Redirecionamento 301 no WordPress

Olá leitores da Agência Mestre,

O redirecionamento 301 é uma tarefa recorrente em projetos de SEO quando precisamos transferir o usuário de um endereço (URL) que não existe mais para outro endereço novo ou atualizado.

Quando falamos de projetos em WordPress a ideia é a mesma. O redirecionamento 301 é fundamental em projetos de sites feitos com WordPress, pois existe uma volatilidade de publicações.

Aproveitando o momento, vamos relembrar o conceito mais simples sobre redirecionamentos:

Muitas vezes no desenvolvimento de um website queremos mudar uma página de diretório ou até mesmo trocar o nome dela. Isto é bem simples quando se trata do nível operacional: renomeamos o arquivo ou ainda movemos de diretório simplesmente. Infelizmente não podemos pensar como no nosso computador pessoal. Não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve editar todas as referências que ele recebe.

Desta forma, um usuário ou o robô do Google conseguirá encontrar para onde o conteúdo foi movido. Consequentemente o Google conseguirá atribuir a autoridade que existia na URL antiga para esta nova URL.

E o Redirecionamento no WordPress?

Agora imagine que você deseja fazer uma mudança em seu blog WordPress, como por exemplo, trocar a URL de um artigo, ou ainda, transformar um artigo famoso em uma página de seu blog, o que acarretaria mudança de URL.

Muitas pessoas ou profissionais simplesmente fazem a alteração, não pensando no impacto para o usuário e para o Google. Nestes casos, normalmente esta mudança sem redirecionamento acaba prejudicando no posicionamento da antiga URL e o site recebe menos visitas.

Para evitar esta perda de visitas e autoridade utilizamos a solução redirecionamento 301. No WordPress, recomendo dois plugins para este trabalho.

WordPress SEO

Nativamente, você pode utilizar o WordPress SEO para criar um redirecionamento 301 de uma página ou artigo para qualquer outro endereço. Basta acessar a edição daquele artigo e clicar na guia avançada:

screenshot-7

Em seguida, você verá no final da caixa um item chamado “redirecionamento 301”. Basta inserir o endereço que você deseja apontar esta URL.

SEO Redirection

Este é o plugin que estamos usando na Mestre hoje. Gosto bastante pela facilidade de gerenciamento dos redirecionamentos e também pela simplicidade da interface. Ele também possui as seguintes características:

  • Criação de redirecionamentos 301 e 302
  • Criação de redirecionamentos de pastas e tudo o que existir dentro – algo muito muito para migrações
  • Criação de redirecionamentos com expressões regulares
  • Monitoramento de erros 404 e possibilidade de redirecionar os erros encontrados

Veja abaixo algumas telas do plugin:

screenshot-7

screenshot-5

screenshot-4

screenshot-2 (1)

Espero que tenham gostado das dicas e deixo você com a sugestão de baixar o nosso Ebook que fala mais sobre SEO! Nele você aprenderá ainda mais sobre como otimizar os seus projetos.