Olá leitores do Agência Mestre!

Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma página de mapa do site para o seu blog WordPress. O que muitos podem pensar é: “Pronto! Agora todos os mecanismos de busca possuem um local para ver todas as páginas do meu site”. Este ponto de vista está errado. Existe ainda o Sitemap XML.

Wordpress Logo A algum tempo atrás, o Heron publicou aqui no blog de SEO, um artigo sobre a formatação dos Sitemaps. Lá ele define muito bem o que é um arquivo Sitemap e vou resumir aqui para vocês.

Basicamente um arquivo Sitemap XML é um arquivo em formato XML que indica todas as URLs das páginas do seu site. De forma organizada, ele pode definir prioridades, data de atualização, importância entre suas páginas. Este arquivo serve para informar os search engines de todos estes dados que você, webmaster, já sabe. Assim, eles podem acessar um único arquivo para saber todas as URLs existentes no seu site, com informações detalhadas.

Por padrão, o WordPress não possui em sua engine um sistema que faça isto automaticamente. É aí que entram os famosos plugins para WordPress. Em um dos mais geniais plugins, uma equipe criou um script que gera o seu arquivo Sitemap XML automaticamente, assim que você posta um artigo ou quando você edita-o. O plugin foi criado por Arne Brachhold.

Vamos então criar o nosso Sitemap XML para o WordPress:

1) Vá na página do plugin, e baixe-o. Existe a possibilidade de usar para WordPress inferior à versão 2.1 ou superior à versão 2.1. Recomendo fortemente que você atualize o seu WordPress caso ele esteja em versão inferior à 2.1.
2) Para instalar o plugin, descompacte-o e faça o upload dos arquivos para o diretório /wp-content/plugins/

3) Um passo importante é a criação dos arquivos de Sitemap no seu servidor. Crie na raiz do seu blog, ou seja, onde fica o seu wp-config.php, dois arquivos, chamados “sitemap.xml” e “sitemap.xml.gz”. Em ambos os arquivos coloque CHMOD 777. Se você não sabe o como aplicar CHMOD, provavelmente o seu programa de FTP ou SFTP (ou de outro tipo de conexão) dá a opção ao clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse.

4) Com os arquivos criados e o plugin em sua pasta, o passo agora é a ativação. Acesse o seu painel de administração e ative o plugin, na área de plugins.

5) Vá em opções ou settings (dependendo da versão do seu WordPress) e selecione o nosso plugin “XML-Sitemap”. Lá você encontra várias informações detalhadas sobre o seu arquivo XML. Leia todas atentamente (são todas com explicações ao lado) e clique no botão de “Atualizar Opções” lá embaixo.

6) De posse do nosso arquivo XML, podemos agora cadastrar o nosso arquivo Sitemap nos principais buscadores. Segue abaixo os passos para adicionar o seu arquivo Sitemap no Google e no Yahoo!:

Para adicionar o seu sitemap no Google:

  1. Copie o endereço do seu arquivo Sitemap. (ex.: http://www.seublog.com/sitemap.xml)
  2. Acesse sua conta Google.
  3. Entre com a URL do seu site na caixa “Add Site” (ex.: http://www.seublog.com)
  4. Clique em OK.
  5. Clique em “Add a Sitemap”.
  6. Selecione a opção “General Web Sitemap”.
  7. Selecione todas as checkboxes e cole a URL do seu arquivo sitemap.xml.
  8. Clique em “Add Web Sitemap”.

Para adicionar o seu sitemap no Yahoo:

  1. Copie o endereço do seu arquivo Sitemap. (ex.: http://www.seublog.com/sitemap.xml)
  2. Acesse sua conta Yahoo.
  3. Entre com a URL do seu site na caixa “Submit Site feed” (ex.: http://www.seublog.com)
  4. Clique em “Submit Feed”.

Espero que tenham gostado deste artigo da série sobre WordPress SEO e se vocês tiverem alguma dúvida, enviem seus comentários e vamos discutir mais sobre o assunto.

Se você ficou por fora de algum dos termos usados aqui neste artigo, consulte o nosso Glossário de SEO. Para ficar antenado em todos os artigos que publicamos, sugiro fortemente que você assine o nosso feed, assim você receberá todos os artigos no momento que publicarmos.

Um grande abraço e até a próxima.