Como Manter Relevância no Google Mesmo com Mudanças do Algoritmo

Por Mayara Kelly Paz


Os algoritmos do Google geram grande impacto nos ranqueamentos e nas pesquisas. Eles funcionam por meio dos mecanismos de buscas responsáveis pela filtragem e entrega de páginas como resultados, tudo de acordo com a busca dos usuários. Por isso mesmo, eles acabam sofrendo constantes atualizações. Mas então, como manter relevância no Google se existem sempre mudanças nessa ferramenta?

Essa é uma dúvida frequente e que causa bastante alvoroço no universo do marketing digital. Afinal, se o seu site não estiver de acordo com os fatores estabelecidos pela plataforma, isso pode resultar na queda de relevância e no tráfego orgânico da página do seu negócio.

Mas fique tranquilo, mesmo com as constantes mudanças e atualizações é possível sim, manter a relevância da sua página no principal buscador da internet. Confira algumas dicas de como fazer isso neste artigo!

Neste artigo, veremos:

  • como funciona o algoritmo do Google;
  • como manter relevância no Google mesmo com as mudanças;
  • o que mudou na última atualização do algoritmo da plataforma.

Como funciona o algoritmo do Google?

Antes de entender como manter relevância no Google, é necessário estudar como funcionam esses algoritmos. Sendo um conjunto de operações que define como será o resultado nos mecanismos de busca e que serão apresentados ao usuário, os algoritmos têm a missão de melhorar os resultados e salvar a experiência do usuário, bloqueando as más práticas na plataforma – como o black hat.

Eles servem para entender, descobrir e organizar todo o conteúdo da internet, para entregar as melhores respostas ao usuário.

Os buscadores são máquinas especializadas em responder dúvidas e o melhor resultado é aquele que traz a resposta certa ao pesquisador e para chegar aos resultados ideais, o Google percorre um caminho que começa muito antes de o usuário digitar sua pesquisa no buscador.

Para entender melhor como você pode aparecer no Google, confira o webinar ministrado pelos especialistas da Mestre:

Como manter relevância no Google mesmo com as mudanças

Para manter relevância no Google mesmo com as mudanças no algoritmo e permanecer em uma boa posição nos resultados de pesquisa, são necessárias algumas ações. Isso porque as primeiras posições do Google dão maior visibilidade e credibilidade para o seu site, sendo a primeira opção que muitos usuários vão clicar atrás de respostas.

Confira algumas táticas que você pode aderir:

Manter seu site com conteúdo de qualidade

O Google, como qualquer outra plataforma de buscas, valoriza bastante um site alimentado com conteúdo de qualidade. Ou seja, que realmente desenvolva o tema tratado e apresente informações pertinentes, originais e claras ao usuário. Além disso, os algoritmos conseguem identificar as páginas que não possuem conteúdo relevante para responder às dúvidas dos usuários.

Tenha em mente que a prioridade de classificação é para os sites que apostam na autoridade do conteúdo e o apresentem da melhor forma possível para manter relevância no Google.

Apostar em URLs amigáveis

As URLs otimizadas, ou também conhecidas como amigáveis, também são um ponto importante para ganhar relevância no Google. Uma vez que a plataforma também consegue identificar as palavras-chaves no endereço eletrônico, é importante evitar o uso de símbolos e números para tornar a identificação mais fácil.

Como o Google não lê espaços, então aposte no hífen para fazer a separação de palavras também.

Otimização de conteúdos antigos

Por muitas vezes, esquecemos dos conteúdos e páginas que foram publicadas há muito tempo. Porém, o que muitos não sabem é que esses conteúdos antigos também contam bastante para ganhar relevância na plataforma.

Vale a pena dedicar algumas horinhas para fazer a atualização desses conteúdos e otimizá-los com palavras-chaves relevantes para o seu segmento.

Uso de palavras-chaves

Com as novas atualizações do Google, o uso de palavras-chaves relevantes se tornou algo ainda mais crucial para se ter relevância. Com o refinamento em sua avaliação de termos-chave, agora a análise semântica e o foco em sanar as dúvidas do usuário são fatores fundamentais.

Para melhorar o seu ranqueamento, aposte em palavras-chaves com boa distribuição ao longo dos conteúdos que serão apresentados em seu site.

Melhore o SEO Title, heading tags e tempo de carregamento do site

Outros três pontos cruciais para manter sua relevância, é apostar em um título otimizado para SEO, sendo aquele que melhor aparece nos mecanismos de busca e tem a função de direcionar o leitor ao conteúdo.

Além disso, precisa ser objetivo, indo direto ao ponto, contendo até 55 caracteres.

Já as heading tags são aplicadas para definir uma estrutura e arquitetura de informações para apresentar os conteúdos de acordo com a sua prioridade. Teoricamente, existem até seis heading tags, apresentando desde o tema dos conteúdos (que seria o H1) até os subtítulos (que vão do H2 até o H6).

As headings são ótimas para você, no momento de fazer a redação de um conteúdo, elaborar de acordo com a ordem e classificação de cada tópico.

O tempo de carregamento é mais um ponto que merece atenção visto que, a alta velocidade a qual recebemos informação na internet nos tornou bem impacientes. Aguardar mais que 4 ou 5 segundos pelo carregamento de uma informação é um verdadeiro desafio para qualquer internauta.

Logo, o usuário não consegue aguardar e abandona a navegação.

Realize link building e cuidado com o black hat SEO

O link building é uma ferramenta bastante interessante para quem deseja melhorar a sua relevância no Google, pois se mais blogs e sites linkarem o conteúdo para o seu site, a plataforma entende que o seu endereço eletrônico é relevante, logo começará a apresentar a sua página nos resultados de pesquisa.

Para isso, é importante investir em relacionamento com outros vendedores e produtores de conteúdo, tendo o conteúdo para não acabar desrespeitando as diretrizes do Google e realizando o black hat SEO – é uma prática bem questionável sobre as linkagens e otimização de páginas.

Para entender melhor, confira o vídeo do Fábio Ricotta sobre essa prática e porque não é bacana realizá-la:

O que mudou na última atualização do algoritmo da plataforma?

O algoritmo tem se tornado cada vez mais completo e hoje ele já possui uma tecnologia inteligente o bastante para eliminar páginas que adotam práticas maliciosas.

Além de combater o black hat, a evolução do algoritmo também busca melhorar a compreensão das intenções de busca dos usuários. E é esse caminho que as atualizações mais recentes estão trilhando.

Dentre as principais mudanças, temos:

BERT – essa é a atualização mais recente do Google em termos de facilitar o entendimento e compreensão de busca do usuário. Aconteceu em 2019 e a sigla significa Bidirectional Encoder Representations from Transformers – significa que há um novo sistema de inteligência artificial especializado no processamento de linguagem natural. O BERT é considerado uma das principais atualizações do algoritmo do Google nos últimos anos. Ele é capaz de compreender o contexto geral das buscas ao analisar as palavras que compõem uma pesquisa, os significados delas e as relações entre elas.

A Agência Mestre Ajuda Você A Ganhar Relevância No Google!

E se você chegou até aqui e precisa de ajuda especializada para ganhar e manter relevância no Google, conte com a Agência Mestre.

Por quatro vezes consecutivas a agência ganhadora do prêmio de melhor agência de inbound marketing, na Mestre você terá profissionais capacitados e com ideias fora da caixinha para alavancar o seu negócio, sua relevância e por fim, suas vendas!

Conheça a história das empresas que através dos projetos de Inbound e SEO educaram o público e passaram a vender mais.

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?