Descubra a Velocidade e o Tempo de Carregamento do Site

Por Isabela Guiaro


Será que você tem páginas lentas no seu site? O tempo de carregamento influencia diretamente na experiência do usuário e, até mesmo, na sua taxa de conversão.

O Ricotta preparou algumas dicas de como descobrir a velocidade das suas páginas e, então, de que maneira resolver o problema.

Por que o tempo de carregamento é importante?

Alguma vez você já tentou acessar um site e perdeu a paciência? É isso o que acontece quando o tempo de carregamento é maior do que esperado. A menos que o usuário que está acessando realmente queira ver aquele conteúdo, ele provavelmente irá desistir de abrir e ir para outro endereço. Ou seja: você pode estar perdendo visitar e, inclusive, conversões, para os seus concorrentes por conta disso.

Um estudo da Amazon mostra que para cada 100 milissegundos que você otimiza no carregamento de um e-commerce, você aumenta 1% as vendas.

Se você estiver anunciando uma LP, um material rico ou mesmo a sua página de vendas para um lançamento, é possível que sua taxa de conversão esteja mais baixa, inclusive.

Lembrando que esse é um ponto importante, também, para o posicionamento do Google. Há quem diga que o tempo de carregamento tenha uma influência mínima, mas e se esse for o critério usado para o desempate entre você e o concorrente? O ideal é melhorar a velocidade e garantir a melhor performance da página!

Como ver o tempo de carregamento do site?

Se você quer descobrir a velocidade e entender quais os fatores que precisam ser melhorados, é recomendado o uso da ferramenta Web Page Test! Esse site é gratuito e mostra uma análise completa do site escolhido, sendo possível tirar alguns insights.

Para usá-la, basta seguir esse passo a passo:

  1. adicione a localização do servidor de acordo com o que é mais próximo de você (recomendado: South America, São Paulo, Brazil);
  2. navegador, preferindo aquele que os seus usuários mais usam;
  3. nos “Advanced Settings”, marque a opção de fazer três testes para tirar uma média caso haja uma oscilação de servidor;
  4. marque “First View e Repeat View” para analisar os usuários que acessam pela primeira vez e os que estão retornando ao site;
  5. adicione a URL.

Análise das primeiras informações

O Web Page Test vai te mostrar um relatório dos testes realizados. Na barra superior, você encontrará notas que variam de A a F para os seguintes pontos:

  • segurança;
  • primeiro byte (primeira resposta do servidor);
  • keep alive ativo;
  • taxa de compressão;
  • compressão de imagens;
  • cache;
  • uso do CDN

Logo abaixo, o relatório também vai mostrar os resultados da performance do site, dividindo entre a primeira visualização e a de retorno. As métricas que são usadas são:

  • primeiro byte;
  • tempo de renderização;
  • primeira janela de visualização;
  • velocidade de indexação.

Se você comparar, vai perceber que o usuário que retorna tem um tempo de carregamento menor porque o site armazena alguns detalhes em seu navegador.

Waterfall

Essa é uma régua que mostra exatamente tudo o que tem na página. Ao clicar em um dos pontos, você vai abrir o que é aquele detalhe para descobrir o que está carregando de forma mais rápida ou lenta. Então, se for uma imagem, é possível ver qual é e o seu tamanho — quem sabe redimensionando você consegue um tempo de carregamento mais baixo?

Para ler os detalhes, considere os seguintes códigos:

  • banco: tempo de espera;
  • azul petróleo: DNS;
  • laranja: conexão;
  • azul: HTML;
  • marrom: JS (JavaScript);
  • verde: CSS (estilo da página);
  • roxo: imagem;
  • turquesa: flash;
  • vermelho: fonte;
  • azul piscina: vídeo;
  • cinza: outros.

Uma simples otimização em algum detalhe que você encontrar que esteja muito pesado pode fazer com que seu site comece a carregar mais rápido. Por exemplo: se o HTML estiver com uma velocidade lenta, compactar o código pode fazer com que a sua média melhore.

Comparação entre sites

Uma função bem bacana do Web Page Teste é a de comparar sites. Você pode pegar o seu e o de um concorrente e criar um relatório que mostra os dados de ambos, comparados.

Além de gráficos e métricas, ele vai gerar um vídeo que divide a tela entre a quantidade de sites que você colocou na ferramenta — são, no máximo, cinco — e mostrar simultaneamente o carregamento das páginas. Assim, você vai poder entender quantos segundos, exatamente, eles demoram para carregar. Ainda, você pode selecionar o carregamento em 3G, 4G e Desktop.

Gostou de conhecer essa ferramenta para descobrir o tempo de carregamento da página? Continue lendo o blog da Agência Mestre para mais dicas!

LEIA MAIS
WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?