Para quem trabalha com marketing e comunicação, é essencial entender a diferença entre expert e influenciador. Dessa forma, você pode criar as estratégias de divulgação de conteúdos da melhor forma.

Os influenciadores todo mundo já conhece, mas será que você entende os detalhes essa profissão? Sobre os experts, o que você sabe? Continue a leitura deste artigo que você verá:

  • qual é a diferença entre expert e influenciador;
  • como se tornar um expert;
  • como se tornar um influenciador.

Qual é a diferença entre expert e influenciador?

A diferença entre expert e influenciador é que o primeiro é especialista na área em que atua e faz conteúdos. Então, um professor de inglês que tem um perfil público, por exemplo, é um expert na matéria, pois estudou para isso.

O influenciador não é menos importante. Porém, ele tem conhecimentos mais gerais. Uma pessoa que tenha participado de um reality show, por exemplo, por causa do que aprendeu viajando, pode dar dicas de inglês. Porém, ele não tem a mesma técnica no tema quando comparado com o expert.

Tanto expert quanto o influenciador têm ótimas oportunidades nos dias atuais, já que os usuários de redes sociais desejam consumir conteúdo. Seja informações sobre um novo idioma, roteiros de viagens, receitas culinárias ou outro conhecimento.

Cada vez mais, as pessoas estão atentas a tudo o que acontece na internet. Por isso, essa pode ser uma excelente maneira de começar uma carreira paralela e muito promissora.

Como se tornar um expert?

Para se tornar um expert é necessário ter conhecimento técnico, o que não significa necessariamente uma faculdade. Você pode fazer cursos livres (e até on-line) em uma área pela qual se interessa, ler os livros principais sobre o assunto e até ter um mentor para auxiliar na jornada.

Depois que reunir essa experiência, você poderá se divulgar para o público. Imagine que você se especializou e tirou certificados que atestam o seu conhecimento em culinária francesa.

Nesse caso, você deixará de ser uma pessoa entusiasta no assunto e passará a ser uma expert. Inclusive, é aconselhável que você diga “me formei na instituição tal, fiz determinado curso” e assim por diante.

A partir de então, o seu foco poderá ser as redes sociais, propriamente ditas. O primeiro passo é observar onde o seu público potencial está e o que você pode oferecer a ele.

Será que as postagens bastam? Vale a pena lançar um infoproduto, como um curso on-line ou um e-book? Considere todas as suas possibilidades!

Como se tornar um influenciador?

Para se tornar um digital influencer é semelhante, mas como a grande diferença entre expert e influenciador é o nível de conhecimento, esse é um detalhe a menos a se preocupar.

Digital Influencer

Não que você deva compartilhar qualquer conteúdo, ok? Porém, você pode a sua experiência de vida para se aproximar das pessoas.

Então, se você já é especialista ou interessado em algum assunto, mesmo que não tenha um curso, por exemplo, pode investir.

Nesse caso, o foco maior deve ser com a sua apresentação. Coloque-se no lugar do seu público: por que você seguir uma pessoa como você? Olhe os seus concorrentes e veja o que engaja os outros.

Lembre-se também de sempre usar a criatividade. Até porque, como existe muita informação nas redes sociais, é necessário chamar a atenção dos usuários.

Assim como os experts, os influenciadores também podem:

  • dar cursos;
  • criar e-books e outros materiais educativos para o público;
  • fazer parcerias e divulgar produtos de empresas.

Nesse sentido, investir em mídia é outra forma de alcançar um número ainda maior de seguidores.

Agora que você já conheceu a diferença entre expert e influenciador, quer saber mais sobre essas áreas que não param de crescer? Confira outros conteúdos no blog da Agência Mestre!