Google Analytics: Qual a Importância Dessa Ferramenta?

Por Redator Mestre


Já tentou analisar dados do seu site no Google Analytics e sentiu que não estava entendendo nada? Então, este vídeo é especialmente pra você! Muita gente tem dificuldade em compreender os dados que o GA recolhe, por isso nosso CEO, Fábio Ricotta, explica melhor como usar essa ferramenta. Dê o play!

A Importância de Entender os Dados Coletados

Não é raro notar que muitos empresários e profissionais de marketing têm dificuldade em usar e entender o Google Analytics. E isso é bem grave, pois essa é uma ferramenta poderosíssima para analisar o comportamento do usuários dentro de um site. Se você ainda não percebeu a importância do GA, ou de qualquer outra ferramenta de WEB analytics, saiba que com ele você tem acesso a informações fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Métricas e Indicadores

Talvez, a grande dificuldade para quem ainda não está familiarizado com o GA seja “saber o que olhar nele”, já que são muitos os dados apresentados, o que pode causar confusão. Para saber no que focar, então, é preciso identificar quais são as metas e os indicadores do seu negócio.

Sabendo isso, você pode buscar no Google Analytics os dados referentes a eles e conseguir informações que mostram o desempenho da sua empresa segundo as métricas que você escolher. Se o seu objetivo é, por exemplo, aumentar o número de leads, pode configurar a ferramenta para que ela informe a quantidade diária de leads criados. Assim, consegue acompanhar sua performance sobre esse indicador todos os dias.

O Que dá Para Fazer no Google Analytics?

Uma coisa muito interessante e legal do GA é que ele permite criar um Dashboard, dentro dele mesmo, com todos os dados que têm relevância para o você. Com isso, fica bem mais simples olhar as informações coletadas pela ferramenta. Entendendo quais são suas metas, criando um indicador para checá-las, descobrindo onde ficam os dados referentes a esses indicadores no Google Analytics e criando um Dashboard executivo, você conseguirá entender e analisar bem melhor informações que fazem toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

Aprenda Tudo Sobre o Google Analytics

Você sabia que 90% das pessoas fazem análises incompletas e erradas no Google Analytics? É isso mesmo: 9 em cada 10 pessoas não sabem qual métrica usar em qual relatório para qual análise e o resultado é tempo e dinheiro jogado fora. Aí, elas acabam achando o Analytics difícil e começam a duvidar que as métricas dele estejam realmente corretas.

Assista a uma aula gratuita sobre essa poderosa ferramenta e entenda todas as possibilidades que o GA oferece para você mensurar e potencializar seus resultados. Não perca tempo! Comece hoje mesmo a usar o GA ao seu favor.

LEIA MAIS
Funil de Conversão no Google Analytics – Criar e Analisar

Funil de Conversão no Google Analytics – Criar e Analisar

O Funil de Conversão é um dos recursos mais importantes a se utilizar no Google Analytics. Neste artigo, veja como fazer a configuração do funil de conversão, bem como quais as primeiras análises a se fazer, uma vez que se tenha os dados de navegação dos visitantes do site dentro deste recurso.

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

E-Commerce no Google Analytics – Como Instalar?

A Aba de E-Commerce do Google Analytics, além de ser fácil de ser configurada e instalada, é um recurso muito útil para a análise de diversos fatores que podem influenciar as conversões em um site de compras. Leia aqui as instruções de instalação do E-Commerce no Google Analytics e como utilizá-la.

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Análise de Conversão – Metas no Google Analytics

Veja aqui como configurar as metas no analytics, utilizar gráficos de funil e outros recursos do analytics para análise das conversões das páginas do seu site.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?