Como Planejar a Linha Editorial de Seu Blog e Mídias Sociais

Por Raquel Pereira


Qual a linha editorial que você utiliza? Quais assuntos você aborda para atrair sua audiência? Essas são perguntas que todo produtor de conteúdo deve fazer antes de colocar qualquer material em seu site, blog ou rede social. Se você não sabe responder a esses questionamentos, pode ser que seus conteúdos não estejam sendo entregues da forma que seu público espera. 

Linha editorial para blog

Definir uma linha editorial é uma excelente maneira de manter uma comunicação coesa com a sua audiência, em todos os canais que você utilize para encontrá-la. No entanto, definir essa linha requer estudo e conhecimento da sua empresa e do seu público, por isso leia com atenção todos os tópicos deste artigo e confira:

  • O que é uma linha editorial e qual sua importância?;
  • Diferença entre linha editorial e calendário editorial;
  • Como fazer uma linha editorial;
  • Adaptação da linha editorial à Mídia;
  • A importância de analisar as métricas de sua linha editorial.

O que é uma linha editorial e qual sua importância?

O termo ficou popularmente conhecido através do jornalismo, que o define como: a forma de um veículo jornalístico visualizar o mundo, indicando seus valores e determinando a construção da sua mensagem. 

Para o Marketing de Conteúdo, essa ferramenta é utilizada para determinar como a empresa vai se comunicar com a sua audiência em seus múltiplos canais, considerando seu tom de voz, para afirmar seu discurso e credibilidade, mostrando a personalidade da marca. 

Pareceu confuso? Mas basicamente é o conjunto do tom de voz da empresa e de seus valores, utilizados para nortear a produção dos conteúdos. Dessa forma, é possível que todos os canais utilizados apresentem a mesma linguagem, adequada aos formatos esperados pela audiência de cada um deles. A linha editorial também é utilizada para que todos os envolvidos na produção de conteúdo saibam quais são os assuntos que a empresa tem propriedade para abordar.

Ter uma linha editorial é importante para que sua marca seja reconhecida pela sua audiência, independente do canal e da pessoa que está transmitindo a informação. Além disso, ajuda você e o seu time a compreender quais conteúdos e formatos seu público prefere em cada mídia.

Diferença entre linha editorial e calendário editorial

Quando se trata de linha editorial, é comum confundir o termo com calendário editorial, já que eles são complementares. Ao trabalhar com um calendário editorial, você constrói um cronograma do que será publicado em cada veículo nos dias da semana, e isso é necessário para manter constância e gerar autoridade da sua marca. A linha editorial não está relacionada ao quando será publicado, mas ao que será publicado e em qual formato. 

Linha Editorial Para Redes Sociais

Utilizando a Agência Mestre como exemplo, nós temos nosso cronograma de postagens onde nós atualizamos frequentemente quais temas serão abordados em cada dia da semana. Mas é muito improvável que você encontre, dentro do nosso calendário, postagens que não estejam relacionadas ao Marketing Digital ou aos nossos serviços, porque esses assuntos são os que compõem a nossa linha editorial.

Como fazer uma linha editorial

Para desenvolver uma linha editorial de sucesso, é preciso realmente produzir conteúdos que estejam alinhados com a expectativa do seu público. Para isso, você precisa:

Conhecer seu produto

Todos os dias são realizadas milhares de pesquisas sobre produtos ou serviços, é muito difícil que alguém faça uma compra sem realizar uma busca, ou sem que tenha visto uma informação em uma rede social. Esse comportamento de compra é o que torna o Marketing de Conteúdo tão importante, se o seu público não encontrar conteúdos relevantes sobre seu produto, muito provavelmente não vão consumi-lo.

Faça uma análise sobre seu nicho de mercado, seus concorrentes, sobre os pontos fortes e fracos do seu produto e deixe registrado para todos que estão responsáveis pela produção de conteúdo. Quando a equipe entende o que a empresa oferece, é mais fácil convencer o público do porquê aquele produto é necessário.

Conhecer sua persona

Em todos os projetos iniciados na Mestre é realizada a construção da persona da empresa, essa definição é o que te ajuda a entender seu público, como ele age e do que gosta, tornando muito mais fácil atraí-lo para o seu blog ou mídia social.

Além de conhecer a persona, entenda quais são as suas dores. Quais dúvidas ela tem a respeito do seu produto, o que ela gostaria de saber sobre as tendências do seu mercado. Faça pesquisas com a sua audiência, pode ser através de um formulário do Google ou fazendo enquetes nas redes sociais. Mais importante do que os assuntos sobre os quais você quer falar, é entender sobre o que o seu público quer saber.

Uma dica é que você não se limite a uma única persona, você verá no próximo tópico que sua empresa pode abordar assuntos diferentes de acordo com cada uma delas, sem fugir do que foi estabelecido na construção da linha editorial.

Criar editorias

Ao desenvolver sua linha editorial e entender quais assuntos sua empresa pretende abordar, é preciso separá-los de acordo com a temática. As editorias são as categorias onde você pode “encaixar” cada conteúdo. 

Aqui no blog da Mestre, nossa linha editorial é sobre Marketing Digital, dentro desse assunto nós falamos sobre Inbound Marketing, SEO, Lançamentos, Ferramentas e outros temas. Fazer essas divisões é importante para que pessoas interessadas em SEO, por exemplo, encontrem mais informações de forma organizada, sem se perder com informações sobre outro assunto. 

Organizar pautas

Depois de determinar as editorias, estude sobre cada uma delas e crie pautas específicas. Analise o que os seus concorrentes estão fazendo, encontre as dúvidas da sua persona sobre aquele tema, e comece a criar uma lista de possíveis tópicos sobre os quais você pode produzir conteúdo.

Como dissemos anteriormente, cada persona pode estar relacionada a uma editoria diferente, isso é muito comum em segmentos como moda, onde existem diversos estilos diferentes. Portanto, faça uma pesquisa muito detalhada para abranger os conteúdos que realmente agregam valor para sua audiência.

Definir seus objetivos

Nenhuma estratégia de marketing é realizada com sucesso se não tiver objetivos a serem alcançados, para estabelecer quais assuntos abordar em sua linha editorial, defina quais são os objetivos que você quer atingir com marketing de conteúdo. Pode ser aumentar a geração de leads ou atrair mais visitantes em seu blog, o importante é que definindo os objetivos, torna-se mais fácil a criação de conteúdo com propósito de atingi-los. 

Adaptação da linha editorial à Mídia

Algo muito interessante a ser observado, é que as pessoas agem de forma diferente em cada rede social. Isso acontece porque cada rede procura trazer um estilo de utilização inovador, que prenda sua atenção e faça com que você não queira sair dali. 

Isso explica porque o TikTok se tornou tão popular, eles trouxeram uma usabilidade que prende a atenção, com vídeos curtos e infinitos, quando você acha que passou alguns minutos pode perceber que já se passaram horas.

Identificar o que agrada a audiência em cada mídia não é tarefa fácil, por mais que sejam exatamente os mesmos seguidores, eles esperam formatos diferentes em cada uma delas, e só dá para saber testando. Alguns dos canais mais utilizados atualmente são: blog, YouTube, redes sociais e mídia paga, nos próximos tópicos você pode conferir alguns insights para desenvolver sua linha editorial de cada um deles, considerando sempre o seu nicho de atuação.

Blog

Um dos nossos maiores canais de conteúdo aqui na Mestre é o nosso blog, os principais assuntos que abordamos aqui são ou estão relacionados ao Marketing Digital. O benefício do blog é que ele sustenta diversos formatos além do texto, como vídeos, imagens e infográficos. 

Ao criar uma linha editorial para seu blog, é possível considerar todas as editorias que você listou antes e produzir conteúdos mais robustos e completos em informação, pois é isso que o perfil do público que busca esse tipo de conteúdo espera.

Youtube

Uma linha editorial pensada para o Youtube pode ser muito semelhante a de um blog. Abra uma guia e pesquise qualquer assunto no Youtube agora, é quase impossível que você encontre um vídeo de 1 minuto ou menos. 

O público do Youtube, assim como o de um blog, procura por soluções e informações completas, muitas vezes até criam uma lista de reprodução para assistir vários vídeos sobre determinado assunto. Para o Youtube, invista em vídeos com assuntos que você leve mais tempo para desenvolver a ideia geral, assuntos que você consegue resumir de forma clara em menos de 5 minutos, talvez sejam uma opção para outro veículo. 

Mídias sociais

São tantas opções disponíveis nas mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e TikTok que fica difícil saber como postar.

A variedade de mídias não é motivo para pânico, visto que sua empresa não precisa estar em todas elas. Onde sua persona está é onde sua marca deve estar, além disso, o mesmo conteúdo pode ser publicado em todas as redes sociais, basta adequar ao formato correto.

Isso significa que você pode ter a mesma linha editorial e as mesmas editorias em todas as suas redes, o importante é que o seu conteúdo seja adaptado para o que a audiência consome em cada uma delas. Para saber quais formatos utilizar, é preciso realmente testar e ver o que a sua audiência prefere, mas alguns postos que observamos durante esses anos foram:

  • dicas curtas e rápidas podem ser uma oportunidade para vídeos de até 1 minuto no Reels do Instagram;
  • imagens em formato de slideshare são melhor visualizadas no LinkedIn;
  • utilizar vídeos nuggets no Instagram e LinkedIn, em formato vertical, são uma boa estratégia de reutilização de conteúdo do Youtube;
  • é preciso adaptar algumas expressões, dependendo da mídia, utilizar “Clique no link da bio” talvez não faça sentido;
  • recentemente, a plataforma do Youtube lançou um novo formato chamado: Youtube Shorts. Assim como em outras mídias, o Shorts incentiva criadores de conteúdo a postar vídeos curtos no formato vertical – diferente do padrão da plataforma que são vídeos na horizontal;
  • conteúdo interativo em stories do Instagram e com enquetes no LinkedIn são uma ótima forma de tornar a experiência do público mais participativa. 

Mídia paga

Pode parecer estranho sugerir que você crie uma linha editorial para um público altamente segmentado, mas é exatamente isso que a torna necessária. As campanhas de mídia paga são pouco lembradas quando se trata deste assunto, mas a realidade é que esse é um dos pontos de maior importância, porque a mídia paga é uma certeza de entregabilidade. 

Ao desenvolver uma linha editorial, procura-se criar a sensação de identificação da marca onde quer que ela esteja, sendo assim, para construir uma comunicação uniforme é preciso considerar também a mídia paga. 

A importância de analisar as métricas de sua linha editorial

Como os formatos nas redes sociais podem variar muito, você pode usar as métricas para entender quais são mais aceitos. Dessa maneira você adapta melhor a sua linha editorial às expectativas de seu público.

Ao realizar a análise, considere cada canal como um objeto de análise diferente, ou seja, vídeos do YouTube precisam ser comparados com vídeos do YouTube, conteúdos de Instagram com Instagram, blog com blog e assim por diante. Durante as análises, fique atento aos conteúdos que atraem mais o seu público, por exemplo, se os seus seguidores no Instagram preferem posts em formato de carrossel, mas você tem postado mais vídeos, pode ser mais adequado transformar o conteúdo dos vídeos para esse outro formato.

Durante este momento de observação, considere também como cada formato é utilizado individualmente. Vamos supor que você posta vídeos na vertical e vídeos na horizontal no Facebook, analisar qual converte melhor não significa que você deixará de utilizar o outro, então encontre as editorias que são melhor aproveitadas em cada um desses e escale a produção de acordo com o gosto do público.

Depois de criar sua linha editorial, é hora de colocar a mão na massa. Quer aprender como fazer um blog de sucesso? Confira nosso Guia para o Blogueiro Iniciante e saiba tudo para criar seu próprio blog.

LEIA MAIS
Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?