Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Por Fábio Ricotta


Criar um blog de sucesso é possível, basta seguir boas dicas que vão desde a melhor ferramenta para utilizar até boas práticas para produzir seus conteúdos.

Como criar um blog de sucesso?

Com este artigo, você vai entender:

  • porque criar um blog;
  • como criar um blog;
  • o que precisa para criar um blog;
  • onde criar um blog;
  • como criar um blog profissional;
  • quais dicas aplicar para ter melhores resultados.

Ou seja, depois dessa leitura, você vai saber de forma clara e simples o que precisa fazer para criar seu blog e ter sucesso com ele.

Por que criar um blog?

Blog é sinônimo de conteúdo. Se o seu projeto pessoal ou mesmo sua empresa contar com um portal como esse, também terá diversos benefícios agregados à sua marca.

Por isso, na hora da dúvida sobre “por que criar um blog para empresa?” ou “por que criar um blog pessoal?”, pense nos benefícios que poderá ter:

  • mais visibilidade e credibilidade online — se você cria conteúdos, significa que entende do assunto e, com isso, vai reforçar a sua autoridade para o público que chegar a suas páginas por pesquisas nos buscadores ou por campanhas de anúncios;
  • aumento de clientes — com mais visibilidade e credibilidade, sua marca vai estar à frente da concorrência. Assim, se o cliente em potencial tiver dúvidas sobre com quem fechar negócio, as chances de finalizar com aqueles que demonstram ter mais autoridade no segmento são maiores;
  • melhor relacionamento com o público — engana-se quem pensa que o relacionamento digital pode acontecer somente nas redes sociais. Os blogs também são propícios para criar proximidade com o público. Afinal, a área de comentários pode conter dúvidas ou mesmo críticas que, ao serem respondidas com a devida atenção, podem ajudar a conquistar e fidelizar as pessoas.

Como criar um blog? Aprenda a criar o seu próprio blog

Como Fazer Um Blog de Sucesso? Guia Para o Blogueiro Iniciante

Se o seu desejo é saber como criar um blog de sucesso, siga os passos:

  • estabeleça quais as temáticas principais que vai abordar — a linha editorial precisa estar alinhada aos seus produtos ou serviços. No caso de blog pessoal, defina os assuntos que você mais tem afinidade;
  • defina se você irá utilizar uma hospedagem paga ou uma versão de blog gratuita;
  • escolha a sua plataforma CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) — no próximo tópico, vou apresentar uma boa dica;
  • defina um tema visual para o seu blog;
  • tire as ideias do papel e comece.

Veja algumas dicas de como criar seu blog de sucesso:

Onde criar um blog?

Se a sua dúvida é “o que preciso para criar um blog?”, comece pela decisão sobre a plataforma de conteúdo e pelo servidor. Esta deve ser uma das etapas iniciais, pois é o lugar onde você vai colocar a sua página propriamente dita. Quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga.

Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado. 

Nas duas opções você não paga para hospedar o seu blog e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.

A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher a plataforma, a minha sugestão aqui é o uso do WordPress, mas não a citada anteriormente e sim o sistema open source — personalizável de acordo com as necessidades. 

Você pode fazer o download dos arquivos e instalar em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de você solicitar a instalação do WordPress para você, facilitando muito a sua vida.

Em termos de empresas de hospedagem, posso indicar algumas para você cotar o serviço. Utilizamos na Mestre a empresa Zertico para a hospedagem de blogs e sites de clientes. Existem também outras empresas que recomendo, a Eveo e UOL Host.

Qual a melhor plataforma?

Existem várias ferramentas de criação de blog, mas, o recomendado é que você tenha um servidor próprio. Faça esse investimento, contrate uma hospedagem e instale o WordPress. Vai valer a pena lá na frente!

Mas, atenção. Mais uma vez preciso alertar: não use o WordPress.com, que é um serviço gratuito. Procure uma empresa de hospedagem de sites, contrate o serviço e tenha um blog WordPress, que é a melhor solução de blogs na atualidade.

Como criar um blog profissional?

Para criar um blog profissional, você vai precisar ter uma ótima estrutura. Por isso, reforço a sugestão de trabalhar com o WordPress. Ele é utilizado por várias empresas, é bem consolidado, tem boas atualizações, é estável e não tem segredos. É a plataforma que utilizamos na Agência Mestre.

Você também pode contar com o nosso suporte especializado na criação do seu blog, já que deseja entregar o melhor para seu público-alvo. Para solicitar um orçamento para o desenvolvimento de um blog ou até mesmo um site, entre em contato por meio deste link.

Dicas para ter um blog de sucesso

Agora que você já decidiu a criar seu blog de sucesso, algumas dicas são válidas para a produção dos seus posts. Veja:

  • crie seus conteúdos com consistência — garanta uma frequência de publicações;
  • estude e aplique técnicas de SEO — favoreça seus resultados na busca orgânica do Google e de outros mecanismos;
  • reotimize conteúdos e revise seus processos;
  • acompanhe suas métricas — tenha mais domínio sobre o que tem funcionado e o que pode melhorar;
  • tenha metas claras para desenvolver seus conteúdos.


Crie conteúdo com consistência

Outra etapa importante para criar um blog de sucesso é entregar conteúdo de forma frequente. No começo, o mais recomendado é fazer isso uma vez por dia ou com uma intensidade um pouco maior. Algumas pessoas começam por dois posts ou três por semana, mas o papel maior é consistência e qualidade.

Consistência é conseguir cumprir o que foi proposto, ou seja, se a ideia é fazer dois artigos por semana, não faça menos que isso, e também não faça mais, para que a sua audiência se acostume ao ver esse cronograma sendo seguido.

Você precisa pesquisar quais os assuntos mais populares e interessantes para a sua audiência. Descubra o que é importante. Para isto, assista o vídeo abaixo:

Outro ponto interessante é que, quanto mais conteúdo é publicado, mais portas se abrem para o Google descobrir o seu blog e te posicionar para várias palavras-chave.

É preciso escolher os assuntos que as pessoas estão buscando. Para isso você pode usar ferramentas como Keywordtool.io ou a própria ferramenta do Google Ads, que vão te dar as palavras-chave mais buscadas com as quais pode começar a trabalhar.

Existem ainda outras formas de você conseguir aumentar muito o volume de produção de conteúdo para o seu blog, por meio do uso de recursos externos, como agências de conteúdo ou freelancers:

Se ainda sim, você ficar sem ideias de conteúdo para o seu blog, sugiro muito que leia nosso outro artigos com dicas simples de como ter ideias de conteúdo.

Por fim, é necessário dar valor ao conteúdo e, de fato, acabar com a dor dos leitores. Então, se o tema é “como criar um blog de sucesso”, é isso o que deve ser dito, citando o passo a passo, ensinando realmente o que foi prometido. Uma boa regra é digitar a palavra-chave do conteúdo no Google, ver os primeiros 10 resultados e fazer melhor que eles!

Imagens e vídeos no blog?

Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.

Quanto tempo investir no conteúdo do meu blog?

Pensando em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Os 20% ou 30% restantes passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade, visual ou aspectos do marketing digital.

Faça diferente do que já existe no mercado

Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática. Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.

Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência,os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.

Um caminho muito interessante é o de criar um produto digital alinhado ao que o seu blog possui de conteúdo. Desta forma você consegue monetizar muito bem e ao mesmo tempo criar um negócio.

Estude e aplique técnicas de SEO

Existem vários artigos e e-books dentro do blog da Agência Mestre, que podem contribuir de várias formas com o sucesso do seu blog. 

Estudar SEO vai ajudar na elaboração dos títulos, vai instruir você sobre como fazer links internos entre os posts do blog, organizar as categorias de forma eficiente e também a como instalar plugins de WordPress, para que haja uma melhor performance e mais visibilidade junto ao Google. Então, aprenda SEO!

Mais algumas dicas para você:

Slides desta palestra

Faça reotimizações e revise seus processos

A grande maioria dos blogueiros postam seus artigos e os deixam esquecidos, isso é um grande erro! Como eu disse, conteúdo é tudo!

A reotimização do seu artigo trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes. Para fazer isso basta você usar o Google Analytics e verificar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e principalmente quais as principais landing pages do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos. Tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo, como você pode acompanhar neste conteúdos sobre como reotimizar seu conteúdo, e na parte dois: para conseguir mais visitas

Faça um teste com um artigo e reotimize seu conteúdo, seguindo os passos ensinados nos artigos sugeridos. Acompanhe a evolução do posicionamento da(s) sua(s) palavra(s)-chave, e você verá como a reotimização de conteúdo será um fator chave no sucesso do seu blog.

Uma vez que um conteúdo foi publicado, depois de um tempo, nada impede que você o desenvolva. Ou seja, você pode analisar alguns artigos, ver o que teve de inovação sobre os assuntos abordados, ou quais conhecimentos você tem para adicionar. Depois, basta fazer a atualização e publicá-lo novamente. Essa é uma forma muito útil de fornecer informação para sua audiência.

Aprenda web analytics

Para medir bem o seu site, você pode assistir ao vídeo abaixo e aprender ainda mais a utilizar o Google Analytics em seu blog:

Slides da Palestra

SEO Não é tudo

Não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado (otimização não é tudo, mas é fundamental!), se você não “vende o seu peixe”. Para isso você tem que seguir algumas dicas básicas:

  • localize a concorrência, blogs relacionados ao mesmo assunto que seu, participe, deixe comentários, vote, discuta, com isso você estará ali marcando presença. Mande e-mails para o autor do blog, mas não pedindo links, guest posts, ou algo do tipo. Estabeleça uma “amizade” antes de querer algum favor ou ajuda;
  • estude o que funciona para o seus concorrentes. Quais posts e quais assuntos atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias que surgirem;
  • mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm pois links recíprocos pode, mas tem limite!;
  • fique ligado nos links externos que você ganha, no WordPress no Dashboard no blog é possível verificar esses links ou então por meio do Google WebMaster Tools;
  • não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de fazer diferente. Se surge um assunto em alta não perca tempo e escreva sobre ele, traga informações aos seus leitores que eles serão “fiéis”, mesmo que não seja em primeira mão.

Use estatísticas

Faça o uso de dados e estatísticas, principalmente por meio da ferramenta Google Analytics, que é gratuita e também tem muito material no canal Fabio Ricotta e no site da Agência Mestre. 

Você vai encontrar conteúdos sobre como pode mensurar o seu blog, quantas visitas chegam, quantas pessoas navegam, quais páginas que elas visitam, qual o navegador delas, se elas estão usando a caixinha de WordPress e até o que elas estão digitando na busca.

Por meio da análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes. 

Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Por meio dela você pode acompanhar a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds. Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e consequentemente é uma forma de avaliar seu desempenho.

Isso tudo é formidável para o próximo passo, que é analisar as informações. Nessa parte, dê atenção para dados como: qual categoria do seu blog é mais movimentada e qual tipo de artigo é mais visto. Isso ajuda a ter novas ideias de conteúdo!

Trace metas

Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace metas de visitas, de leitores. Metas são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso, não vá traçar metas “inatingíveis”. Seja razoável, dê um passo por vez, não ache que no segundo mês você terá 20 mil visitantes e 1 0mil assinantes dos seus Feeds. Até pode até existir casos desse tipo, porém são exceções à regra.

O começo, para os apressadinhos, é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses. Mas lembre-se de que seu blog é uma maneira de você se expressar, compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar. Com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente dois meses e meio. Razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.

Como qualquer projeto, para criar um blog de sucesso as metas também são necessárias. Portanto, defina quantos artigos serão publicados, qual a quantidade de visitantes que você gostaria de ter e quantas pessoas, por mês, ou por semana, você quer que se inscrevam na newsletter. Ou seja, pessoas que estarão na mailing list

Esses números são importantes para fazer melhoria contínua, escrever artigos mais profundos, fazer um trabalho de SEO bem feito, analisar adequadamente os dados, voltar e ter novos insights.

Top 10 Dicas para Aumentar suas Visitas

Um conteúdo de qualidade não é suficiente se os leitores não chegam até ele. Não existe uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog. Abaixo vou relacionar 10 pontos que irão te ajudar nesta tarefa:

  1. escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou, por exemplo;
  2. não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos;
  3. escreva artigos com bastante informação, mas evite textos muito complexos, seja objetivo;
  4. faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;
  5. sempre responda os comentários dos seu leitores;
  6. entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
  7. faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho. Marque presença e isso irá atrair visitantes para o seu blog;
  8. escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente não vá tratar sobre o aborto em um blog de tecnologia;
  9. artigos muito grandes são cansativos de ler, por isso, divida em partes: Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog;
  10. e, por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgue seu blog!

Como ganhar dinheiro com blog

Agora que você já atingiu algumas metas, aumentou suas visitas, aprendeu a fazer diferente, sabe dividir o seu tempo, como reotimizar seu conteúdo, conhece bem a plataforma que utiliza, sabe como analisar seu desempenho, vamos ao ponto onde todos os blogueiros querem chegar: fazer sucesso e se manter no topo é o mais difícil.

A monetização de um blog tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade. Vou citar algumas formas de monetização que podem ser utilizadas no seu blog:

  • venda publicidade para empresas relacionadas aos assuntos que você trata no seu blog;
  • crie uma conta nos Ads conhecidos como: Google Adsense, Yahoo Links Patrocinados. Existem muitos outros como: Programa de Afiliados do Submarino, Programa de Afiliados do Mercado Livre, Progama de Afiliados do UOL, Parceria.com da Americanas dentre vários outros;
  • compre um domínio, pois é mais atrativo ter um endereço próprio e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordprerss.com ou seusite.blogspot.com.br. Pequenos investimentos são sempre necessários;
  • faça posts patrocinados. Existe uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera, já que cada um faz o que acha melhor. Mas, se você quer fazer dinheiro com o seu blog, por que não?
  • abra espaço para colaboradores, conteúdo de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog;
  • crie materiais ricos para agregar mais valor aos seus conteúdos.

Para criar um blog de sucesso, não basta somente escrever, você tem que ser organizado e seguir todo esse processo. Caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários e também aproveite para se inscrever no canal Mestre TV

Até a próxima!

LEIA MAIS
WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Redirecionamento 301 no WordPress

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Comentários
  1. Olá adorei o artigo…mas tenho dificuldade em utilizar as ferramentas 🙁
    Bjão

    • Preciso divulgar um blog que quero criar, ja até criei alguns blogs, mais nao sei como fazer ele aparecer no google ou em outra ferramenta de busca. Tipo alguem estiver pesquisando um certo assunto e o meu blog aparecer com a referencia que a pessoa fez. minha duvia eu preciso ter um local para hospedar, ou apartir do momento que faço um blog no wordpress ou blogspot.com, ja e considarado um local que ele esta hospedado, nao entendo muito desse assunto porem acredito que e o que mais preciso nesse momento pra divulgar o meu blog.
      Socorro preciso dessa ajuda

      • Alex, primeiramente você vai precisar registrar um domínio. Como dito neste próprio artigo, sites nos subdomínios wordpress.com ou blogspot.com não são recomendados, talvez por parecer menos profissional e também porque você fica à merce das regras dessas empresas. O ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
        Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.
        Se quiser mais ajuda só me mandar um e-mail que ficarei feliz em auxiliá-lo na parte de SEO e SEM. Abraço

      • Olá.
        Eu também tinha essa pergunta ,mas ai eu mesma pensei: os sites que as pessoas mais vao sao sempre os que ficam na 1° pagina do Google
        Ou seja, se seu blog tiver muitos acessos é bem provável que apareça na página do Google.
        Espero ter ajudado.

    • eu achei muito lega quero diser obrigada para as pessoas que me seguen

  2. Olá. Gostei bastante do post. Mas fiquei encaraminholada com algumas dúvidas. Por exemplo, será que “não ter medo de dividir conhecimento/informações/posts” e comentar e participar de blogs concorrentes não poderia atrapalhar um pouquinho a atividade bloggeira de alguém?
    Em que momento é confiável compartilhar idéias sem correr o risco de a concorrência “imitar” ou querer te abafar com isso? Não sei se fui bem expressiva com a pergunta, mas enfim, é isso.

  3. Obrigado Bruno pelas informações objetivas e claras espero poder contribuir de alguma maneira sua generosa disposição em (distrinchar) dicas á criação de um Blog.

  4. muito legal as dicas

  5. eu adorei o blog e suas informaçoes mais gostaria de saber se e possivel uma criança de 11 anos fazer um blog mesmo que for uma pergunta idiota me responda por favor. obrigado

  6. Boa noite o conteudo do blog é muito interessante e com certeza ajudará a todos os blogueiros a aumentar o número de visitantes e mais ainda a qualidade do que é escrito. Toda a equipe esta de parabéns gostei muito.

  7. obrigado,pelas sujestoes adorei.ana marcia nunes

  8. Legal as dicas, Sou iniciante e desejo muito contribuir com trabalho de qualidade. Obrigada! Valeu!

  9. Tipo eu crie um blog agr nuncative quero q ele faça susseço eu posto coisas a respeito de meninas roupas coisas de pattys mais ainda não fiz sucesso oq eu posso fazer para conseguir aumentar membros e etc ….?
    meu blog é : http://www.gabi-yuol.blogspot.com

    • Ola Gaby eu aconselho vc a pagar o google ou criar um pagina no facebook.

  10. Antes de eu ler o conteudo deste blog, tinha muita dificuldade emk organizar meu blog.
    por isso ai vai o meu conselho para todos os blogueiros, lea este artigo e faca o teu blog um sucesso. oky…

  11. Adorei o artigo, muito claro e objetivo, com ótimas informações
    Quero criar um blog, e este artigo me ajudou a esclarecer muitas duvidas
    Recomendo a todos que tem o desejo e a vontade de fazer seu blog ter sucesso na net
    Parabéns, ao escritor!

  12. Esse foi o unico post que me tirou as duvodas, estou facinado por um objetivo de destaque em blogs,porém me surge uma necessidade de ter um blog por objetivos de força maior. Muito grato por este artigo.

  13. gostei muuuuuuuitoooooo valeu pelas as [email protected]

  14. agora sim eu vou fazer um blog pra mim,eu ainda tinha bastante dúvida,valeu!

  15. Caraca, amei as dicas. Me ajudou muito. Beijos.

  16. Adorei a reportagem,vou tentar colocar em prática para ver se dou uma “Tchan” em meu blog.
    Obrigado pelas informações!!!
    Beijos!!

  17. Muito bom o artigo,vai para a minha pasta de favoritos (y)

  18. Adorei as dicas. Estou querendo criar um blog e desenvolver um tema que está na minha cabeça há algum tempo mas, preciso amadurecer a ideia e conseguir um número de acessos bem grande, grande mesmo, para que dê certo. Gostaria de manter contato direto com você. Parabéns.

  19. Este artigo me ajudou bastante. Quero criar um blog para registrar minhas viagens de moto pela America do Sul. Este blog vai ser um diario com fotos, filmes e dicas. Mas estou em duvida: sera o blog a melhor ferramenta?

    • Depende mas se você estiver com dúvidas você pode criar outras redes sociais!

  20. Olá, parabéns pelo texto. Excelente conteúdo e de grande ajuda. Estou organizando várias idéias e quero criar um blog, mas não tinha noção de por onde começar. Bem, agora já sei onde buscar informação.
    Obrigada!

  21. Excelentes dicas, realmente preciso dar mais atenção ou conteúdo do blog quantos aos demais do nicho.

  22. Muito boas essas dicas. Vou precisar muito. Muito obrigado e um abraço!

  23. Valeram as dicas sugeridas, Bruno. Fiquei mais encorajado.
    Quero construir um site literário sobre um romance ficção realidade de minha autoria.
    A ideia é postar imagens com sequencias de texto soltas, para chamar a atenção do leitor sobre o conteudo da obra.
    Afinal, estou principiando o lançamento do meu primeiro volume e preciso divulgar o trabalho para os amantes da leitura ficcionária.
    Será que meu raciocicio está correto?
    Abraços do amigo, Zeca Paludo.

  24. Tenho dúvidas de como inserir o blog em vários locais, pontos, do GOOGLE. Qual o caminho a percorrer.
    Gostei dos informes, serão muito úteis. Obrigado desde já.

  25. eu quero saber uma coisa eu fiz um blog e eu não sei comoenrtrar para personalizar tipo eu entro no blog mais eu não sei a onde ir para personlizar. se poder me respode rapidamente agradeço

    • Olá Marusca! dependentemente do tipo de blog que você usa, você encontrará os seguiintes nomes para personalizar seu blog. LAYOUT, EDITAR, EDITAR BLOG, PERSONALIZAR BLOG, PERSONALIZA CAPA,PERSONALIZAR. SE SEU CASO FOR PARA INSERIR GADGET, É SÓ CLICAR LÁ E ESCOLHER QUAL O TIPO DE GADGET VOCÊ QUE, SE O CASO FOR PLUINGS VOCÊ TERÁ QUE TRABALHAR COM JAVASCRIPT E HTLM, NÃO É FÁCIL MAIS É SIMPLES DE SE MEXER, SENDO QUE A MAIORIA DOS PLUINGS JÁ VEM PRONTOS. OK
      CASO ISSO NÃO TE AJUDE CONTINUE COM AS PESQUISAS NÃO DESISTA DE SEU BLOG, LEVA TEMPO MESMO PARA SE TER OS RESULTADOS DESEJADOS.

  26. Já acompanho este site faz tempo, mas nunca comentei ou entrei em contato. Tenho uma dúvida, que resolvi recorrer ao site, porque no fórum oficial do Adsense no Brasil, estou cansado de postar tópicos e ninguém responde.
    Alguém de vocês do Agência Mestre sabe me dizer se por exemplo eu que tive minha conta Adsense como “Pessoa Física” desativada por cliques inválidos, será que posso abrir uma nova conta com um novo blog, mas agora como “Pessoa Jurídica”???
    Desde já agradeço.

    • “cliques inválidos” Ou você mesmo clicou nos seus anúncios de forma direta, ou utilizou outros computadores de uma rede, roteados com um mesmo IP e clicou novamente em seus próprios anúncios…

  27. Minha dica para quem ta começando em blogs de humor, variedades,entreterimento e fazer parcerias com outros blogs do mesmo genero ou mesmo sempre usar um agragador para divulgar seu conteudo ate conseguir leitores

  28. eu sou novo nisto.. mais com essas dicas parecer que eu ja sei tudo de blog !!

  29. Ola Bruno.
    Excelente matéria, tanto tempo procurando por um artigo que realmente ensine o que é SEO, como funciona e que é preciso fazer realmente para que o trabalho que fazemos ser visto por alguém na internet.
    Quando comecei no mundo dos blogs e ainda gatinho neste sistema complicadíssimo e muito concorrido, achava que era só postar, por algumas imagens, engajar em um programa de afiliados e tudo estava certo, logo estaria com alguns trocados no bolso. Pura ilusão!
    Hoje, depois de 2 anos procurando entender o que é realmente blogar, vi que a situação é totalmente diferente do que pensei.
    E cada post, artigo, tutoriais que leio, vejo que é preciso muito conhecimentos para ser um simples Blogueiro é preciso ser disciplinado, encorajado, saber ler escrever, conhecer html nem que seja o básico, mas é preciso saber e conhecer muitos programas para fazer, editar, postar uma simples ideia.
    E depois de tudo isto concluído, ainda é necessário divulgar, fazer aparecer entre os milhares de sites/ blogs de mesmo nicho.
    Hoje com firmeza eu posso dizer: “Blogar não é para qualquer um, escrever um diário do que acontece em sua vida ou na vida de outro no dia a dia, sim. Talvez aparecerá muito mais rápido na mídia e terão muito mais leitores do que uma postagem no seu blog!
    Eu tenho dois Blogs que estou iniciando algumas idéias: Um eu tento falar e divulgar programas de como ganhar dinheiro que é o Blog Renda Mais e, um outro blog onde divulgo o que realmente faço no meu dia a dia, que é: Mecanica Automobilística, não vou colocar o link por que talvez não seja ético, mas ambos os blogs estão no inicio e estou lutando, buscando informações, técnicas de divulgação, SEO e muitas outras ferramentas que pode me ajudar a ser daqui algum tempo um BLOGUEIRO. Assim espero.

  30. Muito boa a matéria, apesar de parecer complexo, acredito que o melhor a se fazer é buscar o máximo de informação possível. A minha intenssão era de montar um site, pensei até mesmo em franquias, mas cheguei a conclusão que iniciar com blog será o mais ideal. Valeu pelas dicas.

  31. Gostei muito da matéria e das dicas, porém, vamos ver se elas funcionam mesmo, o que creio que sim, mas como sou principiante creio que possa cometer alguns erro, pois como diz o ditado é errando que se aprende!!!

  32. e meu problema é o seguinte ate chego a fazer o blog mas não consigo entrar de novo pq pede um usuário/apelido e não tenho como que eu faço????
    ME AJUDEM POR FAVOR

  33. Gostei do artigo, estou criando um blog e isso vai me ajudar muito.

  34. Gostei das dicas, ha algum tempo penso em criar um blog, farei isso essa semana. Me aguardem.
    Um abraço!

  35. Valeu as dicas

  36. Muito boa as dicas, e vale salientar que um tópico importantíssimo é a criatividade do blogueiro, que foi confirmada por meio do 4º Desafio aqui da Mestre Seo.

  37. Fiquei bastante satisfeito com as dicas excelentes que você passou para todos nós que estamos iniciando como blogueiros. Parabéns; simplesmente sensacional, valeu.
    Um abraço.

  38. Ameeeei *-*

  39. Olá, Bom Dia.

    Adorei todas as informações, mas confesso que preciso de ajuda. É possivel contratar profissional que faça todos os passos e iniciar um blog para mim.

    Att.

    Aurea Rocha

  40. Excelentes dicas Bruno ! Realmente você sabe muito de SEO.

    parabéns, estarei sempre passando por aqui!

    Sucesso !

  41. Adorei as dicas…pra quem está iniciando e é bem “crua” nisto, já me deu um belo apanhado geral de tudo o que preciso saber. Parabéns.
    Alessandra

  42. Olá,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente post. Sem dúvida irá me ajudar bastante. Estou iniciando no ramo e tenho algumas dificuldades e dúvidas típicas de principiante. Criei um blog pelo blogspot, seria mesmo interessante migrar para o wordpress?

  43. Muito obrigada pelas dicas! Quero parabenizá-lo pelo post. Pois é muito bom, e tirou muitas das minhas dúvidas. Irão me ajudar bastante… Vou criar um blog!
    Obrigada, bjs

  44. Bruno,
    Após tantos comentários é impossível não ser repetitivo quanto aos elogios. Parabéns pelo excelente artigo!
    Há muito tempo venho buscando maneiras de enganjar-me em um projeto que me satisfaça, sabe? Preocupo-me muito com todo o meu redor, mas dificilmente executo algo que realmente me dê prazer… Talvez, criar um blog possa me propiciar esse bem-estar que eu tanto almejo.
    Parabéns, mais uma vez, pela sensibilidade e pela postura de querer dividir!
    Forte abraço!
    PS.: Ficaria honrado se você replicasse algum comentário, mesmo eu não tendo feito perguntas diretas!

  45. Ótimos post me ajudou muito to pensando em monetizar meu blog mais to vendo ai to achando que ta cedo anda mas vou pesquisar mais e fazer isso.Parabens pelo Post

  46. O artigo é muito bom!
    Quero fazer um blog e nem sabia por onde começar e esse artigo me ajudou com muitos dúvidas que tinha.
    Obrigada.

  47. Olá Moisés,
    Gostei muito do artigo. Estava vendo os comentários e lá encima voçe respondeu “o ideal é comprar um domínio e contratar um serviço de hospedagem, no UOLhost você consegue fazer tudo isso, inclusive se contratar a hospedagem você ganha 1 ano de domínio grátis.
    Depois para fazer seu blog ser indexado pelo Google, além do processo de otimização com SEO você deve fazer um “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing, que são os mais importantes no Brasil.”
    Algo me diz que acabo de jogar dinheiro fora.Comprei aquele curso de como fazer dinheiro online, não sei se voçe conhece. Na verdade em resumo tudo oque está ali é oque vc acabou de escrever no artigo. A minha pergunta é: se eu fizer um blog gratuito (sei que não é o mais indicado) é possível “ser indexado pelo Google, fazer o processo de otimização com SEO além do “sitemap.xml” e cadastrá-lo nas ferramentas “webmaster tools” tanto do Google quanto do Bing” ? Se for possível quais os primeiros passos a serem tomados após a confecção do blog?Desde já muitissimo obrigado!

  48. Oi boa noite,é muito legal as dicas de vcs..eu quero fazer um Blog mais,eu quero aborda um pouco de tudo..ex,moda,beleza,saúde e esporte,e notícias…sera q da certo….obrigado e aguardo resp…

  49. Olá amigo! Muito obrigada pelas dicas. Moro na Australia e escrevo um blog sobre turismo. Espero voltar aqui para contar os resultados. Ah, e desde já aguardos sua visita!

  50. Achei muito interessante, essas dicas de como montar o seu Blog… Estou com algumas ideias de negócios e acredito que criar um blog seja o caminho para divulgar essa ideia, no entanto tenho dúvidas de qual blog montar são tantos. E como seria esse retorno. Mas em todo caso valeu muito as informações um abraço a todos.

  51. Olá.
    Gostei bastante das informaçoes contidas na matéria. Acredito que posso melhorar meu blog.

    Muito obrigada.

    Nilza

  52. Olá, eu gostaria de saber se tem alguma forma de eu criar um domínio que seja grátis, algo que eu não precise pagar, alguma forma simples de tirar o wordpress.com do meu blog sem precisar me comprometer muito com pagamentos e muita burocracia.

  53. Olá gostei muito da matéria, parabéns! Mas é o seguinte, sou cabeleireira e gostaria de criar um bolg ou n sei algum outro tipo de pagina p divulgar algumas matérias e dicas sobre cabelos, produtos e coisas do tipo, mas sinceramente eu n entendo nada disso rsrsrs.. Existe uma maneira simples de fazer isso ou no meu caso o ideal seria contratar alguém p criar a pagina? O meu interesse é divulgar meu trabalho e dar dicas…
    Alguém pode me ajudar?
    Obrigada.

  54. Gostei muito da materia. Foi bem exclarecedor!

  55. Ola Bruno Nassar, em primeiro lugar obrigado pelas dicas, vão me ajudar muito, mas tenho uma pergunta, entrei em um site que ja vendia blog pronto por 20,00 dollares por mes, com direito a 40 webpages, 300 photos, 10 videos, vc me aconselha iniciar com este simples blog, ou deveria mesmo ja começar com um meu pagando um dominio para ospedar minhas fotos e videos, eu não entendo nada de HTML, estou aprendendo, é bem complicado para mim porque a unica coisa que sei fazer e propagandas para vendas de produtos que é bem simples ja faço isto a mais de 4 anos, sou vendedora na internet,para que me conheça melhor, moro nos Estados Unidos, e vendo em um site brasileiro, tenho feito bons negocios, mas minha paixão mesmo e trabalhar com design de casas construção, tenho muitas ideias e gostaria de passar isto para os brasileiros, tudo que tenho aprendido aqui gostaria muito de mostrar e ensinar aos brasileiros algumas tecnicas, mas na verdade nem pensei muito no dinheiro só o prazer de estar envolvida nesta area ja me fascina muito, e se acontecer de ganhar com isto vai ser muito bom, se puder me ajudar com um conselho o que realmente deveri fazer fico muito agradecida por tirar um tempo seu para me responder, abraço e sucesso.

  56. Tenho recebido seus informes e procurado aplicar os ensinamentos. Confesso que não tenho dado muita atenção ao meu blog. Talvez por não ter tido retorno de leitores. Vou voltar a trabalhar no blog. São muito elucidativo as suas informações.

  57. gostei do conteudo desta pagina

  58. Olá Fábio Ricotta.

    Os blogueiros de sucesso são altamente comprometidos com o que fazem e trabalha duro para alcançar seus objetivos desejados. Eles não esperam que as coisas aconteçam. Esse artigo é sem duvida alguma mais do que um simples post, em minha opinião é um manual para o sucesso no mundo dos blogs. Parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimento conosco.

    Grande abraço.

  59. conheci a agencia mestre pesquisando no google gostei do que vi, li e aprendi um pouco para mim é tudo muito novo assisti o vídeo principal todo continuo vendo e lendo tudo varias vezes para assimilar bem .

  60. muito boa dicas consegui muito mais trafico depois de suas dicas muito show

  61. Olá, obrigado pelas dicas aqui postadas pois foram muito boas. Eu já tenho um blog mas ainda não consegui alcançar meu público alvo de forma relevante, com essas dicas provavelmente eu conseguirei aumentar meu público e levar mais informação para todos.

    Obrigado,
    Leonardo Silva.

  62. Exelente texto! Bem explicado e bastante informativo! Parabéns e obrigada!

  63. Como eu queria ter visto esse artigo a mais tempo.
    Gostei principalmente do SEO Não é Tudo, espionar e copiar.
    Isso vem fazendo grande diferença para meus blogs.
    Fiquei surpreso diversas vezes com coisas que apreendi analisando meus concorrentes.
    Parabéns pelo artigo.

  64. muito bom seu artigo, me inspirou muito em meus novos projetos online, obrigado pelo conteúdo.

  65. Excelente artigo, com ótimas dicas, um verdadeiro guia para iniciantes. Não poderia ser diferente vindo deste canal que cresce a cada dia. Parabéns equipe AM, de coração!

  66. Gosto muito de usar o brblogs.com, é com o WordPress e sem limitaçoes de temas, dominios etc..

  67. Noossa gostei muiito de sua dicas,mas tenho uma duvida,pq eu acabei de criar um blog no wordepress sobre tecnologia ,no plano gratis. Então gostaria de saber se da p/no futuro ganha dinheiro , ou eu tenho que fazer outro em outro site? Agradecido !!

    • Com muito empenho e bons conteúdos é possível ganhar dinheiro.
      Mas no futuro, vale a pena investir na ferramenta paga.

  68. Nossa isso foi uma aula de blogar muito completo o artigo parabéns, eu mesmo tenho muita dificuldade de usar algumas técnicas como as de analise e re-otimização de conteúdo e as técnicas de estruturas principalmente as de SEO que eu acho fundamental para estruturar um blogs nos motores de busca embora eu acho que isso também aconteça naturalmente com a qualidade e quantidade de conteúdo exposto por um dominio na minha percpação.

  69. Osh! Essas informações foram muito valiosas para mim um dia! Mas este artigo não deixa de ser excelente!

  70. Gostei muito do artigo, principalmente das dicas para gerar trafego parabéns..

  71. Acredito que o passo principal seja ter uma linha de conteúdo bem definida, só assim para se destacar nas buscas o Google cansa de falar para a galera que o conteúdo é o rei mas são poucos os que entendem essa filosofia.

  72. Aprendi bastante sobre o assunto, não tinha a minima noção que existiam tantas coisas que não sabia sobre o mesmo. Sem duvida que vou usar o webanalytics nos meus futuros negocios na internet.

    Obrigado e continue o optimo trabalho.

  73. Nossa show de bola essa postagem ein? Levando tudo em consideração!

  74. Fiz um blog de moda mais não sei o que fazer pra ganhar cliks

    • Comece publicando conteúdos baseados em palavras-chave!

  75. Olá, sou estudante de jornalismo e estou precisando fazer um blog e não tinha idéia de como fazer.
    Lendo esse artigo, precebi que o que tenho em mente irá me ajudar.
    Parabéns pela matéria.

    Desde já agradeço.

  76. gostei muito das dicas e espero que em pratica melhore muito mas o meu blog, ele esta em fase de teste pra ver vai dar certo ou não toma que sim obrigada por tudo

  77. Muito útil o seu site, tenho aprendido muitas coisas, o que tem sido de muita ajuda.
    Parabéns pelo conteúdo e se puder nos ajudar tratando do assunto de conteúdo duplicado, será de muito grande ajuda.
    Um abraço e sucesso!

  78. Muito obrigado pelo artigo. No momento estou começando com uma hospedagem gratuita, mas logo logo irei contratar uma para.

    Abraço.

  79. Minha pergunta é : se eu tiver um blog terei que trabalhar nele 8 horas por dia:?? tenho vontade de fazer um que é a minha cara. Sou Secretária Executiva aposentada.

    • Não precisa trabalhar 8h por dia. Siga seu ritmo de produção!

  80. legal!

  81. muito empolgante!

  82. parabéns!

  83. há muito tempo que eu espero por isso nunca sonhei que podesse conseguir muito obrigado!

  84. Ótimo post, parabéns!
    Cheio de dicas de ouro, obrigada! rs

  85. Me ajudou muito !!!

  86. esclareceu minhas duvidas. parabens!!!

  87. muito boa as dicas esclareceu todas as minhas duvidas . parabens !!!!!

    • COMO?

  88. OLA A TUDOS EU CRIA VOZ DIZER QUE ISTO NAO ME AJUDOU A FAZER BLOG COMO SE FAZ?

    • Amiguinha, sem querer ser arrogante, antes de você querer fazer um blog, você deve querer aprender escrever melhor.

    • Olá Catarina, eu acompanhei hum comentário Seu nenhum site Agencia Mestre eu estava de Passagem acompanhando o Artigo Como Fazer Um Blog de ​​Sucesso. Me perdoa POR eu Estar vindo diretamente here COMUNICAR Você, Acontece Que Eu comentei Lá no Agencia Mais NÃO vai sei Quanto ritmo demorar parágrafo ELE aprovarem. Estou here to oferecer Minha Ajuda, há exatamente 4 anos atras eu me deparei Nesta Situação Que eu vi nenhuma Seu comentário, não sei se Já Aprendeu um CRIAR uM local, Mais se precisar Estou PRONTO PARA LHE Ajudar. Hoje Tenho Dois Blogs, um parágrafo faturar com Google Adense e Outro parágrafo vendas. Eu aprendi here from fazer básico, Escolher Domínio, modelo, Maneiras de escrever, Gerar Tráfego e MUITO MAIS. Crie, Seu Blog do Zero AGORA! QUALQUÉR Dúvidas estou a disposição!

  89. Fábio, gostaria de saber porque você prefere a plataforma paga, quais as vantagens?

  90. Boa noite. Muito bom seu artigo. Montei meu blog a pouco tempo e tenho algumas dúvidas que vou elucidando através de especialistas como voce. Muito obrigado por repartir seu conhecimento. Sucesso

  91. Bom dia jovem! Primeiro queria parabenizá-lo(s) pelo artigo acima. Leio, pesquiso e estudo muito diversos artigos e conteúdos na NET. Como sou muito voltado para aviação, músicas, vídeos, etc, e sei que há um grande espaço para esses assuntos, gostaria se possível, que você(s) me informasse como ou com que ferramenta crio um BLOG? Agradeço desde já a atenção de vc(s).

  92. Escrevo profissionalmente e caso alguém precise de ajuda na criação de conteúdo para sites profissionais e/ou blogs estou a disposição! Meu email é [email protected]

  93. Fábio bom dia, realmente é um ótimo conteúdo e bem esclarecedor. Tenho estudado bastante como trazer conteúdo relevante, com o tempo restante tenho tentado montar um layout que seja simples e objetivo para o meu publico. Obrigado.

  94. Conteúdo muito bom, Fábio!

    Nos meus e dos meus clientes, gosto bastante de trabalhar a Estrutura, o Conteúdo, SEO (on e off), e distribuição do conteúdo. Tenho notado bons resultados.

    Você falou bastante disso.
    Parabéns pelo trabalho.

  95. Eu comecei meu blog em 2014, confesso que levou muito tempo até ele começar a receber visitas. Eu sempre segui as dicas da agencia mestre e hoje possuo mais de 4 mil visitas por dia no blog! Muito obrigado pelas dicas!

    Estou recomendando o site da agencia para diversos amigos!

  96. gostaria de saber os valores pagos por clickes em um blog?

  97. Excelente gostei muito das suas dicas, realmente a contratação de um Free Lancer é uma mão na Roda para quem quer produzir conteúdo e economizar tempo.

  98. Oi me ajudou foi muito e obrigada

  99. Nossa seu blog me ajudou muito com as dicas. Comprei semana passada meu domínio e Hospedagem com a Hostinger, criei meu layout com eles e agora vou aproveitar suas dicas para ganhar leitores e tentar ganhar dinheiro com meu blog haha, tomara que dê certo! Parabéns pelo seu blog.

  100. Suas dicas são extraordinárias, principalmente para quem ainda não tem ideia de nicho para um público muito específico.

  101. Show ótimas dicas!
    Desejo muito sucesso!

  102. Obrigado pelas suas dicas para chegar ao sucesso, grato por nos inspirar!

  103. Boa matéria, conteúdo muito eficiente.

  104. muito obrigado por compartilhar tais informações, que é de fundamental importância para quem estar pensando em fazer um blog.

  105. Belas dicas!
    Parabéns pelo conteúdo
    Um abraço e sucesso que possam vir mais dicas para nos socorrer…

  106. Muito bom o conteúdo postado, já a algum tempo venho pesquisando sobre renda na internet, e acabei criando um mini blog para efetivar vendas.
    Suas dicas vão me auxiliar por demais…

    Abraços

  107. muito bom seu artigo cara mim ajudou muito a criar meu blog?

  108. Amei essas dicas vou colocar em pratica em meu site obrigada por nos Ajuda?

  109. Dicas maravilhosas,valeu e sucesso a todos os blogueiros

  110. Exelente artigo vou sempre visitar seus posts para me aprimorar muito obrigado pelo conteudo de alta qualidade!

  111. Adorei muito suas dicas aplicarei nos meus projetos

  112. Muito boas essas dicas. Acho que o Marketing de Conteúdo, atualmente, é eficiente em todas as escalas de mercado, tando de um blogueiro amador como o blog de uma empresa famosa. O mais importante é gerar valor(usando o termo da página Geração de Valor) para o visitante e aumentar o engajamento.

  113. Muito obrigado pelas dicas

  114. Muito obrigado pelas dicas, elas são muito importantes no mundo dos blogueiros, principalmente os mesmos iniciantes.

  115. Dicas muito importantes para blogueiros iniciantes. Muito obrigado!!!!!

  116. Oie:
    Legais (e ÚTEIS!) as dicas… ajuda bastante mesmo.
    Até cheguei a criar um site para DIVULGAR & VENDER ARTESANATOS MEUS. Só que uso BLOG mesmo.
    E com a crise havente difícil vender.
    Alias encontrei aqui por uma coisa: criei um blog recente e não sei o que aconteceu que o PERFIL NÃO APARECE, os TÓPICOS QUE GERALMENTE EXISTEM (APRESENTAÇÃO, LOCALIZAÇÃO: CONTATO) estão ok. Só o tal perfil que não aparece. Gostaria de reaver tais.
    Valeu,
    R.

  117. Nossa, parabéns mesmo por este conteúdo show! Muito completo, de fácil entendimento… show de bola!

  118. adorei me ajudou muito

  119. Artigo muito bom, obrigada; acompanho o site já tem alguma tempo parabéns.

Deixe seu comentário abaixo