Olá leitores da Mestre! Tudo bem? Hoje vamos falar com vocês sobre público-alvo dinâmico e como fazer para perceber as transformações na persona do seu negócio. Dê o play no vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre como as mudanças do seu público devem alterar suas estratégias e ações de marketing digital.

O Que é Persona e Público-alvo Dinâmico

Quando você começou seu planejamento de marketing, criou seu público-alvo, persona ou avatar (depende de que nomenclatura você usa) e agora, dois anos depois, ele continua lá, pregado na sua parede? Se você acha que continua falando com a mesma pessoa depois de todo esse tempo, talvez, você esteja enganado.

O conceito de público-alvo ou persona dinâmico ainda é pouco tratado, mas é muito importante que você entenda que o seu público não é sempre estático e que é preciso estar atento e se adaptar às mudanças que ele sofre.

Esteja Atento às Pequenas Mudanças

Um exemplo simples: a persona de uma agência de turismo que há quatro anos, com o dólar super em baixa, focava em levar pessoas para a Europa e Estados Unidos, com certeza mudou ao longo desse período.

Com a crise, esse público pode ter perdido poder de compra, mudado de lugar, deixado de dispor de verba para viajar para o exterior. Ele pode, hoje, preferir viagens nacionais ou para a América do Sul. E a agência de turismo precisa estar preparada para perceber e acompanhar essas mudanças.

Faça Pesquisas

As alterações na persona de uma empresa podem ser sutis, o que muitas vezes faz parecer que ainda se está falando com o mesmo público, mas isso não significa que as dores e necessidades do seu cliente não mudaram. Para não correr o risco de estar baseando suas ações de marketing na persona errada, recomendamos que você faça frequentemente pesquisas que te ajudem a reconhecer seu público e perceber as mudanças que ele tem sofrido.

O ideal é que, a cada 3 meses, você avalie sua última construção de persona e que, a cada 6 meses, refaça sua pesquisa e reconstrua a figura do seu público-alvo. Contemplando sempre as novas características dele, trabalhando para oferecer soluções para suas novas dores.

Mude Para se Adaptar

Reconhecer as mudanças na sua persona é fundamental para que você possa desenhar uma jornada de compra diferente, com novas formas de atuação. Um bom jeito de entender bem esse conceito de persona dinâmica é pensar na Xuxa, que no início da carreira tinha como público-alvo crianças na primeira infância e, hoje, precisa falar com adultos entre 35 e 45 anos, pois as crianças que ela impactou no passado cresceram e continuam suas fãs: são as mesmas pessoas, mas são uma persona diferente e é a essa que a Xuxa precisa agradar agora.

Aqui na agência buscamos estar sempre atentos ao tipo de cliente que está entrando na nossa carteira, pois se hoje nós captamos mais empresas de serviços e de educação, por exemplo, enquanto antes tínhamos mais clientes de e-commerces, é preciso notar isso e mudar nossa comunicação para nos adaptar ao novo público que tem buscado nossos serviços.

E então, conseguiu entender o conceito de público-alvo dinâmico? Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário. E para não perder nossos conteúdos, nos siga nas redes sociais.