Ferramenta para Geração de Ideias de Conteúdo

Olá leitores da Agência Mestre,

Quando estive no último evento internacional, o Linklove Boston, uma das coisas que mais me surpreendeu foi a quantidade de palestras que “deveriam” falar de Link Building, falando sobre criação de conteúdo. De forma indireta, a criação de conteúdo pode ser a base para um trabalho sólido de link building pois, com páginas ricas, interessantes para o usuário e que sejam chamativas, você consegue atrair naturalmente links. Esta foi a tendência do Linklove Boston e isso me cativou muito.

As Novas Mudanças do Google

Poucos meses depois, nos deparamos com uma grande e revolucionária atualização do Google: o Penguim Update. Como discutimos no MestreCast, esta atualização teve como efeito, o afastamento das técnicas de manipulação de links que conhecemos em SEO, objetivando um índice mais justo, real e que dê uma melhor satisfação aos usuários.

Com este update “na mesa”, paramos para pensar na Agência Mestre em um reposicionamento estratégico, reforçando as nossas bases em conteúdo e nos afastando de vez de qualquer estratégia que possa ser considerada manipuladora. Afinal, a reputação é tudo para o nosso ramo.

Criação de Conteúdo de Forma mais Eficiente

Voltando ao Linklove Boston, tive a oportunidade de conhecer um trabalho do Daniel Butter, do SEO Gadget, que criou uma planilha no Google Docs, onde você entra com uma palavra-chave e ela lhe mostra diversos canais de conteúdo, que podem ser utilizadas para a elaboração de um material rico e chamativo, baseado no que as pessoas estão buscando e falando.

A Nossa Ferramenta para Geração de Ideias de Conteúdo

Diante desta planilha, tive a ideia de adaptá-la para o que usamos aqui na Agência Mestre quando buscamos inspiração na criação de conteúdo. Com isto em mente, modifiquei toda a planilha adaptando-a para as buscas no Brasil e adicionando alguns novos canais de conteúdo.

Hoje, a planilha conta com as seguintes fontes:

  • Últimas notícias do Google News
  • Vídeos mais relacionados (Youtube)
  • Últimos Tweets (Topsy)
  • Tweets mais importantes (Topsy)
  • Últimos Posts de Blogs em Português (IceRocket)
  • Yahoo Answers (mais respondidas)
  • Yahoo Answers (últimos 30 dias)
  • Apresentações mais relevantes do Slideshare
  • Sugestões de Palavras relacionadas (Uber Suggest)
  • Termos mais buscados pelo Google Insights
  • Termos em ascensão pelo Google Insights

Com o conteúdo produzido pelos usuários nestas fontes, podemos ter uma noção do que o público produz e deseja na Internet. Assim, podemos adaptar ideias e criar as nossas próprias páginas relevantes.

Utilizando a Planilha

Para usar a planilha, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a planilha aqui
  2. Faça o login com a sua conta Google
  3. Clique em File > Make a Copy
  4. Entre com a sua palavra-chave na célula B3 e pressione ENTER. (para múltiplas palavras, use o separador ‘+’, por exemplo carros+usados)

Conclusões e Sugestões

Espero que vocês gostem da planilha na nossa língua e aproveitem mesmo para elaborar melhor o conteúdo que vocês exibem em seus sites. Tenha certeza de que produzindo o conteúdo que as pessoas querem, elas irão compartilhar em todas as formas, seja através do Twitter, Facebook, Google+ e até mesmo criando links para o seu site.

Eu estou à disposição para incluir novas fontes, basta fazer a sugestão aqui nos comentários.

Nos vemos na próxima!

Créditos da imagem para: Rennett Stowe