WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Por Fábio Ricotta


Olá pessoal!

Wordpress Logo Nossa série de artigos sobre WordPress SEO está ficando cada vez mais extensa e cheia de conteúdo. Já falamos sobre:

Hoje vamos abordar um assunto bem focado pela grande maioria dos interessados em SEO para Blogs, que é a otimização de títulos e meta tags.

Como vocês puderam conferir, já falamos aqui no MesterSEO sobre a importância das meta tags e como otimizar usando a title tag, mas vou complementar as idéias dizendo que otimizar o título do seu artigo, juntamente com a criação de uma boa meta description já é 30% de sucesso nos mecanismos de busca.

A pergunta é por que? Pelo simples fato de a grande maioria dos escritores de conteúdo no Brasil não se importarem com o uso de palavras-chave no seu título e meta description, sendo assim, ao inserir um título e description com as palavras-chave relacionadas ao seu artigo, os mecanismos de busca praticamente inserem você na primeira página de resultados para a palavra-chave principal do artigo.

O WordPress não possui por padrão um modo de editar o título do seu artigo focando o SEO e não possui um modo de inserir a meta description a cada artigo, então a solução é usar um dos plugins mais baixados no site de plugins do WordPress: o All in One SEO Pack.

Por ser um plugin essencial para os blogs em WordPress e possuir muitas funções, vou dividir este artigo em dois, esta primeira parte explica a necessidade da otimização dos títulos e meta descriptions do seu blog. No segundo artigo, vou explicar passo-a-passo como utilizar o All in One SEO Pack.

Instalando o All in One SEO Pack

1) Dirija-se à página do plugin e faça o download.

2) Descompacte o arquivo e coloque a pasta em wp-content/plugins/.

3) Acesso o painel de administração do seu blog WordPress e dentro dele, no canto superior direito vá em “Plugins”.

4) Ative o plugin All in One SEO Pack, clicando na palavra “Ativar”.

No próximo capítulo…

Basicamente o que fizemos foi ativar o plugin, mas se você é curioso, acesse o painel de “Settings” e abra a aba do All in One SEO Pack. Lá você verá todas as opções que vamos discutir no próximo artigo. Existe ainda uma nova opção em cada vez que você for criar ou editar um novo artigo ou página. O novo campo do All in One SEO Pack disponibiliza um modo de inserir um título, meta description e meta keywords. Mas não fique preocupado pois, no próximo artigo vamos abordar todas estas questões para turbinar o SEO do seu blog e conseguir mais visitas.

Enquanto isto, assine o nosso feed e receba todas as atualizações do nosso blog instantâneamente.

Um abraço e até a próxima.

LEIA MAIS
WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Redirecionamento 301 no WordPress

Redirecionamento 301 no WordPress

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. Postei ontem sobre meu post referente ao evento mais até agora nada dele aparecer
    bom
    vou postar de novo..

  2. Olá Fábio!

    Estive lendo no sites dos caras do All SEO in Pack e ele parecem que pararam com o projeto e mudaram para o Platinum SEO Plugin. Ele tem as mesmas funcionalidades: Keywords, Description, contendo também o “INDEX, FOLLOW” Bem mas fácil de configurar no próprio post!

    Link do plugin: http://techblissonline.com/platinum-seo-pack/

  3. Iaí, o próximo artigo no qual vc vai falar sobre como utilizar o all in one num vai sar n? e vai fazer alguma diferença o que este cara aí de cima falou? se eu tiver utilizando o all in one seo pack quando eu mudar para o platium num vai dar problema n?

  4. E ae .. quando vão postar o outro artigo sobre o All in One SEO Pack?
    até mais.
    abraço

  5. Gostei da explicação Fábio Rocotta!

    Eu também estou usando o platinum seo e vem dando uns bons resultados. Como faço para melhorar a posição no google das páginas de artigos?

    Grato

    Marcos

  6. cara por favor fação outro tutorial do all in one pra galera (:

  7. SEO é muito importante para um site em crescimento, também os webmasters tem que se preocupar com o Alexa Rank que também aumenta o rankeamento do site no google. Tomo um exemplo do meu blog com o do concorrente, o meu blog apesar de não ter pagerank e do concorrente ter pagerank 3 eu apareço na frente das pesquisas dele, porque o meu SEO está mais otimizado que o dele.

  8. Muito bacana esse post. Estou otimizando meu blog [http://www.designdelivery.com.br] e foi muito importante encontrar esse e outros links aqui.

  9. Olá, estou usando All in One SEO Pack e não sei o que pode está acontecendo, os titulos ficam fixo, não altera? o que eu coloco para mostrar no HOME, fica em todas as outras páginas. Está selecionado “Rewrite Titles” no plugin, mais mesmo assim fica titulos duplicados em todas as páginas, vocês saberiam me dizer o que estou fazendo de errado? Obrigado!

    • Jeferson no seu caso se está igual em todas as páginas provavelmente é porque seu tema está codificado errado, a tag title em seu header.php deve ser +/- assim:

      O problma que eu estou encontrando é que mesmo com esse padrão de title o All In One não altera os meus titulos, gostaria de saber se devo fazer + alguma coisa pra ele funcionar??

      • Opa Bruno, blz?!
        Então, pelo que entendi vc está com o mesmo problema correto?
        No meu caso o que estava acontecendo foi o seguinte. Quando instalei alguns plugins, não sei por qual motivo o “All In” parou de funcionar corretamente. Então fiz o seguinte, desinstalei(removi) o plugin “All In” e instalei todos os plugins que iria utilizar, após a instalação de todos… Instalei novamente o “All In” e lá estava, tudo certinho, alterando os títulos, descrições etc…
        Só uma pergunta, por acaso você instalou outro plugin de “SEO”?

        Abraços,
        Jeferson.

        • Salve Jeferson, agora que vi que o código que eu publiquei não saiu! Sorry! hehehehehhe
          Mas como vc já resolveu o problema ta de boa! Agora quanto a desinstalar o plugin e reinstalar to com um pouco de medo pois já fiz varias alterações… se bem que as opções ficam gravadas no banco… vou cogitar essa possibilidade.
          E não, não instalei mais nenhum plugin de SEO, mas instalei um que mexe com o conteudo de strings que pode estar dando problema, o qTranslate…

          Você deseinstaleou todos os plugins ou só o All in One??

      • Obrigado, remente era o header.php que estava errado. Resolvi a minha dúvida aqui também. E agora o ,eu site não está com os títulos duplicados.

  10. Muito fácil de fazer, funcionou certinho.
    Obrigado.

  11. Acho que até ai era fácil né? E o resto?

  12. Ola amigo do Agência Mestre, acompanho o trabalho de voces a alguns meses, sempre tento implementar as dicas em meus blogs wordpress.
    Uma coisa que vi em um blog outro dia mas não sei se é bom para os mecanismos de busca, é que em cada artigo do blog o footer mudava de acordo com o titulo da página. gostaria de saber se isso realmente e bom ou gera conteudo duplicado ja que a tag eh H1?

  13. Fábio, esse post é de 2008. Para quem não acompanhava o blog nesse período fica meio difícil saber qual é, onde está, o “próximo capítulo”. Falta um link para ‘próximo post’ que ajude os que aqui chegaram depois.

    Sobre o All in One SEO Pack, acessando os artigos da category WordPress SEO vi que o mais recente indica o WordPress SEO do Yoast. Parece-me que este último é, agora, a melhor opção. Seria interessante ao blog Agência Mestre informar de alguma forma que há um conteúdo mais atualizado e mais abrangente logo no início deste artigo.

    Parabéns pelo blog! Uma fonte de conhecimento, sem dúvida, muito importante.

    • Concordo, Ibraim. Nesse caso especificamente o plugin da Yoast já suplantou o All In One. Estou justamente fazendo uma pesquisa sobre o WordPress SEO do de Valk.

  14. Fábio, fiquei com uma dúvida ao ler esse blog, eu preciso de um servidor com o WordPress instalado para fazer SEO alterando Meta-tags ou é possível fazer isso usando a versão web e o servidor do WordPress?

    Valeu pela ajuda e excelente trabalho no blog.

    Abraços

    • Thiago, para instalar alguns plugins você precisa ter um servidor com o WordPress instalado sim! É o caso desse plugin.
      O wordpress.com é bem limitado em relação a versão para download. 😉

  15. Valeu pelas dicas, com certeza valem a pena usar em qualquer blog ou site!

  16. Obrigado, estava procurando isso.

  17. Olá instalei, mas o google webmasters tools está dizendo que tenho meta description duplicada, mas no código elas estão diferentes. Não sei como resolver alguém tem como me da uma luz ?

  18. Olá amigos, Gostei muito do site principalmente do artigo!
    Más estou passando por um grande problema, tenho 5 sites, 2 de conteúdo Adulto, 1 tv online e 2 sobre moda.
    Instalei o plugin do All in One SEO Pack, corretamente nos sites e ativei. Com um tempo, fiz algumas alterações em um dos sites no titulo já faz cerca de 1 um mês e até agora não foi atualizado o titulo desejado. o que será?
    Alguém pode me ajudar?
    abraço agradeço desde já!

  19. a aula é interessante, mas cadê link para continuação…

  20. Eu posso usar(instalar) dois plugins: Yoast e All SEO in Pack de uma vez?

    E qual deles seria melhor no meu caso: Sou corretor de Imóveis

    • Olá Paulo,

      Se você instalar os dois ao mesmo tempo eles podem gerar um conflito. O ideal é manter um dos dois apenas. Eu prefiro o do Yoast (WordPress SEO).

      • Ok. Obrigado Fábio

  21. Fábio,

    Mais um excelente conteúdo, muito obrigado me ajudou muito!!

  22. È UM BELO PLUGIN GOSTEI DA DICA AJUDOU BASTANTE!

  23. Não conhecia este plugin vou fazer um teste.

  24. Estou usando o Yoast para SEO e apesar disso o Google não está exibindo as meta descriptions que eu defino lá. Ele pega o primeiro parágrafo do post automaticamente.
    Sabem me dizer se o All in One SEO Pack faz isso da forma que eu preciso?

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?