Blogs

Redirecionamento 301 no WordPress

Por Fábio Ricotta

Muitas vezes no desenvolvimento de um blog queremos mudar uma URL de um artigo ou ainda criar uma nova página a partir do conteúdo do artigo. O problema é que não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve redirecioná-lo com o código 301. Entenda neste artigo como fazer este processo.

Fábio Ricotta

Redirecionamento 301 no WordPress

Olá leitores da Agência Mestre,

O redirecionamento 301 é uma tarefa recorrente em projetos de SEO quando precisamos transferir o usuário de um endereço (URL) que não existe mais para outro endereço novo ou atualizado.

Quando falamos de projetos em WordPress a ideia é a mesma. O redirecionamento 301 é fundamental em projetos de sites feitos com WordPress, pois existe uma volatilidade de publicações.

Aproveitando o momento, vamos relembrar o conceito mais simples sobre redirecionamentos:

Muitas vezes no desenvolvimento de um website queremos mudar uma página de diretório ou até mesmo trocar o nome dela. Isto é bem simples quando se trata do nível operacional: renomeamos o arquivo ou ainda movemos de diretório simplesmente. Infelizmente não podemos pensar como no nosso computador pessoal. Não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve editar todas as referências que ele recebe.

Desta forma, um usuário ou o robô do Google conseguirá encontrar para onde o conteúdo foi movido. Consequentemente o Google conseguirá atribuir a autoridade que existia na URL antiga para esta nova URL.

E o Redirecionamento no WordPress?

Agora imagine que você deseja fazer uma mudança em seu blog WordPress, como por exemplo, trocar a URL de um artigo, ou ainda, transformar um artigo famoso em uma página de seu blog, o que acarretaria mudança de URL.

Muitas pessoas ou profissionais simplesmente fazem a alteração, não pensando no impacto para o usuário e para o Google. Nestes casos, normalmente esta mudança sem redirecionamento acaba prejudicando no posicionamento da antiga URL e o site recebe menos visitas.

Para evitar esta perda de visitas e autoridade utilizamos a solução redirecionamento 301. No WordPress, recomendo dois plugins para este trabalho.

WordPress SEO

Nativamente, você pode utilizar o WordPress SEO para criar um redirecionamento 301 de uma página ou artigo para qualquer outro endereço. Basta acessar a edição daquele artigo e clicar na guia avançada:

screenshot-7

Em seguida, você verá no final da caixa um item chamado “redirecionamento 301”. Basta inserir o endereço que você deseja apontar esta URL.

SEO Redirection

Este é o plugin que estamos usando na Mestre hoje. Gosto bastante pela facilidade de gerenciamento dos redirecionamentos e também pela simplicidade da interface. Ele também possui as seguintes características:

  • Criação de redirecionamentos 301 e 302
  • Criação de redirecionamentos de pastas e tudo o que existir dentro – algo muito muito para migrações
  • Criação de redirecionamentos com expressões regulares
  • Monitoramento de erros 404 e possibilidade de redirecionar os erros encontrados

Veja abaixo algumas telas do plugin:

screenshot-7

screenshot-5

screenshot-2 (1)

Espero que tenham gostado das dicas e deixo você com a sugestão de baixar o nosso Ebook que fala mais sobre SEO! Nele você aprenderá ainda mais sobre como otimizar os seus projetos.

LEIA MAIS

WordPress SEO: Otimizando o Título e Meta Tags do Seu Blog

Na otimização de blogs um dos grandes passos é fazer um bom título e uma boa meta description para atrair mais visitantes e rankear melhor nos mecanismos de busca. Confira neste primeiro artigo como utilizar o All in One SEO Pack, o melhor plugin para Wordpress no ramo.

WordPress SEO: Criando o Google Sitemap

Olá leitores do Agência Mestre! Na última semana, em um dos artigos da série sobre SEO no WordPress, mostrei a importância da criação de uma…

Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante

Quer criar um blog de sucesso e não sabe o que fazer para começar? Confira as dicas que separamos para você fazer um blog com qualidade profissional.

Comentários
  1. Avatar

    Boa dica fábio.

    Utilizo este plugin já faz ulgum tempo e funciona perfeitamente no WP 2.7.

    Depois de sofrer fazendo redirecionamentos na mão este plugin e´uma mão na roda.

    [ ]’ss

    • Avatar

      Olá amigo, preciso fazer esse redirecionamento na mão mesmo pois perdi o acesso do painel do wordpress. Poderia me dar umas dicas?

  2. Avatar

    vou experimentar

    meus artigos usam a forma

    ?p=1234

    e keria usar a forma literal mas qdo mudo só no WP sempre dá problema

    • Avatar

      vc precisa criar um arquivo .htacess
      e colocar o código que o wordpress te deu
      dps mude as permissões dele no seu cliente ftp para “777”

  3. Avatar

    Cristina, use o Plugin Platinum SEO Pack, ele faz esse redirecionamento interno em caso de troca da estrutura das URLs.

  4. Avatar

    Olá,

    Vou migrar meu blog em plataforma wordpress para um portal que usa b2evolution. Qual a melhor forma de transferir esse conteúdo?

    Obrigado

    @kakoferreira

  5. Avatar

    ola … queria uma ajuda de vcs … eu tenho um blogspot e esses dias atras comprei um dominio .net
    para fazer o redirecionamento , ai mandei um email para o suporte sobre isso esse me disseram para eu ir no cpanel>>>redirecionamento … essas coisas … so que tipo ele redireciona mais mandei o nome do blog na barra de Endereços …nao teria como mudar isso … abraços…

  6. Avatar

    Opa!
    De boa, vou baixar o plugin e ver o que dá.
    Valeu!

  7. Avatar

    Trocar o nome do artigo, pode causar quebra de links e pagerank? Não seria apenas a URL?

    • Avatar

      Quando se faz o redirecionamento 301 não.

      • Avatar

        Olá Fábio. Ainda não compreendi bem isso.

        Quando eu altero o titulo na Tag Title, também é nescessário um redirecionamento 301?

        Se sim, porque?

        • Avatar

          É que em muitos casos no WordPress quando você muda o título do post ele muda a URL tb, de forma automática. Por isto gera problema.

  8. Avatar

    Hum, é verdade. Então basta acertamos ali mesmo no editor antes de confirmar o post que está tudo ok.

  9. Avatar

    Olá, Fabio!

    Preciso de uma ajuda.
    Nosso site http://www.jhmizuno.com.br foi desenvolvido em ASP.

    Agora vamos reformular tudo e usaremos PHP.

    Ou seja, todos os links vão ser alterados.

    Qual o melhor redirecionamento neste caso? Devo usar o 301?

    Um abraço e obrigado!

  10. Avatar

    Fábio Ricotta,

    Agradeço pela atenção.
    Vou falar com o desenvolvedor, que estava pensando em redirecionar “todas” as páginas antigas para a “inicial” do novo site.
    Pois nossas páginas são dinâmicas.
    Caso ele tenha dificuldade, volto a falar com você, ok?

    Um abraço,
    Fábio Furlani

    • Avatar

      Pô Fábio estou a mesma dúvida, tenho mais de 10mil páginas indexadas e todas elas estão com valores sobre ID’s como nesse exemplo:

      index.php?ir=resultadoBusca.php&Categoria_Id=803

      irá ficar assim:
      /empresas/bancos

      =============

      index.php?ir=verEmpresa.php&Empresa_Id=21072

      irá ficar assim:
      empresas/bancos/santander-sao-paulo

      ..
      Nesses exemplos são 1 de resultado de busca que tras o nome da categoria e a outra é a página que mostra os detalhes da empresa, no caso aí como deveria fazer o redirecionamento? porque cada página está indexada por seu próprio ID, existe alguma forma de fazer identificar a pagina e os ID’s e aí redirecionar pras páginas novas que são dinamicas?

      valeu

  11. Avatar

    Olá.
    Eu gostaria de mudar a estrutura de todas as paginas.. de…
    /2010/01/nomedopost… para apenas /nomedopost..

    Isso pode ser feito por este plugin sem problemas? Ele faz o 301 automaticamente?

    Obrigado!

    • Avatar

      Tinha o mesmo problema do Ricardo. Consegui redirecionar todos os meus antigos permalinks (datas/nomes dos posts) para o atual sistema (só o nome dos posts)usando o plugin “Dean’s Permalinks Migration 1.0”. Excelente e muito prático.

      Abraço!

  12. Avatar

    Olá a todos
    Instalei o plugin Redirection e migrei um links interno do site para testar mas quando entro no google e clico na página ele entra na página de erro 404 informando que aquele endereço nao existe. Meu site está na plataforma windows e ja tenho o plugin Platinun SEO instalado. O que será que está ocorrendo?

  13. Avatar

    Valeu Fábio Ricotta, vou instalar em nosso site, pois vamos mudar alguns links.

    Fique com Deus.
    Abração.

  14. Avatar

    Corrigido, valeu pela dica.

  15. Avatar

    Este pluguin apareceu na hora certa, fiz meu blog está com problemas de rastreamento, o famoso 404 e quem sabe este pluguin ajuda a resolver este problema.

  16. Avatar

    Poderia fazer um tutorial de configuração ? Mudei de pasta o meu blog e não estou entendendo como fazer o 301 pelo plugin. Tenho que configurar para cada post ???

  17. Avatar

    Instalei o pluggin no meu blog e segui todas as orientações dos tutoriais. Mesmo assim os redirecioamentos não funcionam. Procurei na web e não há nada sobre este problema. Apenas post genéricos como este. O que pode estar ocorrendo? Alguma configuração de permalink ou outro ponto que deva ser considerado?

    Abraço

  18. Avatar

    Olá

    Eu queria saber a respeito de redirecionamento, qual sua posição a respeito, por exemplo, eu possuo um site, no entanto me cansei dele e quero redirecioná-lo para outro site meu, então na teoria deveria-se aplicar o redirecionamento 301, gostaria de saber se praticando isso, pode prejudicar o site que for receber essas visitas perante o google?? Outra hipótese, é em relação de ao invés de redirecionar esse site, eu decida reformular ele inteiro, ou seja, começando ele do zero, o que devo fazer perante o google? solicitar exclusão das páginas anteriormente indexadas e solicitar uma reconsideração para as novas ou apenas utilizar o redirecionamento?
    Ficaria muito grato com sua resposta.
    Desde já agradeço,

  19. Avatar

    Fábio, tem como eu redirecionar todas as tags para a página inicial ?

    Tipo, url.com/tag/teste redireciona para url.com. Mas queria todas de uma vez, tem como ?

  20. Avatar

    Olá Fabio, tive um problema parecido em um dos meus blogs, mas ao invés de alterar um nome do post, alterei a estrutura de todos, mudando de “.html” para uma estrutura sem o “.html” no final, terminando diretamente na barra, exemplo: dominio.com/slug-do-post.html para dominio.com/slug-do-post/

    Isso me causou grande problema no google webmaster central, pois gerou muitos erros 404. Não pensei nisso antes e ainda não consegui uma forma de indicar um redirecionamento que assimile as URLs novas (sem o “.html”) e redirecione-as para as “sem o .html” respectivamente, alguma idéia?

    Abraço.

  21. Avatar

    Fábio,

    O meu problema é um pouco diferente, eu comprei outro domínio e quero que tanto o novo quanto o antigo continuem apontando para o mesmo dns.
    Tenho wordpress instalado no meu servidor e quando venho do novo dominio o blog até está funcionando mas ao clicar em qualquer link o usuário é direcionado para a URL cadastrada no Settings do wordpress.

    Tem como resolver isso? Até onde isso afeta meu posicionamento.

    Obrigado,

  22. Avatar

    Muito bom esse plugin, aliais todos os recomendados pelo mestre SEO são otimos,
    Obrigado a todos

  23. Avatar

    Como fica se eu desejar hospedar em outro endereço(host) somente o diretório /uploads/. Tentei mas redirecionou somente o diretório em si, mas não seus sub-deretórios e arquivos.

  24. Avatar

    Boa noite amigo, obrigado pela explicação.
    possuo um site com poucas paginas e gostaria de redirecionar
    as url sem www para ficarem com www

    alguma sugestao?

    • Avatar

      Se for em WordPress, basta usar um plugin de redirecionamento ou um completo, como o Platinum SEO. Você pode fazer isso manualmente também no arquivo .htaccess.

      Para saber como fazer redirecionamentos manuais, você pode ler o conteúdo de redirecionamentos aqui na Agência Mestre mesmo.

      Pra quem usa WordPress, o Plugin Platinum SEO tem essa vantagem sobre o All In One: Ele faz os redirecionamentos automaticamente.

      Bom, é o que pude notar em meu humilde lab.

      Abraços,

  25. Avatar

    Eu ia mudar pelo htaccess porém na empresa onde meu site esta hospedado parece que ja vem com esse redirecionamento, pois quando consultei um site para verificar se possuia redirecionamento ele afirma que sim e ao fazer o teste direto na barra do navegador tambem da certo. Porem nao sei se esse redirecionamento esta completo ou se é so nas url mesmo.

    Muito obrigado pela respostas e bom saber sobre o platinium SEO.
    parabens, abracos !

  26. Avatar

    Boa tarde, gostaria da ajuda dos senhores.

    Adquiri recentemente um domínio que tem algumas centenas de visitas por dia, porém só agora constatei que o mesmo está banido no google adsense. Minha pergunta é:

    Como não vou conseguir utilizar esse domínio já banido, para exibir meus anuncios adsense, gostaria de saber se tem algum mal eu redirecionar esse dominio banido para um outro domínio, para assim, aproveitar as visitas e gerar alguma renda com o adsense nesse novo dominio.

    Agradeco a atenção de vcs!

    Abracos!

  27. Avatar

    estou pretedendo mudar meu dominio, mas não quero perde o rank nei criar conteudo duplicado para o outro site como eu faço a migração?

  28. Avatar

    Fábio, existe a possibilidade de fazer um redirecionamento no WordPress com a base da tag?
    Eu ativei a indexação das tags no meu blog e, eu uso a base das tags como tag, ou seja, site.com/tag/nometag. Como as tags já estão indexadas, queria saber se após mudar a base da tag para “etiquetas”, como exemplo, eu posso fazer um redirecionamento. sendo da seguinte forma
    site.com/tag/nometag para site.com/etiquetas/nometag?

    Se possível, como eu posso fazer isso?

  29. Avatar

    muito.. muito obrigada por compartilhar essa informação!

  30. Avatar

    Bom dia,
    Mudei o nome de alguns posts e fiz alteração nas categorias. Antes era uma categoria filha e agora é mãe.
    É necessário fazer algum procedimento? Pelo que vi, o WP faz o redirecionamento automaticamente, pois quando acesso pela URL antiga sou redirecionado para a URL nova.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho, seus artigos são ótimos.

  31. Avatar

    Excelente artigo! Muito obrigado!

  32. Avatar

    Obrigado pela super dica, muito bom o plugin SEO Redirection, caiu como uma luva para mim.
    Abraços.

  33. Avatar

    eu adorei

  34. Avatar

    Olá! Estou com uma dificuldade em criar um redirecionamento:

    Antes as urls de post continham:
    hostname.com/ano/mes/nome-do-post do post e agora hostname.com/categoria/ano/mes/nome-do-post

    Como faço? Qual melhor plugin para fazer esse tipo de mudança?

    Obrigada pela ajuda

    • Avatar

      Olá Mariana, o proprio Seo Redirection faz este redirecionamento que você procura.

  35. Avatar

    Olá ! Eu estou com um problema, eu crio uma página no WordPress porém quando eu a publico e vou em ver pagina me dá a seguinte messagem, ” Redirecionamento Incorreto” ou me da a menssagem de erro 404 que a página não existe sendo que elá está lá, já tentei de tudo já tentei o plugin Redirection mais não consigo, por favor agradesço a quem puder me ajudar.

  36. Avatar

    Excelente conteúdo !

    Eu uso o Plugin Redirection e eu vejo como “uma mão na roda”.Além de ser eficaz e bem simples de mexer.

  37. Avatar

    Bom dia Fábio

    Criei um subdomínio e quero migrar alguns posts antigos para ele.

    Devo usar e configurar o SEO redirection no domínio antigo ou no novo subdomínio?

    Aonde devo usar ele?

    • Avatar

      Oi Alexandre,

      Você precisa ter o redirecionamento do endereço antigo para o novo, ou seja, o código do 301 precisa estar no domínio antigo. Se ele tiver WordPress instalado, você pode usar o Redirection sim.

      Um abraço!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?