Como Ter Ideias de Conteúdo Infinitas – Na Prática com Fabio Ricotta

Por Daniele Souza


Olá pessoal, tudo bem? Está no ar mais um MestreTV! Hoje, o Fabio Ricotta ensina para vocês uma técnica incrível para sempre ter ideias de conteúdo.

Ficou interessado? Então continue lendo para saber mais!

Usando o Google para ter ideias de conteúdo

Vamos supor que você quer escrever sobre exercícios. Você provavelmente terá algumas ideias em sua cabeça e poderá anotá-las para usá-las mais tarde. Porém, é possível usar um recurso do Google que vai te ajudar a ampliar a variedade de palavras-chave que poderão se unir a sua estratégia.

Ao entrar no site de busca, digite o termo desejado e não aperte “enter”. Deixe que a própria ferramenta mostre a você as opções mais procuradas pelos usuários. Para aumentar ainda mais a variedade, digite “exercícios a”, “exercícios b”, “exercícios c” e o alfabeto inteiro até conseguir uma boa quantidade de termos.

O Google sugere de acordo com a sua região, itens mais buscados e com base no seu histórico de navegação. Portanto, é interessante fazer essas pesquisas com o navegador anônimo e evitar resultados enviesados.

Usando o Answer the Public

Apesar do Google ser uma grande ajuda para encontrar novas ideias de palavras-chave, esse é um trabalho mais demorado. Por sorte, existem ferramentas específicas que ajudam a otimizar essa busca por termos, como é o caso do Answer the Public.

Ele funciona da seguinte forma: você pesquisa um termo e ele irá sugerir diversas ramificações de assuntos que podem estar relacionados.

Para fazer a pesquisa, é preciso se atentar a dois detalhes: primeiro, alterar o país de busca e colocar o Brasil; e, depois, alterar o idioma para o português — isto é, assumindo que está trabalhando com a nossa língua. No caso de outras localizações, basta adicionar as informações que correspondem à sua procura.

Nos resultados, o site associa o termo com vários termos de perguntas e preposições e consegue formular frases que poderão servir como títulos para artigos, tópicos de e-books, entre outros tipos de conteúdo.

O ideal é usar poucas palavras e termos genéricos, para ter uma quantidade de sugestões maior. Depois, vá especificando de acordo com o que achar mais interessante.

Espero que tenham gostado do ‘Na Prática com o Ricotta’ de hoje!

LEIA MAIS
Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?