Se você quer saber como fazer um planejamento de marketing digital para sua empresa, está começando do jeito certo! Nosso CEO, Fábio Ricotta, selecionou as informações mais importantes para um planejamento estratégico e compartilhou tudo com a gente em um vídeo! Para aprender, basta apertar o play!

Pontos Importantes Para um Bom Planejamento

Preparamos um checklist para que você possa se organizar antes de colocar seu projeto de marketing digital para rodar. Fique atento a todos os pontos e colha excelentes resultados ao aplicá-los em seu negócio!

Definição da Persona

Saiba qual é seu público-alvo, características marcantes, o que ele deseja e até onde ele precisa chegar. Montar um mapa da empatia da empatia é uma técnica que ajuda a determinar essa persona.

Jornada de Compra do Usuário

Defina quais as etapas o usuário precisa passar até adquirir seu produto ou serviço. Quando você concluir o desenho desse caminho, terá em suas mãos, a jornada do consumidor e será mais fácil planejar suas campanhas e ações futuras.

Canais Que Serão Utilizados para Divulgação

Escolha quais canais você vai utilizar como forma de divulgação. Por exemplo: se vai usar o Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, entre outros. Além disso, em quais deles você vai realizar compra de mídia – Facebook Ads, YouTube Ads, Google Rede de Display / Google Rede de Pesquisa ou outros de sua preferência que se adequem à persona. 

Estudo da Concorrência

Pesquise para ter mais embasamento. O que você sabe sobre a sua concorrência? A dica é levantar os dados dos seus concorrentes. Fábio indica duas ferramentas para ajudar nesse processo de benchmarking: SimilarWebSEM Rush. Por meio dessas ferramentas, você conseguirá analisar os dados de público, SEO e de links patrocinados sobre as outras empresas que você estará observando e acompanhando.

Testes Práticos

Realize testes antes de colocar suas campanhas para rodar. Faz parte do planejamento de marketing digital testar seus canais e ações, para evitar erros.

Monitoramento de Dados

Monitore seus dados com ajuda de algumas ferramentas, como Google Analytics e Google Tag Manager. É importante fazer esse acompanhamento para mapear as interações do usuário.

Investimento de Horas

Saiba a quantidade de horas que você pode dedicar ao projeto e qual o investimento em horas será necessário utilizar da sua equipe. Em um planejamento, os custos vão além de investimento em mídia e em ações. Sua equipe também gera custo operacional e você deve estimar o tempo necessário para cada projeto, evitando prejuízos.

O que achou da seleção de informações que o Fábio Ricotta indicou para a realização de um bom planejamento de marketing digital? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e continue a se capacitar e a conquistar novos clientes.