Indicadores em Marketing Digital

Por Redator Mestre


Uma das dúvidas mais recorrentes de quem trabalha com a internet diz respeito a criação de indicadores, em especial os de Marketing Digital. No vídeo abaixo, nosso CEO, Fábio Ricotta, responde mais essa pergunta.

Pergunte ao seu cliente sobre os indicadores

Uma das regras mais simples na hora de criar os indicadores em Marketing Digital é conhecer bem o seu cliente. Isso porque ao entender bem o que essa pessoa quer ( e procura), você terá mais assertividade na hora de realizar as métricas.

A regras dos 3 porquês

Quando questionamos alguns clientes sobre suas necessidades ou expectativas, é comum que recebamos repostas muitas vezes genéricas e quem nem sempre são o que ele procura.

Por exemplo, se alguém afirma que deseja alcançar a primeira posição no mecanismo de busca do Google, é preciso entender o porquê dessa vontade. Normalmente, o cliente acredita que estando na primeira posição ele receberá mais leads e tendo mais leads, conquistará mais clientes.

Ou seja, esse questionamento repetitivo faz com que encontremos a sua necessidade básica, que nesse caso é conquistar um número maior de clientes. E, consequentemente, o que ele precisa medir (ou saber) é a quantidade de vendas que realiza a partir da busca orgânica.

Use a lógica do negócio

Outro ponto importante é sempre levar em consideração a lógica do negócio. Por isso, e-commerce precisa de monitoramento em receita, faturamento e o número de transações diárias (dependendo de cada canal). Já para empresas que necessitam que o usuário solicite orçamentos ou agende reuniões, por exemplo, o ideal é monitorar quantos leads são gerados por dia.

Um detalhe importante é que para os indicadores, menos é mais.  Isso porque se você tiver dezenas de indicadores, certamente terá mais dúvidas. O ideal é, portanto, que você possua os indicadores certos, para assim ter a visão assertiva do negócio.

Se mesmo assim o cliente insistir que precisar acompanhar indicadores como, o tempo de carregamento do site, a taxa de rejeição, entre tanto outros, pergunte novamente o motivo. Se ele possuir um bom argumento, a necessidade passa a ser válida.

Entenda o insight

Entender o que tiramos de cada indicador também é um bom indicativo de assertividade. Já que ao olhar determinados valores, o cliente pode absorver a informação de maneira que o ajude a crescer.

Por exemplo, se você fizer um estudo de conversão, a taxa de bounce rate tem sentido, mas se o trabalho for de Links Patrocinados ou SEO, ela não é tão interessante dentro do Marketing Digital.

Por esse motivo, a regra dos 3 porquês e os insights são a base do que fazemos de forma cotidiana para o Marketing Digital. Afinal, nós sabemos que todos os números precisam de uma reflexão para fazerem sentido em seu negócio.

LEIA MAIS
5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio.

O que é SEM?

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?