhões de internautas que já aderiram ao site.

No perfil do público brasileiro no Twitter há uma predominância de homens jovens-adultos, entre 21 a 30 anos, solteiros do estado de São Paulo e Rio de Janeiro. As pessoas que estão plugadas nessa rede são predominantemente estudantes do ensino superior ou graduadas e estão geralmente conectadas a internet mais de 50 horas na semana. Os conectados ao Twitter são vistos como formadores de opinião, possuem seu próprio blog e retweetam assuntos considerados interessantes para seus seguidores e os enviam também para seu blog pessoal ou para seus amigos através de outras ferramentas da web.

Muitos utilizam o Twitter para buscar informação e se atualizarem pela internet ( 91.42%), compartilham opiniões, críticas e seus pensamentos, podendo conversar com outras pessoas da rede. A maioria dos Twitteiros, 80%, segue perfis de agências de notícias, jornais, revistas e portais.

Os usuários brasileiros de Twitter tem por hábito responderem a maioria, se não todos,  os “replies” que recebem. Desta maneira os twitteiros trocam informações diariamente, e também fazem novos amigos; 85% dos internautas acreditam que o Twitter aproxima as pessoas. Entre os usuários brasileiros do Twitter, a confiança é um fator muito relevante, eles afirmam confiar nas opiniões e dicas dos outros twitteiros, e esse nível de confiança é alto: cerca de 87%.

Antes de terminar de retratar essa pesquisa do Twitter no Brasil, é importante comentar sobre a Publicidade no Twitter. Essa rede social é muito bem vista em relação à publicidade, cerca de 53,6% dos usuários do Twitter acham interessantes ações publicitárias nesta ferramenta, 33% já participaram de alguma ação publicitária e 70% segue perfis de empresas, eventos ou campanhas publicitárias.

E você tem algum dado revelante sobre o Twitter no Brasil? Deixe um comentário sobre como você tem usado o seu Twitter.

Aproveite ainda para conferir todo o estudo que a Bullet fez sobre o Twitter no Brasil:

Twitter no Brasil