Dicas de SEO Para Sites WordPress

Por Raquel Pereira

SEO

Dicas de SEO Para Sites WordPress

Confira as principais dicas para melhorar sua estratégia de SEO, utilizando plugins e ferramentas do WordPress.

Raquel Pereira

Manter seu site otimizado é um fator importante para conseguir boas posições nos resultados de pesquisa.

Pensando nisso, a Inmotion Hosting compartilhou algumas dicas que podem aumentar significativamente seus resultados em SEO, com pequenas alterações no seu site WordPress. Confira!

Verifique se o HTTPS está ativado

Desde a atualização do algoritmo do Google de 2014, o HTTPS é, oficialmente, um fator de ranqueamento. Utilizar um certificado SSL para proteger seu site oferece mais segurança aos seus visitantes/clientes, e o Google reconhece essa experiência positiva oferecendo melhor classificação no ranking.

Para garantir a segurança, sites WordPress podem utilizar um plugin, como o Really Simple SSL, que detecta automaticamente suas configurações e ajusta seu site para ser executado em HTTPS.

Otimize suas URLs

Um importante fator on-page para manter seu site com boas posições no rankeamento, é a otimização de URLs para torná-las “amigáveis”.

Basicamente, quanto mais óbvia e direta sua URL for, melhor será para os buscadores. Quando os mecanismos de busca rastreiam suas páginas, é mais fácil para eles entenderem sobre o que é seu conteúdo se a URL for simples e tiver a palavra-chave principal.

Além disso, uma URL amigável também ajuda o usuário a identificar o conteúdo da página, ou seja, melhora sua experiência. O WordPress já oferece uma boa estrutura de URL desde a instalação, mas você pode fazer alterações com plugins para mais personalizações.

Utilize um plugin de SEO

Com um plugin de SEO é possível realizar diagnósticos completos das suas páginas, receber recomendações técnicas do que pode ser otimizado com relação aos fatores on-page e, com essas informações, melhorar sua posição no ranking do Google.

Um dos mais utilizados, e recomendados, é o Yoast SEO. Com ele, é possível realizar uma análise on-page completa e receber um diagnóstico sobre a legibilidade daquele conteúdo.

Crie e otimize suas meta descriptions

As meta tags são elementos importantes na composição de uma página, pois cada uma exerce uma função de SEO on-page diferente. A meta description é um pequeno resumo do conteúdo da página, que tem o intuito de fornecer algumas informações sobre o que o usuário encontrará.

A regra é que você deve criar meta descriptions únicas, criativas e que seu conteúdo seja fortemente relacionado ao assunto da página.

O mais importante é que você consiga passar a sua mensagem de forma chamativa, interessante, informativa, curiosa e com um toque de call-to-action, em um curto trecho (geralmente com no máximo 160 caracteres).

Crie bons conteúdos

Investir em conteúdos de qualidade traz inúmeros benefícios, tanto para sua estratégia de branding quanto para SEO.

Pense bem, quando você realiza pesquisas em algum buscador, o que você espera encontrar? Certamente, nós procuramos por informações completas, conteúdos que realmente tirem as dúvidas sobre aquele assunto.

O Google prioriza a experiência do usuário, por isso, quanto melhor for o seu conteúdo, maiores são as chances de conseguir uma posição orgânica de destaque.

Para isso, certifique-se de que você tem autoridade sobre o assunto que está escrevendo e faça uma pesquisa de palavras-chave para atrair a atenção do seu público. Além disso, não crie conteúdos duplicados, pois isso afeta negativamente seu posicionamento.

Conteúdo EAT

Em 2019, o Google realizou uma atualização no seu algoritmo principal que impactou em todos os resultados de busca, e continua impactando até hoje.

A sigla para Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness (Expertise, Autoridade e Credibilidade, em tradução), trouxe um novo caminho para criadores de conteúdo em todo o mundo. A partir dessa atualização, ficou claro que autoridade e relevância do site/autor é um fator que influencia nos resultados.

Dessa forma, um conteúdo EAT representa a experiência do autor, a autoridade do site e a confiabilidade daquela informação.

Velocidade de carregamento

Quando se trata de carregamento do seu site, cada segundo importa. Manter a velocidade de carregamento do seu site otimizada é muito importante para sua estratégia de SEO, pois o Google considera este um fator relevante para a experiência do usuário.

Um dos fatores chave para o carregamento é o tamanho das imagens. Quando elas são muito grandes e demoram para ser processadas, isso sobrecarrega o site e faz com que as páginas levem mais tempo para aparecer.

Para controlar melhor o tempo de carregamento das imagens é preciso mantê-las otimizadas. Usar uma CDN (Content Delivery Network) ajuda a reduzir os tempos de carregamento, no WordPress, o plugin Jetpack fornece uma CDN de imagem gratuita.

Além disso, é preciso utilizar um provedor de hospedagem otimizado para sites WordPress e acompanhar o cache, para isso, você pode usar um plugin de cache, como W3 Total Cache.

Acompanhe as métricas

De nada adianta realizar otimizações constantes e não se atentar aos resultados dos seus esforços.

Você pode utilizar diversas ferramentas de SEO para acompanhar o desempenho do seu site. Além disso, utilizando o Google Analytics e o Google Search Console, você terá acesso a diversas métricas e informações detalhadas sobre como os visitantes interagem com o conteúdo do seu site.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda mais sobre SEO

A estratégia de SEO é uma das principais formas de obter sucesso com Marketing Digital, por isso, você precisa saber tudo que ela pode oferecer para levar o seu site à primeira página do Google e atrair visitantes muito mais qualificados para o seu site! Confira nosso guia completo do SEO e comece hoje mesmo.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?