Blogs

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Por Fábio Ricotta

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Fábio Ricotta

Aumentar as visitas de um site, gerar mais tráfego orgânico, melhorar a autoridade de uma marca e, até mesmo, gerar mais vendas. Algum desses objetivos são comuns para você?

É muito provável que sim, afinal, essas são algumas das principais metas das empresas que utilizam estratégias de marketing digital. Atualmente, há diversas técnicas e ferramentas que podem te levar a atingir esses objetivos, mas se você deseja sintetizar todas essas metas em uma única estratégia, a criação de um blog é a melhor alternativa.

Criar um canal como esse é possível, basta seguir boas dicas que vão desde a melhor ferramenta para utilizar até boas práticas para produzir seus conteúdos. Se você quer saber mais sobre como fazer um blog de sucesso, precisa conferir esse artigo. Você vai saber mais sobre:

  • qual é a função do blog em estratégias de Marketing Digital;
  • porque criar um blog;
  • como fazer um blog de sucesso? Aprenda a criar o seu;
  • como fazer um blog profissional;
  • top 10 dicas para aumentar suas visitas;
  • como fazer um blog de sucesso dar retorno financeiro.

Ou seja, depois dessa leitura, você vai saber de forma clara e simples o que precisa fazer para criar seu blog e ter sucesso com ele!

Qual a função do blog em estratégias de Marketing Digital?

Antes de aprender como fazer um blog de sucesso, é importante entender seu objetivo principal. Quando pensamos em estratégias de Inbound Marketing e Marketing Digital, pensamos em gerar oportunidades de venda.

Afinal, quando você tem um funil de vendas operando, é preciso atrair leads para percorrê-lo, sem isso o funil não vai funcionar. É aí que o blog entra: ele é uma ferramenta de tráfego constante, então você sempre terá novos leads chegando por meio deste canal.

Confira: Como a criação de um novo blog otimizado para os mecanismos de busca e a criação de conteúdo auxiliou nosso cliente a conquistar melhores resultados em tráfego, receita, conversões e transações!

Isso acontece porque, na grande maioria das vezes, as pessoas não estão pesquisando sobre a sua marca no Google, elas estão pesquisando sobre uma dor ou necessidade. Sendo assim, quando você entrega para a audiência um conteúdo de qualidade, que responde uma dúvida que ela tem, você está convidando essas pessoas a te conhecerem pelo seu conhecimento no assunto, não apenas pelo seu produto ou serviço.

Por que criar um blog?

Uma pesquisa realizada pela Content Marketing Institute (CMI), MarketingProfs e ON24 entrevistou 800 profissionais. Desses, 31% desejavam aumentar seus investimentos em ferramentas de marketing de conteúdo em 2022. Além disso, 32% pretendiam investir mais em inteligência de mercado, com o intuito de conhecer melhor seu cliente ideal.

O que tudo isso tem a ver com saber como fazer um blog de sucesso? Blog é sinônimo de conteúdo! Se o seu projeto pessoal ou mesmo sua empresa contar com um portal como esse, está um passo à frente do caminho para alcançar melhores resultados.

Ao gerar conteúdo de valor para sua audiência, a possibilidade do público desenvolver identificação e interesse pela marca é muito maior e, daí em diante, existem diversas possibilidades para vender seu produto ou ter seu serviço contratado.

Por isso, na hora da dúvida sobre “por que criar um blog para empresa?” ou “por que criar um blog pessoal?”, pense nos benefícios que poderá ter:

1. Mais visibilidade e credibilidade online

Se você cria conteúdos, significa que entende do assunto, e isso vai reforçar a sua autoridade para o público que chegar a suas páginas por pesquisas nos buscadores ou por campanhas de anúncios.

2. Mais oportunidades de vendas

Ao entender como fazer um blog de sucesso, você terá mais visibilidade e credibilidade, posicionando sua marca à frente da concorrência. Assim, se o cliente em potencial tiver dúvidas sobre com quem fechar negócio, as chances de finalizar com aqueles que demonstram ter mais autoridade no segmento são maiores.

3. Melhor relacionamento com o público

Engana-se quem pensa que o relacionamento digital pode acontecer somente nas redes sociais. Os blogs também são propícios para criar proximidade com o público, afinal, a área de comentários costuma conter dúvidas ou mesmo críticas que, ao serem respondidas com a devida atenção, ajudam a conquistar e fidelizar as pessoas.

4. Ajudar seus leads a avançar no funil de vendas

Uma das formas de extrair o melhor resultado das estratégias de Marketing de Conteúdo é utilizando as produções, como textos de blog, e-books e posts nas redes sociais, para auxiliar os leads a avançar no funil de vendas.

Ao considerar as dicas sobre como fazer um blog de sucesso, pense que, além do cunho informativo, seus posts devem encaminhar o leitor para algum lugar, seja para um próximo tópico relacionado ao mesmo assunto, uma página de e-book, ou até mesmo um contato com seu time comercial.

Leia também: Marketing de Conteúdo — Sua Importância no Funil de Vendas

5. Seja o próximo infoprodutor ou influenciador do seu nicho

Talvez você esteja lendo esse artigo porque quer empreender no ramo de infoprodutos ou criar um blog para um projeto pessoal. Seja qual for o caso, saiba que esses benefícios também são válidos para você.

Vivemos um momento em que a atenção se tornou um recurso escasso, logo, gerar valor para a audiência é importante para todos os tipos de empreendimentos.

Como criar um blog? Aprenda a criar o seu próprio blog

Agora que você já viu os motivos e os principais benefícios de criar um blog, está na hora de colocar a mão na massa. O processo sobre como fazer um blog de sucesso começa com sua criação, seja profissional ou pessoal.

No entanto, isso demanda tempo e esforço, e seus resultados são gerados com o tempo, então é preciso ter em mente que essa não é uma estratégia de curto prazo.

Dito isso, o primeiro passo é estabelecer as temáticas principais que você pretende abordar. A elaboração da linha editorial precisa estar alinhada aos seus produtos ou serviços. No caso de blog pessoal, é recomendado definir os assuntos que você mais tem afinidade.

Alguns pontos importantes para considerar durante a elaboração da sua linha editorial são:

  • definição da persona: conheça as dores, desejos e hábitos do seu público-alvo; 
  • estabelecimento de objetivos: definir o que você quer alcançar com seu blog torna mais fácil medir o sucesso da estratégia futuramente.

Lembre-se de que linha editorial não é o mesmo que calendário editorial. Por isso, por enquanto, não foque tanto em quais conteúdos serão postados a cada dia, procure apenas selecionar quais assuntos pretende abordar em seu blog. 

Mesmo que você ainda não tenha sua página pronta, essa é uma “tarefa” que você pode começar hoje mesmo. Sabendo qual linha editorial vai seguir e quais temas vai abordar, você pode seguir para os próximos passos: 

  1. defina se você irá utilizar uma hospedagem paga ou uma versão de blog gratuita;
  2. escolha a sua plataforma CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo);
  3. defina um tema visual para o seu blog;
  4. tire as ideias do papel e comece o quanto antes.

O que precisa para criar um blog?

No vídeo abaixo eu falo um pouco sobre o que vamos abordar nos próximos tópicos, além de dar algumas ideias valiosas sobre como fazer um blog de sucesso. Dê play e confira.

Onde criar um blog?

Se a sua dúvida é “o que preciso para criar um blog?”, comece pela decisão sobre a plataforma de conteúdo e pelo servidor web. Afinal, o servidor pode afetar os resultados do seu site. Esta deve ser uma das etapas iniciais, pois é onde você vai colocar a sua página propriamente dita.

Quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga. Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas: a WordPress.com e a Blogger.

Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado. Seu blog fica, respectivamente, em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.

A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher essa última, sugiro o uso do WordPress, mas o sistema open source — personalizável de acordo com as suas necessidades. 

Com ele, você pode fazer o download dos arquivos e instalar em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem oferecem a opção de solicitar a instalação do WordPress, facilitando muito a sua vida.

Em termos de empresas de hospedagem, posso indicar algumas para você cotar o serviço. Na Mestre, utilizamos a empresa Zertico para a hospedagem de blogs e sites de clientes, mas também recomendo a Eveo e UOL Host.

Como criar um blog profissional?

Agora você já sabe como fazer um blog de sucesso, mas quer criar um profissional? Você vai precisar ter uma ótima estrutura e, por isso, reforço a sugestão de trabalhar com o WordPress. Ele é utilizado por várias empresas, é bem consolidado, tem boas atualizações, é estável e não tem segredos.

Você também pode contar com o nosso suporte especializado na criação do seu blog, já que deseja entregar o melhor para seu público-alvo. Entre em contato com a Agência Mestre e solicite um orçamento para o desenvolvimento de um blog ou até mesmo um site.

Confira algumas dicas a seguir:

1. Invista em um template profissional

O layout do seu blog é um fator que tem peso muito grande na hora de reter a atenção da sua audiência. Atualmente, existem excelentes opções de temas WordPress que ajudam a deixar seu blog muito mais profissional.

Um dos melhores que eu conheço, é o tema Épico, cuidadosamente produzido para você focar na produção do seu conteúdo, sem ter de se preocupar com outros detalhes. Ele é responsivo, o que permite que seu blog seja bem visualizado em qualquer tipo de dispositivo, seja no celular, tablet ou desktop.

Além disso, você conta com uma vasta gama de estilos, para personalizar o seu blog da maneira que desejar, bem como botões de compartilhamento para que sua audiência compartilhe seus conteúdos nas redes sociais. Essa é uma forma de atrair mais visitas para o seu blog.

Outra funcionalidade é que esse tema já vem preparado para você capturar o contato de seus visitantes, criando uma base de leads para o seu negócio. Ele também oferece fácil integração com as principais ferramentas de e-mail marketing do mercado, como LeadLovers, RD Station e Mailchimp. Uma verdadeira mão na roda para você! Confira:

2. Dicas para ter um blog de sucesso

Agora que você já sabe como fazer um blog de sucesso e decidiu criar o seu, algumas dicas são válidas para a produção dos seus posts. Veja:

  • crie seus conteúdos com consistência a fim de garantir uma frequência de publicações;
  • insira imagens e vídeos no blog;
  • dedique tempo para o conteúdo do blog;
  • faça diferente do que já existe no mercado;
  • estude e aplique técnicas de SEO para favorecer seus resultados na busca orgânica de mecanismos como o Google;
  • faça reotimizações e revise seus processos;
  • use estatísticas e métricas para ter mais domínio sobre o que tem funcionado e o que pode melhorar;
  • trace metas claras para desenvolver seus conteúdos.


Crie conteúdo com consistência


Outra etapa importante para criar um blog de sucesso é entregar conteúdo de forma frequente. No começo, o mais recomendado é fazer isso uma vez por dia ou com uma intensidade um pouco maior. Algumas pessoas começam com dois ou três posts por semana, mas o papel maior é consistência e qualidade.

Consistência é conseguir cumprir o que foi proposto, ou seja, se a ideia é fazer dois artigos por semana, não faça menos do que isso, e também não faça mais, para que a sua audiência se acostume ao cronograma.

Quando pensamos em qualidade, é preciso pesquisar os assuntos mais populares e interessantes para a sua audiência, a fim de descobrir o que é importante. Para isso, assista:

Outro ponto interessante é que, quanto mais conteúdo é publicado, mais portas se abrem para o Google descobrir o seu blog e te posicionar para várias palavras-chave. Para isso, é preciso escolher os assuntos que as pessoas estão buscando. Para isso, utilize ferramentas como Keywordtool.io ou o Google AdWords, que vão te dar as palavras-chave mais buscadas com as quais pode começar a trabalhar.

Existem ainda outras formas de você conseguir aumentar muito o volume de produção de conteúdo para o seu blog, por meio do uso de recursos externos, como agências de conteúdo ou freelancers:

Se ainda sim, você ficar sem ideias para o seu blog, confira quatro dicas simples e infalíveis para ter ideias de conteúdos.

Por fim, é necessário dar valor ao conteúdo e, de fato, acabar com a dor dos leitores. Então, se o tema é “como fazer um blog de sucesso”, é isso o que deve ser dito, citando o passo a passo, ensinando realmente o que foi prometido. Uma boa regra é digitar a palavra-chave desejada no Google, ver os primeiros 10 resultados e fazer melhor que eles!

Imagens e vídeos no blog?

Uma das dicas essenciais sobre como fazer um blog de sucesso é: anexe ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado.

Se seu conteúdo for mal feito, os visitantes podem até chegar ao seu blog, mas dificilmente irão retornar. Com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.

Quanto tempo investir no conteúdo do meu blog?

Você deve dedicar cerca de 70 a 80% do seu tempo ao blog, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e, principalmente, de interesse do seu público alvo.

Os outros 20% ou 30% devem ser dedicados a estratégias de melhoria do blog, considerando sua usabilidade, seu aspecto visual ou características do marketing digital.

Faça diferente do que já existe no mercado

Muitos acham que é difícil concorrer em uma área muito explorada, como tecnologia ou informática. Inicialmente, você não deve pensar em ganhar dos blogs grandes do mercado, mas sim em como fazer um blog de sucesso, que apareça nas pesquisas dos buscadores.

Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência e os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.

Outro caminho muito interessante é o de criar um produto digital alinhado ao conteúdo oferecido pelo seu blog. Desta forma você consegue monetizar muito bem e, ao mesmo tempo, criar um negócio rentável.

Estude e aplique técnicas de SEO

Estudar SEO vai ajudar na elaboração dos títulos, na criação de links internos entre os posts do blog, na organização das categorias de forma eficiente e também na instalação de plugins de WordPress. Tudo isso irá melhorar a performance e dar mais visibilidade junto ao Google.

Existem vários materiais ricos, como artigos e e-books no blog da Agência Mestre que podem contribuir de várias formas com o sucesso do seu blog. Confira mais algumas dicas:

Mais algumas dicas para você:

Slides desta palestra

No entanto, SEO não é tudo e, se você não “vende o seu peixe”, não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado. Para isso, é preciso seguir algumas dicas básicas:

  • localize a concorrência, participe de blogs relacionados ao seu assunto, deixe comentários, vote e discuta. Com isso, você estará marcando presença. Também é possível mandar e-mails para o autor do blog, mas não para pedir links ou guest posts, e sim estabelecendo uma “amizade”;
  • estude o que funciona para os seus concorrentes, observe os posts e assuntos que atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias para o seu blog;
  • mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm;
  • preste atenção aos links externos que você ganha: é possível verificá-los no WordPress, no Dashboard do blog, ou então por meio do Google Search Console;
  • não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de fazer diferente. Se surgir um assunto em alta, não perca tempo e escreva sobre ele. Trazer informações aos seus leitores fará com que eles se tornem “fiéis”.

Faça reotimizações e revise seus processos

A grande maioria dos blogueiros posta seus artigos e os esquecem, mas isso é um grande erro! Como eu disse, conteúdo é tudo!

A reotimização do seu artigo trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente aos seus concorrentes. Para fazer isso, basta verificar, no Google Analytics, quais as palavras-chave de entrada do seu blog e, principalmente, quais as principais landing pages do blog e as palavras-chave de entrada dos seus principais artigos.

Tendo tudo isto detectado, o próximo passo é reotimizar seu conteúdo para conseguir mais visitas. Em seguida, acompanhe a evolução do posicionamento da(s) sua(s) palavra(s)-chave, e veja como essa estratégia pode ser um fator chave no sucesso do seu blog.

Para fazer uma boa reotimização, analise alguns artigos concorrentes, veja o que teve de inovação sobre os assuntos abordados e considere os conhecimentos que você tem para adicionar ao material. Depois, basta fazer a atualização e publicá-lo novamente.

Use estatísticas

Faça o uso de dados e estatísticas, principalmente por meio da ferramenta Google Analytics, que é gratuita. Por meio da análise dos dados fornecidos pela ferramenta, você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo:

  • posts mais lidos;
  • palavras-chave de entrada no seu blog;
  • muitos outros dados importantes.

A ferramenta FeedBurner também é grátis e permite o acompanhamento da quantidade de leitores do seu blog que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds.

Ter um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e, consequentemente, é uma forma de avaliar seu desempenho. Para saber mais sobre o assunto, consulte também o material disponível no canal do YouTube do Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre.

Isso tudo é formidável para o próximo passo, que é analisar as informações a fim de cumprir a missão de como fazer um blog de sucesso. Nessa parte, dê atenção para dados como: qual categoria é mais movimentada e qual tipo de artigo é mais visto. Isso ajuda a ter novas ideias!

Trace metas


Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, a plataforma e tudo o mais que é necessário para fazer um blog, chegou o momento de traçar metas de visitas e de leitores.

As metas são uma maneira de manter o foco, sem se perder ou desanimar no caminho. No entanto, o ideal é traçar metas atingíveis, razoáveis, sem achar que, no segundo mês, o blog terá 20 mil visitantes e 10 mil assinantes. Até podem existir casos desse tipo, porém são exceções à regra.

O começo, para os apressadinhos, é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses. Mas lembre-se de que seu blog é uma maneira de você se expressar, compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar.

Com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente dois meses e meio. 

Portanto, defina quantos artigos serão publicados, a quantidade de visitantes desejada e quantas pessoas, por mês, ou por semana, você espera que se inscrevam na newsletter. Ou seja, pessoas que estarão na mailing list

Esses números são importantes para fazer melhoria contínua, escrever artigos mais profundos, fazer um trabalho de SEO bem feito, analisar adequadamente os dados, voltar alguns passos se preciso e ter novos insights.

Top 10 Dicas para Aumentar suas Visitas

Saber como fazer um blog de sucesso e ter um conteúdo de qualidade não são suficientes se os leitores não chegam até ele. Afinal, não existe uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu canal. Confira 10 pontos que irão te ajudar nesta tarefa:

  1. escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou;
  2. não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos;
  3. escreva artigos com bastante informação, mas evite textos muito complexos, seja objetivo;
  4. faça seu leitor fazer parte do blog, elabore enquetes, votações, peça sugestões de assuntos, entre outras iniciativas;
  5. sempre responda aos comentários dos seu leitores;
  6. entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
  7. faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho: marque presença para atrair visitantes para o seu blog;
  8. escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, pois esses temas sempre trazem visitantes. No entanto, é importante ser coerente e não tratar sobre temas não relacionados ao seu nicho de atuação;
  9. artigos muito grandes são cansativos de ler, por isso, divida em partes: Artigo parte I, Artigo parte II… Esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e, com certeza, ele irá retornar ao blog;
  10. e, por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgue seu blog!

Como fazer um blog de sucesso dar retorno financeiro

Chegou o momento mais esperado por todos os blogueiros: fazer sucesso e se manter no topo. Esse pode ser o aspecto mais difícil da jornada, afinal, a monetização de um blog tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade.

Confira algumas formas que podem ser utilizadas no seu blog:

  • venda de publicidade para empresas relacionadas aos assuntos que você trata no seu blog;
  • criação de uma conta nos melhores programas de afiliação do mercado;
  • compra de um domínio, pois é mais atrativo ter um endereço próprio e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordpress.com ou seusite.blogspot.com.br, afinal, pequenos investimentos são sempre necessários;
  • elaboração de posts patrocinados, mesmo que exista uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera. Se você quer fazer dinheiro com o seu blog, por que não?
  • abertura de espaço para colaboradores, já que conteúdos de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog;
  • criação de materiais ricos para agregar mais valor aos seus conteúdos.

Leia também: Ebook: Como Produzir Materiais Ricos

Para criar um blog de sucesso, não basta somente escrever, é preciso ser uma pessoa organizada e seguir todo esse processo. Se você tem um website com páginas institucionais e/ou de serviços, podemos te ajudar a criar conteúdos de qualidade, interessantes e adequados para o seu público-alvo!

Para isso, conte com a ajuda de nossos especialistas de Conteúdo: conheça nossos serviços de produção de materiais para sites e blogs!

Para aprender outras estratégias de Marketing Digital para potencializar seu blog, conheça o Mestre Academy PRO, a plataforma repleta de conteúdos que vão aumentar seus conhecimentos em Google Analytics, SEO, Copywriting, Tráfego pago, Marketing e mais:

  • Com o Eugência10x, você aprende a como começar uma agência do zero;
  • Com o Proposta Mestre, você aprende como apresentar reuniões para fechar clientes.

Clique aqui e aprenda mais sobre Marketing Digital!

LEIA MAIS

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

Comentários
  1. Avatar

    Olá adorei o artigo…mas tenho dificuldade em utilizar as ferramentas 🙁
    Bjão

    • Avatar

      Preciso divulgar um blog que quero criar, ja até criei alguns blogs, mais nao sei como fazer ele aparecer no google ou em outra ferramenta de busca. Tipo alguem estiver pesquisando um certo assunto e o meu blog aparecer com a referencia que a pessoa fez. minha duvia eu preciso ter um local para hospedar, ou apartir do momento que faço um blog no wordpress ou blogspot.com, ja e considarado um local que ele esta hospedado, nao entendo muito desse assunto porem acredito que e o que mais preciso nesse momento pra divulgar o meu blog.
      Socorro preciso dessa ajuda

      • Avatar

        Alex, primeiramente você vai precisar registrar um domínio. Como dito neste próprio artigo, sites nos subdomínios wordpress.com ou blogspot.com não são recomendados, talvez por parecer menos profissional e também porque você fica à merce das regras dessas empresas. O ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
        Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.
        Se quiser mais ajuda só me mandar um e-mail que ficarei feliz em auxiliá-lo na parte de SEO e SEM. Abraço

      • Avatar

        Olá.
        Eu também tinha essa pergunta ,mas ai eu mesma pensei: os sites que as pessoas mais vao sao sempre os que ficam na 1° pagina do Google
        Ou seja, se seu blog tiver muitos acessos é bem provável que apareça na página do Google.
        Espero ter ajudado.

    • Avatar

      eu achei muito lega quero diser obrigada para as pessoas que me seguen

  2. Avatar

    Olá. Gostei bastante do post. Mas fiquei encaraminholada com algumas dúvidas. Por exemplo, será que “não ter medo de dividir conhecimento/informações/posts” e comentar e participar de blogs concorrentes não poderia atrapalhar um pouquinho a atividade bloggeira de alguém?
    Em que momento é confiável compartilhar idéias sem correr o risco de a concorrência “imitar” ou querer te abafar com isso? Não sei se fui bem expressiva com a pergunta, mas enfim, é isso.

  3. Avatar

    Obrigado Bruno pelas informações objetivas e claras espero poder contribuir de alguma maneira sua generosa disposição em (distrinchar) dicas á criação de um Blog.

  4. Avatar

    muito legal as dicas

  5. Avatar

    eu adorei o blog e suas informaçoes mais gostaria de saber se e possivel uma criança de 11 anos fazer um blog mesmo que for uma pergunta idiota me responda por favor. obrigado

  6. Avatar

    Boa noite o conteudo do blog é muito interessante e com certeza ajudará a todos os blogueiros a aumentar o número de visitantes e mais ainda a qualidade do que é escrito. Toda a equipe esta de parabéns gostei muito.

  7. Avatar

    obrigado,pelas sujestoes adorei.ana marcia nunes

  8. Avatar

    Legal as dicas, Sou iniciante e desejo muito contribuir com trabalho de qualidade. Obrigada! Valeu!

  9. Avatar

    Tipo eu crie um blog agr nuncative quero q ele faça susseço eu posto coisas a respeito de meninas roupas coisas de pattys mais ainda não fiz sucesso oq eu posso fazer para conseguir aumentar membros e etc ….?
    meu blog é : http://www.gabi-yuol.blogspot.com

    • Avatar

      Ola Gaby eu aconselho vc a pagar o google ou criar um pagina no facebook.

  10. Avatar

    Antes de eu ler o conteudo deste blog, tinha muita dificuldade emk organizar meu blog.
    por isso ai vai o meu conselho para todos os blogueiros, lea este artigo e faca o teu blog um sucesso. oky…

  11. Avatar

    Adorei o artigo, muito claro e objetivo, com ótimas informações
    Quero criar um blog, e este artigo me ajudou a esclarecer muitas duvidas
    Recomendo a todos que tem o desejo e a vontade de fazer seu blog ter sucesso na net
    Parabéns, ao escritor!

  12. Avatar

    Esse foi o unico post que me tirou as duvodas, estou facinado por um objetivo de destaque em blogs,porém me surge uma necessidade de ter um blog por objetivos de força maior. Muito grato por este artigo.

  13. Avatar

    gostei muuuuuuuitoooooo valeu pelas as dicas!!@

  14. Avatar

    agora sim eu vou fazer um blog pra mim,eu ainda tinha bastante dúvida,valeu!

  15. Avatar

    Caraca, amei as dicas. Me ajudou muito. Beijos.

  16. Avatar

    Adorei a reportagem,vou tentar colocar em prática para ver se dou uma “Tchan” em meu blog.
    Obrigado pelas informações!!!
    Beijos!!

  17. Avatar

    Muito bom o artigo,vai para a minha pasta de favoritos (y)

  18. Avatar

    Adorei as dicas. Estou querendo criar um blog e desenvolver um tema que está na minha cabeça há algum tempo mas, preciso amadurecer a ideia e conseguir um número de acessos bem grande, grande mesmo, para que dê certo. Gostaria de manter contato direto com você. Parabéns.

  19. Avatar

    Este artigo me ajudou bastante. Quero criar um blog para registrar minhas viagens de moto pela America do Sul. Este blog vai ser um diario com fotos, filmes e dicas. Mas estou em duvida: sera o blog a melhor ferramenta?

    • Avatar

      Depende mas se você estiver com dúvidas você pode criar outras redes sociais!

  20. Avatar

    Olá, parabéns pelo texto. Excelente conteúdo e de grande ajuda. Estou organizando várias idéias e quero criar um blog, mas não tinha noção de por onde começar. Bem, agora já sei onde buscar informação.
    Obrigada!

  21. Avatar

    Excelentes dicas, realmente preciso dar mais atenção ou conteúdo do blog quantos aos demais do nicho.

  22. Avatar

    Muito boas essas dicas. Vou precisar muito. Muito obrigado e um abraço!

  23. Avatar

    Valeram as dicas sugeridas, Bruno. Fiquei mais encorajado.
    Quero construir um site literário sobre um romance ficção realidade de minha autoria.
    A ideia é postar imagens com sequencias de texto soltas, para chamar a atenção do leitor sobre o conteudo da obra.
    Afinal, estou principiando o lançamento do meu primeiro volume e preciso divulgar o trabalho para os amantes da leitura ficcionária.
    Será que meu raciocicio está correto?
    Abraços do amigo, Zeca Paludo.

  24. Avatar

    Tenho dúvidas de como inserir o blog em vários locais, pontos, do GOOGLE. Qual o caminho a percorrer.
    Gostei dos informes, serão muito úteis. Obrigado desde já.

  25. Avatar

    eu quero saber uma coisa eu fiz um blog e eu não sei comoenrtrar para personalizar tipo eu entro no blog mais eu não sei a onde ir para personlizar. se poder me respode rapidamente agradeço

    • Avatar

      Olá Marusca! dependentemente do tipo de blog que você usa, você encontrará os seguiintes nomes para personalizar seu blog. LAYOUT, EDITAR, EDITAR BLOG, PERSONALIZAR BLOG, PERSONALIZA CAPA,PERSONALIZAR. SE SEU CASO FOR PARA INSERIR GADGET, É SÓ CLICAR LÁ E ESCOLHER QUAL O TIPO DE GADGET VOCÊ QUE, SE O CASO FOR PLUINGS VOCÊ TERÁ QUE TRABALHAR COM JAVASCRIPT E HTLM, NÃO É FÁCIL MAIS É SIMPLES DE SE MEXER, SENDO QUE A MAIORIA DOS PLUINGS JÁ VEM PRONTOS. OK
      CASO ISSO NÃO TE AJUDE CONTINUE COM AS PESQUISAS NÃO DESISTA DE SEU BLOG, LEVA TEMPO MESMO PARA SE TER OS RESULTADOS DESEJADOS.

  26. Avatar

    Já acompanho este site faz tempo, mas nunca comentei ou entrei em contato. Tenho uma dúvida, que resolvi recorrer ao site, porque no fórum oficial do Adsense no Brasil, estou cansado de postar tópicos e ninguém responde.
    Alguém de vocês do Agência Mestre sabe me dizer se por exemplo eu que tive minha conta Adsense como “Pessoa Física” desativada por cliques inválidos, será que posso abrir uma nova conta com um novo blog, mas agora como “Pessoa Jurídica”???
    Desde já agradeço.

    • Avatar

      “cliques inválidos” Ou você mesmo clicou nos seus anúncios de forma direta, ou utilizou outros computadores de uma rede, roteados com um mesmo IP e clicou novamente em seus próprios anúncios…

  27. Avatar

    Minha dica para quem ta começando em blogs de humor, variedades,entreterimento e fazer parcerias com outros blogs do mesmo genero ou mesmo sempre usar um agragador para divulgar seu conteudo ate conseguir leitores

  28. Avatar

    eu sou novo nisto.. mais com essas dicas parecer que eu ja sei tudo de blog !!

  29. Avatar

    Ola Bruno.
    Excelente matéria, tanto tempo procurando por um artigo que realmente ensine o que é SEO, como funciona e que é preciso fazer realmente para que o trabalho que fazemos ser visto por alguém na internet.
    Quando comecei no mundo dos blogs e ainda gatinho neste sistema complicadíssimo e muito concorrido, achava que era só postar, por algumas imagens, engajar em um programa de afiliados e tudo estava certo, logo estaria com alguns trocados no bolso. Pura ilusão!
    Hoje, depois de 2 anos procurando entender o que é realmente blogar, vi que a situação é totalmente diferente do que pensei.
    E cada post, artigo, tutoriais que leio, vejo que é preciso muito conhecimentos para ser um simples Blogueiro é preciso ser disciplinado, encorajado, saber ler escrever, conhecer html nem que seja o básico, mas é preciso saber e conhecer muitos programas para fazer, editar, postar uma simples ideia.
    E depois de tudo isto concluído, ainda é necessário divulgar, fazer aparecer entre os milhares de sites/ blogs de mesmo nicho.
    Hoje com firmeza eu posso dizer: “Blogar não é para qualquer um, escrever um diário do que acontece em sua vida ou na vida de outro no dia a dia, sim. Talvez aparecerá muito mais rápido na mídia e terão muito mais leitores do que uma postagem no seu blog!
    Eu tenho dois Blogs que estou iniciando algumas idéias: Um eu tento falar e divulgar programas de como ganhar dinheiro que é o Blog Renda Mais e, um outro blog onde divulgo o que realmente faço no meu dia a dia, que é: Mecanica Automobilística, não vou colocar o link por que talvez não seja ético, mas ambos os blogs estão no inicio e estou lutando, buscando informações, técnicas de divulgação, SEO e muitas outras ferramentas que pode me ajudar a ser daqui algum tempo um BLOGUEIRO. Assim espero.

  30. Avatar

    Muito boa a matéria, apesar de parecer complexo, acredito que o melhor a se fazer é buscar o máximo de informação possível. A minha intenssão era de montar um site, pensei até mesmo em franquias, mas cheguei a conclusão que iniciar com blog será o mais ideal. Valeu pelas dicas.

  31. Avatar

    Gostei muito da matéria e das dicas, porém, vamos ver se elas funcionam mesmo, o que creio que sim, mas como sou principiante creio que possa cometer alguns erro, pois como diz o ditado é errando que se aprende!!!

  32. Avatar

    e meu problema é o seguinte ate chego a fazer o blog mas não consigo entrar de novo pq pede um usuário/apelido e não tenho como que eu faço????
    ME AJUDEM POR FAVOR

  33. Avatar

    Gostei do artigo, estou criando um blog e isso vai me ajudar muito.

  34. Avatar

    Gostei das dicas, ha algum tempo penso em criar um blog, farei isso essa semana. Me aguardem.
    Um abraço!

  35. Avatar

    Valeu as dicas

  36. Avatar

    Muito boa as dicas, e vale salientar que um tópico importantíssimo é a criatividade do blogueiro, que foi confirmada por meio do 4º Desafio aqui da Mestre Seo.

  37. Avatar

    Fiquei bastante satisfeito com as dicas excelentes que você passou para todos nós que estamos iniciando como blogueiros. Parabéns; simplesmente sensacional, valeu.
    Um abraço.

  38. Avatar

    Ameeeei *-*

  39. Avatar

    Olá, Bom Dia.

    Adorei todas as informações, mas confesso que preciso de ajuda. É possivel contratar profissional que faça todos os passos e iniciar um blog para mim.

    Att.

    Aurea Rocha

  40. Avatar

    Excelentes dicas Bruno ! Realmente você sabe muito de SEO.

    parabéns, estarei sempre passando por aqui!

    Sucesso !

  41. Avatar

    Adorei as dicas…pra quem está iniciando e é bem “crua” nisto, já me deu um belo apanhado geral de tudo o que preciso saber. Parabéns.
    Alessandra

  42. Avatar

    Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente post. Sem dúvida irá me ajudar bastante. Estou iniciando no ramo e tenho algumas dificuldades e dúvidas típicas de principiante. Criei um blog pelo blogspot, seria mesmo interessante migrar para o wordpress?

  43. Avatar

    Muito obrigada pelas dicas! Quero parabenizá-lo pelo post. Pois é muito bom, e tirou muitas das minhas dúvidas. Irão me ajudar bastante… Vou criar um blog!
    Obrigada, bjs

  44. Avatar

    Bruno,
    Após tantos comentários é impossível não ser repetitivo quanto aos elogios. Parabéns pelo excelente artigo!
    Há muito tempo venho buscando maneiras de enganjar-me em um projeto que me satisfaça, sabe? Preocupo-me muito com todo o meu redor, mas dificilmente executo algo que realmente me dê prazer… Talvez, criar um blog possa me propiciar esse bem-estar que eu tanto almejo.
    Parabéns, mais uma vez, pela sensibilidade e pela postura de querer dividir!
    Forte abraço!
    PS.: Ficaria honrado se você replicasse algum comentário, mesmo eu não tendo feito perguntas diretas!

  45. Avatar

    Ótimos post me ajudou muito to pensando em monetizar meu blog mais to vendo ai to achando que ta cedo anda mas vou pesquisar mais e fazer isso.Parabens pelo Post

  46. Avatar

    O artigo é muito bom!
    Quero fazer um blog e nem sabia por onde começar e esse artigo me ajudou com muitos dúvidas que tinha.
    Obrigada.

  47. Avatar

    Olá Moisés,
    Gostei muito do artigo. Estava vendo os comentários e lá encima voçe respondeu “o ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
    Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.”
    Algo me diz que acabo de jogar dinheiro fora.Comprei aquele curso de como fazer dinheiro online, não sei se voçe conhece. Na verdade em resumo tudo oque está ali é oque vc acabou de escrever no artigo. A minha pergunta é: se eu fizer um blog gratuito (sei que não é o mais indicado) é possível “ser indexado pelo Google, fazer o processo de otimização com SEO além do “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing” ? Se for possível quais os primeiros passos a serem tomados após a confecção do blog?Desde já muitissimo obrigado!

  48. Avatar

    Oi boa noite,é muito legal as dicas de vcs..eu quero fazer um Blog mais,eu quero aborda um pouco de tudo..ex,moda,beleza,saúde e esporte,e notícias…sera q da certo….obrigado e aguardo resp…

  49. Avatar

    Olá amigo! Muito obrigada pelas dicas. Moro na Australia e escrevo um blog sobre turismo. Espero voltar aqui para contar os resultados. Ah, e desde já aguardos sua visita!

  50. Avatar

    Achei muito interessante, essas dicas de como montar o seu Blog… Estou com algumas ideias de negócios e acredito que criar um blog seja o caminho para divulgar essa ideia, no entanto tenho dúvidas de qual blog montar são tantos. E como seria esse retorno. Mas em todo caso valeu muito as informações um abraço a todos.

  51. Avatar

    Olá.
    Gostei bastante das informaçoes contidas na matéria. Acredito que posso melhorar meu blog.

    Muito obrigada.

    Nilza

  52. Avatar

    Olá, eu gostaria de saber se tem alguma forma de eu criar um domínio que seja grátis, algo que eu não precise pagar, alguma forma simples de tirar o wordpress.com do meu blog sem precisar me comprometer muito com pagamentos e muita burocracia.

  53. Avatar

    Olá gostei muito da matéria, parabéns! Mas é o seguinte, sou cabeleireira e gostaria de criar um bolg ou n sei algum outro tipo de pagina p divulgar algumas matérias e dicas sobre cabelos, produtos e coisas do tipo, mas sinceramente eu n entendo nada disso rsrsrs.. Existe uma maneira simples de fazer isso ou no meu caso o ideal seria contratar alguém p criar a pagina? O meu interesse é divulgar meu trabalho e dar dicas…
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

  54. Avatar

    Gostei muito da materia. Foi bem exclarecedor!

  55. Avatar

    Ola Bruno Nassar, em primeiro lugar obrigado pelas dicas, vão me ajudar muito, mas tenho uma pergunta, entrei em um site que ja vendia blog pronto por 20,00 dollares por mes, com direito a 40 webpages, 300 photos, 10 videos, vc me aconselha iniciar com este simples blog, ou deveria mesmo ja começar com um meu pagando um dominio para ospedar minhas fotos e videos, eu não entendo nada de HTML, estou aprendendo, é bem complicado para mim porque a unica coisa que sei fazer e propagandas para vendas de produtos que é bem simples ja faço isto a mais de 4 anos, sou vendedora na internet,para que me conheça melhor, moro nos Estados Unidos, e vendo em um site brasileiro, tenho feito bons negocios, mas minha paixão mesmo e trabalhar com design de casas construção, tenho muitas ideias e gostaria de passar isto para os brasileiros, tudo que tenho aprendido aqui gostaria muito de mostrar e ensinar aos brasileiros algumas tecnicas, mas na verdade nem pensei muito no dinheiro só o prazer de estar envolvida nesta area ja me fascina muito, e se acontecer de ganhar com isto vai ser muito bom, se puder me ajudar com um conselho o que realmente deveri fazer fico muito agradecida por tirar um tempo seu para me responder, abraço e sucesso.

  56. Avatar

    Tenho recebido seus informes e procurado aplicar os ensinamentos. Confesso que não tenho dado muita atenção ao meu blog. Talvez por não ter tido retorno de leitores. Vou voltar a trabalhar no blog. São muito elucidativo as suas informações.

  57. Avatar

    gostei do conteudo desta pagina

  58. Avatar

    Olá Fábio Ricotta.

    Os blogueiros de sucesso são altamente comprometidos com o que fazem e trabalha duro para alcançar seus objetivos desejados. Eles não esperam que as coisas aconteçam. Esse artigo é sem duvida alguma mais do que um simples post, em minha opinião é um manual para o sucesso no mundo dos blogs. Parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimento conosco.

    Grande abraço.

  59. Avatar

    conheci a agencia mestre pesquisando no google gostei do que vi, li e aprendi um pouco para mim é tudo muito novo assisti o vídeo principal todo continuo vendo e lendo tudo varias vezes para assimilar bem .

  60. Avatar

    muito boa dicas consegui muito mais trafico depois de suas dicas muito show

  61. Avatar

    Olá, obrigado pelas dicas aqui postadas pois foram muito boas. Eu já tenho um blog mas ainda não consegui alcançar meu público alvo de forma relevante, com essas dicas provavelmente eu conseguirei aumentar meu público e levar mais informação para todos.

    Obrigado,
    Leonardo Silva.

  62. Avatar

    Exelente texto! Bem explicado e bastante informativo! Parabéns e obrigada!

  63. Avatar

    Como eu queria ter visto esse artigo a mais tempo.
    Gostei principalmente do SEO Não é Tudo, espionar e copiar.
    Isso vem fazendo grande diferença para meus blogs.
    Fiquei surpreso diversas vezes com coisas que apreendi analisando meus concorrentes.
    Parabéns pelo artigo.

  64. Avatar

    muito bom seu artigo, me inspirou muito em meus novos projetos online, obrigado pelo conteúdo.

  65. Avatar

    Excelente artigo, com ótimas dicas, um verdadeiro guia para iniciantes. Não poderia ser diferente vindo deste canal que cresce a cada dia. Parabéns equipe AM, de coração!

  66. Avatar

    Gosto muito de usar o brblogs.com, é com o WordPress e sem limitaçoes de temas, dominios etc..

  67. Avatar

    Noossa gostei muiito de sua dicas,mas tenho uma duvida,pq eu acabei de criar um blog no wordepress sobre tecnologia ,no plano gratis. Então gostaria de saber se da p/no futuro ganha dinheiro , ou eu tenho que fazer outro em outro site? Agradecido !!

    • Avatar

      Com muito empenho e bons conteúdos é possível ganhar dinheiro.
      Mas no futuro, vale a pena investir na ferramenta paga.

  68. Avatar

    Nossa isso foi uma aula de blogar muito completo o artigo parabéns, eu mesmo tenho muita dificuldade de usar algumas técnicas como as de analise e re-otimização de conteúdo e as técnicas de estruturas principalmente as de SEO que eu acho fundamental para estruturar um blogs nos motores de busca embora eu acho que isso também aconteça naturalmente com a qualidade e quantidade de conteúdo exposto por um dominio na minha percpação.

  69. Avatar

    Osh! Essas informações foram muito valiosas para mim um dia! Mas este artigo não deixa de ser excelente!

  70. Avatar

    Gostei muito do artigo, principalmente das dicas para gerar trafego parabéns..

  71. Avatar

    Acredito que o passo principal seja ter uma linha de conteúdo bem definida, só assim para se destacar nas buscas o Google cansa de falar para a galera que o conteúdo é o rei mas são poucos os que entendem essa filosofia.

  72. Avatar

    Aprendi bastante sobre o assunto, não tinha a minima noção que existiam tantas coisas que não sabia sobre o mesmo. Sem duvida que vou usar o webanalytics nos meus futuros negocios na internet.

    Obrigado e continue o optimo trabalho.

  73. Avatar

    Nossa show de bola essa postagem ein? Levando tudo em consideração!

  74. Avatar

    Fiz um blog de moda mais não sei o que fazer pra ganhar cliks

    • Avatar

      Comece publicando conteúdos baseados em palavras-chave!

  75. Avatar

    Olá, sou estudante de jornalismo e estou precisando fazer um blog e não tinha idéia de como fazer.
    Lendo esse artigo, precebi que o que tenho em mente irá me ajudar.
    Parabéns pela matéria.

    Desde já agradeço.

  76. Avatar

    gostei muito das dicas e espero que em pratica melhore muito mas o meu blog, ele esta em fase de teste pra ver vai dar certo ou não toma que sim obrigada por tudo

  77. Avatar

    Muito útil o seu site, tenho aprendido muitas coisas, o que tem sido de muita ajuda.
    Parabéns pelo conteúdo e se puder nos ajudar tratando do assunto de conteúdo duplicado, será de muito grande ajuda.
    Um abraço e sucesso!

  78. Avatar

    Muito obrigado pelo artigo. No momento estou começando com uma hospedagem gratuita, mas logo logo irei contratar uma para.

    Abraço.

  79. Avatar

    Minha pergunta é : se eu tiver um blog terei que trabalhar nele 8 horas por dia:?? tenho vontade de fazer um que é a minha cara. Sou Secretária Executiva aposentada.

    • Avatar

      Não precisa trabalhar 8h por dia. Siga seu ritmo de produção!

  80. Avatar

    legal!

  81. Avatar

    muito empolgante!

  82. Avatar

    parabéns!

  83. Avatar

    há muito tempo que eu espero por isso nunca sonhei que podesse conseguir muito obrigado!

  84. Avatar

    Ótimo post, parabéns!
    Cheio de dicas de ouro, obrigada! rs

  85. Avatar

    Me ajudou muito !!!

  86. Avatar

    esclareceu minhas duvidas. parabens!!!

  87. Avatar

    muito boa as dicas esclareceu todas as minhas duvidas . parabens !!!!!

    • Avatar

      COMO?

  88. Avatar

    OLA A TUDOS EU CRIA VOZ DIZER QUE ISTO NAO ME AJUDOU A FAZER BLOG COMO SE FAZ?

    • Avatar

      Amiguinha, sem querer ser arrogante, antes de você querer fazer um blog, você deve querer aprender escrever melhor.

    • Avatar

      Olá Catarina, eu acompanhei hum comentário Seu nenhum site Agencia Mestre eu estava de Passagem acompanhando o Artigo Como Fazer Um Blog de ​​Sucesso. Me perdoa POR eu Estar vindo diretamente here COMUNICAR Você, Acontece Que Eu comentei Lá no Agencia Mais NÃO vai sei Quanto ritmo demorar parágrafo ELE aprovarem. Estou here to oferecer Minha Ajuda, há exatamente 4 anos atras eu me deparei Nesta Situação Que eu vi nenhuma Seu comentário, não sei se Já Aprendeu um CRIAR uM local, Mais se precisar Estou PRONTO PARA LHE Ajudar. Hoje Tenho Dois Blogs, um parágrafo faturar com Google Adense e Outro parágrafo vendas. Eu aprendi here from fazer básico, Escolher Domínio, modelo, Maneiras de escrever, Gerar Tráfego e MUITO MAIS. Crie, Seu Blog do Zero AGORA! QUALQUÉR Dúvidas estou a disposição!

  89. Avatar

    Fábio, gostaria de saber porque você prefere a plataforma paga, quais as vantagens?

  90. Avatar

    Boa noite. Muito bom seu artigo. Montei meu blog a pouco tempo e tenho algumas dúvidas que vou elucidando através de especialistas como voce. Muito obrigado por repartir seu conhecimento. Sucesso

  91. Avatar

    Bom dia jovem! Primeiro queria parabenizá-lo(s) pelo artigo acima. Leio, pesquiso e estudo muito diversos artigos e conteúdos na NET. Como sou muito voltado para aviação, músicas, vídeos, etc, e sei que há um grande espaço para esses assuntos, gostaria se possível, que você(s) me informasse como ou com que ferramenta crio um BLOG? Agradeço desde já a atenção de vc(s).

  92. Avatar

    Escrevo profissionalmente e caso alguém precise de ajuda na criação de conteúdo para sites profissionais e/ou blogs estou a disposição! Meu email é [email protected]

  93. Avatar

    Fábio bom dia, realmente é um ótimo conteúdo e bem esclarecedor. Tenho estudado bastante como trazer conteúdo relevante, com o tempo restante tenho tentado montar um layout que seja simples e objetivo para o meu publico. Obrigado.

  94. Avatar

    Conteúdo muito bom, Fábio!

    Nos meus e dos meus clientes, gosto bastante de trabalhar a Estrutura, o Conteúdo, SEO (on e off), e distribuição do conteúdo. Tenho notado bons resultados.

    Você falou bastante disso.
    Parabéns pelo trabalho.

  95. Avatar

    Eu comecei meu blog em 2014, confesso que levou muito tempo até ele começar a receber visitas. Eu sempre segui as dicas da agencia mestre e hoje possuo mais de 4 mil visitas por dia no blog! Muito obrigado pelas dicas!

    Estou recomendando o site da agencia para diversos amigos!

  96. Avatar

    gostaria de saber os valores pagos por clickes em um blog?

  97. Avatar

    Excelente gostei muito das suas dicas, realmente a contratação de um Free Lancer é uma mão na Roda para quem quer produzir conteúdo e economizar tempo.

  98. Avatar

    Oi me ajudou foi muito e obrigada

  99. Avatar

    Nossa seu blog me ajudou muito com as dicas. Comprei semana passada meu domínio e Hospedagem com a Hostinger, criei meu layout com eles e agora vou aproveitar suas dicas para ganhar leitores e tentar ganhar dinheiro com meu blog haha, tomara que dê certo! Parabéns pelo seu blog.

  100. Avatar

    Suas dicas são extraordinárias, principalmente para quem ainda não tem ideia de nicho para um público muito específico.

  101. Avatar

    Show ótimas dicas!
    Desejo muito sucesso!

  102. Avatar

    Obrigado pelas suas dicas para chegar ao sucesso, grato por nos inspirar!

  103. Avatar

    Boa matéria, conteúdo muito eficiente.

  104. Avatar

    muito obrigado por compartilhar tais informações, que é de fundamental importância para quem estar pensando em fazer um blog.

  105. Avatar

    Belas dicas!
    Parabéns pelo conteúdo
    Um abraço e sucesso que possam vir mais dicas para nos socorrer…

  106. Avatar

    Muito bom o conteúdo postado, já a algum tempo venho pesquisando sobre renda na internet, e acabei criando um mini blog para efetivar vendas.
    Suas dicas vão me auxiliar por demais…

    Abraços

  107. Avatar

    muito bom seu artigo cara mim ajudou muito a criar meu blog?

  108. Avatar

    Amei essas dicas vou colocar em pratica em meu site obrigada por nos Ajuda?

  109. Avatar

    Dicas maravilhosas,valeu e sucesso a todos os blogueiros

  110. Avatar

    Exelente artigo vou sempre visitar seus posts para me aprimorar muito obrigado pelo conteudo de alta qualidade!

  111. Avatar

    Adorei muito suas dicas aplicarei nos meus projetos

  112. Avatar

    Muito boas essas dicas. Acho que o Marketing de Conteúdo, atualmente, é eficiente em todas as escalas de mercado, tando de um blogueiro amador como o blog de uma empresa famosa. O mais importante é gerar valor(usando o termo da página Geração de Valor) para o visitante e aumentar o engajamento.

  113. Avatar

    Muito obrigado pelas dicas

  114. Avatar

    Muito obrigado pelas dicas, elas são muito importantes no mundo dos blogueiros, principalmente os mesmos iniciantes.

  115. Avatar

    Dicas muito importantes para blogueiros iniciantes. Muito obrigado!!!!!

  116. Avatar

    Oie:
    Legais (e ÚTEIS!) as dicas… ajuda bastante mesmo.
    Até cheguei a criar um site para DIVULGAR & VENDER ARTESANATOS MEUS. Só que uso BLOG mesmo.
    E com a crise havente difícil vender.
    Alias encontrei aqui por uma coisa: criei um blog recente e não sei o que aconteceu que o PERFIL NÃO APARECE, os TÓPICOS QUE GERALMENTE EXISTEM (APRESENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO: CONTATO) estão ok. Só o tal perfil que não aparece. Gostaria de reaver tais.
    Valeu,
    R.

  117. Avatar

    Nossa, parabéns mesmo por este conteúdo show! Muito completo, de fácil entendimento… show de bola!

  118. Avatar

    adorei me ajudou muito

  119. Avatar

    Artigo muito bom, obrigada; acompanho o site já tem alguma tempo parabéns.

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?