Ferramentas para Geração de Ideias de Conteúdo

Por Fábio Ricotta


Ter ideias de conteúdo pode parecer um grande desafio quando se deseja criar materiais relevantes. Seja para desenvolver posts, e-book e até campanhas, é preciso contar com boas ferramentas para geração de ideias de conteúdo.
Pensando nisso, você verá neste artigo recursos que podem ajudar na hora de criar materiais diferentes e importantes para o seu público. Veja só!

Ferramentas para Geração de Ideias de Conteúdo

Quais são as melhores ferramentas para gerar ideias de conteúdo?

O Google já apresentou diversas atualizações, sendo que elas sempre remetem à boa experiência do usuário e à uma criação de conteúdo relevante, valorizando informações ricas e o contexto em que são inseridas.

Posso até citar o update BERT como um bom exemplo em que o Google tem feito a leitura dos conteúdos não só em texto, mas em formatos como imagens, áudios e vídeos, para analisar se fazem sentido como boas respostas para as buscas dos usuários.

Por isso, para ajudar você a desenvolver conteúdos ricos, daqueles que chamam a atenção e resolvem as “dores” do público com ideias de valor, vamos compartilhar algumas ferramentas que podem potencializar suas criações.

Como ter ideias para criar conteúdo?

O melhor é que você não precisa se sentir preso(a) pelo bloqueio criativo. A sua criação de conteúdo pode ser destravada com a ajuda de algumas ferramentas e, claro, combinadas com as suas referências.

Melhores ferramentas para sua geração de ideias de conteúdo:

  1. SEMrush
  2. Google Trends
  3. Google Keyword Planner (Planejador de palavras-chave do Google)
  4. Sugestões do Google nos resultados de pesquisa
  5. Trend topics e buscas no Twitter
  6. Análise de comentários dos seus canais digitais
  7. Combinação de palavras-chave estratégicas com assuntos relevantes do momento

1. SEMrush

SEMrush é uma das melhores ferramentas de SEO e pode auxiliar você a encontrar as melhores palavras-chave para rankear o seu site. Por meio da análise de páginas específicas, sites e até mesmo termos, ele apresenta uma série de números sobre o estado atual da sua busca em questão, o que pode gerar boas ideias de conteúdo.

O SEMrush também tem um planejador de palavras-chave que ajuda a encontrar os melhores termos para sua estratégia, com palavras de correspondência direta e até perguntas do público. Ter isso em mãos pode impulsionar sua produção com ideias não só criativas, mas que sejam realmente atrativas para as pessoas, já que são baseadas em dados de pesquisa do Google.

2. Google Trends

O Google Trends, além de trazer as principais notícias que estão em alta no momento, também possibilita realizar a pesquisa de termos-chave e até fazer comparativo de palavras para analisar seus resultados no Google.
Com base nos números apresentados, você conseguirá entender o comportamento de busca das pessoas e ter ideias que sejam atrativas para seu público-alvo.

3. Google Keyword Planner (Planejador de palavras-chave do Google)

Usar o planejador de palavras-chave do Google é uma das maneiras de ser bastante assertivo(a) em sua criação de conteúdo.

Com esta ferramenta disponível no Google Ads, você consegue criar listas de palavras-chave com base em seu negócio e conferir não só o volume de busca delas, mas saber até mesmo o valor médio do Custo Por Clique de cada um dos termos.

Esses dados proporcionam uma inteligência para você saber quais palavras ganham mais atenção do seu público e, então, gerar conteúdo de valor sobre elas.

4. Sugestões do Google nos resultados de pesquisa

Ao fazer pesquisas no Google, você obtém os resultados que ele te apresenta, mas também uma caixa com outras sugestões de pesquisa. O algoritmo entende o que as pessoas também pesquisam e já sugere para você como uma alternativa de busca.

Geração de ideias de conteúdo - Inbound Marketing

Ou seja, de forma simples e gratuita, você consegue ampliar sua geração de ideias de conteúdo. Basta buscar algo relacionado ao seu tema central e o próprio Google vai sugerir as perguntas frequentes dos usuários e também outros temas relacionados.

5. Trend topics e buscas no Twitter

Outra forma de encontrar assuntos relevantes, é analisar os Trend Topics do Twitter para encontrar os assuntos mais falados do momento. Mas entenda que nem sempre os assuntos ali abordados terão relação com os temas relevantes para sua geração de ideias de conteúdo.

Por isso, outra estratégia é usar o campo de busca da ferramenta e pesquisar por termos relacionados ao seu produto/serviço. Com essa análise, você possivelmente saberá o que as pessoas estão comentando sobre e até encontrará as “dores” e maiores dúvidas delas sobre o assunto, o que pode render boas pautas.

6. Análise de comentários dos seus canais digitais

Analise suas redes sociais, seu site, blog e outros canais de mídia que utiliza. Confira os comentários, mensagens diretas e tudo o que possa ter a opinião das pessoas sobre seus produtos/serviços.

Com esta análise mais qualitativa, você terá um olhar bem assertivo sobre os conteúdos que precisam ser trabalhados para sanar dúvidas e objeções do público.

7. Combinação de palavras-chave estratégicas com assuntos relevantes do momento

Agora você já sabe como encontrar palavras-chave estratégicas sobre seu negócio, mas também pode usar a criatividade para fazer algo mais atrativo e até aproveitar oportunidades de assuntos falados no momento.

Faça uma relação sobre temas que estão em alta e seus assuntos estratégicos e crie conteúdos relevantes. Mas tenha atenção para não falar de assuntos que não tenham nada a ver com sua empresa. É interessante aproveitar temas que estão em alta, mas se não tiver alinhamento com as táticas da sua empresa, não vai atrair o público certo. Seja estratégico até mesmo nesses detalhes.

8. AlsoAsked

Outra ferramenta bastante útil para ter insights de conteúdos é o AlsoAsked. Por meio desse recurso, você pode pesquisar termos e verificar quais perguntas as pessoas costumam fazer associadas com esse tema.

Por exemplo: ao buscar “criação de conteúdo”, é possível observar que os usuários pesquisam o que um criador de conteúdo faz, como produzir conteúdo na internet, porque criar conteúdo, como criar um conteúdo interessante, o que é conteúdo de valor e muito mais.

Como ter ideias infinitas de conteúdo?

Além das ferramentas acima, se você ainda se pergunta como ter ideias de conteúdos para internet, também pode contar com mais duas maneiras interessantes para ter ideias infinitas de conteúdo (basta acessar o artigo linkado).

Preparei este conteúdo em texto e com um vídeo de apoio para você parar de só pensar nos temas, mas colocá-los em prática na criação dos seus materiais e campanhas.

Adapte as ideias à sua linguagem

É importante lembrar que além de ter ótimas ideias de conteúdo, também é necessário manter um padrão de linguagem, seguindo o conceito da sua empresa e garantindo que sua equipe desenvolva conteúdos com uma comunicação integrada.

Para isso, uma boa sugestão é criar um manual de tom de voz, que vai ser um material excelente para nivelar a qualidade das criações e garantir que elas sejam escaláveis.

Conclusões e Sugestões

Espero que goste das nossas instruções e aproveite mesmo para elaborar melhor o conteúdo para seu site. Isso porque, se você tem certeza de que seu conteúdo é o melhor dentre os da concorrência, pode apertar “publicar” com muita tranquilidade.

Tenha certeza de que produzindo o conteúdo que as pessoas querem, elas irão compartilhar de todas as formas, seja através do Twitter, Facebook, Instagram e até mesmo criando links para o seu site, gerando a referência orgânica que citei no início deste artigo.

O que achou? Deixe seu comentário e aproveito para dizer que estou à disposição para incluir novas fontes, basta fazer a sugestão aqui neste post!

LEIA MAIS
SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba o que é o SEMrush, como utilizar e entenda as suas principais funcionalidades que podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site. Confira!

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Melhores Ferramentas de SEO Para Otimizar o Desempenho do Seu Site

Confira aqui uma lista completa com mais de 50 ferramentas de SEO que irão ajudar você a conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca!

Comentários
  1. Idéia Fantástica! Hoje na web temos muitas informações rolando e as vezes não é tão fácil organizar todo esse “fluxo”. Acho muito importante a geração de conteúdo, porém a organização do já existente também pode ser fonte muita rica, parabéns pela iniciativa!

  2. Então, tentei fazer a cópia aqui no meu docs, porém não aparece a opção.
    Alguém teve este problema?

    • Pra mim também só aparece a opção de fazer download, a de cópia está indisponível. o meu docs está em português, será por isso?

      • Você precisa logar, no canto direito, em cima! Aconteceu comigo tb… 🙂

      • Então, no meu gmail pessoal não consegui, porém quando entrei com o e-mail da empresa (google apps) consegui fazer a cópia numa boa.

        Gostei bastante da planilha, realmente muito interessante…

        O Google Spreadsheets da pra fazer muita coisa, MUITA MESMO (!)…
        eu já consegui fazer uma planilha pra acompanhar o compartilhamento de URL nas mídias sociais (Google+, Facebook, Twitter)…
        http://kauekgg.com.br/acompanhando-compartilhamento-de-url/

      • Vai em arquivo >> Fazer uma Cópia.

        • Já consegui fazer a cópia, obrigado 🙂

          Tinha esquecido de responder aqui ^^

    • Você precisa se logar nos serviços do Google (Google Docs), aparece do lado direito no topo um botão Conectar (ou em inglês), assim que logar já vai aparecer a opção de Salvar Como.

  3. Olá Fabio,

    Ferramenta simples, porem fantástica.
    Para empresas que possuem um blog, alem da estratégia de linkbuilding, pode acabar funcionando com mais uma arma de monitoramento da marca e defesa através de posts sobre os assuntos mais comentados.

    Show.

  4. Sensacional Ricotta!
    Não conhecia alguns destes recursos, os que utilizo mais frequentemente são os TrendTopics do TT e os Trends do Vimeo e Youtube (classificando por países). Uma ferramenta que seria uma boa, seria de posts mais comentados no Facebook e páginas com usuários mais ativos num determinado momento, tanto pra branding quanto pra aquisição de conteúdo.

    Abs!

  5. Bem legal Fábio! Será muito útil mesmo pra abastecer de informações e de “trends” a criação de conteúdo!

  6. Obrigado por compartilhar, Fábio! A planilha é muito interessante. Valeu mesmo!

  7. Olá Fábio, post muito bacana!
    Vc fez um benchmarking – melhorado) e genial – com a ideia da planilha. Vou adotar!
    Através do conteúdo relevante, meu antigo bloguinho virou top 5 do Google.
    Investir em conteúdo é uma excelente solução. Não investir em conteúdo pode ser um tiro no próprio pé.
    Abs

  8. Acabou por liberar a planilha. Muito boa! Muito bom o curso também! Parabéns a todos da Agência Mestre.

  9. Faca na caveira!

    Muito legal o seu depoimento sobre o evento em Boston e o direcionamento.

    Pergunta: Vocês aí já encontraram alguma fonte de referência para o que é trending no Pinterest?

    Obrigado.

  10. Parabéns pela dica e pelo trabalho, agora ficou mais fácil pesquisar um assunto ou procurar artigos na rede. Obrigado.

  11. Salvei uma cópia aqui e vai ser bem útil essa planilha!
    Muito bom Ricotta, parabéns pelo ótimo trabalho, seu e da equipe Agência Mestre!

  12. muito bommm!

  13. Excelente conteúdo. Obrigado pelas dicas mais uma vez Ricotta.

  14. Excelente ferramenta Fabio! Parabéns.

  15. Muito bom Fábio!
    Obrigado e Parabéns!

  16. Muito bom Fábio, sensacional este compartilhamento de ideias que a Agência Mestre tem, por isso que é Agência Mestre.

    Qual seria o método atualmente para conseguir seguidores ou backlinks do nosso nicho?

  17. Caraca Ricotta…Sempre inovando e suprendendo. Parabéns e Obrigado

  18. Muito interessante a ferramenta, parabéns pela inciativa.

    Vocês já pensaram em ministrar um curso aqui em Campinas?

    Abraços

  19. Excelente, Ricota. Ferramenta muito útil e muito bem pensada. E na essência você está seguindo a própria cartilha: conteúdo relevante comanda! Obrigado.

  20. Fábio,

    Parabéns pelo desenvolvimento da planilha, ela vai poupar muito tempo na hora de procurar fontes de referência e ideias para novos artigos.

    Já garanti a minha cópia!

    Abraço!

  21. Excelente dica Mestre, não tinha visto nada desse tipo anteriormente e já estou usando! Parabéns e obrigado!

  22. Assim como já foi comentado por aqui, simples e fantástico !!

    Parabéns Ricotta !
    (parabéns duplo: por se dar ao trabalho de adaptar e por compartilhar)

    Já que se dispôs a incluir novas fontes, seria muito bom ter resultados de busca do Delicious também, o que acha?

    • Acho que seria ótimo Djavan!

      Vou adaptar para incluir o Delicious.

      Um abraço!

  23. Muito boa planilha Fábio, já fiz minha cópia.

    Parabéns!

  24. Sensacional essa ideia! Obrigada por compartilhar. Adorei 🙂

  25. Show de bola essa dica!

    E parabéns pela readaptação da ferramenta aqui no Brasil.

    Não sei se o pessoal chegou a ser usuário do antigo site http://www.scoopler.com muito parecido com a ferramenta em questão.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Scoopler

    Parabéns para pessoal da Mestre.

  26. Fala Fábio,

    parabéns pela ferramenta e pelo conteúdo do post. Com certeza, esse post já é um exemplo de como conseguir links de qualidade para uma URL!

    Você poderia adicionar na planilha os últimos resultados da pesquisa por Blogs (acredito que seja uma ótima fonte de ideias para conteúdo).

    Abraços!

  27. Simplesmente genial a ideia!
    Será mais do que útil para todos!

  28. Ferramenta muito bacana. Obrigado por compartilhar!!!

  29. Pô caramba! Show demais. Muito obrigado Ricotta pela contribuição de sempre à comunidade. Eu fui “formado” e sou informado diariamente pela Mestre. Parabéns pra você e todo o time.

  30. Ótima contribuição.
    Parabéns pelo post!

  31. Obrigado por compartilhar ferramenta tão útil.

  32. Muito bem Fábio, estou maravilhado com este recurso, meu seguimento exige atualização de conteúdo a todo momento, e esta ferramenta veio pra somar. Parabéns pela iniciativa.

  33. Digitei a palavra-chave no B3 apertei enter e não funcionou. Será que fiz certo? Cliquei em arquivo fazer download como planilha de excell. É isso mesmo, não é?

    • Não Karen,

      As instruções são diretamente feitas no Google Docs. Você não deve fazer download da planilha, mas sim uma cópia dela para o seu próprio Google Docs.

  34. Muito bacana! Valeu d+ por compartilhar conosco! 🙂

  35. Ola Ricotta, bem legal a tabela, tenho uma sugestão.

    Já briquei bastante com o importXML e tenho uma ferramentinhas, hoje prefiro usar direto no excel.

    Nessa sua na coluna do ice rocket, quando ele encontra a keyword no titulo, o sistema quebra o título em colunas.
    Fiz uma alteração aqui na minha: para pegar os dados troquei o importXml seu, por esse: =ImportXML(D28,”//table[@class=’content’]/tr/td”)
    Desse jeito pego as tags por inteiro fazendo com que o título fique sempre na mesma célula, e por inteiro

    Aumentei 2 colunas na tabela.. que que fique:
    AL = titulo
    AM = data e autor
    AN = descrição
    AO = manifesto
    AP= vaiza

    Na AQ, que tem o header “IceRocket (Posts de Blogs)”, concateno o título com a descrição.

    Para mim ficou melhor, se quiser compartilho essa versão.

    • Seria uma ótima disponibilizar Marcelo. Poderia?

  36. Fabricio bom dia!

    Primeiro parabens pelo mestre SEO e tambem por esta ferramenta!

    Fiquei com uma duivda meu site é sobre celulose e papel, joguei a palavra celulose e nao apareceu nenhuma noticia do meu site na planilha isso me deixo preocupado..rs

    è possivel me dizer oq pode ter ocorrido?

    Abraços

  37. Obrigado, Fábio! Vai ser muito útil.
    Abraço!

  38. Genial.

    Mais uma vez teve a moral. Velho você sabendo ou não disso está trabalhando na nova economia. A era do conhecimento.

    Essa moeda é diferente da outra. A primeira quanto mais acumula mais tem enquanto a segunda a moeda ‘conhecimento’ quanto mais dá mais recebe.

    Parabéns Ricotta por compartilhar toda essa quantidade de informação. Em troca sabemos e desejamos os melhores clientes, contatos, oportunidades, eventos e muito sucesso. Por merecimento são seus por direito.

    [Dito Passos]
    @ditopassos

  39. Parabéns Fábio. Ótimo recurso, estou compartilhando com a comunidade.

  40. Fantástico! Adiantou muito minha vida.

    Uma ferramenta para uso diário.

    Obrigada

  41. Muito show a planilha Fabio,parabéns pelo trabalho e pela ideia, já estava pensando e fechar o blog da empresa pois não tinha tempo de atualizar com novos artigos e novidades, com essa planilha posso passar menos tempo procurando um artigo!

  42. Concerteza que ao perceber que as diretrizes do Google estão mudando muita gente vai ficar bem “assustada” e desesperada.
    Sempre foi necessário e de suma importância a criação de conteúdo criativo e direto, mas agora com o update penquin isso se tornou algo entranhado em qualquer estratégia desenvolvida.

    Eu mesmo tenho adaptado o CMS próprio da empresa para gerar futuros projetos com maior chance de visibilidade relacionada com o SEO onpage.

  43. Parabéns pela idéia Fábio. Muito prático para marketeiros, profissionais de SEO, PPC e também webwriters. Já estamos usando. Obrigado.

  44. FANTÁSTICO!! Parabéns pela iniciativa!! Show de bola!!

  45. Olá Fábio,

    Realmente a tabela facilita bastante o insight de idéias pra alimentar sites e blogs, tenho usado ele com frequencia, mas hoje não estou conseguindo abrir, não aparece a Make a Copy…fica bem clarinho.
    Você poderia dar uma verificada na ferramenta amigo ?!
    Abraços do Recife
    Célio

  46. Logo agora que estava curtindo o iGoogle 🙂 Obrigado por preparar o doc!
    Mateus

  47. Fábio,

    Ótima ferramenta, estou usando também para a geração de conteúdo. Faz toda a diferença na hora do “empurrãozinho” para gerar artigos.

    Abraços!

  48. Olá Fábio!

    A planilha é genial! Parabéns pela inciativa e obrigada por compartilhar!

    Jenniffer

  49. Parabéns pelo artigo Fábio, gostei muito.

    Só senti falta de 1 coisa… Ao clicar na mensagem ele não redireciona para o link. Tem algum meio de fazer com que isso aconteça?

  50. Muito obrigado, Fábio pelo artigo e também pela planilha! Estava procurando por algo assim a tempos! Valeu!

  51. Òtima iniciativa , planilha muito prática.
    Obrigado por compartilhar

  52. Tenho uma dúvida, quando gera os conteúdos eles vem de “algum” lugar, são todos relevantes em relação ao que foi informado no B3.
    Mas, se qualquer conteúdo for usado em outro site/blog/etc, não seria conteúdo duplicado?

    • Por isso que é uma planilha geradora de IDEIAS!!!!!

  53. Olá! Só uma questão que não entendi, como é o abastecimento das informações nessa planilha quanto a atualização dos assuntos?

    Ela está linkadas aos sites fontes e puxa as informações de lá?

    Assim, sempre que eu buscar, virá as notícias mais recentes sobre o termo buscado?

    Obrigado!

  54. Ferramenta muito útil, vlw por compartilhar Ricotta!

  55. Planilha show de bola, muito obrigado pelo artigo e pela planilha.

    Um grande abraço!

  56. Olá!
    mesmo seguindo os passos, fazendo uma cópia da Planilha, não tá aparecendo nenhuma resultado.

    Podem me auxiliar?

    Obrigada

  57. Cara!! Fantástico o trabalho!!! Agradeço muitíssimo.

    queria pedir, pois não consegui fazer, para atualizar as colunas do google insights para o google trends, rola?!!

    abração!!

  58. Ferramenta simplesmente perfeita!!! Valeu Ricotta essa foi d+! Eu preferi chama-la de planilha suprema!

  59. Usava muito esta planilha, porém agora está dando erro nos resultados, exceto no Google e Youtube! Agradecemos se conseguirem resolver este problema 🙂

  60. Inovador e interessante ótima dica seria interessante que redatores a usassem com mais frequência!

  61. Parabéns! Show de planilha …. muito util

    Agradeço e muito sucesso a todos vocês

  62. Olá,

    Gostei muito da proposta da planilha, parabéns! Entretanto, só está funcionando a parte do Google News e Youtube, todos os outros não estão funcionando. A planilha será corrigida?

    Att,
    André Gabriel.

    • Olá André,

      Vou revisá-la a fim de torná-la apta novamente.

      Um abraço!

      • Oi, Fábio! Sua ferramenta é maravilhosa, super obrigada pela generosidade de compartilhar. Vocês têm previsão de revisá-la? Porque estou com o mesmo problema do André.

      • Olá, gostaria de saber se já existe uma nova versão da planilha, pois estou encontrando as mesmas dificuldades que nosso amigo André Gabriel encontrou.

        Só funciona a parte do Google News e Youtube.

        Abraço

        • Oi João,

          Pretendo atualizar a planilha em um futuro breve mas ainda não tenho como confirmar quando será isto.

          Um abraço!

          • Avatar

            Proposta bacana! Pena que a planilha nao funciona…

  63. Fantástico !!!!

Deixe seu comentário abaixo