Estatísticas do Twitter no Brasil

Por Raquel Pereira

Redes Sociais

Estatísticas do Twitter no Brasil

Veja quem são os usuários do Twitter e quais as principais informações que precisa saber para iniciar uma estratégia nessa rede social!

Raquel Pereira

Em 14 anos de atividade no Brasil, o Twitter já conta com, aproximadamente, 19 milhões de usuários. Apesar de contar com uma quantidade “pequena” de contas ativas, se comparado ao Facebook que já passa de 130 milhões, o Twitter pode ser uma ótima fonte de leads para o seu negócio.

Neste artigo, você vai conferir alguns dados sobre essa rede social tão interativa e como você pode utilizá-la para alavancar seus resultados.

  • o Twitter no Brasil;
  • estatísticas sobre o Twitter;
  • o perfil do usuário do Twitter;
  • como as empresas podem usar o Twitter.

O Twitter no Brasil

O Twitter chegou ao Brasil em Janeiro de 2008, na época, a plataforma em formato de mini blog pessoal, oferecia um espaço de 140 caracteres para que você pudesse escrever “O que está acontecendo?”.

Logo que chegou ao país, a rede social teve um grande crescimento e, entre fevereiro e março de 2009, contava com 677 mil usuários ativos (aumento de 96,8%). A plataforma só cresceu desde então, atraindo a atenção dos profissionais de marketing.

Em julho de 2020, o aplicativo da rede chegou ao marco de um bilhão de downloads (mundialmente), na Google Play Store. Por ser, primordialmente, um canal informativo, diversos veículos de notícia e formadores de opinião utilizam a rede para compartilhar os principais acontecimentos e, durante a pandemia, muitos usuários a utilizaram como uma fonte segura de informação.

Além disso, a rede é um espaço aberto de comunicação e compartilhamento de informação, no qual muitos usuários comentam, agora com 280 caracteres ao invés de 140, sobre seus programas de TV preferidos, notícias, sua vida particular, política e diversos outros assuntos.

Estatísticas sobre o Twitter

De acordo com a Statisa, 67% dos negócios B2B em todo o mundo utilizam o Twitter como parte da estratégia de Marketing Digital. Além disso, outro estudo realizado pela plataforma de dados constatou que o Brasil é o 4º país com maior audiência na rede (em 2021).

Esses dados indicam que as empresas estão procurando ampliar seus canais de comunicação e acompanhar as demandas do consumidor, que está mais conectado a cada dia. Pensando nisso, investir em uma estratégia de marketing digital no Twitter pode ser uma boa oportunidade para se conectar ainda mais com a audiência.

Além de ser uma mídia de conexão, onde consumidor e marca podem trocar interações quase instantâneas, a taxa de alcance da publicidade no Twitter Brasil, comparado com a população acima de 13 anos, é de 10,8% (de acordo com o “Digital 2022 Overview Report” desenvolvido pela We Are Social.

Ou seja, os usuários da rede não apenas a utilizam, mas também consomem serviços e produtos através dela. A pesquisa anual realizada pela Digital Marketing Institute, em 2019, confirmou que quatro em cada 10 entrevistados realizaram uma compra por meio de publicidade no Twitter, tanto pelo Twitter Ads quanto pelas “publi” de influenciadores.

O perfil do usuário do Twitter

Diversos estudos já foram realizados com o intuito de traçar o perfil dos “tuiteiros”, como são conhecidos os usuários da rede. Alguns dados demográficos interessantes sobre eles são:

  • 66% dos usuários se identificam como homens — We Are Social;
  • majoritariamente, o Twitter é acessado através de dispositivos móveis (80%) — Hootsuite;
  • 42% dos usuários acessam a rede diariamente — Pew Research Center;
  • a idade dos usuários varia entre 18 e 49 anos, sendo que 38% têm entre 18 e 29 e 26% entre 30 e 49 anos — Twitter.

Uma pesquisa mais aprofundada sobre os usuários brasileiros, realizada pela Opinion Box com mais de 800 entrevistados, constatou que:

  • apenas 11% dos entrevistados afirma que o Twitter é a rede social mais utilizada;
  • 61% dos entrevistados acessam a rede, ao menos, uma vez por dia;
  • 57% já utiliza a rede social há mais de 3 anos;
  • 44% dos usuários passaram a utilizar mais a rede social devido à pandemia;
  • nos próximos 12 meses, 61% dos usuários pretendem manter a frequência de uso ou aumentá-la.

A pesquisa também levantou dados referentes aos hábitos de utilização dos usuários. Em uma pergunta de múltipla escolha, a maioria dos brasileiros (66%) disseram utilizar a rede para acompanhar as notícias. Além disso, os usuários utilizam a rede social para interagir com publicações e amigos (49%) e consumir conteúdos relacionados à humor (47%).

A relação usuário e marca

O poder das marcas no Twitter é um fenômeno internacional que se repete no Brasil. Dentre os usuários brasileiros, 74% seguem o perfil de alguma marca ou empresa e 68% seguem algum influenciador digital.

Devido ao alto nível de interação da rede, opiniões sobre produtos e serviços têm um alcance exponencial, sejam boas ou ruins. 44% dos entrevistados afirma já ter comprado ou produto ou contratado um serviço por indicação de outros usuários.

No entanto, 41% já desistiram de uma compra após verem reclamações sobre o produto/serviço ou sobre a marca no Twitter. Isso ressalta a atenção que os profissionais de Marketing e Comunicação das empresas precisam ter ao responder às solicitações que recebem nessa rede social, afinal, 46% dos entrevistados acreditam que esse é um ótimo canal para resolver problemas.

Como as empresas podem usar o Twitter

O Twitter oferece diversas possibilidades de expandir a autoridade da sua marca, algo muito procurado pelos profissionais de Marketing de Conteúdo. No entanto, para que isso aconteça, você deve elaborar uma estratégia de Marketing Digital na qual a rede faça sentido.

Para isso, é necessário conhecer o tom de voz da sua marca, definir quais modelos de publicação serão utilizados, quais os objetivos dessa estratégia e quais métricas serão acompanhadas.

Acompanhe o Trending Topics

Uma das maiores vantagens do Twitter é que a rede social lista os assuntos mais comentados do momento, os trending topics. Esses assuntos em alta são atualizados de acordo com a interação e a relevância que os usuários estão dando àquele tópico, ou seja, reflete o que as pessoas estão falando dentro da rede.

Utilizando esses tópicos, além de insights para suas publicações, você também pode aumentar o engajamento da sua marca. Afinal, comentar sobre os assuntos mais “quentes” da plataforma mostra que sua marca está acompanhando as tendências, mas tome cuidado para não perder o foco.

Independente da rede social utilizada, lembre-se que seus seguidores buscam informações sobre o seu nicho, logo, muitas menções a outros assuntos não relevantes podem confundir sua audiência.

Interaja com seu público

O Twitter é uma rede social de conexão, interação e compartilhamento – principalmente de opiniões. Por isso, saber o que as pessoas estão falando sobre sua marca e interagir com esses comentários é fundamental para sua estratégia de marketing.

A comunicação direta com os seguidores no Twitter é o grande diferencial dessa plataforma, um exemplo disso é visto no perfil comercial mais popular entre os brasileiros: a Netflix Brasil.

Com mais de 18 milhões de seguidores, a Netflix Brasil utiliza um tom descontraído e divertido para se comunicar com os fãs da marca. Além de compartilhar novidades sobre suas produções, o perfil mantém uma relação próxima com os usuários, respondendo com muitos memes e humor.

Aposte em diferente formatos de conteúdo

Engana-se quem acredita que o Twitter é apenas um espaço para compartilhar pequenos posts escritos. A plataforma suporta imagens, GIFs, vídeos, links e ainda é possível realizar enquetes com seus seguidores.

As chances de viralizar no Twitter são grandes, afinal, as informações podem ser replicadas muito rapidamente com apenas um clique (ou, mais especificamente, um retweet). Se o seu negócio já conta com uma estratégia de marketing de conteúdo, você pode adaptar seus posts de outros canais, como blog ou Facebook, e compartilhá-los também no Twitter.

É importante ressaltar que você deve estabelecer uma comunicação condizente com o tom de voz da sua marca. No exemplo acima, a Resultados Digitais faz uma adaptação de um conteúdo publicado inicialmente no Instagram, mas mantém o mesmo tom de voz em ambas as redes.

Apesar do algoritmo do Twitter ser muito diferente das outras redes sociais, você precisa publicar conteúdo para gerar engajamento na plataforma. Confira nosso artigo sobre como fazer marketing de conteúdo para as redes sociais e utilize nossas dicas para começar sua estratégia.

LEIA MAIS

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Comentários
  1. Avatar

    O twitter, sem dúvida, é uma ferramenta muito interessante. Tanto do ponto de vista social, quanto comercial. No meu caso, estou conseguindo me atualizar muito mais rapidamente, pelo fato de estar antenado, pelo menos, 8 horas por dia com o twitter aberto. No caso das empresas, acho que agora estamos tendo cases interessantes no twitter.

  2. Avatar

    Em fim achei algo esclarecedor sobre o twitter.
    Obrigada, adorei o post.

  3. Avatar

    Por indicação acabei de obter uma conta no twitter e por ser iniciante ainda não sei utilizar todos os recursos que o mesmo oferece a seus usuários. Mas, sempre ouvir falar bem desta ferramenta e justamente por usuários formadores de opiniões como mostrado na pesquisa.

  4. Avatar

    Obrigado pelos comentários.

    @Gustavo,
    O Twitter tem esta sensacional vantagem da atualização no momento, se manter atualizado por ele é muito fácil. Com o crescimento do Twitter no Brasil, aumentou o número de usuários e de informações disponíveis nele, isto também já está acontecendo com as empresas e seus cases como você mesmo comentou.

    @Tatiana
    Que bom gostou. Espero ter te ajudado em sua busca.

    @Aislane
    Que bom que você já está no Twitter, pode ter certeza que logo você saberá utilizá-lo muito bem. Continue buscando informações.

  5. Avatar

    Considero importante falar não apenas dos usuários e do que buscam como também das empresas ou empreendedores que tem o twitter APENAS como trabalho publicitário.

    Faço ainda a sugestão para um artigo (também sobre o twitter) no que diz respeito ao marketing que realmente funciona nele.

    A cada dia cresce o número de novos perfis que começam a seguir 1.235.263.345 outros perfis na busca de conseguir novos seguidores. Em meu ponto de vista isto não é muito eficaz, não passa de uma troca de followers que possivelmente possa gerar algum tweet novo no futuro. Não seria mais recompensador atingir diretamente o público alvo do que perfis que nem se enquadram no nicho de serviços oferecidos?

  6. Avatar

    Para divulgação de serviços e informações em tempo real, é ótimo.

  7. Avatar

    @ Olá Rafael,
    Obrigado por comentar.
    O Twitter é uma rede de contato praticamente direto, com o tipo de negócio que você faz e com as empresas.
    Claro que dentro do Twitter você acabará atingindo no só o seu público-alvo como outros perfis que não se enquadram com aquilo que você o seu negócio buscam. Desta maneira você apenas estará divulgando a sua marca quantitativamente e não qualitativamente, mas não deixa de ser uma forma de promover suas ideais e sua marca, dentro desde nicho quantitativo também há qualidade.
    Busque seguir e ser seguido por followers certos.

    @ Olá Wellington
    Obrigado por comentar.
    O Twitter é uma rede que está crescendo muito, uma boa parte desde crescimento se deve justamente nas qualidades que o Twitter que você citou divulgação e tempo real.

  8. Avatar

    Tem que ser no mínimo bobo para não entender o potencial de uma ferramenta tão poderosa como o Twitter. Mas acredito que ainda falte profissionais que além de entenderem de Twitter e comunicação, entendam das empresas onde trabalham. Gostaria de pedir licença para linkar do meu atual post sobre Twitter para esse artigo, posso? ja fiz!

    Parabéns pelo post Ana estou estudando para me tornar um profisisonal de SEO e Analista de redes sociais. seu artigo foi de grande valia para mim. Keep going!

    • Avatar

      Olá Diego,

      Realmente o Twitter veio para ficar, ainda mais se tratando de Comunicação entre empresas e clientes.

      Fico feliz que tenha gostado do Post e que o mesmo tenha ajudado em seus estudos.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?